Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Duvida para o Futuro.
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 10:05 am    Assunto: Duvida para o Futuro. Responder com Citação

Bom dia a todos, meu nome é Marcus, tenho algumas duvidas e gostaria de umas idéias Smile

Estou querendo guardar dinheiro para o futuro, e como quase não tenho gastos acabei fazendo um titulo de capitalização por senso comum.
Paguei uma parcela UNICA de R$500,00 e vou ficar concorrendo por 3 anos a alguns premios. No final das contas irei tirar o dinheiro total com correção. É como falam, na época pra mim isso era um dinheiro parado, como eu não tenho muito conhecimento na area de investimentos acabei colocando lá pra tirar daqui a 3 anos, tipo uma poupança forçada rendendo quase os mesmos juros.

Conversando com meu gerente do bb, ele me deu a ideia de fazer uma previdencia privada, que daqui a 10 ou 30 anos eu retiraria o valor com umas correções bem legais, pago R$65,00 por mês e tiro daqui uns 10 anos uma grana "alta". E o investimento é bem pequeno. Será que fiz um bom negocio? Ele na hora me explicou uma coisa, e eu lendo algumas materias parece que é totalmente diferente do que me foi falado.

Alem do mais, no momento estou com R$2.500,00 na poupança parado, e quero fazer um investimento para utilizar daqui uns 5 a 6 anos.
Ainda não fui no banco falar com o gerente, pois gostaria de uma opinião do pessoal do forum, como pude notar em alguns topicos que alguns deram umas respostas bem criativas e profissionais sobre esses assuntos, não visando o interesse próprio (aka, pensar só no seu traseiro). Não me interesso em mexer com ações no momento, então estou descartando investimentos em ações.

Obrigado desde já!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 10:38 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo amigo. Smile

Pô ... não gosto nem de capitalização nem de previdência privada ...

Por mais que te digam que irás tirar o dinheiro da capitalização depois de "x" anos, com rendimento "próximo" ao da poupança, podes ter certeza que não, o rendimento será inferior ao da poupança. Smile

Já leu esse texto ?
http://www.clubedopairico.com.br/o-golpe-dos-titulos-de-capitalizacao/1069

Sobre a previdência privada meu sentimento é parecido. É muita taxa, o rendimento acaba sendo bem menor do que poderia ser se você fizesse a administração do capital. ( investindo nas "mesmas coisas" que eles )

Agora, sobre o dinheiro da poupança. Em que tipo de investimento você está pensando ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

É realmente, parece que fiz um mal negocio no titulo de capitalização... vou esperar ele se aproximar no valor inicial e colocar na poupança ou por em outro lugar.

A previdencia, no caso alguma sugestão do que eu poderia fazer? Já to quase 1 ano pagando mensalmente, e retirar esse valor agora vo levar um prejuizo. No caso, o que o banco faz com esse dinheiro? investe em ações?

A respeito do dinheiro da poupança eu estava pensando em Tesouro Direto, o pouco que lí, me pareceu bem seguro e lucrativo, terias alguma coisa para me indicar de leitura sobre o assunto?
Pelo que intendi eu compro um "titulo" com vencimento pré determinado é mais ou menos isso?

Obrigado!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
É realmente, parece que fiz um mal negocio no titulo de capitalização... vou esperar ele se aproximar no valor inicial e colocar na poupança ou por em outro lugar.

A previdencia, no caso alguma sugestão do que eu poderia fazer? Já to quase 1 ano pagando mensalmente, e retirar esse valor agora vo levar um prejuizo. No caso, o que o banco faz com esse dinheiro? investe em ações?

A respeito do dinheiro da poupança eu estava pensando em Tesouro Direto, o pouco que lí, me pareceu bem seguro e lucrativo, terias alguma coisa para me indicar de leitura sobre o assunto?
Pelo que intendi eu compro um "titulo" com vencimento pré determinado é mais ou menos isso?

Obrigado!

Tem um tópico inteiro sobre ele. Wink
http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewforum.php?f=11

Sobre a previdência, varia ... um pouco em RF outro pouco em RV ... depende do que você escolheu. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Conheci o forum a pouco tempo, to lendo um pouco de tudo \o

Estou dando uma lida sobre TD, e parece ser bem interessante!
Você indicaria TD como um bom investimento para o futuro?
Ou algum outro?

