Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aluguel+Poupar X Financiamento X Aluguel+Consorcio.
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Peixoto

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:24 am    Assunto: Aluguel+Poupar X Financiamento X Aluguel+Consorcio. Responder com Citação

Bom dia!

Gostaria de um ajuda dos senhores,

Irei sair de casa em um dia x até la acumularei um capital de 18.000 reais.(juntos) Porém uma serie de dúvidas surgiram, o que fazer aluguel ou comprar casa?

No rio de janeiro o imovel aonde gostariamos(barra da tijuca) estão na faixa de 180.000,00/200.000,00 no mínimo.

1) Financiamento com a Caixa:

180000,00 - Teria que dar uma entrada de no mínimo 20%, ou seja, 36.000 reais o que tornaria inviavel no momento por não possuir este dinheiro.

2) Aluguel + Poupança

O Aluguel que desajamos com o condominio embutido esta na faixa de 1200-1500 reais por mês, e juntaríamos uma poupança para no futuro comprar uma casa (um quantia muito baixa por mês algo não maior que 300,00. a principio)
Com os 18.000 pretendiamos gastar 8000 comprando os moveis e eletrodomesticos que não ganharmos e o restante guardariamos em uma poupança ou outro investimento até conseguirmos juntar o dinheiro da entrada.

3) Aluguel + Consorcio

è possível fazermos algo com consorcio?

Gostaria de clarear as ideias, meus pensamentos estão corretos? vocês teriam sugestões??

Atenciosamente

Editado pela última vez por Peixoto em Qui Set 24, 2009 5:33 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:44 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito, que financeiramente falando, a melhor opção seja a 2ª. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Henrique_xD
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Mas pra isso tem que ter disciplina, compromisso todo mês de colocar uma grana na poupança.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Henrique_xD escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Mas pra isso tem que ter disciplina, compromisso todo mês de colocar uma grana na poupança.

Isso ! Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Peixoto

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas rápidas respostas gente!

É o caminho que estou inclinando mais queria esgotar as dúvidas:

1) Quanto a disciplina após um longo periodo de apredizado graças ao clubedopairico(muita leitura aqui, obrigado!!!) conseguimos ficar disciplinados.

2) Estava fazendo os cálculos aqui e juntando esses 300/mês + os 10.000 guardados no inicio demoraria algo em torno de 5/6 anos para chegar aos 40000 necessários para dar entrada, talvez com o FGTS consiga dar a entrada na metade do tempo. Então acredito ser a opção mais tranqüila né?

3) Agora soluções com consórcio, não existe? A idéia de ser contemplado antes do tempo me anima. Mas é contar muito com a sorte né?

4) Outra dúvida, o fato de buscar primeiro a casa própria com dinheiro aplicado para depois desse objetivo alcançado construir investimentos é vantajoso nesse cenário? ou poderia trabalhar melhor este dinheiro?

Obrigado!!!!!!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto escreveu:
Obrigado pelas rápidas respostas gente!

É o caminho que estou inclinando mais queria esgotar as dúvidas:

1) Quanto a disciplina após um longo periodo de apredizado graças ao clubedopairico(muita leitura aqui, obrigado!!!) conseguimos ficar disciplinados.

2) Estava fazendo os cálculos aqui e juntando esses 300/mês + os 10.000 guardados no inicio demoraria algo em torno de 5/6 anos para chegar aos 40000 necessários para dar entrada, talvez com o FGTS consiga dar a entrada na metade do tempo. Então acredito ser a opção mais tranqüila né?

3) Agora soluções com consórcio, não existe? A idéia de ser contemplado antes do tempo me anima. Mas é contar muito com a sorte né?

4) Outra dúvida, o fato de buscar primeiro a casa própria com dinheiro aplicado para depois desse objetivo alcançado construir investimentos é vantajoso nesse cenário? ou poderia trabalhar melhor este dinheiro?

Obrigado!!!!!!

O ideal é que você fique o máximo de tempo possível no aluguel ... pois com isso conseguirá acumular uma poupança maior, melhorando na hora da compra ...

Se alugar só para juntar o valor para a entrada, dai "não vale tanto a pena" ...

Acho que a 4) é o ideal. Vai trabalhando o dinheiro, com um pouco mais de tempo o resultado será bem melhor. Smile
Peixoto

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé,

Ué mais ficando mais tempo no aluguel não estou jogando no lixo 1500,00 por mês?

Obrigado!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto escreveu:
Zé,

Ué mais ficando mais tempo no aluguel não estou jogando no lixo 1500,00 por mês?

Obrigado!

Financeiramente falando não ...
Psicologicamente falando sim ...

hehehe

Assim, se você conseguir uma parcela de financiamento igual ao valor do aluguel, dai vale a pena. ( ao menos em termos de contas ... )

Mas isso depois de algum tempo ...

