Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Gf, Bov11, Pibb Ou Investimento Direto Em Petro Ou Vale?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
dablio

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:01 am    Assunto: Gf, Bov11, Pibb Ou Investimento Direto Em Petro Ou Vale? Responder com Citação

Bom dia.

Esse é meu primeiro post, parabéns pelo forum.

Estava conversando com um amigo no fim de semana e ele me disse que
tem aplicado na Bolsa e tido um resultado legal sempre investindo um
valor fixo mensal sempre na Pretrobras - ele está assim a cerca de 1
ano e meio e ele me disse que teve um bom resultado (melhor que
poupança e CDI).

Logo as minhas perguntas pra vocês são:

1) Você me recomenda investir dessa forma? Ou seja, investimentos
fixos e mensais em uma única empresa como Petro ou Vale por um tempo
de 1 ano e meio ou 2 anos.

2) Qual você acha que seria mais interessante nesse modelo de
investimento fixo e constante mensalmente? Petro? Vale? Ou índices como BOV11 ou PIBB? E por qual razão?

3) Ele me disse que tem alguns bancos que pagam dividendos e Bônus.
Como eu faço pra saber se a empresa paga isso? Tanto a Petro como Vale
paga os dois?

4) Eu apenas tenho que comprar ações para ter direito a dividendos e
bônus? Ou tenho que requisitar isso no final do ano, etc de forma
manual? Qual a regra para ter direito a ações e dividendos?

5) Ou você acha melhor um fundo programado como o Geração Futuro?

6) Ou deveria arriscar no Tesouro Direto?

Para ficar mais claro, eu pretendo fazer um investimento (aporte) mensal de cerca de mil reais por mês. Eu entendo que em alguns meses eu posso perder dinheiro, mas espero que no final de 1 ano e meio ou 2 eu tenha um resultado bem melhor que a poupança e o CDI.

Mesmo eu tendo um perfil conservador, esse dinheiro não faz parte do colção, pois todo mês eu também farei um aporte do mesmo valor (1 mil reais) na poupança. Como a poupança rende muito pouco, minha idéia com esse outro investimento é um resultado um pocuo melhor ao longo de 1 a 2 anos, entretanto sem ser muito agressivo.

Obrigado pela ajuda.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

Muita dúvida misturada, mas faz parte. Wink
hehehe

Estás misturando renda fixa com variável, não tem como comparar um com o outro ...

Mas vou tentar te ajudar nas que posso, ok ?

Citação:
3) Ele me disse que tem alguns bancos que pagam dividendos e Bônus. Como eu faço pra saber se a empresa paga isso? Tanto a Petro como Vale paga os dois?

4) Eu apenas tenho que comprar ações para ter direito a dividendos e
bônus? Ou tenho que requisitar isso no final do ano, etc de forma
manual? Qual a regra para ter direito a ações e dividendos?

Sim, ambas pagam, e bem ! Smile

Para ter direito, basta que você tenha as ações no momento em que for anunciado. Por exemplo, a petro anunciou que vai pagar juros sobre capita próprio. Terá direito ao "prêmio" quem tiver as ações em carteira no dia 30/09. ( corrijam-me caso estiver enganado, ok ? )

Você não precisa fazer nada além de comprar, hehehe.

Abraços ! E seja bem vindo ao espaço !! Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
dablio

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Zé da Silva,

Obrigado pela resposta, foi bem útil.

Hummm... pelo que eu entendi renda fixa nesse caso é o Tesouro Direto, certo? Pelo que eu andei lendo, ele não parece muito atraente, cerca de 12% ao ano de juros, mas temos que pagar IR, taxas, etc - logo deve dar algo em torno de 9% ao ano - não muito melhor que a poupança / CDB, correto?

Eu estava lendo sobre Debêntures, você já investiu nisso? Os riscos são altos? Como se negócia? Direto com empresas ou similar como é feito na bolsa (home broker)?

Pelo que eu andei lendo o PIBB parece ser mais interessante que o BOV11, parece que o BOV11 cobra mais taxas e no fim o retorno é menor. Essa informação está correta? Logo creio que PIBB é uma opção melhor no meu caso...

Se você fosse colocar mil reais todo mês em algum investimento, você compraria tudo em ações da Vale? Da Petro? Dividiria entre as duas? Ou entraria no geração futuro?

Eu imagino que uma boa opção seria deixar um valor (cerca de 30% no Geração Futuro), mais 30% no PIBB, e 20% de compra direto em Vale e mais 20% compra direto em Petro. Entretanto, com mil reais por mês isso só deve me dar mais gasto do que lucros, já que é muito diversificado, correto?

Eu sei que são muitas perguntas, desculpe. Smile

Gostaria de ouvir a sua opinião (inclusive a pessoal) e de outros membros.

