Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Plano -> Para ser criticado :)

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sieber

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 3:31 pm    Assunto: Plano -> Para ser criticado :) Responder com Citação

Oi Pessoal!
Meu primeiro post... Como muitos, desejo alcançar uma boa grana guardada no fim da vida profissional, pra nao viver só de INPS... :/
Tenho 27 anos e acho que ainda da tempo de fazer algo.

Bom qual o Plano?
Gosto de ler e estudar sobre a bolsa, é uma ssunto que me fascina... Porem venho me interessando ha pouco tempo, entao nao posso me cosniderar grande conhecedor do mercado...

Ai vai...Resolvi que poupança nao da futuro... Poupanca é pra poupadores, e citando Gustavo Cerbasi, guarda dinheiro em poupança nao é investir, é apenas adiar o consumo..
Atualmente eu e minha esposa guardamos dinheiro em conjunto, o que resulta em $2000,00/mes...

Atualmente, temos 12000, 8 em poupança e 4 em fundos...

Meu plano é mander 50% em renda variavel de baixo risco (Titulos do Tesouro, variando entre os indexados pela SELIC e IPCA).

Os outros 50% aplicar em açoes (uma parte em acoes conservadoras/blue chips e uma parte em PIBB).

Escrevi meu planos para que pudesse ser criticado pelo pessoal..
Pretendo me aposentar com 45 anos e queria ter uma boa grana guardada... minha esposa é funcionaria publica com aposentadoria integral, o que nao ocorre comigo (entao o pé de meia tem que ser bom, mas nao precisa sustentar a casa sozinho)...

Segui um pouco da filosofia de dividir os ovos em varias cestas...

Aceito criticas ao plano e até agradeço!
Um grande abraço a todos!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação

A parte das ações, será comprada e "esquecida", ou devidamente operada ? Smile

E, claro, seja bem vindo ao Clube ! Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sieber

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu Zé!
Entao, seria esquecida no sentido de nao mexer no dinheiro...

Agora operada no sentido de vender/trocar um tipo por outro eu ja nao sei...vai depender da minha competencia e maturidade de análise até la Smile
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

É que a meu ver o maior erro de quem pensa em destinar uma fatia do seu dinheiro às ações é justamente o "comprar e esquecer" ...

Existem n maneiras de se rentabilizar este dinheiro, com pouco risco, pouco trabalho, mas ... com bastante estudo. Wink

Além é claro de ficar tentando aproveitar as altas e quedas das cotações. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 5:33 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Sieber, bem vindo ao fórum!

Seu plano 50/50 (metade na renda fixa, metade na variável) é considerado um perfil arrojado. A turma conservadora não coloca mais que 30% do capital em renda variável. Mas não há nada de errado nisso, na verdade o perfil arrojado é bastante adequado para você que ainda é bastante jovem.

Uma pergunta: você tem 12k em poupança+fundos. Quanto esses fundos estão rendendo, descontados impostos e taxas de administração?

Você começou bem acumulando na renda fixa. Se suas despesas mensais são da ordem de R$ 2.000,00 ou menos, considere seu colchão de segurança formado e não mexa nele pra investir na bolsa! Todo investidor sério de renda variável precisa ter uma reserva de alta liquidez na renda fixa que cubra pelo menos 6 meses das suas despesas (o tal colchão de segurança). Passe a investir na renda variável somente o "dinheiro novo" que entrar.

Você já deve começar estudando a Bolsa desde já. Primeiro, defina qual será sua estratégia, de longo prazo ou especulação de curto prazo. E comece operando pequeno, ou então através de simuladores.

Se bem que o simulador nunca dá a mesma sensação de investir na bolsa de verdade. Você só sente a coisa mesmo quando seu dinheiro está lá dentro de fato.

Frequente palestras, cursos e fóruns. A maioria dos fóruns é grátis, e você encontra muitas palestras boas e gratuitas sobre a bolsa, oferecidas pela própria BVMF e também pelas corretoras. Frequente essas palestras.

