Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Opinião - Diversificação
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 2:10 pm    Assunto: Opinião - Diversificação Responder com Citação

Bom, sou novo no fórum e queria a opinião de vocês.
Eu estou lendo um livro do Gustavo Cerbasi que ele fala que não é bom manter tudo "num saco só", mas que diversificar demais também com menos de 200k não é bom. Já lí MUITOS livros por sinal, e todos dizem que diversificar não é muito bom, pois se você ganha muito de um lado e perde muito de outro acaba ficando na mesma, então que é melhor ou "ganhar muito" ou "perder muito". Tendo a concordar com isso, porém eu invisto já há alguns anos, e comecei bem antes de começar a ler. Hoje tenho 25, tenho uma renda estável, mas meus investimentos estão MUITO variaveis.

> Poupança
> CDB
> Previdência
> Multimercado
> Fundo de Ações VALE
> Ações

Fiz um cálculo rápido e ví que tenho 55% em renda segura e 45% em variável. Eu investia também em Renda Fixa, porém estava dando muito menos que a poupança (descontando IR e taxas) e um ano atrás passei tudo pra poupança. Mas não sei o que devo manter e onde deveria aplicar mais, se tiro um pouco da poupança e ponho em ações, em mutimercado, CDB, etc, o que sugerem?

Vlw
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha ... a relação RF e RV vai muito de pessoa para pessoa, vai muito do perfil de cada investidor.

Eu por exemplo tenho praticamente 100% em RV. Assustado
Mas não aconselho isso a NINGUÉM ...

Um meio termo seria +- o que você já tem, e um conservador aumentaria um pouco o peso da RF.

Como você se sente com a composição da sua carteira no momento ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 3:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, realmente é uma questão delicada pra mim.
Eu sinto que estou "deixando de ganhar" mais do que gostaria.
EU pensei em pegar 20% do que tenho em poupança e por em multimercado, mas pelo que ví meus rendimentos em multimercado (agressivo) é algo como 14% a.a (liquido). E meus lucros com ações é consideravelmente maior (cerca de 30% a.a), porém é aquele negócio, o tombo no multimercado é um tropeço, em ações é um precipício. Assim como ganho mais em ações, quando perco tb é muito mais.
Então realmente estou com uma grande dúvida.

Atualmente como falei tenho 55% RF e 45% RV. Estava pensando em inverter 45% RF e 55% RV. Então pensei, ou comprar ações do Itaú/Bradesco, ou investir em multimercado agressivo. Eu pensei em liquidar meu investimento em fundo de ações da VALE pra diversificar menos. Mas acho que vou manter.

Outro problema nos meus investimentos é que tenho uma grande gama de ações na minha carteira (12 empresas - Petrobrás, Vale, Bradesco, Itaú, Tim, Natura, Embraer, B2W, Bematech, Gerdau, Brasken, CEMIG). Eu só não vendi minhas ações, pq estou esperando voltar em um patamar que eu lucre, já que comprei na época boa, lucrei, porém com a queda que teve ano passado tive uma queda grande, aos poucos estou recuperando e pensei em vender tudo e ficar só com as blue.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 3:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Olha, realmente é uma questão delicada pra mim.
Eu sinto que estou "deixando de ganhar" mais do que gostaria.
EU pensei em pegar 20% do que tenho em poupança e por em multimercado, mas pelo que ví meus rendimentos em multimercado (agressivo) é algo como 14% a.a (liquido). E meus lucros com ações é consideravelmente maior (cerca de 30% a.a), porém é aquele negócio, o tombo no multimercado é um tropeço, em ações é um precipício. Assim como ganho mais em ações, quando perco tb é muito mais.
Então realmente estou com uma grande dúvida.

Atualmente como falei tenho 55% RF e 45% RV. Estava pensando em inverter 45% RF e 55% RV. Então pensei, ou comprar ações do Itaú/Bradesco, ou investir em multimercado agressivo. Eu pensei em liquidar meu investimento em fundo de ações da VALE pra diversificar menos. Mas acho que vou manter.

Outro problema nos meus investimentos é que tenho uma grande gama de ações na minha carteira (12 empresas - Petrobrás, Vale, Bradesco, Itaú, Tim, Natura, Embraer, B2W, Bematech, Gerdau, Brasken, CEMIG). Eu só não vendi minhas ações, pq estou esperando voltar em um patamar que eu lucre, já que comprei na época boa, lucrei, porém com a queda que teve ano passado tive uma queda grande, aos poucos estou recuperando e pensei em vender tudo e ficar só com as blue.

