|
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
KillerLe
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 12:13 pm Assunto: Aposentadoria com R$ 2.000.000,00 |
|
|
Atualmente estou com 36 anos e tenho aproximadamente 2 milhões investidos de forma diversificada em CDB (50%) , Fundos de RF (10%), Fundos DI (10%) Fundos de ações (15%) e ações (15%).
Não pago previdência privada e não vou conseguir me aposentar pelo INSS, portanto esses investimentos que posuo no momento são para que eu possa parar de trabalhar e viver de renda, bancando minha própria "aposentadoria". Pretendo para de trabalhar em 10 anos, no máximo.
Minhas perguntas são:
1- A forma como meu capital está investido é adequada?
2- Considerando-se meu capital atual (R$ 2 MI), se eu parasse de trabalhar hoje, de quanto poderia dispor mensalmente como retirada?
3- Para eu alcançar uma retirada mensal de R$ 20 mil, quanto eu precisaria ter investido? Considerando-se que trata-se de aposentaria, não posso ter investimentoscorrer com grandes riscos.
4- Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?
Desde já agradeço! _________________ <<< Killer Le >>> |
|
|
 |
|
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 12:18 pm Assunto: |
|
|
Antes de mais nada seja bem vindo !
Você já leu um texto falando sobre o " Futuro da Aposentadoria", que foi publicado no site do Clube ?
Acredito que ele te ajudará a encontrar a resposta à tua pergunta. Mas caso não ajude, sinta-se a vontade para retornar ao espaço expondo suas dúvidas.
Abraços ! _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
Luis Otávio Nível 4

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 12:25 pm Assunto: |
|
|
Bem vindo ao clube.
Por que não conta como conseguiu juntar todo esse montante ? Seria muito inspirador para todos do clube.
Abraços. |
|
|
 |
KillerLe
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 12:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas boas-vindas !
Com relação ao artigo "Futuro da Aposentadoria", achei realmente muito interessante.. mas ainda gostaria de ter a opnião de vcs com relação aos seguintes pontos:
A forma como meu capital está investido é adequada?
Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?
Luis Otávio, respondendo como consegui acumular esse montante, acho que vou contar nenhuma grande novidade, mas vamos lá.. rs
1- NUNCA financio nada, a não ser que o que preciso adquirir seja extremamente necessário e eu não tenha como pagar à vista (evite pagar juros, é como jogar dinheiro pela janela).
2- Começei a aplicar dinheiro com pequenos valores, o importante é sempre guardar um pouco do que ganhar. Quando o "bolinho" começa a crescer a gente vai gostando cada vez mais e acaba se motivando a poupar mais ainda..
3- Arrisquei em aplicações de risco (bolsa), ganhei dinheiro no início, mas perdi dinheiro quando começou a crise do subprime e por não conheçer muito bem o mercado. Atualmente tenho 50% do que tinha aplicado em ações inicialmente.
4- Me aventurei a construir 1 imóvel para vendê-lo depois de pronto. Até agora não ficou pronto, mas acho que não vou me dar muito bem.. vamos aguardar... (Mais um investimento que fiz sem conheçer muito bem o mercado)
5- Sou empresário e trabalho umas 10 ou 12 horas por dia, mas reservo 2 dias por semana para jogar tennis na hora do almoço. Faça algo parecido se puder (isso revigora e faz você redobrar o pique).
6- Sou formado em Adm. de Empresas e tenho MBA em Gestão de Vendas. Invertir em você é sempre um ótimo investimento. Estude, faça cursos, especializações, MBA's etc.
7- Juntar dinheiro e pensar no futuro é ótimo, mas não deixe de viver o HOJE por causa disso, senão você viverá infeliz esperando o amanhã chegar...
Boa Sorte à todos...
Abraços !!! _________________ <<< Killer Le >>> |
|
|
 |
Roma9 (RIP) Nível 4

