Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Duvida para o Futuro.
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 7:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Então, no caso... eu vou no banco e peço pra investir 2k em ações da vale e 1k na petrobras, e deixo lá "rendendo" e vou vendo, mês a mês o rendimento que elas estão dando. Seria mais ou menos isso?

E no momento, como vc acha que está o mercado de ações, vale a pena investir?

Na verdade você não vai dizer que quer investir em ações, e sim em fundo de ações da Vale/Petrobrás. E daí sim, fica lá, rendendo, positivamente ou negativamente.

No momento não tenho uma opinião 100% formada. Eu diria que a tendencia a médio/longo prazo é ter lucro, a curto prazo não sei dizer. Como investimento pra sacar daqui uns dois anos, acho que é uma boa, pelo menos eu faria isso. Mas volto a frisar, fique ciente de que não há garantia de lucro, inclusive pode perder.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Xokz

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 4:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Estava pensando, acho que vou colocar uns R$200,00 na VALE, e uns R$300,00 na PETROBRAS, deixar lá até o final do ano e comparar com a poupança, se tiver lucrando, coloco mais, senão vendo e volto pra Poupança ou CDB.

Estava dando uma lida, a poupança está dando em média 6,30% ao Ano.
Já o CDB está em torno de 8,25% A.A.

Alem desses quase 2% de diferença de lucro, existe alguma taxa que o CDB cobra a mais que a poupança?

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 4:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Estava pensando, acho que vou colocar uns R$200,00 na VALE, e uns R$300,00 na PETROBRAS, deixar lá até o final do ano e comparar com a poupança, se tiver lucrando, coloco mais, senão vendo e volto pra Poupança ou CDB.

Estava dando uma lida, a poupança está dando em média 6,30% ao Ano.
Já o CDB está em torno de 8,25% A.A.

Alem desses quase 2% de diferença de lucro, existe alguma taxa que o CDB cobra a mais que a poupança?

Obrigado.

Não vale a pena comprar menos de 500 reais em ações, pois você tem que pagar emolumentos, corretagem, custódia, etc. E para fundo de ações, o mínimo para Vale e Petrobrás é de 1.000 (no Bradesco). Eu diria mais, menos de uns 5k não vale a pena comprar ações, melhor ir em um fundo mesmo, que o rendimento pode ser menos aparentemente, mas você não paga taxas altas (normalmente 1.5%) além de IR.

Quanto ao CDB, não há taxas, apenas IR retido diretamente no CDB a cada 6 meses. No fim das contas o CDB rende levemente mais do que a poupança.

Para você ter idéia, eu tenho dinheiro em poupança e CDB. Poupança tem rendido 0.55% e o CDB cerca de 0.65% (líquide, já descontado IR).
Xokz

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Qual a diferença de investir em ações e fundo de ações?

É que assim, como eu falei, tenho 3k parados.
Não queria colocar tudo no mercado de ações sem saber direito como funciona esse esquema de quedas, altas, tarifas e custodia (que eu nem sabia)....

A minha ideia era por uma quantia menor, e ir acompanhando para ver como funciona, sem muitos riscos sabe. Entre perder R$500 e R$3000
prefiro perder R$500.

Estou lendo de pouco a pouco, já intendi como funciona mais ou menos, a minha duvida maior é como funciona o processo todo involvendo a corretora, a bolsa e eu.

Sobre CDB, realmente, a diferença é minima mesmo. Vou continuar na minha poupança mesmo!
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Qual a diferença de investir em ações e fundo de ações?

Investindo em fundo você "dar" o dinheiro para o banco e eles vão comprar e vender as ações, de acordo com o fundo que você escolher eles compram/vendem as ações específicas, por exemplo, se investir em um fundo de ações da Vale, eles só vão comprar ações da Vale. Se for um fundo de ações indexado a Bovespa, vão comprar ações com indexação da Bovespa (as famosas Blue Chip - grandes empresas) e por aí vai. De acordo com o fundo escolhido, o banco compra e vende as ações e você ganha o lucro. É literalmente igual a poupança, onde você deposita e vai ganhando os lucros (ou prejuizos) com a diferença que os lucros/perdas são diários e não mensais. Alé disso em um fundo tu vai pagar a taxa de administração, que varia de 1% a 4% dependendo o fundo (tu pode ler no prospecto no site deles). E também paga o imposto de renda, que é retido diretamente no fundo a cada 6 meses.