Obrigado.
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você precisa deste dinheiro daqui 1 ou 2 anos, acho que não é uma boa investir tudo em ações, pode ser que tenha bons ganhos, mas bem na hora que for sacar estivermos no meio de outra crise ?

Eu particularmente uso como plano de aposentadoria uma mistura de PIBB e Tesouro Direto.

Acho o PIBB menos arriscado, o PIBB é um fundo das 50 ações mais negociadas na bolsa , como Petrobras e Vale são as mais negociadas representam atualmente uns 40% da composição do PIBB, ou seja , investindo no Pibb você está comprando indiretamente uma parcela de ações de Vale e Petrobras. Se investir em uma única empresa tem o risco maior se por ventura no futuro a Petrobras enfrente algum tipo de crise , intervenção governamental que afete o preço das ações, etc.

Eu tenho aplicação no fundo da Geração Futuro também, mas atualmente prefiro investir no PIBB diretamente na bolsa. O fundo da Geração tem uma taxa relativamente elevada, 4% ao ano.
dablio

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:32 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas robsp, com certeza são muito úteis.

Interessante, a quanto tempo você faz esse plano de aposentadoria entre PIBB e Tesouro Direto?

Eu sei que é pessoal, mas seria muito bom se você pudesse dar mais detalhes...

Quantos % você coloca em PIBB e qantos em Tesouro Direto?

Os seus papeis do tesouro direto vencem quando? Quanto você tem feito de lucro com os mesmos em 1 ano (já descontanto imposto de renda, taxas, etc)?

Você acha o PIBB mais atraente que o BOV11?

Hummm, então você acha mais interessante um PIBB do que investir direto na Petro ou Vale? PIBB também rende dividendos e bonus?

Outro dia eu estava lendo um artigo e o cara argumentava o seguinte:

- Porque não investir direto na Petro ou Vale? Você realmente acha que existe a chance de alguma das duas quebrarem?

E isso me fez ficar bem pensativo...pois segundo o artigo, historicamente a Petro nós últimos 5 (ou era 7?) anos foi um dos investimentos que deu maior retorno e ele ainda aponta que a empresa só cresce, ainda é vinculada ao governo o que torno dificil crises, etc.

Quanto você paga de taxa por ano no PIBB? Você pode me dizer quanto de lucro você está tendo com o PIBB e com a geração futuro? Em porcentagem se possível...

Estou em dúvida, será que 1 mil reais por meis é muito pouco dinheiro para diversificar entre PIBB e Tesouro Direto?

Obrigado.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

dablio escreveu:

- Porque não investir direto na Petro ou Vale? Você realmente acha que existe a chance de alguma das duas quebrarem?

E isso me fez ficar bem pensativo...pois segundo o artigo, historicamente a Petro nós últimos 5 (ou era 7?) anos foi um dos investimentos que deu maior retorno e ele ainda aponta que a empresa só cresce, ainda é vinculada ao governo o que torno dificil crises, etc.

Dablio cuidado com essas conclusões se a empresa tal não tem chance de quebrar não quer dizer que é um bom investimento.Se você comprar um imóvel ele não vai falir,você faz um seguro contra tudo então pode pegar fogo,cair meteoro,avião e o caramba,mas mesmo assim não significa que é um bom negócio.

A Petrobras realmente cresceu muito e deve crescer bastante ainda,mas a empresa crescer não significa um bom negócio automaticamente se ele crescer investindo em projetos pouco lucrativos ou até que deem prejuízo.Claro que a administração estatal ruim também é um fator bastante negativo,mas existem muitos outros positivos com certeza.
dablio

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Roma9, faz sentido. Vou reconsiderar...

Apenas por curiosidade, em que você investe atualmente? A quanto tempo? E qual seu retorno?

Muito obrigado
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 26, 2009 4:47 am    Assunto: Responder com Citação

dablio escreveu:

Apenas por curiosidade, em que você investe atualmente? A quanto tempo? E qual seu retorno?

-Em que invisto atualmente?

115% do meu capital esta alocado em um única ação(small cap do setor bancário) na bolsa.15% do dinheiro eu peguei emprestado em condições especiais com amigos onde pago 1% a.m de juros.Para escolher a ação analisei a empresa profundamento utilizando análise fundamentalista.

-Tempo que eu invisto?

Tem pouco mais de 2 anos,sendo o primeiro ano em fundos e o segundo comecei(08/09/2008) diretamente na bolsa.

-Retorno desde que eu comecei a investir diretamente.

O retorno esta em 113% anualizado se tivesse investido no IBOVESPA teria tido 48% anualizado.Com alguns trades curtos usando conta de margem que deram uma ajuda na crise e com a aplicação concentrada em bancos médios e essa alavancagem bem recente que fiz.

