Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

INVESTINDO R$ 300,00/MES!
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 12:31 pm    Assunto: INVESTINDO R$ 300,00/MES! Responder com Citação

BOM DIA/TARDE/NOITE,

ATUALMENTE ESTOU COM 21 ANOS, FAZENDO FACULDADE E ESTAGIANDO.
PAGO MINHA FACULDADE E MINHAS DESPESAS MENSAIS E CONSIGO GUARDAR EM TORNO DE R$ 300,00/MES.

ANDEI PROCURANDO ALGUNS LUGARES PARA INVESTIR, EU CONHEÇO UM POUCO SOBRE O MERCADO DE AÇÕES, MAS NÃO ME SINTO SEGURO PARA INVESTIR NESSE MERCADO.

MINHA C/C É NO ITAÚ NESSE CASO A CORRETORA ME DARIA UM AUXÍLIO A INVESTIR, MEU CORRETOR IRIA ME ACONSELHAR A COMPRAR/VENDER AÇÃO X OU Y?

O ITAÚ TEM ALGUNS PLANOS PARA INVESTIMENTO QUE PARECEM SER BONS, MAS NÃO SEI EM QUAL INVESTIR.

PRETENDO INVESTIR EM TORNO DE 1 ANO E 6 MESES À 2 ANOS E SE TIVER UM BOM RETORNO PRETENDO ARRISCAR AGORA QUE SOU JOVEM.

PRETENDO JUNTAR EM TORNO DE 10MIL PARA INICIAR UM CONSÓRCIO DE 20MIL E DAR LANCE PARA PEGAR O CARRO NO PRIMEIRO MÊS (DAQUI CERCA DE 2 ANOS), SERIA UMA BOA FAZER ISSO?

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

OUTRA DUVIDA COMO FAÇO PARA INVESTIR NO TESOURO NACIONAL?
ATRAVÉS DOS BANCOS?

A FINAL A PERGUNTA É, QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO DE INVESTIMENTO PARA O MEU CASO??
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 3:44 pm    Assunto: Re: INVESTINDO R$ 300,00/MES! Responder com Citação

Muitas perguntas diferentes num mesmo questionamento, mas vamos lá ! Smile

- Sobre investir em ações esperando orientação dos corretores ... nem pense nisso ...

Para investir em ações você deve saber o que deve ser feito, e isso somente depois de algum estudo. ( para não dizer muito Wink )

- Planos de investimento, seriam fundos de Renda Fixa ou algo do gênero ?

- O período apresentado ( até 2 anos ) é considerado um prazo curto para se indicar o investimento em ações ... para este tempo o mais indicado é o investimento em Renda Fixa mesmo. ( ainda mais sendo você iniciante nesta modalidade )

- No caso pretende pegar um carro de qual valor ?

- Para investir no TD, você poderá fazer via corretora. "Quase" do mesmo jeito que faz com ações. Wink

- Com tudo o que você disse, acho que no momento, o melhor investimento para você seja algum do tipo Renda Fixa, ficando entre poupança em TD ...

Abraços !

bbolanho escreveu:
BOM DIA/TARDE/NOITE,

ATUALMENTE ESTOU COM 21 ANOS, FAZENDO FACULDADE E ESTAGIANDO.
PAGO MINHA FACULDADE E MINHAS DESPESAS MENSAIS E CONSIGO GUARDAR EM TORNO DE R$ 300,00/MES.

ANDEI PROCURANDO ALGUNS LUGARES PARA INVESTIR, EU CONHEÇO UM POUCO SOBRE O MERCADO DE AÇÕES, MAS NÃO ME SINTO SEGURO PARA INVESTIR NESSE MERCADO.

MINHA C/C É NO ITAÚ NESSE CASO A CORRETORA ME DARIA UM AUXÍLIO A INVESTIR, MEU CORRETOR IRIA ME ACONSELHAR A COMPRAR/VENDER AÇÃO X OU Y?

O ITAÚ TEM ALGUNS PLANOS PARA INVESTIMENTO QUE PARECEM SER BONS, MAS NÃO SEI EM QUAL INVESTIR.

PRETENDO INVESTIR EM TORNO DE 1 ANO E 6 MESES À 2 ANOS E SE TIVER UM BOM RETORNO PRETENDO ARRISCAR AGORA QUE SOU JOVEM.

PRETENDO JUNTAR EM TORNO DE 10MIL PARA INICIAR UM CONSÓRCIO DE 20MIL E DAR LANCE PARA PEGAR O CARRO NO PRIMEIRO MÊS (DAQUI CERCA DE 2 ANOS), SERIA UMA BOA FAZER ISSO?

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 6:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu indicaria que tu começasse com poupança e fosse estudando melhor os outros tipos de investimentos disponíveis.

