Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Robert Kiyosaki - O Quadrante Esquerdo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
CãoBravo
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 10, 2010 6:18 pm    Assunto: Robert Kiyosaki - O Quadrante Esquerdo Responder com Citação

Escrevi este post lá no Blog e resolvi trazer pra cá, pois tem tudo a ver com o Fórum.

Dinheirologia escreveu:

Hoje em dia quando falamos de educação financeira, já vem logo à cabeça o livro "Pai Rico Pai Pobre" do famoso autor Robert Kiyosaki. Já li quase toda a coleção "Pai Rico", mas foi logo no começo da caminhada. Kiyosak realmente "teve a manha" de plantar sementes com seus livros.

A melhor coisa em seus livros não diz respeito às estratégias, à didática ou à historinha. O que seus livros fazem de melhor é dar-lhe a seguinte opção:
"Compreenda este livro (pílula vermelha) e eu posso te mostrar até onde vai a toca do coelho."

Durante a leitura das obras do "Pai Rico" nos deparamos com o famoso Quadrante de Fluxo de Caixa, que é dividido em quatro partes. As duas partes do lado esquerdo diz respeito aos Empregados e Autônomos, já as duas do lado direito representam os Donos e os Investidores.
Segundo o autor, somente o lado direito do quadrante atua de forma correta para atingirem a Independência Financeira e/ou enriquecerem. Já o lado esquerdo do quadrante é menosprezado pela teoria de Kiyosaki, sendo que de certa forma ele tem razão, já que o objetivo é conseguir renda passiva.
Sendo assim, o autor sugere que os empregados e autônomos procurem formas de passar para o lado direito do quadrante.

Mas a grande questão é:
Quem tem a maior probabilidade de acumular patrimônio, um empregado/autônomo que ganha 20k mensais ou um dono/investidor que ganha 5k?!?

Sim, tudo depende de dois fatores: Tempo e conhecimento, que por consequência trazem os K's.
Dessa forma, se objetivarmos ganhos no longo prazo e supondo que o conhecimento entre os dois lados seja o mesmo, o lado direito do quadrante realmente é mais vantajoso. Mas isso não quer dizer que estar do lado esquerdo seja ruim!

Minha nova abordagem sobre o assunto é fundamentada na seguinte teoria:
Se você pode fazer mais no lado esquerdo o quadrante, faça!

Isso porque se você é empregado ou autônomo e consegue ganhar bem, mesmo tendo que trabalhar por isso, pode construir um bom patrimônio em Ativos para que lhe gerem renda passiva.

Na realidade da maioria no Brasil, não dá para entrar direto no lado direito do quadrante, portanto você trabalhará elo dinheiro de qualquer forma. Pode até trabalhar pouco, mas trabalhará.

Daí terá que pesar duas coisas na balança:
1 - Quanto ganhará com um novo negócio e quanto ganhará sendo empregado ou autônomo?
2 - Qual o crescimento de seus Ativos tendo seu negócio próprio e sendo empregado ou autônomo?

Veja: Se ganho 10 mil por mês sendo empregado/autônomo e 5 mil trabalhando em meu próprio negócio, segundo a primeira pergunta, é mais vantajoso ser empregado.
Mas aí vem a segunda pergunta e vemos que o novo negócio, sendo bem trabalhado, poderá chegar a um patrimônio de 100 mil reais em 1 ano, mais os rendimentos de 60 mil, enquanto a opção empregado/autônomo renderia 120 mil e talvez um pouco mais se investir os rendimentos.

Esse foi apenas um exemplo, pois existem inúmeras variáveis que podem alterar os resultados.
Só quero chamar a atenção para o quadrante esquerdo de Kiyosaki, pois muitos leem seus livros e já ficam loucos para terem seus próprios negócios, mas o que o autor chama de ideal, ou seja, o lado direito, não diz respeito àquele pequeno ou médio empresário que trabalha arduamente para que seu negócio dê certo. Dono é quem pode viajar o mundo, enquanto seu negócio funciona perfeitamente e lhe rende dinheiro o bastante para que continue viajando.

Portanto amigos, pensem bem antes de largarem seus empregos ou profissões de autônomos e se jogarem no mundo corporativo, onde o buraco é muito, mas muuuuuito mais embaixo mesmo!

Abraços!
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 10, 2010 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente depoimento, Cão!
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 20, 2010 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

começei a pouco tempo ler os livros do RK, ainda nem terminei o 2º que fala desses tais quadrantes, mas no próprio livro ele recomenda que vc se mantenha no quadrante da esquerda até ter grana suficiente e tb conhecimento suficiente para poder começar a trabalhar do lado direito. não adianta o cara ter 1milhão e não saber como trabalhar com esse dinheiro corre o risco de perder tudo.
acho que o mais sensato é fazer como o exemplo que ele deu dos amigos bombeiros dele que atuaram por 20anos nos 2quadrantes um após esse tempo tinha 45casas de aluguel e outro 3milhões em ações. acho que chegar aos 50anos com esses patrimonios já dá pra parar de trabalhar e viver uma vida mansa não hehehe.
Very Happy

pelo menos eu penso assim, pra largar de vez o quadrante do lado esquerdo os rendimentos do lado direito devem estar me dando pelo menos o dobro do que eu recebo do lado esquerdo com meu trabalho.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
vitall

MensagemEnviada: Sex Mai 21, 2010 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

se não me engano, no livro prpp pra jovens ele fala sobre isso

ele cita como é geralmente mais vantajoso ter renda alferida e depois partir pra passiva ou de portifolio, até porque, para se começar um negocio é preciso grana

manero post
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!