O problema, é que normalmente a parcela do financiamento é bem maior do que o valor do aluguel ...
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Vamos lá a Opção 3 do Consórcio eu não conheço muito,mas o que eu conheço não gosto.

Quanto as Opções 1 ou 2,

Opção 4 (a minha)

Não compra e investe bem o dinheiro é o que faço,meu plano é só comprar um imóvel quando eu tiver bastante dinheiro e o dinheiro do imóvel ser uma parcela pequena do meu dinheiro.Até la eu pretendo morar de aluguel.

Aluguel é flexível,pois pode se mudar com mais facilidade e geralmente é barato em relação ao preço do imóvel se você souber aplicar o dinheiro +-.Financeiramente é a melhor(como já falaram procura que aqui no fórum tem longas discussões sobre isso)

Entre a 1 e 2 Você se preparou pouco para o financiamento,pois geralmente você precisa dar 20% de entrada,talvez em imóvel em construção você consiga dar menos,então provavelmente vai ter que ficar com o aluguel+ poupança

Agora financeiramente para saber o que mais compensa é dificil,pois imóvel é renda variável e se você financia um imóvel você faz um "investimento" em renda variável.Ia depender da taxa de juros do empréstimo,da variação de preço do imóvel,taxa de juros da poupança.Se eu tivesse que escolher com risco de errar escolheria o imóvel
Peixoto

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas, estão me ajudando muito!

Sobre o imovel(para morar) como investimento seria um investimento um tanto quanto arriscado, não?

9,5%aa (mais ou menos) + TR o apartamento teria que valorizar bastante para compensar a perda, correto?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

festenhas escreveu:
Roma9 escreveu:
pois imóvel é renda variável

eu discordo um pouco...
quando você mora no imóvel ele não se torna renda variável. às vezes nem investimento é.

Quando você compra um imóvel para morar leva em consideração vários fatores que levaria quando está investindo em imóvel.

além do mais, poucas pessoas pensam em comprar imóvel para vender depois quando moram no imóvel em questão.

Eu concordo com você, ,por isso que "investimento" ta entre aspas.Eu só disse que estava analisando financeiramente("financeiramente para saber o que mais compensa é difícil ")Ou seja foi uma análise olhando só por esse aspecto,tem outros que fica difícil considerar,pois não só eu que vou casar ou te que explicar pra mulher que imóvel próprio é passivo.
Peixoto

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

No meu caso minha futura esposa compreende bem a situação e consegue ver o imóvel como passivo. O problema são meus parentes no ouvido falando que tem q comprar um imóvel....
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto escreveu:
No meu caso minha futura esposa compreende bem a situação e consegue ver o imóvel como passivo. O problema são meus parentes no ouvido falando que tem q comprar um imóvel....

Meus pais me falavam isso o tempo todo ai eu demonstrai para eles que financeiramente não valia a pena.Ajudou o fato deles serem engenheiros,mas mesmo assim demorou um pouco para cair a ficha.Hoje meu pai não fala mais de investimento em imóvel antes para ele tudo é imóvel,hoje ele quer é vender e colocar no tesouro direto.Agora ele fica falando isso para os amigos dele é muito engraçado."Não porque no tesouro direto você ganha 0,5% a.m+IPCA sem risco e dor de cabeça"
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
O problema são meus parentes no ouvido falando que tem q comprar um imóvel ...

Um dos maiores problemas para a real Educação Financeira ...

Afinal, "sempre" temos que ouvir os mais velhos, não é mesmo ? E o Brasil é um país com um nível de educação ( em todas as áreas ... mas tudo bem ) financeira bem baixo.

Soma 1 + 1 ... e vê no que dá. Wink
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

O que eu acho mais complicado de comprar imóvel cedo quando ainda se tem pouco dinheiro é que geralmente se tenta comprar algo no limite ou acima dele da capacidade financeira.

Mullen o complicado é que se for olhar em 5 anos(no SAC da caixa) você só pagou 16,66% do bem num empréstimo de 30 anos.Então a resposta fica complica

editado:Só para ter uma ideia para financiar um imóvel de 200k com 10%(20k) de entrada em 30 anos você começa pagando 2k por mês e precisa ter uma renda de 7k+-.

Na minha opinião só vale à pena pagar essa amortização se o cara não tiver nenhuma opção de investimento razoável e estar com dinheiro na poupança ou equivalente.Isso olhando só o lado financeiro.Ainda tem a falta de mobilidade para mudança ou separação e a baixa liquidez da operação.Sem contar que geralmente ninguém compra um imóvel para morar tendo como prioridade os requisitos para um bom investimento.Acho besteira então.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!