Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Previdência privada - vantagem ainda?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
imhotep
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 05, 2009 7:30 pm    Assunto: Previdência privada - vantagem ainda? Responder com Citação

Com a redução dos juros, a tendência é investir em planos com percentuais em renda variável buscando, no longo prazo, ter um resultado melhor que nos planos exclusivamente atrelados à renda fixa.

Poderiam me falar dos planos de alguns bancos brasileiros, como o Itaú, Caixa, dentre outros?

Acho que nenhum é competitivo! Um pequeno trabalho de se analisar as taxas e veremos que investimentos como tesouro direto servem como um plano de previdência.

Claro, claro, há detalhes q um não substitui o outro: o plano de previdência, por exemplo, não entre em inventário, não pode ser penhorado, etc.

Mas, em resumo, o que pensam desses planos q estão no mercado?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 12:58 am    Assunto: Re: Previdência privada - vantagem ainda? Responder com Citação

todos os planos de previdência que consultei há uns 3 meses (qdo o juros já tava caindo) tinham taxa de admin anual de 3%
o mínimo que encontrei acho que foi 2,5%, e eu procurei bastante

isso os torna inviáveis, a menos q vc ache razoável deixar pelo menos 25% dos ganhos c/ SEU dinheiro c/ quem o administra

se vc tiver menos de R$ 5k, deixe na poupança
se vc tiver mais, invista em tesouro direto/cdb + ações (compre PIBB11)

assim vc vai emular o rendimento d um plano de previdência comum (apenas precisa balancear a quantidade em ações/renda fixa) mantendo todo o ganho p/ vc (c/ exceção dos impostos, q vc teria q pagar d qq forma no plano de previdência)

eu realmente não sei p/ quem plano d previdência serve atualmente... acho q só pra quem não quer ter trabalho nenhum p/ administrar, ou como um "fator psicológico", pq a pessoa acha q vai poder contar c/ um rendimento fixo futuramente (qdo poderia fazer o mesmo juntando o dinheiro por conta)
imhotep
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 11:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Os planos da Mapfre cobram 1,5% de administração.
Ainda é um valor considerável, mas melhor q pagar 3%.

No meu caso, estou contribuindo com o mínimo, para não ter q pagar IR cheio, já q minha tributação é regressiva.
E os valores altos q eu iria investir na previdência, vou jogando em ações e TD...
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação

A previdencia tem como vantagem o fato de não entrar em inventário e não poder ser penhorada, você poder escolher a forma de tributação, que independente da escolhida, sempre é tributada no final.
Com relação a fundos de investimento, leva vantagem de não possuir o come-cotas, pois o IR é pago no final.
Além de um PGBL servir para deduzir do IR.

Não é a melhor coisa do mundo como dizem, mas podem ser bons negócios sim.

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação

PapaiSmurf escreveu:
A previdencia tem como vantagem o fato de não entrar em inventário e não poder ser penhorada, você poder escolher a forma de tributação, que independente da escolhida, sempre é tributada no final.
Com relação a fundos de investimento, leva vantagem de não possuir o come-cotas, pois o IR é pago no final.

Opa, perai. Essa eu não sabia.

Uma previdência privada não pode ser penhorada ? Em caso algum ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:34 pm    Assunto: Responder com Citação

E-mail da GeraFuturo:
Prezado(a) investidor, Boa Tarde!

Recentemente tem sido veiculado diversas notícias sobre a representatividade da Previdência Privada na indústria de fundos brasileira.
Com 10,3% do mercado hoje, a previdência privada ameaça superar os fundos de ações, que respondem por 11,4% do total aplicado no país.

Fizemos uma simulação com os rendimentos da Previdência Privada dos últimos doze anos com diversos perfis e comparamos com nosso Fundo mais antigo, o Fundo Geração FIA.

Os resultados foram:

O investidor que aplicou R$ 100,00 por mês durante doze anos na Previdência Privada perfil “conservador” teria hoje R$ 44.978,99, no perfil “moderado” R$ 46.232,87, no perfil “arrojado” R$ 47.068,80, no Ibovespa R$ 52.084,34 e no Geração FIA R$ 113.630,54.

O investidor que aplicou R$ 500,00 por mês durante doze anos na Previdência Privada perfil “conservador” teria hoje R$ 224.894,00, no perfil “moderado” R$ 231.164,38, no perfil “arrojado” R$ 235.344,00, no Ibovespa R$ 260.421,70 e no Geração FIA R$ 568.152,68.

O investidor que aplicou R$ 1.000,00 por mês durante doze anos na Previdência Privada perfil “conservador” teria hoje R$ 449.789,92, no perfil “moderado” R$ 462.328,77, no perfil “arrojado” R$ 470.688,00, no Ibovespa R$ 520.843,40 e no Geração FIA R$ 1.136.305,36.