Já investir em ações tem suas vantagens já que tu não paga taxa e nem imposto de renda (se movimentar menos de 20mil por mês). Em compensação tu vai pagar emolumentos, corretagem e custódia. Emolumentos e corretagem tu paga a cada compra ou venda. Os emolumentos são (se não me engano) 0.035% do valor de compra/venda e a corretagem varia de acordo com a corretora que tu usar. O Bradesco antigamente cobrava 0.3% para qualquer operação, o que era MUITO baixo e valia a pena, mas atualmente cobra 0.25% ou 10 reais, o que for maior. Ou seja, se tu comprar 3k em ações paga 1.05 de emolumentos + 10 reais de corretagem, e na venda a mesma coisa, ou seja, teu gasto total é de 22 reais mais ou menos (compra e venda). O problema é que tem também a custódia que é uma taxa cobrada mensalmente. Se no último dia útil do mês tu tiver ações, no mês seguinte é cobrado 10.80 (para investimento até 34k). Ou seja, se tu comprar em janeiro e vender em janeiro do outro ano, tu vai ter gasto mais ou menos 150 reais. Se tu teve um ganho de 20% (ou seja, 600 reais), o teu ganho real é 450, o que é bom ainda.

Enfim, com isso tu pode ver que 500 reais em ações não vale a pena, pois só aí já vai os teus ganhos todos em taxas. Já em fundo de investimento tu vai ter só a despesa do imposto de renda basicamente (e a taxa de administração claro, mas isso fica diluido já que é pouco dinheiro).

Xokz escreveu:

É que assim, como eu falei, tenho 3k parados.
Não queria colocar tudo no mercado de ações sem saber direito como funciona esse esquema de quedas, altas, tarifas e custodia (que eu nem sabia)....

Com certeza não é bom investir onde não se conhece. Então recomendo um fundo de ações que é mais parecido com poupança (no sentido de depositar e deixar) e você vai ter tempo pra aprender a mexer com ações.

Xokz escreveu:

A minha ideia era por uma quantia menor, e ir acompanhando para ver como funciona, sem muitos riscos sabe. Entre perder R$500 e R$3000
prefiro perder R$500.

Eu diria que você até pode brincar pra entender como funciona as ações, mas com 500 reais não espere ganhar, espere aprender apenas.

Xokz escreveu:

Estou lendo de pouco a pouco, já intendi como funciona mais ou menos, a minha duvida maior é como funciona o processo todo involvendo a corretora, a bolsa e eu.

Basicamente precisa fazer o cadastro em uma corretora, se for o seu próprio banco é mais rápido ainda. E no mais, você vai operar pelo banco, ou seja, ele é um intermediador entre negócios.

Xokz escreveu:

Sobre CDB, realmente, a diferença é minima mesmo. Vou continuar na minha poupança mesmo!

Olha, eu diria que a diferença de 0.1% líquido ao mês é uma quantia bem considerável. Pense só 3k a diferença no 1o. mês é de 3 reais, no segundo mês é 3,03 reais, e por aí vai, ou seja, é exponencial. Parece pouco, mas aumenta o dinheiro e o tempo e tu vai ver uma diferença GIGANTE. Recomendo você a ler o livro Investimentos Inteligentes do Gustavo Cerbasi, lá tem umas dicas legais.
Xokz

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 10:51 am    Assunto: Responder com Citação

Nossa! Brigadão pelas dicas!

Vou seguir o conselho e ler esse livro, qndo eu estiver com uma qntia maior vou pensar em investir em ações ou fundos. Uma questão, a % de lucro do fundo é muito diferente do CDB ou da poupança? levando em conta IR + taxas.

Thank's \o
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Nossa! Brigadão pelas dicas!

Vou seguir o conselho e ler esse livro, qndo eu estiver com uma qntia maior vou pensar em investir em ações ou fundos. Uma questão, a % de lucro do fundo é muito diferente do CDB ou da poupança? levando em conta IR + taxas.

Thank's \o

Se for um fundo de renda fixa, está dando bem menos que a poupança hoje em dia, devido a taxa de administração e IR.

Agora um fundo de ações, se não tiver crise, provavelmente vai ganhar bem mais. Claro, como falei, há o risco de não ter lucro, ou perder, mas se ganha, o dinheiro é muito maior.

Tem também uns investimentos em fundos multimercados. Que nada mais é do que um renda fixa misturado com ações. Nesses fundos normalmente de 5% a 30% é destinado a ações e o resto a renda fixa, então se sobe muito as ações, tu ganha um pouco mais que a renda fixa já que tem ações na carteira, mas se a queda for muito grande, não perde tanto já que no máximo 30% está em ações. Multimercado é o mais conservador dos agressivos, se é que me entende, hehe.
Xokz

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 6:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Acabei de comprar uns 2 livros sobre investimentos, inclusive um que foi o que me indicasse, vou ler eles com calma e pesquisar um pouco mais antes de investir em algo mais agressivo.