Essa é uma das consequências diretas da diversificação. Smile

"Deixar de ganhar" é o preço a ser pago para estar um pouco mais "protegido". Wink

Se olhares tua carteira de ações já verás que tens diversificado bastante, estás em praticamente todos os ramos. Very Happy

Como eu disse, sou muito suspeito na hora de indicar a proporção que cada um deve destinar à RV e RF ... sorry ...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 12:00 am    Assunto: Responder com Citação

Você precisa estudar (bem) mais sobre alocação de ativos e principalmente sobre diversificação.

Alocação de ativos não tem só a ver com sua tolerância a risco, mas principalmente com seu horizonte de investimentos. Qual é o seu?

A diversificação talvez seja o único "almoço grátis" no mundo dos investimentos. Se bem feita, você diminui seu risco sem perder a rentabilidade.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:14 am    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
Você precisa estudar (bem) mais sobre alocação de ativos e principalmente sobre diversificação.

Alocação de ativos não tem só a ver com sua tolerância a risco, mas principalmente com seu horizonte de investimentos. Qual é o seu?

A diversificação talvez seja o único "almoço grátis" no mundo dos investimentos. Se bem feita, você diminui seu risco sem perder a rentabilidade.

Tem uma coisinha que não concordo ...
Normalmente ... sempre que fazemos diversificação perdemos rentabilidade. A função dela é diminuir o risco, e consequentemente ( em teoria ) a rentabilidade.

Mas concordo contigo, o horizonte importa bastante, também, nessa decisão. Smile

Mas que a diversificação tem como consequência a perda de um pedaço da rentabilidade tem. Very Happy
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:30 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Viverderenda escreveu:

Tem uma coisinha que não concordo ...
Normalmente ... sempre que fazemos diversificação perdemos rentabilidade. A função dela é diminuir o risco, e consequentemente ( em teoria ) a rentabilidade.

Mas concordo contigo, o horizonte importa bastante, também, nessa decisão. Smile

Mas que a diversificação tem como consequência a perda de um pedaço da rentabilidade tem. Very Happy

Zé, isso vai depender da rentabiliadde de cada ativo... se eles possuírem o mesmo retorno esperado a diversificação diminui o risco sem diminuir a rentabilidade (desde que a correlação seja menor que 1). Tal fato é comum em diversificações dentro de uma mesma classe de ativo (duas ações, por exemplo).

Tem um detalhe, essa discussão vale se pensarmos em retorno absoluto... se pensarmos em retorno por unidade de risco aí sim a diversificação fica ainda mais atraente!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:39 am    Assunto: Responder com Citação

O problema é que nesse caso estamos mantendo o mesmo "item" de risco: Bolsa de Valores. Como no caso da queda do ano passado, tudo caiu. Umas caíram um pouco menos do que outras, mas todas caíram, e bem.

A diversificação para proteger esse tipo de problema exige que deixemos um pedaço do capital em outro tipo de investimento, como a RF por exemplo.

Mas sim, diversificando entre outras ações ( que ele já faz ) ele está diversificando, se protegendo do risco da empresa e do setor, por exemplo. Mas não se protegendo de um risco de mercado. Wink
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 10:48 am    Assunto: Responder com Citação

Quando comecei a investir, uns 5 anos atrás, eu pensava sempre em diversificar, mas com os anos e experiência acho que diversificar tem seus benefícios, mas também impede um crescimento mais acelerado.

Eu sempre tive planos de me aposentar com 35 anos, na verdade não aposentar de fato, mas ter dinheiro suficiente para que eu diga que se quiser não preciso mais trabalhar (não que o faça de fato).

Faltam 10 anos para em chegar nos 35, e pelos meus cálculos infelizmente a tal "aposentadoria" acho que vai ser complicada, de repente com 40 anos.

Estava pensando em outras formas de alavancar meu capital de investimento como vender meu carro e comprar um de menor valor, com isso já aumentaria o potencial investido. Mas por outro lado acho que não vale a pena me privar de uma coisa que gosto no momento.

De qualquer forma voltando ao assunto, o que vocês fariam? Tirariam uma porcentagem da poupança e aplicariam aonde? Fundo de Ações da VALE? Fundo de Ações do Bradesco? Compra de Ações (quais)? Ou um jeiot mais "conservador" que é um fundo multimercado agressivo?

Eu gostaria de comprar um apartamento (para mim), mas como isso está longe de ser um investimento, vou morando na casa dos meus pais até conseguir.

Como todos dizem, o primeiro milhão é o mais complicado. Chegar nos 500mil é muito difícil, mas depois de 500mil para 1 milhão é questão de tempo e saber cuidar do seu dinheiro. Tenho isso na cabeça, meu objetivo são os 500mil, pq sei que depois que chegasse nisso, conseguiria o que quisesse. Mas é aquela coisa, quanto menos dinheiro atual, menos "dividendos".
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé o Viverderenda pensa de uma maneira diferente da sua ele pensa usando o embasamento de gestão de risco e asset allocation.Pelo que conheço dele ela também não acredita muito em investimento ativo.Então olhando desse ângulo a diversificação(dentro da mesma classe de ativos) não diminuiu a sua rentabilidade,só o desvio padrão(risco).

