Clube do Pai Rico

A história do Candlestick

Ao ler o livro “Indo além de Candlesticks“, de Steve Nison – o pai dos candles no Ocidente, vi algo que achei bem interessante e gostaria de compartilhar com você. A história do surgimento do padrão candlestick. 🙂

 

História dos gráficos de candles

Os japoneses foram os primeiros a usar a análise técnica para negociar em um dos primeiros mercados do mundo – o mercado futuro de arroz. Os japoneses começaram a negociar nesse mercado no século XVII. Curiosamente, o nascimento do mercado japonês de futuro de arroz foi uma consequência da história militar do país.

Após um século de guerra interna entre os daimiôs (senhores feudais japoneses), o general Tokugawa Ieyasu, que governava Edo (o antigo nome de Tóquio), venceu a famosa batalha de Sekigahara em 1600. Essa foi a batalha que ajudou a unificar o Japão. Togukawa, depois disso, se tornou o xogum de todo o Japão. Após sua vitória sobre o daimiô, o general Tokugawa habilmente exigiu que todos os senhores feudais vivessem em Edo com suas famílias. Quando os senhores feudais voltaram para suas respectivas províncias, toda a família ficou em Edo como refém. A principal fonte de renda do senhor feudal era o arroz, coletado como imposto dos camponeses que trabalhavam em suas terras. Uma vez que esse arroz não podia ser transportado das províncias do daimiô até Edo, eles construíram armazéns na cidade portuária de Osaka para armazenar seu arroz.

Como todos esses poderosos daimiôs viviam muito próximos entre si em Edo, eles tentavam superar uns aos outros em vestimentas suntuosas, mansões e outros luxos. Isso se refletiu em um ditado popular da época. “O habitante de Edo não consegue manter seus ganhos durante a noite”. Isso mostrou que os daimiôs em Edo eram vistos como gastadores que levavam um estilo de vida caro. Para manter esse estilo de vida, o daimiô vendia arroz de seu armazém em Osaka; às vezes até vendiam arroz de safras futuras. O armazém emitia recibos para esse arroz futuro. Esses eram chamados de contratos de arroz vazio (“arroz vazio”, uma vez que o arroz não estava na posse física de ninguém) e eram vendidos no mercado secundário. Esse foi o início de um dos primeiros mercados futuros do mundo.

A negociação de futuros de arroz gerou muita especulação e foi dessa especulação que nasceu a análise técnica japonesa. O comerciante mais famoso no mercado futuro de arroz era Homma. Homma negociava nos mercados futuros de arroz no século XVIII. Ele descobriu que, embora houvesse uma ligação entre a oferta e a demanda de arroz, os mercados também eram fortemente influenciados pelas emoções dos comerciantes. Por isso houve momentos em que o mercado tinha uma percepção da safra diferente da safra real. Ele relacionou que estudar as emoções do mercado poderia ajudar a prever os preços. Ou seja, ele entendeu que havia uma diferença entre o valor e o preço do arroz. Essa diferença entre o preço e o valor é tão válida hoje em relação a ações, títulos e moedas quanto era com o arroz séculos atrás.

No material que traduzi, os gráficos de candles costumam ser chamados de gráficos Sakata em referência à cidade portuária de Sakata onde Homma vivia. No entanto, com base em minha pesquisa, é improvável que Homma usasse gráficos candles. Como veremos mais tarde, quando discutirei a evolução dos gráficos de candles, era mais provável que os gráficos de candles tivessem sido desenvolvidos no início do período Meiji no Japão (no final do século XIX).

Se Homma inventou ou não os gráficos é uma questão em aberto. Mas determinar se uma pessoa, nesse caso Homma, criou gráficos ou os usou para negociar não é muito importante. Há uma tendência no Ocidente de se preocupar em atribuir a autoria a uma pessoa. É mais provável que os gráficos de candles que conhecemos hoje e todas as técnicas associadas a eles tendam a ser um processo de autoria cumulativa por várias pessoas ao longo de muitas gerações. Mesmo que ele não tenha inventado os gráficos de candles, Homma entendeu que o aspecto psicológico no mercado era crítico para seu sucesso comercial. E parece que as primeiras formas de análise técnica no Japão lidavam mais com a psicologia do mercado do que com gráficos.

O lado psicológico do trade não é tudo … mas é 100%. 😉

Indo além de Candlesticks
Steve NisonEditora: Novatec
Ano: 2022
Edição: 1
Número de páginas: 328
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Assim …

Não é bemmmm uma shooting star … Mas tem ares (e características) de uma. E se tem, não custa nada ficar mais ligado. Combinado ?

E com a possibilidade, fiquemos atentos a dois pontos: 127.400 pontos e 128.550 pontos. Sim, os extremos do candle.

Além disso, permanecemos de olho no suporte dos 125k e na resistência dos 131.700 pontos, com apoio do 129.400 pontos.

O fechamento de ontem foi … estranho.

Fechado ? 😉

Leituras sugeridas:

– Suporte e Resistência – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?
– Candlestick – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?
– IFR – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?

“O curso do cara vale cada centavo. Foi o curso dele que mudou minha forma de operar. Paguei o curso no primeiro mês e todo mês dá pagar mais cursos dele. No meu caso, valeu muito.

Bruno Marota – aluno do Double PUT Double CALL

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio.