Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Onde investir mais de R$ 1.000.000,00?
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
milasker

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 1:38 pm    Assunto: Onde investir mais de R$ 1.000.000,00? Responder com Citação

Boa tarde!

Esse é o meu primeiro post, e ainda sou leiga em educação financeira, mas tenho um pouco mais de 1.300.000,00 aplicados ao CDB (98% do CDI pelo BB) e quero melhorar meus investimentos.

Mensalmente ainda aplico cerca de 40mil nesse montante (e a previsão é aplicar isso até 2011), já que vendi a parte em uma empresa e ela me paga por prestações com o IPCA acumulado + juros de 0,5% a.m. (essa taxa é não-cumulativa).

Cerca de 100mil está diversificado em ações, mas até agora só perdi dinheiro na bolsa. Investi em outubro de 2007 lá (na verdade meu pai investiu).

Estou insatisfeita com os resultados do CDB, e pelo que tenho visto no fórum, com esse montante eu deveria conseguir mais de 100% do CDI (mas ainda assim não seria grande coisa).

Na realidade, eu gostaria de indicações de onde poderia investir melhor esse dinheiro, pelo menos até eu me formar (2012) e decidir abrir um negócio e etc..

Vi em algum tópico que Letra de Crédito Imobiliário seria uma boa opção.
O NTN-B Principal parece que chega a uns 11% a.a por 6 anos... será que vale a pena?

Não sei se é vantagem tirar do CDB agora, já que a alíquota do imposto da 1ª parcela já está quase chegando em 15% (mínimo de IR).
Não precisa ter muita liquidez, quero investimento a longo prazo mesmo, pra garantir um ''colchão de segurança''.

Ah e apesar de ter 20 anos, tenho perfil conservador.
Agradeço a ajuda!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente, 98% do CDI para mais de 1M é extremamente pouco. Eu com MUITO menos que isso tenho 97%.
Se você não precisa do dinheiro em breve como falou, eu recomendaria o seguinte:
> 500k em CDB com 100% (no Bradesco você consegue fácil)
> 300k em Multimercados
> 200k em ações blue chips (PETR4, VALE5, BBDC4, ITUB4, etc)
> 100k em outras ações (EMBR4, ECOD3, SMAL11, etc)
> 200k compraria 4 salas comerciais

Com isso teria mais de 50% em segurança (CDB e sala comercial).
Eu acho que tudo varia do quanto você está disposta a ganhar/perder. Você deve ter sofrido com momento ruim da bolsa, mas não se deixe levar nisso, é só ter sangue frio e segurar as ações até valorizar de novo, foi o que eu fiz, perdi uns 50% do que eu tinha em ações, e hoje em dia já recuperei quase tudo que perdi. Ações na minha opinião é para longo prazo, se ficar vendo todo dia vai enlouquecer com a volatilidade.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo ao Clube. Smile

O grande problema de tirar do CDB é que para conseguir um rendimento "muito maior" ( na verdade até mesmo um pouco maior ) que o CDI você entrará na área dos investimentos que têm risco ...

E pelo o que senti, tu não ficou muito satisfeita com as perdas do capital em bolsa, não é mesmo ?

Se pretendes usar o dinheiro logo ( menos de 3 anos ... 2012 tá logo ali Wink ), não sei se é uma boa partir para a renda variável ...

Já Título do Tesouro é diferente. Smile
Podes conseguir um valor consideravelmente maior, mas nada garante que manteremos a taxa de juros no patamar atual. Se subir, o rendimento do CDB sobe junto, já os títulos comprados hoje ... não.

Qual foi o teu primeiro pensamento para aumentar o rendimento ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
milasker

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiramente, muito obrigada a vcs 2 pelas respostas... O fórum vai ser de grande ajuda...

Playbr: é, realmente não foi como esperado... mas to tranquila quanto as ações porque sei que é a longo prazo. To mais insatisfeita mesmo é com o CDB, que é onde tá a maior parte do dinheiro.
Vc não me recomendaria Tesouro Direto?

Zé da Silva: é uma faca de 2 gumes então né? Mas será que tem algum desses títulos que renda na ordem de 15% a.a.? Quais?
Porque se duvidar até meu apto valorizou mais do que o CDB me rendeu nesse tempo...
Tinha pensado em comprar imóveis ou até salas comerciais, como o Playbr sugeriu. Surgiu uma oportunidade de comprar autonomia de taxi, aparentemente muito boa (cerca de 3%a.m.), mas é no Rio, e eu to no ES, talvez isso seja um problema pra fiscalizar. Pensei também em abrir uma franquia, mas aí já não seria pra agora, mas só depois de 2012 como te disse!