Mas investir de forma ativa é diferente e em ações o risco que você corre não é o "desvio-padrão" e sim os fundamentos da empresa para AF e LP. Para trades o risco é a execução da ordem de stop.

Eu particularmente não uso desvio padrão,VaR,correlação essas coisas eu compro uma empresa e fico acompanhando os fundamentos.

Playbr

Você esta bem perdido está achando que está correndo muito risco e que não está ganhando o suficiente.

Minha opinião todo dinheiro que você vai usar só daqui a 10 anos eu colocaria 100% na bolsa.Se você analisar você vai ver que o risco de curto prazo é muito maior que o de longo prazo então no longo prazo bolsa pode ser até mais seguro que títulos(vale lembrar que os governos na época na inflação roubavam com os planos econômicos e manipulando os índices de inflação).

Quanto a se aposentar mais cedo você tem 3 opções:

-Aumentar sua taxa de poupança
Para isso você vai precisar de ganhar mais e/ou gastar menos.

Diminuir seu padrão de vida na IF
-Se contentar viver com menos quando quiser se "aposentar"

Aumentar a rentabilidade de seus investimentos.
-Eu gosto desse,pois é exponencial.

Quanto a vender o carro quantos % do seu patrimônio investido representaria essa transação se for pouco não vale à pena ainda mais se você gosta muito de carro.

Só uma pergunta como você escolheu essas ações que comprou diretamente?

Boa Sorte!
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Zé o Viverderenda pensa de uma maneira diferente da sua ele pensa usando o embasamento de gestão de risco e asset allocation.Pelo que conheço dele ela também não acredita muito em investimento ativo.Então olhando desse ângulo a diversificação(dentro da mesma classe de ativos) não diminuiu a sua rentabilidade,só o desvio padrão(risco).

Mas investir de forma ativa é diferente e em ações o risco que você corre não é o "desvio-padrão" e sim os fundamentos da empresa para AF e LP. Para trades o risco é a execução da ordem de stop.

Eu particularmente não uso desvio padrão,VaR,correlação essas coisas eu compro uma empresa e fico acompanhando os fundamentos.

Playbr

Você esta bem perdido está achando que está correndo muito risco e que não está ganhando o suficiente.

Minha opinião todo dinheiro que você vai usar só daqui a 10 anos eu colocaria 100% na bolsa.Se você analisar você vai ver que o risco de curto prazo é muito maior que o de longo prazo então no longo prazo bolsa pode ser até mais seguro que títulos(vale lembrar que os governos na época na inflação roubavam com os planos econômicos e manipulando os índices de inflação).

Quanto a se aposentar mais cedo você tem 3 opções:

-Aumentar sua taxa de poupança
Para isso você vai precisar de ganhar mais e/ou gastar menos.

Diminuir seu padrão de vida na IF
-Se contentar viver com menos quando quiser se "aposentar"

Aumentar a rentabilidade de seus investimentos.
-Eu gosto desse,pois é exponencial.

Quanto a vender o carro quantos % do seu patrimônio investido representaria essa transação se for pouco não vale à pena ainda mais se você gosta muito de carro.

Só uma pergunta como você escolheu essas ações que comprou diretamente?

Boa Sorte!

Vlw Roma9

Realmente eu estava pensando em colocar uma quantidade significativa em renda variavel (ações, fundo de ações ou multimercado). Só ainda não decidi onde meus ganhos serão maiores e terei menores custos.

Também gosto mais da 3a. opção de aumentar a rentabilidade dos investimentos. Visto que a primeira opção de ganhar mais ou gastar menos no momento atual não tem como e a segunda opção não me agrada. Com isso em vista justamente por isso que pedi a opinião sobre diversificar menos. Very Happy

Realmente, na venda do carro o percentual de ganho não seria tão grande, porém a idéia de aumentar exponencialmente ajuda nessa opinião. Mas como falei tb, estaria tirando o meu "xodó" que levei 2 anos para comprar hehehe.