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 2:50 pm Assunto: Re: Aposentadoria com R$ 2.000.000,00 |
|
|
KillerLe escreveu: |
1- A forma como meu capital está investido é adequada?
2- Considerando-se meu capital atual (R$ 2 MI), se eu parasse de trabalhar hoje, de quanto poderia dispor mensalmente como retirada?
3- Para eu alcançar uma retirada mensal de R$ 20 mil, quanto eu precisaria ter investido? Considerando-se que trata-se de aposentaria, não posso ter investimentoscorrer com grandes riscos.
4- Nesse momento quais os melhores investimentos de baixo risco (CDB, Fundos de RF, Fundos DI etc) ?
Desde já agradeço! |
1-Sim,se eu objetivo é ter uma aplicação conservadora com alta liquidez e conseqüentemente baixo retorno.Tem outras aplicações com liquidez menor,risco igual que rendem um pouco mais.
2-Isso depende de quanto você ta pagando de taxa de adm e a taxa de juros e os a rentabilidade dos 15% em bolsa.,Mas você poderia retirar sem comprometer seu principal sua rentabilidade acima da inflação que deve ser no máximo 2,81%(considerando selic 8,25%,inflação de 4,5% e IR de 15%) a.a.O que dá 0,2313%a.m.Ou seja R$ 4.626,00 mês.Mas se você tiver uma meta tipo o dinheiro durar até X anos o valor é maior.
3 O mais importante nesse caso era comprar ativos de baixo risco que gerassem renda.Título de longo prazo com bons cupons,imóveis,FII(fundos de investimentos imobiliários),ações e outros conservadores que gerem renda.Na "média" ia precisar de 4 milhões lucrando 0,5% a.m.Mas se você tiver paciência pode procurar com calma ativos que rentabilizam 1% a.m.Vai demorar e vai ter que estudar bastante.
4 Depende da liquidez que você quer.Para gerar uma renda de longo prazo eu compraria títulos público via TD(tesouro direto) que são indexados a inflação e pagam cupons.No entanto como esses títulos estão com rendimentos historicamente baixos ,pois a taxa de juros ta muito baixa.
O texto foi editado para melhorar a compreensão e porque tinha umas partes incompletas. _________________ “The whole secret of successful investing is non-diversification. If you know nothing –> diversity.”Charlie Munger.
Editado pela última vez por Roma9 (RIP) em Sex Jul 24, 2009 3:56 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 3:27 pm Assunto: |
|
|
Legal teu relato !
Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" )
Um que tem "certo nível de risco", mas nem tanto, é o investimento em imóveis. O conhecimento necessário para tanto "nem é tão alto", nada que uma conversa com um bom corretor de imóveis, de preferência conhecido por ti, não possa dar uma luz.
Sem querer ser intrusivo, mas uma dúvida: A maior parte do teu capital veio da tua empresa ( ou do teu trabalho ) ou do investimento em bolsa ? Fiquei com essa dúvida ...
Abraços ! _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
Roma9 (RIP) Nível 4

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 4:01 pm Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: | Legal teu relato !
Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" |
Zé não é bem assim.Tem opções de baixo risco que você precisa ter conhecimento.Como LCA,CRI,Debêntures,LH,Títulos do tesouro direto de LP,títulos de renda fixa,FIDC,operações compromissadas,swaps,CDO e por ai vai.
Com isso tudo,usando futuros essas coisas todas você monta operações mais lucrativas e de baixo risco. _________________ “The whole secret of successful investing is non-diversification. If you know nothing –> diversity.”Charlie Munger. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 4:19 pm Assunto: |
|
|
Roma9 escreveu: | Zé da Silva escreveu: | Legal teu relato !
Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" |
Zé não é bem assim.Tem opções de baixo risco que você precisa ter conhecimento.Como LCA,CRI,Debêntures,LH,Títulos do tesouro direto de LP,títulos de renda fixa,FIDC,operações compromissadas,swaps,CDO e por ai vai.
Com isso tudo,usando futuros essas coisas todas você monta operações mais lucrativas e de baixo risco. |
Por isso que eu falei que os exemplos sem risco e sem conhecimento são os que ele falou.
Na tua lista tem meia dúzia de coisas que eu não tenho nem ideia do que sejam, hehehe.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
Roma9 (RIP) Nível 4

