Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aluguel+Poupar X Financiamento X Aluguel+Consorcio.
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 10:09 am    Assunto: Responder com Citação

O problema, Mullencampf, é que R$ 200k não é caro dependendo da cidade ... Assustado

Aqui em Floripa, um apto pequeno, +- 57m² ( com 2 quartos ) no centro, custa perto de R$ 300k !!!

É um apto pequeno, que assim que tiver crescimento na família precisará ser trocado ... mas é para o exemplo de quem tá começando ...

Complicado neh ?

O aluguel de apto desses, em média, é de R$ 1.000,00 - R$ 1.300,00 ... mais o condomínio que fica por volta dos R$ 400,00 - R$ 600,00 ...

Obs: No centro e bairros vizinhos ...
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

festenhas escreveu:
Florianópolis não é parâmetro pra ninguém....

aqui a bolha imobiliária está gigantesca!!

Exatamente. Smile

Não é parâmetro ... mas é a nossa realidade ... Sad
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Peixoto

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui no Rio de Janeiro, na barra da tijuca por exemplo, um apartamento bem escondido quase em jacarepagua, curicica de 1 qto/2qto não sai por menos de 180.000,00. Se for na região mais central da barra um apartamento de 2 qtos chega nos 260/300k fácil.

Agora esses ai de Floripa de 57m2 à 300k ta brabo!

Estou tentando montar uma planilha de comparação no excel, apontando as vantagens e desvantagens no meu pontos de vista, logo mais eu posto aqui. A principio pelo meu ponto de vista o aluguel esta mais vantajoso, o que o Zé falou na primeira pagina sobre psicologicamente e financeiramente faz toda a diferença.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Peixoto

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

ah sim depende de onde né, pelo que tenho visto por aqui também casas pode colocar 1kk para cima. Como tambem tem 2qtos à 600k etc... depende mto do condominio da localização etc.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:
[
mas no ponto de pagar 16% sao 16% que vc ja pagou vai ser teu se um dia vc vender..... os 90k e aluguel ano tem cmo vc recupera......

Mas o problema é que você teria gasto uns 50k(arredondado) a mais e se tivesse colocado esse dinheiro em um negócio que rendesse alguma coisa você teria mais dinheiro.

Realmente aqui no Rio os imóveis valem muito,mas não acho que estejam tão caros ou em bolha,simplesmente em muitos lugares não se tem espaço para construir e as normas urbanísticas não deixam construir prédios altos então demolir os antigos nem pensar.Oferta constante e a demanda a aumenta.Chega a ser engraçado tem amigo meu que mora em apartamento próprio de 2 quartos que vale +1kk e o pai é funcionário público e ganha 5k.Se tivesse que recomprar teria que sair dali.

Eu sou do Rio se eu fosse me mudar ia morar de aluguel em um quarto e sala na Gávea que na minha opinião é um bom lugar,a um preço razoável.
Peixoto

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf, a questão de morar na barra não é status, eu morro na barra a 15 anos, gosto de la por uma série de motivos, não acho que tem nem um pouco de status morar lá, outros lugares no rio tem muito mais status. Mesmo assim procurei imoveis fora da barra e não achei nada muito mais barato, que outros lugares sugere? Recreio esta um pouco mais barato o único porém é estar longe de tudo. Quanto a Gávea os apartamentos que achei estavam com o preço muito elevado.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 5:53 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema da Barra é que ela foi construída e é mantida tendo como exemplo Miami.
Grandes avenidas e pontos comerciais uns longe do outros de forma que necessite usar carro para tudo,o que torna o custo de vida um pouco alto.
Estão sendo feitos condomínios já com comércio essencial dentro,mas ainda sim o custo de vida é alto.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Peixoto

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 6:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda acho que depende do ponto, aonde morro é bem simples comparada a outras regiões da barra, ali na altura do Downton. Tem 2 shoppings muito perto, tem 2 padarias, tem 2 supermercados. tudo a menos de 5 minutos de distancia a pé. E para sair da barra tem Ônibus do condomínio que por 100,00 e pouco a mais no condomínio(em media) voce tem ônibus de 30 em 30 minutos(de 6:00 as 22:30) para o centro da cidade (ida e volta). Ahhh, E estou a 15 minutos a pé da praia, fora a infraestrutura do condominio.