Minha maneira de operar eu não considero arriscada no longo prazo estudo muito antes de fazer uma compra,tanto é que só comprei para segurar 2(Pine e a que estou agora) ações nesse um ano de bolsa.Mas tem muita gente que considera extremamente arriscada,mas sigo o lema que ta na minha assinatura.

Boa sorte e bons investimentos.
dablio

MensagemEnviada: Sáb Set 26, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite Roma9,

Interessante. Essas small caps que você investe são algum index paper (como PIBB, IBOVESPA, etc)? Ou você mesmo escolhe e faz as compras de acordo com as suas análises?

O BOV11 e o IBOVESPA são a mesma coisa?

Existe alguma site onde eu posso acompanhar em tempo real (com gráficos) o histórico de valores por exemplo ao longo de 1 ano do PIBB e BOV11?

Muito legal seu estilo de investir, mas eu sou iniciante d+ pra isso, vou começar com algum index paper...

Obrigado
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 3:08 am    Assunto: Responder com Citação

dablio escreveu:
Boa noite Roma9,

Interessante. Essas small caps que você investe são algum index paper (como PIBB, IBOVESPA, etc)? Ou você mesmo escolhe e faz as compras de acordo com as suas análises?

O BOV11 e o IBOVESPA são a mesma coisa?

Existe alguma site onde eu posso acompanhar em tempo real (com gráficos) o histórico de valores por exemplo ao longo de 1 ano do PIBB e BOV11?

Muito legal seu estilo de investir, mas eu sou iniciante d+ pra isso, vou começar com algum index paper...

Obrigado

Small Cap são ações das empresas de menor porte da bolsa que valem em geral menos de USD 1 bi(depende da definição).

Sites que você pode ver esses gráfico Infomoney e ADVFN coloca no google

IBOVESPA é um índice teórico composto por ações de acordo com algumas regras.BOVA11 é um papel +- igual a uma ação que copia esse índice e cobra uma taxa pequena de administração.
dablio

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Roma9,

Primeiramente obrigado pelas respostas, muito úteis.

Desculpe as perguntas de iniciante... Smile

1) Esse small caps que você coloca todo seu dinheiro é o SMALL11?

2) Muito bons esses dois sites, gostei muito do ADVFN e principalmente do infomoney.

3) Eu ouvi dizer que abaixo de 20 mil reais na bolsa não paga IR. Isso é verdade? Se aplica no caso de indíces (BOVA11, PIBB11, etc)?

4) Depois de 20 mil reais quanto se paga de Imposto de Renda? Tem diferença com o tempo que se deixa o dinheiro investido? Caso sim, qual o valor ou onde posso ver uma tabela com essas informações?

5) O imposto de renda pago por invesitr em bolsa é uma porcentagem do montante total que você investiu (seu capital) ou é uma porcentagem apenas dos lucros que você teve?

6) Essa taxa de adiministração cobrada pelos indices (PIBB, BOVA11, etc) de 0.56% (ou algo assim) é referente ao montante total que você investiu (seu capital) ou é uma porcentagem apenas dos lucros que você teve?

7) Eu estava lendo que esses indíces (PIBB11 por exemplo) não repassam para os seus cotistas/acionistas os dividendos, bonus, etc. Os mesmos (bonus, dividendos, etc) são todos re-aplicados no próprio fundo. Logo eu fiquei em dúvida, quando esses bonus e dividendos são re-aplicados eles são dividios proporcionalmente para os cotistas/acionistas aumentando as suas ações? Ou o gestor do indíce simplesmente fica com todos esses lucros pra ele mesmo?

8 ) Existe desdobramento em fundos de indice? Tanto em PIBB11 como BOVA11?

Muito obrigado.
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Atualmente estou com uns 60% em Tesouro Direto e 40% em PIBB. Comecei a investir no Tesouro Direto há uns 4 anos e no PIBB há uns 2 anos no PIBB.

Nos títulos públicos eu compro e aguardo até o vencimento e atualmente somente estou com títulos de longo prazo, LFT que segue selic prá 2014 e NTNB Princiapal para 2015 e 2024. Confesso que nem fiz as contas exatas de quanto rendeu minha carteira de títulos público, se quiser precisa fazer este controle sozinho pois o site do Tesouro e corretoras não oferecem estas contas, como vou retirar somente no vencimento vou ganhar o combinado no momento da compra, para parte da LFT basicamente o CDI descontado 15% de IR sobre o lucro e taxa custódia da CBLC (0,4% ao ano) e na parte de títulos ligados a inflação IPCA+X% (depende da época de compra títulos atualmente 6% ao ano acima da infalção) descontando as mesmas taxas.