E se tu quer juntar R$ 10.000,00, esses os dois anos de prazo máximo que vc estipulou não serão suficientes com aportes de R$ 300,00.

Em dois anos, investindo em uma aplicação que renda líquidos 0,65% am você teria aproximadamente R$ 7.750,00, cerca de R$ 550,00 a mais do que se estivesse deixado embaixo do colchão.

Lembrando que a poupança rende 0,5%. Nesse caso você teria ao final de 2 anos aproximadamente R$ 7.600,00.

Abraços.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 7:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok,

Então ações no momento já está descartada, já imaginava isso provavelmente os corretores devem dar atenção apenas para altos investidores.

Sim, seria o fundo de investimentos que tem varios tipos diferentes e com risco/rendimentos diferentes, mas não sei como funciona.
Super poupança (eu não sei qual seria a diferença entre ela e a poupança comum).

Tem por exemplo :

Itaú Petrobrás Ações FI Risco: Muito Alto Investimento Inicia: 1.000,00 Tributação: 15%

Investir nesse tipo de fundo seria diferente de ações?

A questão do carro acredito que 10k eu exagerei mesmo, na verdade 8 estaria de bom tamanho, pois pretendo pegar um carro de aproximadamente 16.000, assim eu já teria 50% do VT e provavelmente iria pegar o carro através de lance no consórcio.

Eu li pouco sobre o TD, seria viavel eu investir 300/350$ mensalmente?
Já vi que por exemplo se eu comprasse nos outros meses o "vencimento" provavelmente seria em datas diferentes.
Tem risco investir no TD e o rendimento em média quantos %?

Obrigado pelas respostas.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 9:53 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, vou dar uma opinião diferente do pessoal.

Eu aconselharia investir os 300 reais mensais em um fundo de ações.
Explico as razões enumerando-as:
1) Apesar do fundo de ações normalmente render menos que ações de fato (devido a taxa de administração), para quem não conhece nada de ações é um primeiro passo.
2) Não precisa conhecer nada de ações, o banco faz tudo, tu só aplica como se depositasse numa poupança.
3) Rendimentos normalmente são melhores que qualquer renda fixa.
4) Alguns fundos pode-se aplicar a partir de 100 reais.
5) Você nunca conseguirá chegar nos 10 mil em 2 anos juntando 300 por mês em uma renda fixa, seja poupança, tesouro direto ou CDB, pois precisaria de um "superavit" de 40% sobre o investimento.
6) Em um fundo de ações, pode ser que consiga os 40% necessário para os 10 mil em 2 anos. Mas veja bem, PODE SER e não É, pois assim como a bolsa pode disparar e você ganhar legal, pode perder também e acabar com menos do que começou.
7) Você é novo, pode arriscar, alías é a hora de arriscar, eu me arrependo até hoje de não ter começado mais cedo, apesar de ter ainda só 26 anos.

Resumindo, acredito que para você um bom fundo de ações seria muito bom, afinal não precisa entender muito do mercado e a rentabilidade tende a ser melhor a médio/longo prazo. Mas vale ressaltar novamente, fundo de ações tem seus riscos. Para ter uma ideia de onde está se metendo, um tempo atrás apliquei um dinheiro em um fundo. Em 6 meses ele tinha me rendido quase 50%, no meses seguinte veio a crise e perdi 80% quase. Após um ano, estou no lucro de uns 10% já, ou seja, é muito variável, nada impede de disparar assim como nada impede de ir ladeira a baixo, deve-se ser paciente e não acompanhar todos os dias.

Só mais um comentário. Ali você fala em guardar 10/20 mil pra dar lance em um consórcio de carro. Você tem certeza que quer gastar tudo que você economizará por 2 (ou mais) anos em um carro que é um passivo extremo? Não seria melhor ao menos comprar um carro bem baratinho (tipo um celta ou corsa usado), e com isso economizar o das parcelas e em IPVA, etc? Não esqueça, quando você comprar o carro, se ainda estiver lhe sobrando 300 reais por mês, não vai lhe sobrar mais nada, afinal o carro consome combustível, manutenção, seguro, IPVA, etc. Faça o calculo e veja se poderá bancar um carro realmente, pois para ter uma ideia, com a parcela do consórcio, em um carro você gasta no mínimo 1.000 reais mensais. Pense bem se vale a pena realmente. Infelizmente eu nucna tive ninguém para me dar esse conselho.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas!

Não vale a pena eu largar meu estagio, estou ganhando bem para um estagiário bem a cima da média, atualmente estou fazendo estagio em um banco de investimento, mas entrei a pouco mais de um mês.

Certo quando escrevi 10k me equivoquei na verdade seria em torno de 8k mesmo para dar o lance no consorcio e comprar um carro na média de 15/16k, se bem que eu dei uma olhada tem alguns celtas usados bem legais e "baratos".

