Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Opinião - Diversificação
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Viverderenda escreveu:
Eu só me lembro em 2008 em que a Ativa liberou um documento de umas 50.000 paginas demonstrando a previsão da bolsa para o final de 2008: 85.000 pontos. Laughing Laughing Laughing

Previsões as vezes não querem dizer nada... outras vezes até menos que isso Wink

É, previsões são muito relativas.
Mas infelizmente é a única coisa que podemos calcular hehehe. Eles podem errar com certeza, mas a chance de acertar é sempre um pouco maior. E se não vamos acreditar em nada, é melhor nem comprar hehe. Falando em comprar, ontem fiz a compra de 50 ações do Bradesco. Espero um retorno de uns 30% a.a. (em loooongo prazo)

Na verdade tem estudos mostrando que a performance de um ativo tem uma relação levemente inversamente proporcional às previsões dos analistas. Logo, por uma análise puramente racional, o ideal seria fazer exatamente o CONTRÁRIO do que os analistas dizem. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Tem mil outras coisas para se utilizar ao invés de analistas. Pense assim, os analistas se baseiam em quê? outros analistas? O círculo não fecha, e o único que dança é vc kkk...

Se você conseguir 30% a.a. no longuíssimo prazo me chame para eu fazer uma coletiva e apresentar o novo buffet ao mundo rsrs.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:

Na verdade tem estudos mostrando que a performance de um ativo tem uma relação levemente inversamente proporcional às previsões dos analistas. Logo, por uma análise puramente racional, o ideal seria fazer exatamente o CONTRÁRIO do que os analistas dizem. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Tem mil outras coisas para se utilizar ao invés de analistas. Pense assim, os analistas se baseiam em quê? outros analistas? O círculo não fecha, e o único que dança é vc kkk...

Se você conseguir 30% a.a. no longuíssimo prazo me chame para eu fazer uma coletiva e apresentar o novo buffet ao mundo rsrs.

Então segundo seu raciocínio, tu aplica 100% na poupança certo? Pq segundo tu diz, tudo é sorte hehehehe

Se 100% dos analistas do mundo estão errados, tu não acha que 100% das pessoas se dariam mal?

Concordo contigo, MUITO do que se lê é puro achômetro, mas é onde pode-se basear algo. Mas pensa comigo, uma empresa de BILHÕES de reais, com rendimento constante nos últimos 50 anos, onde as ações estão a um preço bom, pq não subiria? Pode até cair, mas a longo prazo sobe.

Tu acha muito 30% a.a.? E o que me diz da bolsa subir MUITO mais que isso por vários anos seguidos (antes da crise)? Esse ano foi mais de 40% já.

Vejo você muito descrente, pensando assim provavelmente você tem o perfil bem conservador, o que não é ruim, mas para alcançar um valor alto, vai levar mais tempo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Então segundo seu raciocínio, tu aplica 100% na poupança certo? Pq segundo tu diz, tudo é sorte hehehehe

Se 100% dos analistas do mundo estão errados, tu não acha que 100% das pessoas se dariam mal?

Playbr, não tem como 100% das pessoas estarem erradas... por definição, 50% do mercado (monetariamente falando) está certo e 50% está errado.

Playbr escreveu:
Concordo contigo, MUITO do que se lê é puro achômetro, mas é onde pode-se basear algo. Mas pensa comigo, uma empresa de BILHÕES de reais, com rendimento constante nos últimos 50 anos, onde as ações estão a um preço bom, pq não subiria? Pode até cair, mas a longo prazo sobe.

General Motors.

Playbr escreveu:
Tu acha muito 30% a.a.? E o que me diz da bolsa subir MUITO mais que isso por vários anos seguidos (antes da crise)? Esse ano foi mais de 40% já.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Me diz uma bolsa no mundo que teve rendimento de 30% a.a. ou mais por 10 anos seguidos?

Playbr escreveu:
Vejo você muito descrente, pensando assim provavelmente você tem o perfil bem conservador, o que não é ruim, mas para alcançar um valor alto, vai levar mais tempo.

Meu objetivo atual é ter 100% do meu portfolio na bolsa Twisted Evil
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:

Playbr, não tem como 100% das pessoas estarem erradas... por definição, 50% do mercado (monetariamente falando) está certo e 50% está errado.

Exato, ou seja, temos a mesma chance de ganhar e perder, porém sempre tem como estudar o mercado a longo prazo, a curto prazo é simplesmente chutometro.

Viverderenda escreveu:

General Motors.

Ela não faliu da noite pro dia, foi um processo gradual onde as ações viraram pó. Nada impede de uma grande empresa falir, mas convenhamos, qual a probabilidade de uma Vale, Bradesco, Petrobrás, etc, falir assim, do nada, ainda mais na economia atual. De repente daqui 5, 10, 20, 50 anos, tudo mude, mas a médio prazo são empresas confiáveis, não acha? E no mais, investir em ações do banco do Brasil é 100% garantido, afinal se ele falir, o Brasil faliu, e se o Brasil falir, tanto faz onde está aplicado, vai perder mesmo.

