Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

meu desabafo
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 12:30 am    Assunto: meu desabafo Responder com Citação

Olá pessoal, esse é o relato de algumas coisas que aconteceram comigo e gostaria de compartilhar com vocês.

Economizei 30 mil em 2 anos e meio de trabalho, estava pretendendo
chegar aos 100 mil e me educando financeiramente para montar minha
estrategia de investimentos. Morava com meus pais e no meio do ano
nos mudamos, mas eu não me acostumei com a nova casa e acabei usando esses 30 mil para dar entrada em um financiamento de uma casa para mim no valor de 100 mil. Sendo que meu pai colocou um imóvel dele para vender e assim que conseguir vai me dar o que falta para quitar o financiamento.

Também troquei de emprego e agora consigo economizar mais (uns 2,5 mil por mês), e nesse meio tempo, já juntei 16 mil e vou usar novamente para compra um carro, pois meu carro está com 15 anos, vou vendê-lo e somar aos os 16 mil para comprar um novo.

Enfim, o que fica martelando na minha cabeça é que eu poderia estar com quase 50 mil investidos, gerando lucros e vou ter que começar praticamente do zero. Esse sentimento de "eu poderia ter 50 mil a mais" fica sempre na minha cabeça. Mas se não fizesse isso, estaria com 33 anos, morando com os pais e com um carro de 15 anos, o que também não é bom e estava prejudicando minha qualidade de vida.

Outra coisa que serve para amenizar este sentimento de estar "eu poderia ter mais" é que meu pai tem outros imóveis, que colocou no meu nome, se um dia eu precisar poderei usá-los, mas não são líquidos no momento. E o financiamento também não foi tão ruim pois pude usar 10 mil que tinha no FGTS e que estavam lá inclusive perdendo para a inflação.

O consolo é que o dinheiro não foi perdido, mas colocado em um imóvel e um carro, e foi usado porque realmente precisei e não com futilidades.
Agora vou começar a corrida em busca dos 100 mil novamente.

É isso aí galera, aguardo seus comentários.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 2:07 am    Assunto: Responder com Citação

Se você está com esse pensamento de "poderia estar melhor" qual o motivo de gastar mais dinheiro em um carro novo?

Se eu fosse você, colocaria o financiamento em primeiro lugar para depois pensar em trocar de carro. Pague o mais rápido possível esse imóvel ou junte um dinheiro para tentar quitá-lo (e negociar o valor) para mais tarde comprar carro.

Sinceramente, carro é ítem supérfluo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 9:45 am    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que ninguém aqui pode dizer a ninguém o que é supérfluo ou não. Cada um tem necessidades e objetivos diferentes, quase sempre múltiplos e contraditórios, o que é normal (p.ex. ter um carro bom hoje/independência financeira).

Eu por exemplo nunca me imaginaria vivendo na casa dos meus pais e com uma lata velha de 15 anos na garagem aos 33 anos. Pra que juntar dinheiro se for pra viver assim? Meu objetivo de qualidade de vida presente estaria sendo muito negligenciado se eu tivesse nessas condições e, no final das contas, vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos.

O fato de você estar se sentindo mal pode vir da ignorância de possui objetivos contraditórios. Se puxar de um lado vai faltar do outro. Viver como um pé rapado de favor(exagerando) com 50 mil na conta ou como um homem com a conta mostrado um lindo R$0,00 no saldo? Não existe escolha errada, é algo pessoal e você tem que ter consciência de que alcançar os dois ao mesmo tempo, no seu caso, era algo impossível. Pessoalmente, faria o mesmo que você fez.

Além disso, consegui visualizar ganhos financeiros nas operações. Antes você tinha R$30.000,00 em ativos que te produziam o que, R$150,00 por mês? Daqui a pouco tempo terá R$100.000,00 em um imóvel que te produz qualidade de vida todo mês.

O dinheiro investido no carro também não se evapora. Como todo passivo, ele se desvaloriza e possui custos associados, mas ainda assim está lá.

Meu único conselho seria você desencanar um pouco e aproveitar a vida... você está na frente de 90% da populacao por se preocupar com financas desde os 30 e, com 33 anos, possuir seu carro próprio, casa própria alguns imóveis que serão seus no futuro. Você está muito muito muito bem. Com os 2,5k ao mês então, o céu é o limite!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu ia comentar nesse tópico, mas o Viver de Renda falou por mim.

Castaway, boa sorte nos seus planos!

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 10:21 am    Assunto: Responder com Citação

Pois eh, concordo também com vc viverderenda.

Acho que tem muita gente que acaba ficando meio perturbado com a fixação por conseguir a independencia financeira, perdendo a boa fase da vida...

Tem que rolar um equilibrio.

Vai uma dica, dos 2,5k que sobra, invista uma boa parte no seu bem estar e lazer.

Boa sorte aí!
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 8:55 am    Assunto: Responder com Citação

Castaway, acho que o Viverderenda sintetizou bem o pensamento de todos por aqui.