Sei que devem ter milhões de oportunidades mais rentáveis que o CDB, mas ainda não sei onde procurar..
Alguma sugestão?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação

milasker escreveu:

Sei que devem ter milhões de oportunidades mais rentáveis que o CDB, mas ainda não sei onde procurar..
Alguma sugestão?

Primeiro não entendi se você esta aplicando dinheiro para você ou seu pai e o que você pretende exatamente fazer com o dinheiro.Isso faz toda diferença.

Pelo que entendi você pretende abrir um negócio.Como um negócio é um investimento de risco eu recomendaria você deixar o dinheiro em alguma coisa de renda fixa ou um multimercado conservador e estudar o negócio.Ou se você quiser entender de investimento da uma lida na seção de livros do fórum tem muitos livros bons.

Não compre nenhum título pré fixado com prazo maior que 1 ano se você não entende de inflação,taxa de juros e essas variáveis macro econômicas.Já que o investimento passa a ter um risco parecido com bolsa e você pode perder dinheiro(rentabilidade negativa).

Perfil conservador,médio prazo e sem conhecimento é só CDB ou parecidos.Você pode procurar um CDB que pague uma taxa maior em outro banco ou ainda um produto mais "estruturado".Se você tem certeza que pode ficar com o dinheiro parado por mais de 1 ano.Procure um DPGE em um banco menor é igual a um CDB só que é garantido pelo governo até 20 milhões,só que você só pode sacar o dinheiro depois de um tempo.Só que as taxas oferecidas no DPGE caíram muito nos últimos meses se fosse 3 meses atrás você conseguia uns +-120% do CDI,mas agora caiu bastante a taxa,mas continua dando na maioria dos casos mais que 100% do CDI.
cadime
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 6:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Já pensou aplicar em Debêntures, Letras Hipotecárias, Letras de Crédito Imobiliário? São investimentos de renda fixa que eu li no livro "Investimentos Inteligentes" e que parecem ser bons para que tem um valor alto para investir e CDB's deixam de compensar, se não me engano o minimo para Debêntures é 100 mil e para LH e LCI é 50 mil...

OBs: Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliário são isentos de Imposto de Renda para a pessoa física, como na caderneta de Poupança.Isso acontece porque os recursos captados por meio desses tipos de títulos são utilizados exclusivamente para fins de financioamento de imóveis, o que motiva o incetivo fiscal por parte do governo, a título de estímulo à construção de moradias e empreendimentos.

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação

milasker escreveu:
Primeiramente, muito obrigada a vcs 2 pelas respostas... O fórum vai ser de grande ajuda...

Playbr: é, realmente não foi como esperado... mas to tranquila quanto as ações porque sei que é a longo prazo. To mais insatisfeita mesmo é com o CDB, que é onde tá a maior parte do dinheiro.
Vc não me recomendaria Tesouro Direto?

Não, não recomendo TD por alguns motivos. Primeiro que apesar da aparente "segurança de resgate", é um título que você fica presa por um longo tempo para ter alguma vantagem. Sem contar que dê uma olhada nos juros pagos por eles, eu fiz um comparativo mês passado, é como investir em CDB com 95% do CDI, ou seja, eu ficaria com o CDB ainda. Eu não compro TD, e não recomendo. Há quem recomende, mas em meus cálculos não vale a pena, nem o pré-fixado e nem os com reajuste com base em algum índice, a inflação provavelmente vai comer nos 2 casos. Eu continuo recomendando investimentos mais arrojados caso você tenha menos de 35 anos. Pelo menos 50%, para você poder realmente alavancar. Agora se realmente não quer risco algum, deixe em CDB e negocie com algum banco pelo menos 100% do CDI, no Bradesco você deve conseguir. Eu tenho diversos investimentos, e para você ter uma idéia, vou colocar a rentabilidade líquida deles esse ano.

