Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Independencia Financeira 'Aos bifes' ...

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
plima
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 14, 2009 10:12 pm    Assunto: Independencia Financeira 'Aos bifes' ... Responder com Citação

Oi pessoal,

Estou aqui colocando uma forma de organizar a corrida atras da independencia financeira.

Este é um objetivo nada simples de atingir, por isso pensei em formas de subdividi-lo em objetivos menores. Um professor meu de planejamento dizia (diz) que se come um boi 'aos bifes', eheheh.

Poderiamos dizer que a independencia financeira é atingida quando sua renda passiva é suficiente para cobrir suas despesas correntes. E é ai que proponho um 'escalonamento', ou seja, dividi-lo em bifes para se comer aos poucos, eheheh.

Poderiamos dividir nossas despesas correntes em partes e seguir atras da independencia financeira para cada uma dessas partes. Deixe eu explicar melhor.

Dentre as minhas despesas correntes - alimentacao, habitacao, ... - pegarei o carro como exemplo, mais precisamente a depreciaçao do carro.

Como penso que sempre precisarei de um carro, a sua depreciação anual pode ser computada como uma despesa corrente. Se tenho um carro de R$20K (popular de 2 anos de uso) e ele tem uma depreciacao de 10% ao ano, basta eu ter uma renda passiva de R$2K ao ano para conseguir pagar esta minha despesa corrente 'eternamente' - apenas como titulo de observacao, este valor deveria ser atualizado pela inflacao ao longo do tempo.

O meu investimento para arcar com esta renda poderia vir de um empreendimento, ou investimento em imovel, ou em acoes, ... Suponha que eu tenha elegido a Petr4 como o meu investimento. Nos ultimos 12 meses ela pagou dividendos da ordem de R$1,6/acao. Como considero que este é um nivel sustentavel de pagamento de dividendos ao longo do tempo (sendo corrigido pela inflacao e mais um pouco), com um total de 1250Petr4 consigo ter uma renda passiva de R$2.000 e manter meu carro. Para isso, segundo cotacoes de hj, preciso de R$47500 para comprar as 1250Petr4.

Desta forma, por exemplo, posso usar meu carro por mais 3anos, e no final deste periodo, com o dinheiro dos dividendos, trocar meu carro por um equivalente - ou seja, sempre ter um carro com no máximo 5 anos de uso.

- Depois de atingir esta meta - independencia financeira na depreciacao do carro, pode-se estabelecer uma nova meta para independencia financeira para alimentacao, depois para habitacao, e assim por diante, bife por bife, até atingir a esperada independencia financeira.

As vantagens/desvantagens do metodo:

- Eu poderia escolher qual carro comprar conforme o sucesso/fracasso do investimento. Isto seria uma forma de punir, ou premiar o meu bom investimento.
- Caso a renda auferida fosse maior do que a esperada, eu poderia com esta renda extra tentar buscar o proximo objetivo ou aumentar o padrao de gastos.
- Pode ficar mais simples de 'internalizar' a importancia de se fazer bons investimentos, pois caso ele nao dê certo, isso irá afetar um objetivo mais curto - no caso a compra do próximo carro.
- Esta forma incentiva o investimento e desincentiva a aplicacao do dinheiro em 'passivos', pois ao inves da opcao de comprar hj um carro de R$67K (utilizando os $20K(carro) + $47K(Petr4) ), continuo com o meu carro de $20K, faço o investimento de $47K e nunca mais coloco dinheiro para trocar de carro.
- Apos comprada as 1250Petr4, eu nao precisaria me preocupar com o valor destas acoes, pois o que esta me remunerando sao os dividendos.

Gostaria de ouvir sugestoes/criticas, ou que apontassem falhas e riscos.

[]´s,
Paulo

Observacao:
- O investimento em titulos do governo - que podem render liquido 5%aa real - manteria a renda passiva até um pouco superior aos R$2K, no entanto sem perspectivas de aumento de rentabilidade ao longo do tempo, ou seja, ficaria sempre com o mesmo tipo de carro. O aumento de pagamento futuro de dividendos das Petr4 poderiam proporcionar carros melhores ao longo do tempo; e o contrario caso haja menores pagamentos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 1:09 am    Assunto: Responder com Citação

Sinceramente, to vendo muita complicação para se alcançar algo de natureza puramente psicológica.

Já diziam que dinheiro é dinheiro e vice-versa rsrs. O mesmo se aplica à rentabilidade. Se ela advém de dividendos ou apreciação das cotas deveria ser irrelevante (já que o valor final é o mesmo), o que torna sem sentido você levar em conta apenas dividendos.

Do mesmo modo, o portfolio é um todo por mais que você o divida mentalmente. Imagine só o investimento do carro dar muito bem e você compra um carro do dobro do valor, já o investimento da comida não rendeu quase nada... o resultado é você andando de bmw e comendo miojo kkk. To exagerando, mas vc entendeu o raciocínio.

Mais uma vez repito, não caia na armadilha de olhar apenas dividendos.

Por fim, independência financeira é um pouco mais complicado do que você diz, já que depende da volatilidade dessa renda passiva. Quanto maior a volatilidade, maior tem que ser a renda comparada às despesas.

No mais, boa sorte!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 10:57 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente, olhar só dividendos é bem complicado ...

Vamos com o próprio exemplo da Petro. Se você não reaplicar os dividendos "teu poder de compra vai diminuindo" ... sei que não fui claro, mas deixe-me tentar ser. Smile

Teremos agora o aumento de capital por causa do pré-sal, ok ?
Se você não seguir esse aumento de capital, sua participação na empresa será diluída. Se a sua participação for diluída, você receberá menos dividendos ...

Para que essa "matemática" dê certo, você precisaria sempre ter capital disponível quanto fosse feito uma aumento de capital na empresa. E isso não é só com a petro, e não é só uma vez na vida e outra na morte ... acontece de vez em quando ...

Se não participar do aumento de capital, ao invés de receber o valor correspondente a R$ 1,6 por ação hoje, receberá R$ 1,2 ( por exemplo ), por ação ...
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!