E gostei que ele levantou um ponto importante.
Citação:
... você está na frente de 90% da populacao por se preocupar com financas desde os 30 e, com 33 anos, possuir seu carro próprio, casa própria alguns imóveis que serão seus no futuro. Você está muito muito muito bem. Com os 2,5k ao mês então, o céu é o limite!

Ou seja, você tem algo que 90% da população sonha, sem ter menor noção de como alcançar.

Essa sensação é a mesma quando economizamos para comprar algo e depois ficamos com pena de "gastar" o dinheiro.
Dinheiro tem que nos proporcionar coisas boas, no seu caso um imovel que vai ser garantia de "sobrevivencia" o resto da vida.

Só faria um parenteses quanto ao carro.
15 anos, ok? Mas e ai? Ele está muito ruim assim? Dá muitos problemas? É dificil concertar?

Pergunto isso pois tenho um carro de 15 anos, uma Parati quadrada. E não penso tão cedo em me desafazer dela.
Vantagens são inumeras:
Não Pago IPVA (veiculos com mais de 15 anos são isentos)
Não tenho medo de ser roubado (Pouco visado, e ainda tem tranca)
Peças a baixissimo custo (Um farol sai por R$ 30,00)

Ainda que possa dar problemas de vez em quando (mas muito raramente) esse carro já se pagou e agora começa a gerar dinheiro.

As vezes gasto com alguma "perfumaria" para o carro, por exemplo este natal comprei ceras e duas lampadas boas para o farol. Coisa de R$ 200 que deixou o carro melhor.

Pense que com um carro novo você vai gastar R$ 1000 de IPVA mais outros R$ 1000 de seguro. Terá um razoavel prejúizo...

Enfim, não é qualquer um que dirige carro velho. Eu AMO CARROS então para mim é prazer dirigir seja o que for. Mas acho que financeiramente, vale fazer as contas.

No mais, carro antigo tem seu charme.
Me garanto muito mais com minha velhota 1.6 do que com qualquer um destes carrinhos de brinquedo 1.0 novos.

No mais, sucesso e parabens pelo o que vc conquistou!
Grande Abraço
Magliano
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Isso é uma das coisas que mais me deixa revoltado sabia ? Sad

Tem cada "caco velho" - não tô dizendo que o teu carro é um, hehehe - andando na rua, poluindo, atrapalhando o trânsito e pra ajudar ... não pagam por isso ... :/

Sabes me dizer qual a justificativa pra ser isento ?

Se eu fosse governante faria o contrário, quanto mais velho mais caro. Very Happy
Justamente para "forçar" a compra de carro novo, aquecendo a indústria, hehehe. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente cada um tem sua necessidade, nem todos concordariam com o que você fez, porém alguns sim.

No meu caso eu moro com meus pais, e estou juntando dinheiro para conseguir viver bem futuramente quando sair de casa. O único desvio que tive nesse plano foi o luxo que me dei de trocar um Corsa Sedan 99, por um C3 zero (em 2008). Era algo que eu queria a tempo, então fiz um consórcio e consegui comprá-lo sem grande sacrifício, ao mesmo tempo que economizava um pouco. Muitos podiam dizer que podia continuar com o Corsa, até eu mesmo me arrependi logo em seguida, mas depois pensei melhor, e ví que fiz a coisa certa, afinal melhorei muito meu padrão e por consequência, felicidade que não tem preço. Ainda faltam 17 prestações do consórcio, mas comecei a juntar dinheiro esse mês para quitar ele daqui 11 meses e com isso ano que vem ter mais dinheiro disponível para o próximo investimento pessoal, que é o apartamento.

Meu objetivo pessoal é sair de casa quando eu tiver um valor X suficiente para ter um rendimento razoável para emergências, e não usar esse dinheiro para comprar o apartamento, e sim um financiamento, mantendo esse dinheiro como ativo.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Citação:

Se eu fosse governante faria o contrário, quanto mais velho mais caro. Very Happy
Justamente para "forçar" a compra de carro novo, aquecendo a indústria, hehehe. Very Happy

O que o Sr. faria com o monte de carro velho ?
E outra, na minha opinião, a maioria da população brasileira não tem condições para comprar um carro novo.

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Luis Otávio escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Citação:

E outra, na minha opinião, a maioria da população brasileira não tem condições para comprar um carro novo.

Abraços.

O que fazem com os carros velhos nos outros países ? Smile

Achas que essa pergunta justifica o fato de termos carros de 20 e poucos anos na rua sem a mínima condição de circular ?

E o mais importante: Se não tem condições de comprar um carro novo ou semi novo hoje, é porque não tem condições de comprar um carro ... Me desculpa ... mas é a realidade ...
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Luis Otávio escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Citação:

Abraços.

