Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

INVESTINDO R$ 300,00/MES!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:

Não invista em nenhum fundo de Petrobras ou Vale pelo amor de DEUS todo iniciante faz isso,por razões idiotas.Principalmente por ouvir muito esses nomes e não por fazer uma analise e concluir que é um bom investimento.Se não tiver saco invista em um fundo indexado ao ibovespa ou o PIBB.

Discordo. Fundos de grandes empresas para iniciantes é muito melhor que investir em small caps e poder perder tudo. Inicialmente investi em um fundo da Vale, e me rendeu bem. Se investir em iBovespa, pq não em VALE? Pra mim não faz sentido, é como recomendar comprar um Peugeot 207 e nunca um C3, sendo que grande parte das peças de um é exatamente a mesma que o outro, inclusive o motor.

Mas para que comprar um fundo Vale se ele pode comprar diretamente ações da vale ? O processo "será muito parecido" ... ele pode comprar as ações diretamente junto ao gerente ( dependendo do banco com que trabalhe ), da mesma forma que faria com um fundo da Vale.

...

Essa é uma boa questão, mas tudo se resume em TAXAS.
É simples o motivo que digo pra investir em fundo de ações ao invés de investir na própria ação.
Se tu comprar todo mês 300 reais em ação da vale, tu vai gastar mais de 3% disso só de corretagem e emolumentos. E mais, todo mês vai ter que pagar 10,80 de custódia, ou seja, para ter lucro comprando ações (para ficar com elas) com valor baixo é MUITO difícil, eu diria até improvável. Por isso que sugiro nesses casos o fundo, afinal só tem a taxa anual administrativa, o que dá muito menos que as taxas de compra de ações e custódia. Agora quando tiver uns 5 mil, aí pode tirar tudo e por direto em ações, que daí começa a valer mais a pena. Menos que isso é gasto de dinheiro. Tenho um post sobre isso de um tempo atrás.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Verdade ... muito bem lembrado Playbr ! Smile

Playbr escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:

Não invista em nenhum fundo de Petrobras ou Vale pelo amor de DEUS todo iniciante faz isso,por razões idiotas.Principalmente por ouvir muito esses nomes e não por fazer uma analise e concluir que é um bom investimento.Se não tiver saco invista em um fundo indexado ao ibovespa ou o PIBB.

Discordo. Fundos de grandes empresas para iniciantes é muito melhor que investir em small caps e poder perder tudo. Inicialmente investi em um fundo da Vale, e me rendeu bem. Se investir em iBovespa, pq não em VALE? Pra mim não faz sentido, é como recomendar comprar um Peugeot 207 e nunca um C3, sendo que grande parte das peças de um é exatamente a mesma que o outro, inclusive o motor.

Mas para que comprar um fundo Vale se ele pode comprar diretamente ações da vale ? O processo "será muito parecido" ... ele pode comprar as ações diretamente junto ao gerente ( dependendo do banco com que trabalhe ), da mesma forma que faria com um fundo da Vale.

...

É simples o motivo que digo pra investir em fundo de ações ao invés de investir na própria ação.
Se tu comprar todo mês 300 reais em ação da vale, tu vai gastar mais de 3% disso só de corretagem e emolumentos. E mais, todo mês vai ter que pagar 10,80 de custódia, ou seja, para ter lucro comprando ações (para ficar com elas) com valor baixo é MUITO difícil, eu diria até improvável. Por isso que sugiro nesses casos o fundo, afinal só tem a taxa anual administrativa, o que dá muito menos que as taxas de compra de ações e custódia. Agora quando tiver uns 5 mil, aí pode tirar tudo e por direto em ações, que daí começa a valer mais a pena. Menos que isso é gasto de dinheiro. Tenho um post sobre isso de um tempo atrás.

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 12:43 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:

...

Playbr

Não falei para ele comprar small caps isso eu faço de vez em quando,mas é só pra quem é maluco(como eu) ou tem experiência como o FelipePL.
------

Quanto a questão de investir em Vale/Petro ou um fundo diversificado das principais ações da bolsa(PIBB/IBOV) um iniciante deve ficar com o segundo,pois é muito menos risco e como ele não sabe analisar uma empresa não deve concentrar tanto.Se você não sabe se a ação é um bom investimento é melhor você comprar várias que na média não vai nem tão bem nem tão mal.Depois de ele aprender alguma técnica de investimento ai ele deve tomar mais liberdade nas ações.

Quanto a investir diretamente na bolsa ou via fundos.Escolha a bolsa se você quiser aprender,pois em fundos você vai evoluir muito menos já que tem um escopo menor de escolhas.Quanto as taxas em geral fica mais barato comprar diretamente na bolsa.Geralmente o melhor fundo para quem tem pouca grana é o fundo de PIBB que a taxa de adm é no máximo 1,5% a.a.É caro,mas é mais barato que a média dos outros fundos.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 12:50 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Playbr escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Playbr escreveu:
Roma9 escreveu:

...

Playbr

Não falei para ele comprar small caps isso eu faço de vez em quando,mas é só pra quem é maluco(como eu) ou tem experiência como o FelipePL.
------

Quanto a questão de investir em Vale/Petro ou um fundo diversificado das principais ações da bolsa(PIBB/IBOV) um iniciante deve ficar com o segundo,pois é muito menos risco e como ele não sabe analisar uma empresa não deve concentrar tanto.Se você não sabe se a ação é um bom investimento é melhor você comprar várias que na média não vai nem tão bem nem tão mal.Depois de ele aprender alguma técnica de investimento ai ele deve tomar mais liberdade nas ações.