Viverderenda escreveu:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Me diz uma bolsa no mundo que teve rendimento de 30% a.a. ou mais por 10 anos seguidos?

Ué, simples, olha a Bovespa. Em setembro de 2002 a bolsa estava a 2.000 pontos, e hoje está em torno de 55.000 ou seja, mais de 2.700% em 7 anos. Se pegarmos mais longe, 10 anos como falou, temos uma leve redução já que em 1999 estava em cerca de 5.000 pontos, ou seja ainda temos uma lucro de mais de 1.000%. Enfim, está longe de ser impossível. Com o tempo tende a diminuir devido a estabilidade, mas no cenário atual, totalmente plausível termos ações subindo 30% a.a.

Viverderenda escreveu:
Meu objetivo atual é ter 100% do meu portfolio na bolsa Twisted Evil

É uma boa se você for novo, sem dúvida.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Ela não faliu da noite pro dia, foi um processo gradual onde as ações viraram pó. Nada impede de uma grande empresa falir, mas convenhamos, qual a probabilidade de uma Vale, Bradesco, Petrobrás, etc, falir assim, do nada, ainda mais na economia atual. De repente daqui 5, 10, 20, 50 anos, tudo mude, mas a médio prazo são empresas confiáveis, não acha? E no mais, investir em ações do banco do Brasil é 100% garantido, afinal se ele falir, o Brasil faliu, e se o Brasil falir, tanto faz onde está aplicado, vai perder mesmo.

American International Group. Perdeu 60% do valor em um dia. Aqui temos a Aracruz que quase foi pro saco também.

Playbr escreveu:
Ué, simples, olha a Bovespa. Em setembro de 2002 a bolsa estava a 2.000 pontos, e hoje está em torno de 55.000 ou seja, mais de 2.700% em 7 anos. Se pegarmos mais longe, 10 anos como falou, temos uma leve redução já que em 1999 estava em cerca de 5.000 pontos, ou seja ainda temos uma lucro de mais de 1.000%. Enfim, está longe de ser impossível. Com o tempo tende a diminuir devido a estabilidade, mas no cenário atual, totalmente plausível termos ações subindo 30% a.a.

A bolsa em set. de 2002 tava entre 10.000 e 8.600 pontos.

Playbr escreveu:
É uma boa se você for novo, sem dúvida.

Exato!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

Eu ia falar justamente isso. Smile

O fundo foi perto dos 8.000 ...
Onde tu viu 2.000 ? Very Happy

Assustado
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 11:38 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Assustado

Errei no número, mas continua a mesma afirmativa, de 2002 pra cá subiu mais de 30% a.a.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 11:52 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Assustado

Errei no número, mas continua a mesma afirmativa, de 2002 pra cá subiu mais de 30% a.a.

Sim, eu imaginei isso. Smile
Mas concordas, que se basear numa subida de 2.000 até 55.000 com uma de 8.000 até 55.000 é algo "bem diferente". Wink

Agora ... esse período foi completamente atípico.
Quando teremos uma nova escalada como essa ? Teremos uma nova escalada como essa ?

Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Sim, eu imaginei isso. Smile
Mas concordas, que se basear numa subida de 2.000 até 55.000 com uma de 8.000 até 55.000 é algo "bem diferente". Wink

Agora ... esse período foi completamente atípico.
Quando teremos uma nova escalada como essa ? Teremos uma nova escalada como essa ?

Very Happy

Olha, se pensarmos a um curtíssimo prazo, temos algo semelhante nesse último ano, onde tínhamos menos de 30k pontos e hoje estamos com quase 60k, ou seja, praticamente 100% em um ano.

Mas concordo, são coisas atípicas e foi um exemplo.
Onde quis chegar com isso é que é sim, possível e plausível ter um lucro de 30% a.a. com ações boas (no Brasil). Pode cair? Pode. Pode subir mais de 30%? Pode. Ou seja, é um risco, como qualquer outro investimento, mas é sem dúvida um dos únicos a conseguir tal rentabilidade.

Se eu acreditasse cegamente que o mercado ia subir 30% exatamente ao ano, eu investiria cada centavo nisso, mas eu sei que isso é uma análise, que pode não confirmar mais, vai que amanhã joguem uma bomba no computador central do Bradesco e destrua os backups? E aí, como fica? Imprevistos acontecem, mas SE tudo andar na linha, o potencial de uma empresa grande conseguir ter esse aumento em ações é bem razoável. A não ser que alguém me diga onde consigo investir meu dinheiro, ganhar 30% a.a. e não ter risco NENHUM, daí eu juro que dou metade das minhas economias pra essa pessoa hehehe.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho muito pouco provavel as cotações do Bradesco,do Ibovespa ou da Vale crescerem média de 30% a.a nos próximos 10 anos com o PIB nominal do Brasil crescendo por volta 9% a.a.