O que fazem com os carros velhos nos outros países ? Smile

Achas que essa pergunta justifica o fato de termos carros de 20 e poucos anos na rua sem a mínima condição de circular ?

E o mais importante: Se não tem condições de comprar um carro novo ou semi novo hoje, é porque não tem condições de comprar um carro ... Me desculpa ... mas é a realidade ...

Concordo. E tem mais, tira das ruas alguns manetas, libera o transito, aumenta as vendas, cresce o emprego em fábricas, enfim, faz o dinheiro rodar. Carro tinha q ter prazo de validade, quem não puder comprar, que não compre, simples. Esse negócio de que todos merecem ter é blablabla de populistas, pois se for assim, todos merecem ter moradia digna, saúde e educação. Viva o bolsa miséria que o governo faz questão de exaltar, enquanto a classe média paga a conta.
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Desvirtuando rapidamente a discução para os carros.

O que revolta vocês não são os carros velhos, são os incompetentes e irresponsáveis da policia, do governo e dos orgãos fiscalizadores.

No rio a muitos anos é obrigatória a vistoria anual de carros, nem por isso nossa frota é melhor, mais nova ou mais regulada.
Simplesmente porque ninguem faz sua parte.

Meu carro é isento de IPVA porque esse imposto (maldito totalmente desviado) já foi pago honestamente e fielmente por 15 anos.
Se meu carro não tem condições...bom, o detran vai julgar isso pois tenho que fazer vistoria daqui a 3 meses no maximo.
Uma coisa garanto.
Meu carro de 15 anos é muito mais regulado e bem mantido do que muito palio 2001.

- Foto do carrinho

Ah, e não venham com papinho de que digo que gosto de carro velho porque não tenho dinheiro para ter outro.
Fique bem claro que está longe disso.

Porem qual o sentido de gastarmos R$30k num carro que fará exatamente o que este nosso faz?
Financeiramente há de se pesar:
- Custo de manutenção
- Seguro e Impostos
- Consumo

Por isso, reforço. Trocar de carro e comprar carro novo deve ser bem analisado.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Continuando o desvirtuamento do tópico, não concordo com qualquer medida que possa estimular ou restringir o mercado. Com o mecanismo atual do IPVA estimula a população a possuir carros com mais de 15 anos. O ideal, óbvio, seria extinguir o IPVA e cada um que pagasse a estrada que quisesse utilizar através de pedágios. Quem roda pouco paga pouco, quem roda muito paga muito. Hoje temos o pior dos mundos... IPVA caro E pedágios...
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 8:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
Continuando o desvirtuamento do tópico, não concordo com qualquer medida que possa estimular ou restringir o mercado. Com o mecanismo atual do IPVA estimula a população a possuir carros com mais de 15 anos. O ideal, óbvio, seria extinguir o IPVA e cada um que pagasse a estrada que quisesse utilizar através de pedágios. Quem roda pouco paga pouco, quem roda muito paga muito. Hoje temos o pior dos mundos... IPVA caro E pedágios...

Sabe, que mesmo isento, concordo com vc.
Holanda por exemplo, ira cobrar tarifa por km percorrido de carro.

Concordo pois não é justo quem não anda pagar o mesmo que carros que passam os dias enchendo as ruas.
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010 1:40 am    Assunto: Responder com Citação

Amigão, semana passada antes de adquirir meu primeiro veiculo, havia lido seu topico, de fato, me lembrei muito bem de voce quando fui comprar, tive
o mesmo sentimento de "puta merda perdi muita grana", mas como estava BEM barato e em conta para o modelo, conhecido meu se apertou nao conseguia vender
eu paguei a vista e consegui otimo desconto, em suma, comparado a tabela FIPE, o valor que paguei é de deixar o sorrido gigante. Enfim, andei 1 ano com palio velho 98 era , totalmente destruido por dentro no acabamento, pelado, por fora estava "+ ou-", consegui fazer um ultra upgrade para um vectra 2009, um sonho, uma realização, para quem gosta de carro, não tem remedio melhor, hehehehe. Enfim o que quero dizer, é desencana, faça o que voce acha melhor atualmente e nem por buscar ser rico futuramente deixe a desejar na qualidade de vida, na verdade, voce deveria não buscar poupar ao maximo, e sim obter maior rentabilidade, aquela frase antiga, hehehe. Mas é isso ai, está sobrando bem mensalmente, voce terá uma rapida recuperação com 2,5k/mes.

Eu compraria um carro mais atual, caso tivesse essa possibilidade. Mas é fato, que isso só gera gastos, mas é aquela coisa, a vida é curta, tambem deve-se
pensar por este lado.

Nao compraria carro novo não, compraria um com 3-4 anos de uso, que assim o "grosso" da desvalorização inicial já diminuiu.
O fato de ter o veiculo mais ultrapassado e com peças faceis para encontrar é otimo, realmente se torna otimo custo beneficio para voce atualmente, mas tem que ver como voce se sente nele.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!