Fundos de ações seria aqueles PETRO e VALE? Eu pretendo realmente correr riscos enquanto eu posso e será um dinheiro que "não fará falta" caso eu perca.
Por exemplo se eu invisto no fundo de ações e elas valorizam X% eu posso vender quando eu quiser? Como funciona?

E questão de gastos com carro já pensei nisso, daqui a 2 anos estarei me formando na faculdade e espero ter sido efetivado aqui no banco.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Obrigado pelas respostas!

Não vale a pena eu largar meu estagio, estou ganhando bem para um estagiário bem a cima da média, atualmente estou fazendo estagio em um banco de investimento, mas entrei a pouco mais de um mês.

Certo quando escrevi 10k me equivoquei na verdade seria em torno de 8k mesmo para dar o lance no consorcio e comprar um carro na média de 15/16k, se bem que eu dei uma olhada tem alguns celtas usados bem legais e "baratos".

Fundos de ações seria aqueles PETRO e VALE? Eu pretendo realmente correr riscos enquanto eu posso e será um dinheiro que "não fará falta" caso eu perca.
Por exemplo se eu invisto no fundo de ações e elas valorizam X% eu posso vender quando eu quiser? Como funciona?

E questão de gastos com carro já pensei nisso, daqui a 2 anos estarei me formando na faculdade e espero ter sido efetivado aqui no banco.

Isso, fundo de ações tem da Petrobras, Vale, Bancos, Infra-estrutura, etc. Tem muitos tipos, basta escolher. Eu recomendo um fundo baseado em ações da Vale, como alguns sabem, nunca recomendo Petrobras (no meu blog falo um pouco sobre isso). Dizem que fundo de ações em Infra (construção civil) também terão bons retornos.

Fundo de ações é assim. Você deposita um valor X, e todos dias no site do banco você pode ver se subiu ou desceu (apesar de eu não recomendar ver sempre, pois as vezes pode assustar). O dinheiro fica lá, como se fosse uma poupança, com a diferença de que quando você for retirar, o banco solicita 3 ou 4 dias para lhe pagar, pois eles precisam vender ações para pegar o dinheiro e lhe pagar, ou seja, tudo igual poupança (no sentido de como depositar e sacar), com a diferença que leva 3 ou 4 dias para receber o dinheiro.

Um detalhe, normalmente consórcio não permite compra de carros muito usados. No do Bradesco por exemplo o máximo é de 2 anos de uso. Tem alguns que permitem até 5, mas tem que pesquisar.

Dê uma lida em alguns livros como Investimentos Inteligentes, O Homem mais rico da Babilônia, Divida Boa Dívida Ruim, etc. Você notará que quando mais você ganha, mais gasta, e a dica é não aumentar o seu nível de consumo se receber mais, e sim aumentar o nível de investimento. Falo isso, pois você falou que espera em 2 anos receber mais, logo gastar mais com o carro. Nada contra o carro, mas o aumento da renda não deve ser considerada para aumento dos gastos. Se hoje em ganhasse um aumento de 100%, continuaria gastando a mesma coisa (o que aconteceu ano passado, claro que não 100% hehe).
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Certo, vou dar uma pesquisada sobre fundos de investimentos, construção civil acredito que irá valorizar muito a longo prazo, certo?

Como vou ter em torno de R$ 300,00/mes para investir, o maior problema ao meu ver será que em um mes eu vou investir R$ 300,00 mas no outro mes o fundo não pode ter valorizado X% e sair "mais caro" para eu comprar? O ideal não seria juntar pelo menos uns 2.500 e depois investir ou é indiferente?

Isso do consorcio eu não sabia, pretendo fazer no Itaú.

Eu comprei o livro ontem, Bem-Vindo a Bolsa de Valores.
O Zé me indicou o Pai rico Pai Pobre, depois vou dar uma olhada nesses que você falou.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Certo, vou dar uma pesquisada sobre fundos de investimentos, construção civil acredito que irá valorizar muito a longo prazo, certo?

Como vou ter em torno de R$ 300,00/mes para investir, o maior problema ao meu ver será que em um mes eu vou investir R$ 300,00 mas no outro mes o fundo não pode ter valorizado X% e sair "mais caro" para eu comprar? O ideal não seria juntar pelo menos uns 2.500 e depois investir ou é indiferente?

Isso do consorcio eu não sabia, pretendo fazer no Itaú.

Eu comprei o livro ontem, Bem-Vindo a Bolsa de Valores.
O Zé me indicou o Pai rico Pai Pobre, depois vou dar uma olhada nesses que você falou.