Outra, dei uma olhada no extrato do meu titulo de cap. como eu fiz um deposito unico de R$500,00 em março, hoje fui ver está em R$429,00
Subindo aproximadamente R$2,50 ao mês. Será que vale tirar isso e investir em outra coisa, ou agora que a m**** já tá feita deixa feder?

Obrigado!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Difícil responder ...

Se tirar, o que você fará com o dinheiro ?
Conseguirá ter o valor "prometido" no final do plano ?
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda não tive tempo para sentar, ler, e estudar a respeito do TD.
Mas pretendo utilizar esse dinheiro para investir em TD mesmo.

Se eu tirar agora perco R$70,00
Senão ganho o lucro normal pro final do plano.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Ainda não tive tempo para sentar, ler, e estudar a respeito do TD.
Mas pretendo utilizar esse dinheiro para investir em TD mesmo.

Se eu tirar agora perco R$70,00
Senão ganho o lucro normal pro final do plano.

E quanto tempo falta mesmo ?
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, eu adquiri ele em 10/03/09, tem 1 ano de carencia.
E a vigencia dele é para 10/03/2012, completando os 3 anos.

No meu caso, foi capitalizado apenas R$417,00 desses R$500,00 depositados. E tá dando de 2,30 a 2,50 mensalmente emcima desses R$417,00. Não sei quanto a poupança está rendendo, mas se continuar assim no final dos 3 anos vou retirar R$510,00 é isso?

Conta bem mais ou menos... 2,50 x 12 x 3 = R$90,00
417,00 + 90,00 = 510,00. Fiz essa conta certa será?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Infelizmente você foi mais um dos milhares de enganados por gerentes maldosos que empurram os títulos de capitalização como "investimento".

Um título de capitalização nada mais é do que o banco juntar um montão de dinheiro, oferecer meia dúzia de prêmio (como a loteria) e ganhar muito em cima. A chance de você ganhar um prêmio nisso é menor do que ganhar na loteria federal por exemplo, ou seja, pode acontecer? Sim, mas convenhamos que é infimamente possível.

Já a previdência privada, só é bom a loooongo prazo, do tipo, 15 anos, 20 anos, menos que isso não vale a pena devido a IR e taxas de carregamento. A vantagem a longo prazo vem do IR que não é descontado todo mês/ano e sim só no saque, então tu ganha juros sobre IR que pagaria. É uma ótima? Acho que não. É ruim? Também não. Você terá um lucro legal, estável, e pode escolher vários modelos de previdência, mais arrojada, mais conservadora, etc, de acordo com qnts % é aplicado em RV.

Não recomendo mais você retirar os (menos de) 500 da capitalização, ou seja, já que cagou, deixa quieto par não feder mais. Você vai receber pouco mais de 500 reais, mas ainda tem a mínima chance de ganhar algum prêmio.

Quanto a previdência, se esses 65 reais não fazem falta, continue com a previdência, mas tenha em mente que o mundo de dinheiro que seu gerente falou é lorota de vendedor. Você terá lucro, mas não espere ter um milhão juntando 65 reais por mês.

Com os 2.5k da poupança, eu nunca investiria em TD atualmente. Com as taxas de juros sem um patamar definido, você provavelmente vai ter um lucro igual, ou até menor que a poupança, pois não esquece que há taxas (diferente da poupança), então um maior número % não significa maior lucro.

Com um valor relativamente pequeno (2.5k) eu com certeza investiria em um fundo de ações, mas se fosse conservaodr deixaria na poupança mesmo ou no máximo um CDB.

Mas fique de olho aberto, os gerentes de banco não são seu amigo, são vendedores, eles querem e precisam vender o que eles podem lucrar mais, principalmente com pessoa mais leigas no assunto. Então fique de olho, pq com certeza tudo que ele lhe oferece de cara é um ótimo negócio, para ele e o banco. Nunca caia no golde de que com pouco você ganha muito, ou ganha prêmios, ou enfim, isso não cai do céu. Sinceramente, acredito mais no que leio na internet do que em gerente "popular" de banco. Agora se você tem uma quantia maior no banco e mostra seu conhecimento pro gerente, a partir daí ele começa a lhe oferecer coisas mais "rentáveis".
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Notei já que meu gerente não é meu amigo... ele nem me apresentou CDB nem nada, e se confundia todo na hora de explicar algo.

Vou deixar esses R$500,00 no titulo de cap. mesmo e estudar um investimento melhor pro dinheiro que está na poupança.