No longo prazo o retorno do nosso Fundo é maior e muito mais expressivo que Poupança, Previdência Privada e Ibovespa.

Acreditamos que a única duvida que pode vir a existir é com relação à segurança. É seguro investir em ações?
- Lembramos que investimos nas maiores empresas do país como a Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Usiminas, Gerdau, Randon e Votorantim Celulose e Papel que correspondem aproximadamente a 80% do nosso portfólio, o risco de perder o capital investido apenas ocorrerá se todas as empresas que compõem o portfólio do Fundo pararem de ser rentaveis ao mesmo tempo(convenhamos que é um cenário de baixa probabilidade de acontecimento).

Comece hoje o seu Projeto de Aposentadoria Voluntaria(PAV) na Geração Futuro a partir de R$ 100,00.

Considerações:
- O perfil conservador é constituído por 15% em renda variável e 85% em renda fixa.
- O perfil moderado é constituído por 30% em renda variável e 70% em renda fixa.
- O perfil arrojado é constituído por 40% em renda variável e 60% em renda fixa.
- Na renda fixa, utilizamos a média do CDI (100%) desde 1997; e para a renda variável consideramos o Ibovespa.
- Lembramos que o Geração FIA está isento de taxa de administração, enquanto na Previdência Privada não são considerados taxa de carregamento e de administração.
- A tendência é que a diferença entre o nosso Fundo e a Previdência aumente, pois as perspectivas de taxa de juros(Selic) para o Brasil são de queda no longo prazo.
- Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 7:24 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
PapaiSmurf escreveu:

Opa, perai. Essa eu não sabia.

Uma previdência privada não pode ser penhorada ? Em caso algum ?

Acho que existem alguns casos que pode sim, mas tem casos que não podem.
Eu tava vendo algumas coisas relacionadas a isso a algum tempo atrás.
Uma coisa que tenho certeza é que se estiver na fase de recebimento do beneficio, e esse recurso for necessário para seu sustento ele não pode ser penhorado ou bloqueado. Preciso de mais detalhes para saber melhor como funciona, mas, a chance da justiça te tomar esse dinheiro é muito menor...

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 7:54 am    Assunto: Responder com Citação

hummm, legal saber disso.

Tens como te aprofundar nesse assunto ? Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 7:58 am    Assunto: Responder com Citação

Eu to tentando obter maiores informações sobre isso, mas ta dificil, tenho encontrado algumas divergencias.
Quando eu descobrir mais alguma coisa eu coloco aqui...

Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 8:35 am    Assunto: Responder com Citação

Show !!! Valeuuuu !!!
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

Essa questão da penhorabilidade é controversa.

Pessoalmente, não vejo nenhum fundamento jurídico para a previdência privada ser impenhorável, até porque aí serviria para diversas fraudes, do tipo o sujeito pega toda a grana que tem e joga nela... e aí os credores ficam a ver navios...

Para mim, é igual a uma poupança, e pode ser penhorada. Mas esse é meu entendimento pessoal.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 9:49 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:
Essa questão da penhorabilidade é controversa.

Pessoalmente, não vejo nenhum fundamento jurídico para a previdência privada ser impenhorável, até porque aí serviria para diversas fraudes, do tipo o sujeito pega toda a grana que tem e joga nela... e aí os credores ficam a ver navios...

Para mim, é igual a uma poupança, e pode ser penhorada. Mas esse é meu entendimento pessoal.

E é justamente dessa forma que eu pensava. Smile

Se não puder ser penhorada acabaria criando brecha para "possíveis sacanagens". Wink
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

É bastante contestável, como eu disse encontrei algumas divergencias.
Mas uma posição que tive com bastante clareza foi de que se estiver na fase de recebimento do beneficio, e a pessoa se sustentar com ela, não pode ser penhorado.

hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação

PapaiSmurf escreveu:
É bastante contestável, como eu disse encontrei algumas divergencias.
Mas uma posição que tive com bastante clareza foi de que se estiver na fase de recebimento do beneficio, e a pessoa se sustentar com ela, não pode ser penhorado.

Exatamente.

Citação:
A partir do momento que passa a receber o benefício, ou seja, quando os recursos são transformados em renda, o plano passa a ser considerado como tendo natureza alimentar, desta forma como preconiza o art. 649, VII do CPC não são passíveis de penhora ou alienação.

Fonte: http://www.bradescoprivate.com.br/conteudo/produtos/previdencia.aspx

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 04, 2010 12:09 am    Assunto: Responder com Citação

o único problema é que, ao menos nos planos que verifiquei, dificilmente compensa levar para aposentadoria
normalmente compensa muito mais sacar o dinheiro e reinvestir em renda fixa

os juros (reais) serão um pouco a menos que o plano da previdência, com a diferença de que nunca acabam
mas se vc precisar de mais que isso, realmente vai ficar complicado ficar tirando mais que os juros... vc vai ter que estimar a data de sua morte
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!