É indiferente, pensa que nem poupança que você entende, se colocar 100 hoje, daqui um mês vai render em cima desses 100 (no caso do fundo de ações é diário), se tu por 100 hoje, 100 amanhã, hoje vai render/perder em cima dos 100 amanhã em cima de 200, e assim vai. Ou seja, se quiser por 300 por mês pode que fica bom igual, melhor inclusive que guardar e por tudo duma vez, já que se tiver lucro antes disso não vai ter aproveitado.

No Itaú não sei se tem idade máxima do carro, mas com certeza tem avaliação de usados, pra ver se pode ser comprado e alienado, se informe no banco.

Ler sempre é bom, aumenta a tua área de conhecimento geral. Wink
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 5:07 am    Assunto: Responder com Citação

bbolanho

Se você quiser se contentar em só comprar o carro bem ai é fácil coloca na poupança e tenta economizar um pouco mais,esperar um pouco mais ou comprar um carro mais barato.

Porque não ações(ou fundos de ações) eles não são para quem quer comprar algo com preço definido num espaço de tempo curto.O topo da bolsa foi em 20 de maio de 2008 ou seja quase 2 anos se você tivesse investido nesse dia taria perdendo uns 10% e teria ganho uns 11% +- investindo na poupança.

Quanto aos conselhos do cara da corretora,se o cara for bom em ganhar dinheiro o que ele faz trabalhando pros outros?Ainda mais numa corretora.Provavelmente ele ia ser cabeça de investimento de um grande banco,invistiria por conta própria ou teria um fundo de investimento próprio.

Já que você perguntou sobre o carro ja parou para pensar como você vai cuidar do carro e pagar mensalidade do consórcio com os R$ 300,00 que sobram por mes.Me parece que você esta dando um passo para a falência pessoal.Se você esta contando em ser efetivado não precisa de nada disso faz um financiamente quando for efetivado,acho em muitos casos melhor que consórcio.Enquanto isso gasta essse dinheiro ou investe.Ai você poderia investir na bolsa ou outro investimento com mais potêncial.

Se você trabalha num banco de investimento deve saber usar o excel.Faz um comparativo entre consórcio x financiamente e talvez você prefira o financiamento.O CEF(custo efetivo total) da parcela de dinheiro que você vai ficar descoberto(devendo).A taxa de juros deve ser menor que a taxa de administração do consórcio.Se não souber que função usar tenta usa o valor presente.

Não invista em nenhum fundo de Petrobras ou Vale pelo amor de DEUS todo iniciante faz isso,por razões idiotas.Principalmente por ouvir muito esses nomes e não por fazer uma analise e concluir que é um bom investimento.Se não tiver saco invista em um fundo indexado ao ibovespa ou o PIBB.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 9:08 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:

Não invista em nenhum fundo de Petrobras ou Vale pelo amor de DEUS todo iniciante faz isso,por razões idiotas.Principalmente por ouvir muito esses nomes e não por fazer uma analise e concluir que é um bom investimento.Se não tiver saco invista em um fundo indexado ao ibovespa ou o PIBB.

Discordo. Fundos de grandes empresas para iniciantes é muito melhor que investir em small caps e poder perder tudo. Inicialmente investi em um fundo da Vale, e me rendeu bem. Se investir em iBovespa, pq não em VALE? Pra mim não faz sentido, é como recomendar comprar um Peugeot 207 e nunca um C3, sendo que grande parte das peças de um é exatamente a mesma que o outro, inclusive o motor.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:

Discordo. Fundos de grandes empresas para iniciantes é muito melhor que investir em small caps e poder perder tudo. Inicialmente investi em um fundo da Vale, e me rendeu bem. Se investir em iBovespa, pq não em VALE? Pra mim não faz sentido, é como recomendar comprar um Peugeot 207 e nunca um C3, sendo que grande parte das peças de um é exatamente a mesma que o outro, inclusive o motor.

Mas para que comprar um fundo Vale se ele pode comprar diretamente ações da vale ? O processo "será muito parecido" ... ele pode comprar as ações diretamente junto ao gerente ( dependendo do banco com que trabalhe ), da mesma forma que faria com um fundo da Vale.

...
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 10:16 am    Assunto: Responder com Citação

No caso não estarei indo para a falencia, pois falta 2 anos para eu terminar a faculdade.
Pretendo sim comprar um carro, mas após comprar um carro pretendo continuar juntando dinheiro, para pagar minha pós tranquilamente, atualmente não consigo pegar um carro, pois não conseguiria pagar os custos mensais.

Vejo muita gente falando de poupança, mas não me vejo colocando dinheiro na poupança, acho que posso utilizar esse dinheiro de outra forma com maiores lucros.

Qual a diferença de investir em fundos ou ações da VALE? A taxa??
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 10:19 am    Assunto: Responder com Citação

A questão das taxas entre consorcio x financiamento, vou dar uma olhada daqui a algum tempo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!