Quanto a investir diretamente na bolsa ou via fundos.Escolha a bolsa se você quiser aprender,pois em fundos você vai evoluir muito menos já que tem um escopo menor de escolhas.Quanto as taxas em geral fica mais barato comprar diretamente na bolsa.Geralmente o melhor fundo para quem tem pouca grana é o fundo de PIBB que a taxa de adm é no máximo 1,5% a.a.É caro,mas é mais barato que a média dos outros fundos.

É completamente inviável comprar ações com 300 reais. Só de corretagem e emolumentos se vai mais de 10 reais. Soma a isso 10,80 de custódia, por mês, logo para não ter prejuízo as ações precisam valorizar quase 4% ao mês, o que convenhamos não acontece sempre, alías, tirando o boom de 2009, não acontece seguido. Mas de qualquer forma, eu tb prefiro muito mais investir em ações, mas para iniciantes e principalmente sem ao menos 5 mil, não vale a pena.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 12:56 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:

É completamente inviável comprar ações com 300 reais. Só de corretagem e emolumentos se vai mais de 10 reais. Soma a isso 10,80 de custódia, por mês, logo para não ter prejuízo as ações precisam valorizar quase 4% ao mês, o que convenhamos não acontece sempre, alías, tirando o boom de 2009, não acontece seguido. Mas de qualquer forma, eu tb prefiro muito mais investir em ações, mas para iniciantes e principalmente sem ao menos 5 mil, não vale a pena.

Concordo o preferivel ia ser ele juntar uma grana no início investir e depois ir juntando e fazendo aporte de 3 em 3 meses(ou outra frequênciaque ele ache adequada) para diluir esses custos.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado a todos pelas respostas!

Não me sinto seguro para investir em ações no momento e nem tenho um capital muito alto, estou lendo um livro sobre bolsa de valores e pretendo me aprofundar mais no assunto para futuramente investir.

Acredito que vou investir em fundos mesmo, agora só não sei qual, preciso dar uma pesquisada.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 10:59 am    Assunto: Responder com Citação

Investir em fundo da Petro e Vale é uma boa?
Dei uma lida sobre e estou pensando em investir nesses fundos..
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:

Olha, diferente do que muitos acham, eu considero uma boa sim. Investindo pouco, você terá mais rentabilidade em um fundo de ações do que na ação em si. Recomendo fundo de ações da Vale, Bradesco e Itaú. E no mais se quiser apostar em algum setor, recomendo infra-estrutura.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas por exemplo, pretendo juntar 1k para começar a investir!

Se eu investir 1k no mes de Maio e em julho eu for investir mais R$ 300,00, se o fundo/ação valorizar não sairia mais caro para eu investir ou em fundo de investimento isso não tem nada a ver?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Mas por exemplo, pretendo juntar 1k para começar a investir!

Se eu investir 1k no mes de Maio e em julho eu for investir mais R$ 300,00, se o fundo/ação valorizar não sairia mais caro para eu investir ou em fundo de investimento isso não tem nada a ver?

Não, em fundo de investimento não muda absolutamente nada, como já falei, pense nele como uma poupança, é exatamente igual, com a diferença que tem taxa de administração anual e imposto de renda, ou seja, não paga nada pra depositar.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:

O problema de Vale e Petro é que você não analisou nenhuma das empresas.Você simplismente vai comprar isso porque é conhecido.Então no início até você aprender alguma coisa fique num fundo diversificado indexado ao ibovespa por exemplo(que já tem muita vale e petro).
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
bbolanho escreveu:

O problema de Vale e Petro é que você não analisou nenhuma das empresas.Você simplismente vai comprar isso porque é conhecido.Então no início até você aprender alguma coisa fique num fundo diversificado indexado ao ibovespa por exemplo(que já tem muita vale e petro).

Qual por exemplo, você indicaria?
To dando uma olhada nos fundos do Itaú onde tenho conta.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

É sempre bom fazer investimento fracionado em mais de um fundo diferente??
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguns fundos que o Itaú oferece:

Grupo ItaúUnibanco Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Governança Corporativa Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Dividendos Ações Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Ações FI Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Ações Vale FI Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Petrobrás Ações FI Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Infraestrutura Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Excelência Social Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Índice Ações Ibovespa Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú Carteira Livre Ações FI Muito Alto 1.000,00 15% 17:00h

Itaú FI em PIBBs Ações IBrX-50 Muito Alto 300,00 15% 17:00h

Itauvest Plus Curto Prazo Muito Baixo 300,00 20% até 22,5% 21:00h

Itaú Super DI Baixo 1.000,00 15% até 22,5% 21:00h

Itaú Ultra DI Baixo 100.000,00

Itaú Super RF Médio 1.000,00 15% até 22,5%

Itaú Cambial Muito Alto 1.000,00 20% até 22,5%

Itaú Principal Garantido Baixo 1.000,00 20% até 22,5%
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 08, 2010 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
É sempre bom fazer investimento fracionado em mais de um fundo diferente??

O que importa não é diversificar nos fundos e sim diversificar nos ativos.Ou seja diversificar no que os fundos aplicam você pode ter 1 só fundo que invista em muitos ativos.

Como fundo recomendo a você o PIBB11,pois ele é mais diversificado que o ibovespa e deve ser o que tem a menor taxa de adm que deve ser 1,5% a.a.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!