Simplesmente são empresas muito grandes e tem pouco espaço para crescer tanto,sem qualquer tipo de diluição.

Outra coisa é que só porque uma empresa não vai quebrar ou o Governo vai garantir 100% como a Eletrobrás não quer dizer que é um bom investimento.Só quer dizer que se você emprestar dinheiro para empresa(diferente de ser acionista) você tem chance boa de receber.

Playbr se você puder fundamentar sua opinião com alguma analise fundamentalista,analise de cenário,análise técnica ou qualquer analise eu gostaria de ouvir,pois estou doido para ganhar 30% a.a em média,mesmo tendo que correr o risco de comprar Bradesco
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 3:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Eu acho muito pouco provavel as cotações do Bradesco,do Ibovespa ou da Vale crescerem média de 30% a.a nos próximos 10 anos com o PIB nominal do Brasil crescendo por volta 9% a.a.

Simplesmente são empresas muito grandes e tem pouco espaço para crescer tanto,sem qualquer tipo de diluição.

Outra coisa é que só porque uma empresa não vai quebrar ou o Governo vai garantir 100% como a Eletrobrás não quer dizer que é um bom investimento.Só quer dizer que se você emprestar dinheiro para empresa(diferente de ser acionista) você tem chance boa de receber.

Playbr se você puder fundamentar sua opinião com alguma analise fundamentalista,analise de cenário,análise técnica ou qualquer analise eu gostaria de ouvir,pois estou doido para ganhar 30% a.a em média,mesmo tendo que correr o risco de comprar Bradesco

Essa é minha opinião baseada em estudos, infelizmente nem todos acreditam, outros acreditam muito, enfim os extremos são perigosos. Se eu soubesse que daqui 10 anos o Bradesco ia subir 1.000.000%, com certeza eu aplicaria tudo, não acha? Porém minha carteira no Bradesco é de cerca de 35%. Ou seja, eu acredito nas análises fundamentalistas que tem ai. PONTO.

O que vocês tão discutindo é: como eu sei que o Bradesco vai subir 30% a.a? E vou responder NOVAMENTE. EU NÃO GARANTO. É um chute bom, PONTO. Vocês já leram o livro Axiomas de Zurique? Se não, recomendo, se sim lembrem o que ele fala, NADA na vida é garantido, a não ser a morte.

Pessoal, o que estou falando é que tem espaço SIM para crescer "tudo" isso, se vai ou não, isso depende única e exclusivamente do mercado. É muito mais fácil o Bradesco crescer 30% do que o mercadinho do zé crescer 5%.

Alguns fatos importantes mesmo em "crise" para vocês mesmo darem uma lida.

Citação:
O Bradesco terminou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 2,297 bilhões, um acréscimo de 14,7% no comparativo com os R$ 2,002 bilhões anotados entre abril e junho de 2008.

Citação:
Em junho, os ativos totais chegaram a R$ 482,478 bilhões, com expansão de 19,7%. O patrimônio líquido subiu 10,6%, para R$ 37,277 bilhões.

Citação:
A carteira de crédito total, que inclui avais e fianças, antecipação de recebíveis de cartões de crédito e cessões de crédito (FIDC e CRI), somou R$ 212,768 bilhões em junho, o que implica elevação de 18,1% perante igual intervalo do exercício passado.

Citação:
Operações com pessoas físicas totalizaram R$ 74,288 bilhões (crescimento de 13,2%), enquanto as operações com pessoas jurídicas atingiram o montante de R$ 138,480 bilhões (crescimento de 20,9%)

Citação:
No primeiro semestre de 2009, o banco verificou lucro líquido de R$ 4,020 bilhões, sendo R$ 2,732 bilhões originados das atividades financeiras e R$ 1,288 bilhão, das atividades do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 4:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr

Eu não estou dizendo que você "sabe",eu estou querendo saber aonde você viu esse espaço para a cotação avançar 30% em média a.a durante 30 anos e você ainda não me disse isso.

Cada um acredita no que quiser,mas o Bradesco vale hoje 90BI +- se a cotação subir em média tudo isso ele vai valer R$ 1.24 trilhões.Hoje o valor de mercado da Vale e Petrobras somados da uns R$ 450 BI.

Se o Lucro do Bradesco crescer 20% a.a(improvável) e a cotação 30% a.ao P/L dele vai para 29.Isso sem nenhuma diluição é claro,pois uma parte razoável do crescimento do Bradesco é por diluição venda ou troca de ações para comprar outros negócio.