Também recomendo a leitura, e em especial do livro "Sobreviva na Bolsa de Valores" do Bastter. Excelente para iniciantes.

E participar muito muito muito do fórum na área de Bolsa de Valores. Conte com a gente para esclarecer quaisquer dúvidas Wink
sieber

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 7:29 am    Assunto: Responder com Citação

Puxa vida pessoal obrigado pela ajuda!

COmo o plano é de longo prazo, acredito que no final das contas as altas superam as baixas (porem muitas crises podem ocorrer neste percurso).

Agradeço a voces pela ajuda... Vou ler a Literatura indicada e iniciar os negócios ...

Obrigado!
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 2:48 am    Assunto: Responder com Citação

Primeira coisa que acho muito importante é separar aposentaria do casamento.Não sei se os outros membros do fórum vão concordar comigo,mas é bom proteger seu patrimônio contra um divórcio que pode ser oneroso.

Um conselho bem prático que vai te economizar um grana,se você comprar PIBB não compre Bluechips não precisa o PIBB tem um percentual enorme em Vale,Petrobras,Itau,etc que são as bluechips.Então se você comprar PIBB e essas ações vai incorrer em custos totalmente desnecessários,trabalho extra para ter um resultado provavelmente um pouco pior por causa dos custos.

Como o Cerbasi disse é interessante você analisar as vantagens de fazer uma previdência privada,mas só decida isso em daqui a no mínimo 1 ano para ter conhecimento para decidir.Eu particularmente passo longe,assim como passo longe de PIBBs(minha assinatura resume tudo) ,mas para alguns casos é muito interessante.

Bem vamos as críticas agora

Se isso é um plano cada os números?Cade cenário ruim,cenário bom?Projeção,meta,Plano B essas coisas?

Fiz uma projeção aqui com você ganhando 0,5% a.m tirando inflação,imposto e outros custos que seria um cenário realista com alguma margem de segurança.

Com 12k agora e 2k de depósito por mês em 18 anos(45-27) você teria 810k.Agora se você viver mais 50 anos(morrendo com 95 lembre-se que estamos falando de um futuros razoavelmente distante )e considerar uma rentabilidade de 4%a.a tirando todos os custos na aposentadoria(que eu considero pouco conservador) você viveria com 3.1k/mês.

Da uma olhada no blog do Viver de Renda http://www.viverderenda.blogspot.com/ É o melhor que eu conheço para quem quer planejar uma aposentadoria no longo prazo,investindo de forma +-passiva.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9, engraçado que eu já estava pra responder esse tópico justamente alertando a questão do divórcio e, pra variar, você se antecipou a mim...

Sieber, divórcios/separações podem destruir - e destroem - o mais elaborado dos planos de liberdade financeira. Sem uma proteção adequada, perder 50% do seu patrimônio + uma provável pensão pode te atrasar DÉCADAS. E não pense que isso não pode acontecer contigo, porque acontece com todo mundo. Então planeje de acordo ou, como o Roma9 bem disse, tenha um plano B.

Seria insano comprar PIBBs E bluechips. Só de pensar que 26% do PIBB é apenas Petrobras...

No entanto, duvide da opinião de todos aqui (inclusive a minha). Eu por exemplo sou um defensor fervoroso de diversificação e de investimentos passivos/em índice. Já o Roma9 não acredita em diversificação e o Zé prefere uma gestão ativa do portfolio.

No mais, bem vindo e boa sorte!
sieber

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Entendi..

Caramba complicado mesmo! Vou quebrar a cabeça...

É qu as vezes pensamos pequeno em relação ao passado, veja:

Antes eu acumulava capital em poupanca (o que é ruim), pensando em acompanhar o indice BOVESPA, vc ja conclui que esta se saindo BEM melhor, porém, temos que enxergar que existem possibilidades de nos sairmos ainda melhor Smile

Acho que eu nao tenho coragem de investir mais que 50% dos meu recursos em renda variavel...
Vamos ver no que da...seria legal estudar uma possibilidade de aumentar o deposito dos $2000,00 mensais Smile

Obrigado!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!