Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Como calcular rentabilidade de uma carteira mista

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Marcelo Magalhães

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 1:04 pm    Assunto: Como calcular rentabilidade de uma carteira mista Responder com Citação

Caros amigos,

Este é meu primeiro post neste fórum... já li muitos post de outros colegas e acho este fórum ótimo. Sendo assim estou com uma dúvida a algum tempo que é a seguinte...

Gostaria de saber como posso calcular a rentabilidade de uma carteira mista, com investimentos em ações, fundos, CDB, títulos públicos, etc... É so somar as rentabilidades? E o "peso" de cada ativo na carteira, por exemplo, tendo 50% em açoes, 30% em renda fixa e 20% em poupança, se a rentabilidade de cada uma for, por exemplo, 10%, 8% e 5%... a rentabilidade total seria 10 + 8 + 5 = 23 ou 10 * 50% + 8 * 30% + 5 *10% = 5% + 2,4% + 0,5% = 7,9%???

Outro ponto é o calculo de um investimento em específico quando o mesmo possui um fluxo de caixa, tal como aporte no dia 01/01 saque em 01/05 outro aporte em 01/10 depois saque em 02/10...etc, ou seja, com diversos aportes e saques. Como fazer?

Abraços a todos.
Marcelo Magalhães - R.J.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 1:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho uma carteira de investimentos bem diversificada. Então uso o Excel pra ter um controle total e saber quanto me rendeu mensalmente e anualmente.

Pra fazer esse cálculo é bem simples até, vou fazer um exemplo:

Poupança
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.005,00
Aumento em um mês = 0,5%

CDB
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.006,00
Aumento em um mês = 0,6%

Ações
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.020,00
Aumento em um mês = 2,0%

TOTAL
Mês 1 = R$3.000,00
Mês 2 = R$3.031,00
Aumento em um mês TOTAL = 1,04% (aproximadamente)

Ou seja, pra saber o aumento total, é só ver quanto tu tinha no mês passado (somando tudo) e ver quantos % aumentou somando tudo esse mês tb.

Quem calcula tudo pra mim é o Excel, eu normalmente nem mexo nas fórmulas que fiz há muitos anos. E é bem útil, pois por exemplo eu sei quanto meu patrimônio em dinheiro cresceu exatamente em cada ano e com isso faço uma previsão pro ano seguinte. Esse ano por exemplo meu plano é ter um crescimento de ao menos 35%. Comecei o ano mal, mas foi devido a despesas extras como IPVA e Seguro, mas acho que até fim do ano chego nos 35%.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcelo Magalhães

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 4:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Eu tenho uma carteira de investimentos bem diversificada. Então uso o Excel pra ter um controle total e saber quanto me rendeu mensalmente e anualmente.

Pra fazer esse cálculo é bem simples até, vou fazer um exemplo:

Poupança
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.005,00
Aumento em um mês = 0,5%

CDB
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.006,00
Aumento em um mês = 0,6%

Ações
Mês 1 = R$1.000,00
Mês 2 = R$1.020,00
Aumento em um mês = 2,0%

TOTAL
Mês 1 = R$3.000,00
Mês 2 = R$3.031,00
Aumento em um mês TOTAL = 1,04% (aproximadamente)

Ou seja, pra saber o aumento total, é só ver quanto tu tinha no mês passado (somando tudo) e ver quantos % aumentou somando tudo esse mês tb.

Quem calcula tudo pra mim é o Excel, eu normalmente nem mexo nas fórmulas que fiz há muitos anos. E é bem útil, pois por exemplo eu sei quanto meu patrimônio em dinheiro cresceu exatamente em cada ano e com isso faço uma previsão pro ano seguinte. Esse ano por exemplo meu plano é ter um crescimento de ao menos 35%. Comecei o ano mal, mas foi devido a despesas extras como IPVA e Seguro, mas acho que até fim do ano chego nos 35%.

Caro Playbr,

Uso o que você exemplificou para os meus investimentos... mas estas contas servem para ver o seu patrimonio líquido aumentar (ou diminuir), mas ver a real rentabilidade da carteira acredio não ser tão simples assim.

Para a segunda parte da minha pergunta, sobre um investimento com fluxo de aportes e resgastes, fiz uns cálculos sobre um investimento hipotético com valores de exemplo. No link abaixo está o PDF com o exemplo (caso o link não funcione me avise). Dê uma olhada e critique por favor. O que você acha da diferença dos percentuais? Como faze-los serem iguais.

https://docs.google.com/fileview?id=0BxotivClHIePZjI5MWI3MWQtODNmMy00ZGQzLTg3N2QtMTYyMGI3ZTZkZmE4&hl=pt_BR
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 4:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que ví no seu PDF está faltando o aporte de 1.000 feito logo após os 10.000, não está errado alí?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcelo Magalhães

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Pelo que ví no seu PDF está faltando o aporte de 1.000 feito logo após os 10.000, não está errado alí?

Foi mal... erro meu. Este aporte de R$ 1000,00 é feito ao final do FV1. Segue o link do novo PDF com os valores corrigidos.

https://docs.google.com/fileview?id=0BxotivClHIePZWRhZmY5NDQtMWY5NS00MjAyLWFkNGUtYTBiYTE3YTYzNjZh&hl=pt_BR

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!