Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria com R$ 2.000.000,00
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
KillerLe

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 12:13 pm    Assunto: Aposentadoria com R$ 2.000.000,00 Responder com Citação

Atualmente estou com 36 anos e tenho aproximadamente 2 milhões investidos de forma diversificada em CDB (50%) , Fundos de RF (10%), Fundos DI (10%) Fundos de ações (15%) e ações (15%).
Não pago previdência privada e não vou conseguir me aposentar pelo INSS, portanto esses investimentos que posuo no momento são para que eu possa parar de trabalhar e viver de renda, bancando minha própria "aposentadoria". Pretendo para de trabalhar em 10 anos, no máximo.
Minhas perguntas são:
1- A forma como meu capital está investido é adequada?
2- Considerando-se meu capital atual (R$ 2 MI), se eu parasse de trabalhar hoje, de quanto poderia dispor mensalmente como retirada?
3- Para eu alcançar uma retirada mensal de R$ 20 mil, quanto eu precisaria ter investido? Considerando-se que trata-se de aposentaria, não posso ter investimentoscorrer com grandes riscos.
4- Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?
Desde já agradeço!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais nada seja bem vindo ! Smile

Você já leu um texto falando sobre o "Futuro da Aposentadoria", que foi publicado no site do Clube ?

Acredito que ele te ajudará a encontrar a resposta à tua pergunta. Mas caso não ajude, sinta-se a vontade para retornar ao espaço expondo suas dúvidas. Smile

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo ao clube.

Por que não conta como conseguiu juntar todo esse montante ? Seria muito inspirador para todos do clube.

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
KillerLe

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas boas-vindas !
Com relação ao artigo "Futuro da Aposentadoria", achei realmente muito interessante.. mas ainda gostaria de ter a opnião de vcs com relação aos seguintes pontos:
A forma como meu capital está investido é adequada?
Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?

Luis Otávio, respondendo como consegui acumular esse montante, acho que vou contar nenhuma grande novidade, mas vamos lá.. rs
1- NUNCA financio nada, a não ser que o que preciso adquirir seja extremamente necessário e eu não tenha como pagar à vista (evite pagar juros, é como jogar dinheiro pela janela).
2- Começei a aplicar dinheiro com pequenos valores, o importante é sempre guardar um pouco do que ganhar. Quando o "bolinho" começa a crescer a gente vai gostando cada vez mais e acaba se motivando a poupar mais ainda..
3- Arrisquei em aplicações de risco (bolsa), ganhei dinheiro no início, mas perdi dinheiro quando começou a crise do subprime e por não conheçer muito bem o mercado. Atualmente tenho 50% do que tinha aplicado em ações inicialmente.
4- Me aventurei a construir 1 imóvel para vendê-lo depois de pronto. Até agora não ficou pronto, mas acho que não vou me dar muito bem.. vamos aguardar... (Mais um investimento que fiz sem conheçer muito bem o mercado)
5- Sou empresário e trabalho umas 10 ou 12 horas por dia, mas reservo 2 dias por semana para jogar tennis na hora do almoço. Faça algo parecido se puder (isso revigora e faz você redobrar o pique).
6- Sou formado em Adm. de Empresas e tenho MBA em Gestão de Vendas. Invertir em você é sempre um ótimo investimento. Estude, faça cursos, especializações, MBA's etc.
7- Juntar dinheiro e pensar no futuro é ótimo, mas não deixe de viver o HOJE por causa disso, senão você viverá infeliz esperando o amanhã chegar...
Boa Sorte à todos...
Abraços !!!
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 2:50 pm    Assunto: Re: Aposentadoria com R$ 2.000.000,00 Responder com Citação

KillerLe escreveu:

1- A forma como meu capital está investido é adequada?
2- Considerando-se meu capital atual (R$ 2 MI), se eu parasse de trabalhar hoje, de quanto poderia dispor mensalmente como retirada?
3- Para eu alcançar uma retirada mensal de R$ 20 mil, quanto eu precisaria ter investido? Considerando-se que trata-se de aposentaria, não posso ter investimentoscorrer com grandes riscos.
4- Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?
Desde já agradeço!

1-Sim,se eu objetivo é ter uma aplicação conservadora com alta liquidez e conseqüentemente baixo retorno.Tem outras aplicações com liquidez menor,risco igual que rendem um pouco mais.

2-Isso depende de quanto você ta pagando de taxa de adm e a taxa de juros e os a rentabilidade dos 15% em bolsa.,Mas você poderia retirar sem comprometer seu principal sua rentabilidade acima da inflação que deve ser no máximo 2,81%(considerando selic 8,25%,inflação de 4,5% e IR de 15%) a.a.O que dá 0,2313%a.m.Ou seja R$ 4.626,00 mês.Mas se você tiver uma meta tipo o dinheiro durar até X anos o valor é maior.

3 O mais importante nesse caso era comprar ativos de baixo risco que gerassem renda.Título de longo prazo com bons cupons,imóveis,FII(fundos de investimentos imobiliários),ações e outros conservadores que gerem renda.Na "média" ia precisar de 4 milhões lucrando 0,5% a.m.Mas se você tiver paciência pode procurar com calma ativos que rentabilizam 1% a.m.Vai demorar e vai ter que estudar bastante.

4 Depende da liquidez que você quer.Para gerar uma renda de longo prazo eu compraria títulos público via TD(tesouro direto) que são indexados a inflação e pagam cupons.No entanto como esses títulos estão com rendimentos historicamente baixos ,pois a taxa de juros ta muito baixa.

O texto foi editado para melhorar a compreensão e porque tinha umas partes incompletas.