Na parte que invisto em PIBB o rendimento é basicamente o valor da variação do índice IBRX-50. A variação do índice ou fundo PIBB já leva em conta todos o bonus e dividendos pagos pelas empresas , basicamente é como você reinvestisse de maneira automática todos os dividendos recebidos comprando novas ações que compõem o índice. O pibb não paga dividendos para as pessoas que tem ações do pibb, tudo é reinvestido no fundo. A taxa de administração do fundo é bem pequena, se não me engano 0,059% ao ano e como é vendido na bolsa como uma ação não paga nada de IR para vendas até 20 mil reais por mês.

Não fiz aportes regulares no PIBB, na crise comprei até um pouco mais que costumava, devido a crise meu rendimento atulamente é apenas uns 25% de lucro, mas cheguei ficar um bom tempo no negativo.

Não analiso empresas , não uso gráfico para decidir se compro ou vendo , não sei se uma ação está cara ou barata , simplesmente quero ganhar o valor de um índice amplo da Bovespa. Minha estratégia é a mais simples possível, comprar lentamente cotas do PIBB por mais uns 15 ou 20 anos e me desfazer das cotas também lentamente para complementar minha aposentadoria. Não é possível ganhar muito dinheiro desta forma , mas acredito que os riscos de perder muito também não são grandes.

Pode ver algumas informações de rentabililidade no site do PIBB e Yahoo

Site do Pibb
http://www.pibb.com.br/

Gráficos no Yahoo
http://finance.yahoo.com/q?s=PIBB11.SA

Se quiser informações sobre o Bova11

Site Bova11
http://br.ishares.com/home.htm

http://finance.yahoo.com/q?s=BOVA11.SA

dablio escreveu:
Obrigado pelas respostas robsp, com certeza são muito úteis.

Interessante, a quanto tempo você faz esse plano de aposentadoria entre PIBB e Tesouro Direto?

Eu sei que é pessoal, mas seria muito bom se você pudesse dar mais detalhes...

Quantos % você coloca em PIBB e qantos em Tesouro Direto?

Os seus papeis do tesouro direto vencem quando? Quanto você tem feito de lucro com os mesmos em 1 ano (já descontanto imposto de renda, taxas, etc)?

Você acha o PIBB mais atraente que o BOV11?

Hummm, então você acha mais interessante um PIBB do que investir direto na Petro ou Vale? PIBB também rende dividendos e bonus?

Outro dia eu estava lendo um artigo e o cara argumentava o seguinte:

Quanto você paga de taxa por ano no PIBB? Você pode me dizer quanto de lucro você está tendo com o PIBB e com a geração futuro? Em porcentagem se possível...

Estou em dúvida, será que 1 mil reais por meis é muito pouco dinheiro para diversificar entre PIBB e Tesouro Direto?

Obrigado.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 12:39 am    Assunto: Responder com Citação

dablio escreveu:

1) Esse small caps que você coloca todo seu dinheiro é o SMALL11?

2) Muito bons esses dois sites, gostei muito do ADVFN e principalmente do infomoney.

3) Eu ouvi dizer que abaixo de 20 mil reais na bolsa não paga IR. Isso é verdade? Se aplica no caso de indíces (BOVA11, PIBB11, etc)?

4) Depois de 20 mil reais quanto se paga de Imposto de Renda? Tem diferença com o tempo que se deixa o dinheiro investido? Caso sim, qual o valor ou onde posso ver uma tabela com essas informações?

5) O imposto de renda pago por invesitr em bolsa é uma porcentagem do montante total que você investiu (seu capital) ou é uma porcentagem apenas dos lucros que você teve?

6) Essa taxa de adiministração cobrada pelos indices (PIBB, BOVA11, etc) de 0.56% (ou algo assim) é referente ao montante total que você investiu (seu capital) ou é uma porcentagem apenas dos lucros que você teve?

7) Eu estava lendo que esses indíces (PIBB11 por exemplo) não repassam para os seus cotistas/acionistas os dividendos, bonus, etc. Os mesmos (bonus, dividendos, etc) são todos re-aplicados no próprio fundo. Logo eu fiquei em dúvida, quando esses bonus e dividendos são re-aplicados eles são dividios proporcionalmente para os cotistas/acionistas aumentando as suas ações? Ou o gestor do indíce simplesmente fica com todos esses lucros pra ele mesmo?

8 ) Existe desdobramento em fundos de indice? Tanto em PIBB11 como BOVA11?

Muito obrigado.

1-Não.

3-4-5 Tem na seção de tributação do fórum e em qualquer site de corretora Ex Ativa Trade

6-No site do PIBB é so colocar no google e no BOVA11 (Ishare) explixa tudo.Simplificando todo dia eles tiram um pedacinho do fundo que se somar no final do ano da essas taxa.

7-Eles são reinvestidos e o negócio continua proporcional.

8-Sim existe,mas na prática não muda nada só que facilita a compra pois preços altos você precisa de muito dinheiro para comprar um lote.
dablio

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 2:15 am    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pelas respostas Roma9.

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!