Respondendo a pergunta das ações.
Eu invisto em ações a mais ou menos 2 anos. Eu pesquisava muito as ações, via quais estavam baratas e podiam valorizar (lendo muito, vendo preços, hitóricos, etc) e com isso escolhia a ação, sendo ela blue ou não. Na verdade comprei MUITAS ações de empresas completamente desconhecidas. Para você ter uma ideia, eu comprava ações de uma empresa que tinha uma média de 5 a 10 negócios por dia apenas, e com essa tirava até 20% por mês. Enfim, eu buscava nichos bons assim. Me dei muito bem, principalmetne antes da crise. Quando a crise apareceu ano passado eu estava comprado nessas que tenho hoje, ou seja, desde a crise eu não vendi elas e até hoje espero valorizar (o que algumas delas inclusive já estou até no lucro de mais de 10% como a Natura). A Tim eu escolhi por motivos de ótimos lucros na época. Eu comprava a 6 reais a ação, ela batia 7, quase 8 e eu vendia, ela despecava pra 6 denovo e eu fazia a mesma cosia, foi o mesmo ciclo umas 3x. Até que ela despencou bonito, mas mantive elas, um dia vai ter que subir novamente, afinal o preço de mercado dela tá muito fora do padrão ainda. Eu entendo um pouco de escolhas de ações, e sou MUITO cuidadoso, procuro evitar qualquer mínima perda, inclusive quando muitos achavam que as ações iam cair mais, eu comprei ações do Bradesco novamente acreditando que não podia cair, já tava muito baixo, e realmente me dei bem denovo, comprei a uns 20 e hoje já está mais de 30 reais. Então diversifiquei também em ações, tenho as blue (Vale/Petro) como de praxe, de bancos (Bradesco/Itau) que considero IMPOSSÍVEL ter perda a médio/longo prazo, afinal você conhece alguém que não tenha sequer uma poupança? Telefonia com a Tim, e as outras fui comprando por achar bom negócio. Ainda acredito que todas que tenho vão subir e eu terei ganhos, mas tem que ter paciência.

Falando em ações, recomendo para setembro ações do Açúcar Guarani, provavelmente ainda chegue até 8 reais fim do ano (hoje está pouco menos de 6) e do Bradesco que tenho fortes impressões de bons ganhos.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
A Tim eu escolhi por motivos de ótimos lucros na época. Eu comprava a 6 reais a ação, ela batia 7, quase 8 e eu vendia, ela despecava pra 6 denovo e eu fazia a mesma cosia, foi o mesmo ciclo umas 3x. Até que ela despencou bonito, mas mantive elas, um dia vai ter que subir novamente, afinal o preço de mercado dela tá muito fora do padrão ainda.

Você está limitando os ganhos mas não limitando as perdas... mas enfim, não sou trader, mas todo mundo que eu vi agindo dessa forma acaba tendo retornos líquidos aquém do benchmark. Imagina se você tivesse feito isso com as ações da GM... ia pro enterro com elas kk.

Roma9 explicou bem o que eu penso, então a dica que fica pra você é verificar bem os custos de seus investimentos. Calcule quanto custa uma taxa de adm. de 4% em um fundo de ações + IR de 15% pra um portfolio de R$500.000,00 que você almeja tanto.

E Zé, no dia que você conseguir ter a rentabilidade da bolsa sem correr o risco de mercado você me avisa kkkk... brincando, viu?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:

Você está limitando os ganhos mas não limitando as perdas... mas enfim, não sou trader, mas todo mundo que eu vi agindo dessa forma acaba tendo retornos líquidos aquém do benchmark. Imagina se você tivesse feito isso com as ações da GM... ia pro enterro com elas kk.

Foi o famoso "conto do vigário", todo mundo tava no oba oba da bolsa na época, eu comprava baixo, ela subia, vendia e dai logo mais caia, comprava, subia, vendia, e assim ia. Mas em um único dia caiu 15%, não tive estômago pra vender pensando que era temporário, mas não foi. De qualquer forma a previsão da TIM esse ano é que suba ainda 25%, e aos poucos vou recuperando.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 05, 2009 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
De qualquer forma a previsão da TIM esse ano é que suba ainda 25%, e aos poucos vou recuperando.

Eu só me lembro em 2008 em que a Ativa liberou um documento de umas 50.000 paginas demonstrando a previsão da bolsa para o final de 2008: 85.000 pontos. Laughing Laughing Laughing

Previsões as vezes não querem dizer nada... outras vezes até menos que isso Wink
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 05, 2009 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
Eu só me lembro em 2008 em que a Ativa liberou um documento de umas 50.000 paginas demonstrando a previsão da bolsa para o final de 2008: 85.000 pontos. Laughing Laughing Laughing

Previsões as vezes não querem dizer nada... outras vezes até menos que isso Wink

É, previsões são muito relativas.
Mas infelizmente é a única coisa que podemos calcular hehehe. Eles podem errar com certeza, mas a chance de acertar é sempre um pouco maior. E se não vamos acreditar em nada, é melhor nem comprar hehe. Falando em comprar, ontem fiz a compra de 50 ações do Bradesco. Espero um retorno de uns 30% a.a. (em loooongo prazo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!