Poupança: 5%
CDB: 5,35%
VGBL agressivo: 44,42% (considerando aplicação mensal)
Multimercado Agressivo: 16,90%
Fundo de Ações VALE: 34,85%
Ações: 51,60%

Esse ano tive um aumento dos meus investimentos médio de 30,50% até agora. Espero fechar o ano com 35%.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação

PlayBr

Não é bem assim Selic rende um pouco mais que CDI historicamente e a rentabilidade dos títulos do TD já diferiram substancialmente do CDI/Selic.SELIC é meta,CDI é taxa de verdade.Já aconteceu no Brasil do estado não conseguir manter a meta Selic.Se você fizer a conta fica quase empatado,mas realmente não vale a pena esse trabalho todo para não ganhar nada se você já tem uns 100% do CDI no CDB

CDI x SELIC

Peguei aqui um exemplo bem claro NTNB45 X CDI.Para você ver que muitas vezes o TD oferece opções de renda fixa com rentabilidade diferenciada(para cima e para baixo)

Mas esse é um investimento mais sofisticado e exige do investidor um conhecimento maior das variáveis macro econômicas(taxa de juros e inflação).

Esse título que eu citei acima a NTN-B rendeu 25% esse ano ou seja uma bela rentabilidade.Inclusive esses NTN-B são muito bons para a aposentadoria ou independência financeira.Recomendei meu pai a comprar alguns e ele gostou muito das características do produto.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 8:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
PlayBr

Não é bem assim Selic rende um pouco mais que CDI historicamente e a rentabilidade dos títulos do TD já diferiram substancialmente do CDI/Selic.SELIC é meta,CDI é taxa de verdade.Já aconteceu no Brasil do estado não conseguir manter a meta Selic.Se você fizer a conta fica quase empatado,mas realmente não vale a pena esse trabalho todo para não ganhar nada se você já tem uns 100% do CDI no CDB

CDI x SELIC

Peguei aqui um exemplo bem claro NTNB45 X CDI.Para você ver que muitas vezes o TD oferece opções de renda fixa com rentabilidade diferenciada(para cima e para baixo)

Mas esse é um investimento mais sofisticado e exige do investidor um conhecimento maior das variáveis macro econômicas(taxa de juros e inflação).

Esse título que eu citei acima a NTN-B rendeu 25% esse ano ou seja uma bela rentabilidade.Inclusive esses NTN-B são muito bons para a aposentadoria ou independência financeira.Recomendei meu pai a comprar alguns e ele gostou muito das características do produto.

Continuo não vendo vantagem em TD atualmente.
Você fica preso a Selic. E se a taxa de juros cair? Vai pro saco anos de investimento. Minha humilde opinião, TD só é bom se você tiver certeza que nada drástico vai acontecer nos próximos anos (assim como a maioria dos investimentos). Eu particularmente invisto em CDB para renda fixa, mas prefiro coisas mais "ousadas". Você já leu o livro investimentos inteligentes? É bem útil pra tirar algumas conclusões. Uma época pensei em investir em TD, mas o que me dava melhor retorno seria um pré-fixado, na época a 12% a.a. Porém se eu tivesse feito teria sido ruim, pois os pós fixados renderam melhor e até o CDB. O negócio é se adaptar a um estilo de investimento. Entre CDB, Poupança, TD e Renda Fixa em geral, sempre vai ter época que um rende mais que outro, ano passado por exemplo a poupança tava fantástica, 0.7% ao mês era o mínimo. Historicamente prefiro o CDB. Mas nada impede que daqui um mês, um ano, uma década, eu não diga que o TD passou a valer a pena para mim.
milasker

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9: Meu pai aplicou, eu era muito nova. Na verdade é uma conta conjunta, mas meu pai me deixará de herança/pontapé inicial, e agora eu quero melhorar o investimento.
A idéia de abrir um negócio não é pra agora (nem se vai ser pra depois), por isso ele tá ''parado'' no CDB.
Se possível, gostaria de viver do rendimento desse dinheiro (ou bens) um dia (vendo ele crescer, é claro), como um plano de aposentadoria já citado em outro tópico.

cadime: Brigada pela dica, vou ver com meu gerente isso. Se é isento de IR, então, melhor ainda. Qualquer banco oferece essas LH e LCI? Queria ter uma comparação em relação ao CDB. Abraços

Playbr: É, vou conversar no banco e exigir pelo menos 100% do CDI. Acho que não vale a pena mudar de banco agora, pra manter o mesmo tipo de investimento. Parabéns pelos 30,50% até agora! Eu chego lá!
[/b]
cadime
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Retirado do livro Investimentos Inteligentes

Como comprar Debêntures?

