Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Controle de Bordo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
plima
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Out 25, 2009 1:55 pm    Assunto: Controle de Bordo Responder com Citação

Oi pessoal,

* Que ferramentas voces utilizam para controlar suas finanças?

Voces acompanham o(a):

1) Relação de ativos e passivos?

2) Proporção de alocação de ativos por categorias?

Por exemplo, vocês têm estratégias do tipo: manter uma porcentagem de alocação em ativos de bolsa ( uma banda entre 45% e 55% ) - caso a bolsa caia, automaticamente, há realocação para compra de ativos em bolsa, e caso a bolsa suba, há realocação para venda de ativos em bolsa.

3) Fluxo de caixa? Controle mensal de futuros rendimentos, e futuras despesas, com gerenciamento para evitar problemas de liquidez.

4) Gerenciamento de riscos? Computar o risco de carteira - com valoração do risco e VAR (útil para controlar, junto com (3), um gerenciamento do colchão de segurança).

5) Indice de riqueza(IR) - proposto no PRPP?
IR = rendimento passivo / despesas

rendimento passivo - rendimento provindo de seus ativos
despesas - despesas totais (varia muito de acordo com seu estilo de vida)

* Estou tentando realizar o acompanhamento do IR (5). Daí surgiram algumas questões:

- Achei mais fácil realizar as contas utilizando rendimentos e despesas anuais: - Para computar todos os impostos pagos, seguros, depreciações, dividendos recebidos - achei mais fácil realizar anualmente. Porém, o efeito inflacionário no período é ignorado.

- Para computar o rendimento passivo, voces consideram a inflação? Exemplo: Suponha que voce tem um título com rendimento de 10%aa, e a inflação tenha sido de 4%aa. O rendimento passivo são os 10% ou os 6%?

* Com que periodicidade, voces julgam suficiente efetuar o acompanhamento do IR?

-----------------------

Atualmente, eu acompanho mensalmente:
- a relação de ativos e passivos(1)
- A proporção de alocação de ativos por categorias (2) - mas não respeito rigorosamente a estratégia de bandas
- Fluxo de caixa(3) - está sendo importante para eu planejar os pagamentos de parcelas de uma compra de apto na planta

Acompanho anualmente:
- Indice de riqueza (5)

Por enquanto nao faço um gerenciamento de riscos, por não achar necessário atualmente devido o fato de nao estar exposto a altos riscos e manter um colchao de segurança com alta liquidez.

Sobre as minhas experiencias:
Uma coisa que percebi, é que as duas ferramentas (1 - relação de ativos) e (5 - Índice de riqueza) - têm efeitos inversos em meu humor quando há variação na bolsa de valores. Se a bolsa caiu e eu olho para a relação de ativos - claramente eu fico triste, eheheh. No entanto, quando olho para o IR(5), fico feliz, pois vejo ficar mais fácil eu aumentar o meu rendimento passivo. Agora, se a bolsa sobe - fico feliz por ver os ativos decolarem, mas fico triste por perceber que fica mais difícil eu aumentar meu rendimento passivo.

Na minha pouca experiência, percebo que o controle de (5 - Índice de riqueza) é mais importante para quem está na fase de construção de ativos, para quem ainda não se aposentou. Nesta fase, o valor nominal das ações realmente pouco informam, já que o importante é formar uma carteira com altos rendimentos passivos no futuro. Outro lado é a manutenção do padrão de vida - mesmo que entre um dinheiro extra - para não aumentar a coluna de passivos e seus efeitos financeiros impactar de forma negativa no índice.

Outra percepção sobre o Índice de riqueza - é que ele não se baseia apenas nos seus ativos, mas também nos seus gastos. Ele faz voce focar tambem no seu estilo de vida e mostra o custo existente de se aumentar o padrão de gastos.

Um fator psicológico importante que existe no acompanhamento sobre o índice de riqueza, e para quem leu PRPP, é a missão de fazer com que este índice ultrapasse o valor um e que a corrida dos ratos fique para trás. Este é o meu objetivo estratégico nos próximos 5anos.

E voces que experiencia têm no controle das finanças?

[]´s,
Paulo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa, quanta coisa só pra se investir o $ que sobra no final do mês, hein? No dia que eu precisar fazer fluxo de caixa de mim mesmo é porque tem alguma coisa errada comigo...

Ah, já que você parece ser detalhista ao extremo, cuidado que 10% de rendimento com 4% de inflação não dá 6% líquido.

No mais, uso o bom e velho Excel.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu gosto de ser simples:
Ganho X e gasto muito menos que X e guardo Y.
Y eu estudo para investir da melhor forma possível.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!