Tem seu preço tem, mas não é nada absurdo, pode comparar.

Também é gosto né. Estou estudando possibilidades tanto de compra como de aluguel no recreio que esta super em conta, mas lá sim tem o problema de distancia.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 6:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto escreveu:
Ainda acho que depende do ponto, aonde morro é bem simples comparada a outras regiões da barra, ali na altura do Downton. Tem 2 shoppings muito perto, tem 2 padarias, tem 2 supermercados. tudo a menos de 5 minutos de distancia a pé. E para sair da barra tem Ônibus do condomínio que por 100,00 e pouco a mais no condomínio(em media) voce tem ônibus de 30 em 30 minutos(de 6:00 as 22:30) para o centro da cidade (ida e volta). Ahhh, E estou a 15 minutos a pé da praia, fora a infraestrutura do condominio.

Tem seu preço tem, mas não é nada absurdo, pode comparar.

Também é gosto né. Estou estudando possibilidades tanto de compra como de aluguel no recreio que esta super em conta, mas lá sim tem o problema de distancia.

Sim,o ponto pode ajudar ou atrapalhar.
Mas veja bem.Mesmo tendo as coisas perto,elas são caras.Comprar em shopping nem se fala.Estes mercados que você falou não devem ser muito baratos.Enfim,têm seu custo.Mas quem pode e gosta more.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto me diz uma coisa que não ficou clara:

Quanto custa o aluguel sem o condomínio do apartamento que você quer comprar ou um bem parecido?e quanto custa a parcela do financiamento?
Peixoto

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

Roma,

em torno de 190k/200k e o aluguel+condo esta em R$1,5k

Mullencampf,

É eu não soube me expressar, realmente não quero morar em qualquer lugar, não estou olhando somente o lado econômico, como você disse qualidade de vida conta também. Mas é algo a ser pensado como morar de aluguel em um lugar com menos qualidade de vida para mais a frente ir para onde quero.

Ainda não coloquei no papel, mas o fato de pegar um montante x e deixa-lo amarrado a um imovel(provavelmente seria todo o meu capital) não me agrada.
edctti
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Peixoto, vai minha humilde opinião:

Já estou no segundo financiamento e não estou muito arrependido.

Se você ler aqui no fórum ou em qualquer livro sobre o assunto, vai prevalecer a opinião de que o melhor é alugar. Financeiramente falando, na maioria das vezes esta opiniao é correta. Pelo simples fato de que o seu dinheiro bem aplicado rende mais juros do que o juros que você está pagando de aluguel.

Só que eu vejo o pessoal usando uma premissa que não tem sido realidade nos últimos anos: a de que o imóvel não se valoriza acima da renda fixa. Nos últimos anos se valorizou bem mais aqui na minha cidade. Acredito que no Rio o mercado é mais inflacionado ainda.

Outra coisa que o pessoal não leva em conta: com os preços em alta, a vantagem do financiamneto é que na hora que você faz o financimaneto, você congela o preço do imóvel no valor daquele momento e vai pagar juros sobre aquele valor. Se você ficar acumulando dinheiro para comprar o mesmo imóvel, o seu dinheiro vai rendendo juros mas o imóvel vai valorizando também. Quem valoriza mais rápido? Dificil responder.

Monte a planilha e analise bem, acredito que quando você tiver o $ para dar de entrada em torno de 40 a 50% do valor do imóvel, já vale a pena comprar.

Outra coisa que nenhum livro vai dizer: se você for um garotão solteiro, morar de aluguel é ótimo. A medida que você for amadurecendo, morar no que é seu, poder mandar fazer um móvel sobre medida como você bem quer, ter um quintal para seu filho brincar na grama, não tem preço...Pelo menos para eu! (aí é a prioridade de cada um).
Newric

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 9:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu támbem tenho observado que na minha cidade nos ultimos 10 anos o valor dos imóveis tem subido muito.
A experiência de alguns amigos que financiaram imóveis no sitema SAC é de que o valor da prestação tem caido e o valor do aluguel de imóvel semelhante tem subido ao longo dos anos. Como o Mullencampf falou, se vai pagar aluguel de R$ 1500,00 então pagar prestação deste valor no financiamento. Do mesmo modo que ao investimentir em bolsa, se analisa a possibilidade de valorização do papel, aqui também se deve estudar, na sua região, a tendência de valorização ou não do imóvel.
edctti
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

edctti escreveu:

poder mandar fazer um móvel sobre medida como você bem quer, ter um quintal para seu filho brincar na grama, não tem preço...Pelo menos para eu! (aí é a prioridade de cada um).