Uma outra duvida, eu estava analisando os papeis da minha previdencia privada e notei alguns detalhes que merecem ser citados.

No caso estou pagando R$54,00 mensais + R$6,00 de peculio.
Notei que mensalmente está sendo subtraido exatos R$2,16 ou seja 4% de juros AO mês desses R$54,00. Tenho Brasilprev no BB.

Essa taxa não está muito alta? e o que diabos é esse peculio? Shocked

Mais uma duvida, agora relacionada ao CDB.
Ele é que nem uma conta que eu posso mexer e ir adicionando $$ o tempo todo, ou seria algo tipo colocar um fixo e deixar rendendo sem poder mexer?

Mais uma vez obrigado por sanar minhas duvidas!! Wink
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Ele é que nem uma conta que eu posso mexer e ir adicionando $$ o tempo todo, ou seria algo tipo colocar um fixo e deixar rendendo sem poder mexer?

Você pode retirar partes ... agora para colocar dinheiro novo, não terá a garantia de que conseguirá a mesma taxa que conseguiu quando aportou o capital principal. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Xokz

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Citação:

Você pode retirar partes ... agora para colocar dinheiro novo, não terá a garantia de que conseguirá a mesma taxa que conseguiu quando aportou o capital principal. Smile

Diriamos então, que nesse caso especifico seria estilo titulo de capitalização, poem uma qntia única e fica rendendo lá parado A.A ou A.M, estou certo?

edit:
E Zé, parabens pelo site/forum, tá tudo muito show de bola!
aaa se eu tivesse encontrado o pai rico ano passado =/
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 9:33 am    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Citação:

Diriamos então, que nesse caso especifico seria estilo titulo de capitalização, poem uma qntia única e fica rendendo lá parado A.A ou A.M, estou certo?

edit:
E Zé, parabens pelo site/forum, tá tudo muito show de bola!
aaa se eu tivesse encontrado o pai rico ano passado =/

É e não é. Smile

Você tem que aguardar o período mínimo para poder começar a retirar. Mas dependendo do CDB escolhido ele pode ser automaticamente renovado, o que não acontece com o título de capitalização. Wink

Sem contar que CDB rende ... Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que me falasse então, acho que vo por o dinheiro da poupança em um CDB mesmo, uns 2.000 pra começar, será que vale a pena?

E outra, alguem ai sabe responder a duvida sobre a previdencia privada? Smile

Obrigado!
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:
Pelo que me falasse então, acho que vo por o dinheiro da poupança em um CDB mesmo, uns 2.000 pra começar, será que vale a pena?

Obrigado!

2k eu colocaria em um fundo multimercado no mínimo. Tem um mínimo risco, mas a chance de aumento compensa.

Quanto a previdência privada, você precisa saber que existe 4 tipos. PGBL Progressivo e Regressivo e VGBL Progressivo e Regressivo. Tem que ver se algum encaixa no que você pretende. Em todos casos só vale a pena se deixar pelo menos uns 15 anos. No PGBL tu pode descontar até 12% da declaração de renda (se tu declara do modo completo), porém na retirada tu paga imposto sobre tudo que tirar. No VGBL tu não pode descontar no IR (melhor pra quem declara simples), mas em compensação tu não paga imposto sobre o depósito, apenas sobre o lucro que retirar. Sendo regressivo tu paga menos imposto de renda na retirada ao passar dos anos (mas só se torna MUITO vantajoso se passar uns 20, 30 anos). Já no progressivo tu paga mais imposto se fizer um saque grande (ou de tudo), até uns 1200 mensais tu não paga imposto de renda algum, o que acaba sendo vantajoso caso essa seja uma "segunda fonte de renda", ou seja, não dependa só dela para viver.

Eu tenho um VGBL Progressivo. Tenho há somente 1 ano, mas como deposito pouco por mês e meu objetivo é sacar só uns 1.000 por mês no futuro dele, não me preocupo já que vai ser só um "complemento".
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Xokz escreveu:

Obrigado!

Só dê uma olhada no valor que exigem para oferecer esse rendimento do CDI ... Wink
Xokz

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

A respeito do fundo de multimercado, você já me explicou mais ou menos como funciona isso, 30% em ações e 70% em fundo, algo do genero né?

No momento, comparando os lucros liquidos da poupança e do multimercado, saberias me qual a melhor opção? Dependendo o banco que eu faço muda algo tbm?

Eu pretendo retirar minha previdencia a vista daqui uns 15-20 anos para comprar alguma coisa ou investir em algo, declaro meu IR como simples.

Levando em conta que pag R$60,00 mensal, qual plano você me indicaria?

Obrigado mais uma vez!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!