Editado pela última vez por Roma9 (RIP) em Sex Jul 24, 2009 3:56 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Legal teu relato ! Smile

Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" )

Um que tem "certo nível de risco", mas nem tanto, é o investimento em imóveis. O conhecimento necessário para tanto "nem é tão alto", nada que uma conversa com um bom corretor de imóveis, de preferência conhecido por ti, não possa dar uma luz. Wink

Sem querer ser intrusivo, mas uma dúvida: A maior parte do teu capital veio da tua empresa ( ou do teu trabalho ) ou do investimento em bolsa ? Fiquei com essa dúvida ...

Abraços !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Legal teu relato ! Smile

Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos"

Zé não é bem assim.Tem opções de baixo risco que você precisa ter conhecimento.Como LCA,CRI,Debêntures,LH,Títulos do tesouro direto de LP,títulos de renda fixa,FIDC,operações compromissadas,swaps,CDO e por ai vai.

Com isso tudo,usando futuros essas coisas todas você monta operações mais lucrativas e de baixo risco.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Legal teu relato ! Smile

Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos"

Zé não é bem assim.Tem opções de baixo risco que você precisa ter conhecimento.Como LCA,CRI,Debêntures,LH,Títulos do tesouro direto de LP,títulos de renda fixa,FIDC,operações compromissadas,swaps,CDO e por ai vai.

Com isso tudo,usando futuros essas coisas todas você monta operações mais lucrativas e de baixo risco.

Por isso que eu falei que os exemplos sem risco e sem conhecimento são os que ele falou. Wink

Na tua lista tem meia dúzia de coisas que eu não tenho nem ideia do que sejam, hehehe. Very Happy
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Por isso que eu falei que os exemplos sem risco e sem conhecimento são os que ele falou. Wink

Na tua lista tem meia dúzia de coisas que eu não tenho nem ideia do que sejam, hehehe. Very Happy

Por isso que eu falo que RF não é tão simples que nem o pessoal acha que é.
Ainda mais com juros baixos qualquer 1% é uma diferença enorme.Como mostrei lá em cima ganho real(descontando IR e inflação) da SELIC ta 2,85% se você ganhar 1% sobre isso é 35% de aumento.

Tudo bem que 1% é pouco,mas para quem quer aplicar no longo prazo ou conquistar a IF com isso faz toda uma diferença.

Mas na minha opinião se é precisa estudar para ganhar é melhor ir para um área que esse estudo seja melhor recompensado como ações.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 5:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Por isso que eu falo que RF não é tão simples que nem o pessoal acha que é.
Ainda mais com juros baixos qualquer 1% é uma diferença enorme.Como mostrei lá em cima ganho real(descontando IR e inflação) da SELIC ta 2,85% se você ganhar 1% sobre isso é 35% de aumento.

Tudo bem que 1% é pouco,mas para quem quer aplicar no longo prazo ou conquistar a IF com isso faz toda uma diferença.

Mas na minha opinião se é precisa estudar para ganhar é melhor ir para um área que esse estudo seja melhor recompensado como ações.

Entendi. Smile

Assim sim, ehehe. Wink
KillerLe

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Legal teu relato ! Smile

Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" )

Um que tem "certo nível de risco", mas nem tanto, é o investimento em imóveis. O conhecimento necessário para tanto "nem é tão alto", nada que uma conversa com um bom corretor de imóveis, de preferência conhecido por ti, não possa dar uma luz. Wink

Sem querer ser intrusivo, mas uma dúvida: A maior parte do teu capital veio da tua empresa ( ou do teu trabalho ) ou do investimento em bolsa ? Fiquei com essa dúvida ...

Abraços !

Respondendo.. veio na maior parte da minha empresa (ou do meu trabalho).. investimento em bolsa pra mim como relatei não foi uma boa experiência até o momento.. tomara que isso mude !!! abçs
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Dê uma olhada nos títulos do Tesouro Direto.

Daí compare com a rentabilidade dos fundos que vc aplica. Very Happy
KillerLe

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

rodpba escreveu:
Dê uma olhada nos títulos do Tesouro Direto.

Daí compare com a rentabilidade dos fundos que vc aplica. Very Happy

Você pode me explicar melhor como funciona isso?
Nunca apliquei em títulos do Tesouro Direto.
Obrigado!
KillerLe

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

outra dúvida..
Tesouro Direto rende mais que CDB ?
Por exemplo, tenho algumas aplicações em CDB com taxas de 99%, 101% e 101,5%...
Na prática quanto isso dá ?
Obrigado!
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 7:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje um CDB 100% está rendendo o mesmo que a Selic, ou seja, 8,25% aa BRUTO.

Vários títulos do tesouro rendem mais que CDB, um exemplo são os NTN-B principais, que estão rendendo em torno de 6,5% + IPCA, se pegar a estimativa do governo pro IPCA que esta em torno de 4,5%, chegamos a um rendimento bruto de 11%aa (supondo uma corretora que cobre ZERO de taxa de adm)

Se descontar IR e taxa de custodia(0,4%) vc chega a uma rentabilidade liquida de 9,63% aa para o título do governo.

Já para o CDB, a rentabilidade líquida dps do IR fica em torno de 7%

Bem melhor não?

Mas como tudo na vida, há um risco, de a Selic voltar a subir por exemplo, ai esse título que era muito vantajoso, passa a perder para o CDB novamente...

Uma maneira de vc sair ganhando em relação ao CDB eh comprar metade dos papéis indexados a inflação(NTNB-Principal) e metade indexados a Selic(LFT), assim vc continua ganhando do CDB, e caso a selic suba, ganha também.

Abraço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!