A respeito da previdencia privada, esse dinheiro não me faz falta mesmo, tá como débito automatico na minha conta, e vou deixar lá, daqui uns 10-15 anos eu retiro, acho que prejuizo não vou ter.

Então, o que seria fundo de ações? Me indicaria uma matéria ou um topico para eu aprender e intender o que isso é?

Obrigado!
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Notei já que meu gerente não é meu amigo... ele nem me apresentou CDB nem nada, e se confundia todo na hora de explicar algo.

Vou deixar esses R$500,00 no titulo de cap. mesmo e estudar um investimento melhor pro dinheiro que está na poupança.

A respeito da previdencia privada, esse dinheiro não me faz falta mesmo, tá como débito automatico na minha conta, e vou deixar lá, daqui uns 10-15 anos eu retiro, acho que prejuizo não vou ter.

Então, o que seria fundo de ações? Me indicaria uma matéria ou um topico para eu aprender e intender o que isso é?

Obrigado!

Acho que é o melhor mesmo a fazer.

Quanto a fundo de ações, nada mais é do que investir em ações sem se preocupar com compra/venda delas, ou seja, você dá o dinheiro pro banco (como colocar na poupança) e ele faz a compra e venda pra você (cobrando claro uma taxa para isso). Vale a pena para pequenos investidores já que você não precisa pagar a taxa de custódia (que gira em torno de 10,80 por mês) e nem os emolumentos e corretagem (apesar desses serem cobrados quando compra e vende a ação apenas).

No site do Bradesco você encontra o fundo de ações deles:
http://www.shopinvest.com.br/br/pf/fundos_acoes.asp

Nesse caso eu acho que vale a pena apenas os fundos de ação da Vale e o da Petrobrás, pois a taxa que eles cobram é de 1.5%. Nos outros fundos eles cobram de 3 a 4% o que já é muito. Eu particularmente tenho um dinheiro no fundo de ações da Vale, comecei investindo uns 4k, depois de uns 3 meses eu tinha quase 6k, porém com aquela queda feia ano passado, foi pra uns 2k, atualmente está em uns 3.4k já, ou seja, o lucro é bom, desde que não tenha uma crise como aquela.

Mas tenha em mente que esse é um mercado muito volátil e completamente atrelado as ações, ou seja, se a bolsa subir você ganha, se descer, perde (nunca perde mais do que investiu).

Agora se quer um pouco mais de conservadorismo (menos perda, mas tb menos ganhos), um multimercado pode ser bom. Normalmente ganha em torno de 12% a.a. E há vários perfis, conservador, moderado, agressivo, e outros intermediários, dê uma lida aqui:
http://www.shopinvest.com.br/br/pf/fundos_balanceados.asp
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas no seu caso, investiu 4k, subiu pra 6k, e depois com a crise desceu pra 2k. Você perdeu mais do que investiu, não?

Vou dar uma lida nestes topicos que você sugeriu, e quem sabe eu invista em algo de ações, mas me tira uma duvida, se eu investir 2k, vamos supor que daqui a 5 meses elas suba para 3k. Eu tenho como tirar esse dinheiro?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 5:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Mas no seu caso, investiu 4k, subiu pra 6k, e depois com a crise desceu pra 2k. Você perdeu mais do que investiu, não?

Sim, perdi mais do que investi, atualmente tenho uns 3.4k, ou seja, ainda não recuperei o que perdi, mas em longo prazo a chance de ganhar mais do que a poupança daria ainda é maior. Se eu tivesse investido esse ano (janeiro), estaria com uns 5.4k.

Xokz escreveu:

Vou dar uma lida nestes topicos que você sugeriu, e quem sabe eu invista em algo de ações, mas me tira uma duvida, se eu investir 2k, vamos supor que daqui a 5 meses elas suba para 3k. Eu tenho como tirar esse dinheiro?

Sim, você pode tirar quando quiser. É um fundo, pode sacar assim como qualquer outro investimento desses. A diferença é que se você quiser sacar, diferente da poupança que você tira na hora, em fundos de ações eles pedem normalmente 3 dias para lhe depositar/pagar, que é o tempo que eles precisam para vender e receber o dinheiro das ações que eles venderam.
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 6:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, no caso... eu vou no banco e peço pra investir 2k em ações da vale e 1k na petrobras, e deixo lá "rendendo" e vou vendo, mês a mês o rendimento que elas estão dando. Seria mais ou menos isso?

E no momento, como vc acha que está o mercado de ações, vale a pena investir?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!