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 4:57 pm Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: |
Por isso que eu falei que os exemplos sem risco e sem conhecimento são os que ele falou.
Na tua lista tem meia dúzia de coisas que eu não tenho nem ideia do que sejam, hehehe.  |
Por isso que eu falo que RF não é tão simples que nem o pessoal acha que é.
Ainda mais com juros baixos qualquer 1% é uma diferença enorme.Como mostrei lá em cima ganho real(descontando IR e inflação) da SELIC ta 2,85% se você ganhar 1% sobre isso é 35% de aumento.
Tudo bem que 1% é pouco,mas para quem quer aplicar no longo prazo ou conquistar a IF com isso faz toda uma diferença.
Mas na minha opinião se é precisa estudar para ganhar é melhor ir para um área que esse estudo seja melhor recompensado como ações. _________________ “The whole secret of successful investing is non-diversification. If you know nothing –> diversity.”Charlie Munger. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 5:07 pm Assunto: |
|
|
Roma9 escreveu: | Zé da Silva escreveu: |
Na tua lista tem meia dúzia de coisas que eu não tenho nem ideia do que sejam, hehehe.  |
Por isso que eu falo que RF não é tão simples que nem o pessoal acha que é.
Ainda mais com juros baixos qualquer 1% é uma diferença enorme.Como mostrei lá em cima ganho real(descontando IR e inflação) da SELIC ta 2,85% se você ganhar 1% sobre isso é 35% de aumento.
Tudo bem que 1% é pouco,mas para quem quer aplicar no longo prazo ou conquistar a IF com isso faz toda uma diferença.
Mas na minha opinião se é precisa estudar para ganhar é melhor ir para um área que esse estudo seja melhor recompensado como ações. |
Entendi.
Assim sim, ehehe.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
KillerLe
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 9:08 pm Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: | Legal teu relato !
Olha, investimentos "sem riscos" são estes mesmos ... ( não é preciso ter conhecimento sobre o assunto, como é preciso ter com ações para transformá-lo em um investimento "sem riscos" )
Um que tem "certo nível de risco", mas nem tanto, é o investimento em imóveis. O conhecimento necessário para tanto "nem é tão alto", nada que uma conversa com um bom corretor de imóveis, de preferência conhecido por ti, não possa dar uma luz.
Sem querer ser intrusivo, mas uma dúvida: A maior parte do teu capital veio da tua empresa ( ou do teu trabalho ) ou do investimento em bolsa ? Fiquei com essa dúvida ...
Abraços ! |
Respondendo.. veio na maior parte da minha empresa (ou do meu trabalho).. investimento em bolsa pra mim como relatei não foi uma boa experiência até o momento.. tomara que isso mude !!! abçs _________________ <<< Killer Le >>> |
|
|
 |
rodpba Nível 4

|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 12:04 pm Assunto: |
|
|
Dê uma olhada nos títulos do Tesouro Direto.
Daí compare com a rentabilidade dos fundos que vc aplica.  _________________ "A vida é dura pra quem dá mole" |
|
|
 |
KillerLe
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 12:38 pm Assunto: |
|
|
rodpba escreveu: | Dê uma olhada nos títulos do Tesouro Direto.
Daí compare com a rentabilidade dos fundos que vc aplica.  |
Você pode me explicar melhor como funciona isso?
Nunca apliquei em títulos do Tesouro Direto.
Obrigado! _________________ <<< Killer Le >>> |
|
|
 |
KillerLe
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 4:53 pm Assunto: |
|
|
outra dúvida..
Tesouro Direto rende mais que CDB ?
Por exemplo, tenho algumas aplicações em CDB com taxas de 99%, 101% e 101,5%...
Na prática quanto isso dá ?
Obrigado! _________________ <<< Killer Le >>> |
|
|
 |
Dornel Nível 2

|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Hoje um CDB 100% está rendendo o mesmo que a Selic, ou seja, 8,25% aa BRUTO.
Vários títulos do tesouro rendem mais que CDB, um exemplo são os NTN-B principais, que estão rendendo em torno de 6,5% + IPCA, se pegar a estimativa do governo pro IPCA que esta em torno de 4,5%, chegamos a um rendimento bruto de 11%aa (supondo uma corretora que cobre ZERO de taxa de adm)
Se descontar IR e taxa de custodia(0,4%) vc chega a uma rentabilidade liquida de 9,63% aa para o título do governo.
Já para o CDB, a rentabilidade líquida dps do IR fica em torno de 7%
Bem melhor não?
Mas como tudo na vida, há um risco, de a Selic voltar a subir por exemplo, ai esse título que era muito vantajoso, passa a perder para o CDB novamente...
Uma maneira de vc sair ganhando em relação ao CDB eh comprar metade dos papéis indexados a inflação(NTNB-Principal) e metade indexados a Selic(LFT), assim vc continua ganhando do CDB, e caso a selic suba, ganha também.
Abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!