A negociação é feita por bancos ou corretoras de valores. Quando a debênture é emitida por meio de oferta pública, o título pode ser renegociado entre investidores no chamado mercado de balcão, que você pode acessar pela sua instituição financeira. É comum tam´bem a emissão por venda direta, caso em que a renegociação não é possível e o investidor fica com a posse do papel até o vencimento. Os prazos de vencimento costumam variar entre dois e três anos. A possibilidade de renegociação de uma debênture no mercado depende essencialmente do interesse de outro comprador, por isso os pa´peis de grandes empresas têm maior liquidez.
A negociação de debêntures se dá em títulos de grande valor, normalmente a partir de R$ 100 mil, o que faz dela uma alternativa de diversificação em renda fixa atrativa apenas para grandes investidores e fundos, os chamados investidores qualificados.

Como comprar LHs e LCIs?

Títulos dessa natureza são normalmente emitidos por bancos com grande carteira de financiamento imobiliário, seja para financiamento de moradias (normalmente bancos de varejo), seja para financiar grandes empreendimentos (bancos especializados).
Fazendo parte do mesmo mercados das LHs e LCIs, porém de natureza diferente quanto a sua origem, é o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), título de renda fixa que costuma pagar um retorno de IGPM mais juros, lastreado em recebíveis imobiliários (ou seja, originado em negociações no mercado imobiliário), garantido por alienação fiduciária dos imóveis. É emitido por Companhias Securitizadoras de Créditos Imobiliários e sua negociação é livre em mercado de balcão, o que pode ser feito por meio de uma corretora de valores.
Da mesma forma que ocorre no mercado de debêntures, a negociação de LHs, LCIs e CRIs é feita em títulos de grande valor, normalmente a partir de R$ 50 mil, o que também se faz desta uma alternativa de diversificação em renda fixa atraente apenas para grandes investidores e fundos.

Ufa, cabei ;D
milasker

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 11:23 am    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf: Já pensei em construir um prédio com apartamentos, mas lembro que ía sair em torno de 1M, e o retorno não era o esperado, é muito caro o m2 aqui. Acho melhor não arriscar 80% do montante em um mercado que não conheço bem ainda. Mas é uma possibilidade.

cadime: Vc não digitou isso tudo né?! Vou pesquisar os riscos e taxas da LCI.

Pesquisei algumas salas comerciais por aqui... uma sala de uns 100m2 tá na faixa de 400k. Um pouquinho (!) acima dos 50k por sala que o Playbr tinha sugerido. A entrega é em 2010, a região é nobre, mas o retorno tá em torno de 1.25% a.m. Será que é isso mesmo?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

milasker escreveu:
Mullencampf: Já pensei em construir um prédio com apartamentos, mas lembro que ía sair em torno de 1M, e o retorno não era o esperado, é muito caro o m2 aqui. Acho melhor não arriscar 80% do montante em um mercado que não conheço bem ainda. Mas é uma possibilidade.

Pesquisei algumas salas comerciais por aqui... uma sala de uns 100m2 tá na faixa de 400k. Um pouquinho (!) acima dos 50k por sala que o Playbr tinha sugerido. A entrega é em 2010, a região é nobre, mas o retorno tá em torno de 1.25% a.m. Será que é isso mesmo?

Eu ia comentar isso da sugestão do Playbr. Smile
Aqui também não dá nem para sonhar em comprar uma sala por R$ 50k ...

Quer dizer ... até dá, mas em prédios velhos ... com infra estrutura fraca ... com salas pequenas ... que afugentam os locatários.

Mas isso muda de cidade para cidade ... e como já foi dito n vezes aqui no fórum "Floripa não é exemplo de nada quando o assunto é imóvel" Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
cadime
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Digitei Wink, porque sei que quando eu precisar de alguma ajuda ou informação concerteza terá alguém para se oferecer a ajudar, então como que você tinha se interessado pelas minhas sugestões, resolvi escrever pra ficar mais claro =D.

Se quiser dar uma olhada neste artigo da InfoMoney, ele faz comparação das LCIs com CDBs: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1268999&path=/suasfinancas/investimentos/fundos/

Abraços
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
milasker escreveu:

Eu ia comentar isso da sugestão do Playbr. Smile
Aqui também não dá nem para sonhar em comprar uma sala por R$ 50k ...

Quer dizer ... até dá, mas em prédios velhos ... com infra estrutura fraca ... com salas pequenas ... que afugentam os locatários.

Mas isso muda de cidade para cidade ... e como já foi dito n vezes aqui no fórum "Floripa não é exemplo de nada quando o assunto é imóvel" Smile

Aqui no centro de Porto Alegre se encontra muita sala (pequena) a partir de 25k. As de 50k tu consegue melhorzinha já. O retorno delas são bons. Normalmente melhor que um imóvel residencial.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!