Possível é,provável é outro história.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Playbr

Eu não estou dizendo que você "sabe",eu estou querendo saber aonde você viu esse espaço para a cotação avançar 30% em média a.a durante 30 anos e você ainda não me disse isso.

Cada um acredita no que quiser,mas o Bradesco vale hoje 90BI +- se a cotação subir em média tudo isso ele vai valer R$ 1.24 trilhões.Hoje o valor de mercado da Vale e Petrobras somados da uns R$ 450 BI.

Se o Lucro do Bradesco crescer 20% a.a(improvável) e a cotação 30% a.ao P/L dele vai para 29.Isso sem nenhuma diluição é claro,pois uma parte razoável do crescimento do Bradesco é por diluição venda ou troca de ações para comprar outros negócio.

Vou explicar novamente.
A tendência da bolsa é aumentar MUITO a quantidade de investidores autônomos, com isso a busca por compra aumenta, com isso o preço aumenta, enfim, é um ciclo. Uma hora vai estourar? Vai. Quando? Não faço ideia se daqui 1 ano, 1 década, 1 milénio, 1 semana, ou enfim. Mas é inevitável que uma hora vá estourar. Espero que eu não esteja comprando qnd isso ocorrer, hehe.

Os 30% me basiei no histórico de vários papéis. Pode subir 40, 20, 10, 50, enfim, esse é um valor estimado MEU, meus cálculos, etc etc. Não sei se vai se manter por 10 anos, acredito eu que sim, pode acontecer, afinal o 1o. milhão sempre é mais difícil que o 2o. que nada mais é do que 100% do primeiro, não é? Então como você falou, 90Bi pode sim se transformar em 1Tri, vai levar 1 dia, 1 ano, 100 anos, não sei, mas de acordo com o que temos na economia HOJE, é provável que chegamos lá sim.

Pra chegar a esses valores, eu lí, estudei alguns fatores, etc etc, é impossível eu querer explicar ou exemplificar tudo em palavras na internet. Posso estar errado? Claro que sim. Posso estar certo? Claro que sim. Vai confiar? Depende do risco que você quer correr. Não quero que ninguém compre/venda uma ou outra ação. Tanto que minha carteira de ações é composta por 12 papéis (pretendo ficar com 8 ainda esse ano).

Pros meus calculos mais otimistas, eu fico extremamente feliz em ter um lucro líquido de 15% a.a. o que já é batante, mas não me espanta o fato de poder ser o dobro um que outro ano. Enfim, isso tudo base no que falei, o que estimo, afinal, estatísticas mentem. Wink
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:
Playbr

Vou explicar novamente.
A tendência da bolsa é aumentar MUITO a quantidade de investidores autônomos, com isso a busca por compra aumenta, com isso o preço aumenta, enfim, é um ciclo. Uma hora vai estourar? Vai. Quando? Não faço ideia se daqui 1 ano, 1 década, 1 milénio, 1 semana, ou enfim. Mas é inevitável que uma hora vá estourar. Espero que eu não esteja comprando qnd isso ocorrer, hehe.

Os 30% me basiei no histórico de vários papéis. Pode subir 40, 20, 10, 50, enfim, esse é um valor estimado MEU, meus cálculos, etc etc. Não sei se vai se manter por 10 anos, acredito eu que sim, pode acontecer, afinal o 1o. milhão sempre é mais difícil que o 2o. que nada mais é do que 100% do primeiro, não é? Então como você falou, 90Bi pode sim se transformar em 1Tri, vai levar 1 dia, 1 ano, 100 anos, não sei, mas de acordo com o que temos na economia HOJE, é provável que chegamos lá sim.

Pra chegar a esses valores, eu lí, estudei alguns fatores, etc etc, é impossível eu querer explicar ou exemplificar tudo em palavras na internet. Posso estar errado? Claro que sim. Posso estar certo? Claro que sim. Vai confiar? Depende do risco que você quer correr. Não quero que ninguém compre/venda uma ou outra ação. Tanto que minha carteira de ações é composta por 12 papéis (pretendo ficar com 8 ainda esse ano).

Pros meus calculos mais otimistas, eu fico extremamente feliz em ter um lucro líquido de 15% a.a. o que já é batante, mas não me espanta o fato de poder ser o dobro um que outro ano. Enfim, isso tudo base no que falei, o que estimo, afinal, estatísticas mentem. Wink

Playbr, para você ter noções mais realistas de retornos de diversas bolsas de valores, sugiro você dar uma olhada no livro do ano elaborado pelo instituto de pesquisa do Credit Suisse de 2009, que pode ser encontrato gratuitamente nesse link: http://emagazine.credit-suisse.com/app/_customtags/download_tracker.cfm?logged=true&dom=emagazine.credit-suisse.com&doc=/data/_product_documents/_shop/254094/research_institute_yearbook.pdf

No mais, sugiro você ler e reler o que o Roma9 escreveu.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!