O que eu resumidamente quiz dizer aqui é:

1. É mais fácil achar um bom imóvel para comprar do que para alugar. Tem novos lançamentos todos os dias e pessoas que moravam e cuidavam muito bem de seu imóvel, mas precisam vender. Quando é para alugar, trata-se de um imóvel que o proprietário não cuida bem e o inquilino anterior pior ainda. Quando você finalmente encontrar algo bom para alugar, infelizmente o proprietário sabe que aquele imóvel é bom e pede mais caro do que a média da rgião.

2. Para mobiliar um imóvel gasta-se em torno de 10% do valor, sem luxo. Algumas coisa você consegue aproveitar quando se mudar, outras não. Chega uma hora que é melhor você investir em algo para a vida toda, ou pelo menos por uns bons anos.
cirso

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Ressuscitando o tópico, afinal, muita coisa mudou (IGP-M por exemplo)

Pois é, aí eu entro na dúvida
Estou pra juntar as escovas com a patroa :olhos:

Aqui qualquer apê de 3 quartos (1 suíte) com 70m² custa 150k, casas com essa metragem custam o mesmo, algumas em condomínios fechados mais simples custam até menos (achei uma um tanto interessante por 130k)

Aí a dúvida:
Patroa é bancária, consegue taxas interessantes, conseguimos taxa no Itau a 7,84% a.a. efetivos (contra 9,01% na CEF), dando uma entrada de 30k (usando FGTS que não rende melda nenhuma) as prestações seriam de R$ 1.064,71 (ainda ACHO que dá pra abater algumas prestações parcialmente com o FGTS depois)

Sempre fui a favor do aluguel + poupança, mas com IGP-M indo para 10% e os preços do imóvel com estimativa de aumentar ainda um pouco mais, complica

Coloquei 2 condições para o imóvel
1 - ter no mínimo 2 banheiros
2 - ser distante no máximo a 6kms do meu local de trabalho (sim, é possível), assim ganho tempo e economia de combustível (nada nada gastar 100/200 pila a mais de combustível no mês te possibilitaria comprar um imóvel 20k mais caro e próximo, quase ninguém aqui pensa nisso)

Então:
1 -Alugo algo assim por 700 mensais e guardo a diferença do financiamento (uns 300 reais) pra depois comprar algo melhor, mas nesse tempo gasto uma nota em certidões pra cada contrato de aluguel + os reajustes pelo IGP-M (que já beira os 10% a.a.).
2 - Compro um imóvel pronto, equivalente (até um pouco melhor com alguma procura), por uns 150k na esperança de que esse seja um valor “honesto” e que estabilizará, pagando os R$ 1.064,71 mensais com reajustes menores que o do IGP-M.
3 - Considerando que acho os imóveis caros, compro um terreno de 65k e construo (financiamento terreno + obra, tem muita gente fazendo), gastando os mesmos 150k, mas fazendo algo melhor (e esquentando muuuito mais a cabeça com a MO escassa hj)
4 – Faço consórcio (no banco dela tb) com carta de crédito de 150k, damos no lance FGTS e algum recurso próprio, e pego “à vista” algum imóvel com menos encheção e especulação do que os que “dão financiamento” (Mas fica o porém: pode demorar pra sair a carta e até lá o preço dos imóveis subir)

Variáveis a serem pensadas:
- Aumento do IGP-M, que é o índice de reajuste do aluguel, devido ao aquecimento da inflação
- Provável inchaço nos custos dos imóveis devido às obras de COPA e olimpíadas
- MO escassa
- Materiais caros
- Noiva que está um tanto “apressada” Razz daqui a um ano no máximo queremos estar no nosso teto.
- E sei lá que políticas que a Dilma vai fazer, já que quer até reajustar o bolsa família (injetando mais grana e aumentando ainda mais a inflação do IGP-M galopante)

Dúvida cruel
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!