Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Carros, carros, carros...
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
thefernandoman
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 12:43 am    Assunto: Carros, carros, carros... Responder com Citação

Oi bem-sucedidos do CPR! Leitor assíduo do fórum e do site, fico calado na maior parte do tempo, por falta dele para elaborar textos (não consigo comentar sem criar um 'texto'), e também pela falta de respostas a altura. Acompanhando apenas passivamente o crescimento do site!

Gente, ando com um dúvida cruel. Vou contar uma curta história do que me aconteceu até agora, talvez vocês possam dar sua opinião:

Não custa me apresentar denovo, tenho 20 anos e sou projetista de refrigeração há quase 3 anos numa boa empresa aqui no RS, estudante de Engenharia Mecânica e, na minha opinião, um cara bastante trabalhador, hehe!

Em abril do ano passado eu pude ter a satisfação e o privilégio de comprar meu primeiro veículo, uma moto Intruder 125 azul, com meu próprio dinheiro do trabalho, e à vista. Paguei R$5.100 entre o preço da moto e documentos, emplacamento, etc. Nossa! Acostumado desde os 13 anos a andar de trem e ônibus sempre 20 Km ou + (pois desde essa idade comecei a estudar longe), foi uma mudança da água para o vinho. Tirei a habilitação uma semana depois da compra, e comecei a enfrentar o trânsito da região metropolitana de Porto Alegre. Foi muito bom, era 10 min de transporte para o trabalho (1h de trem e ônibus), depois 7-8 min para a faculdade (40 min de trem), e aí mais 20 min de volta pra casa (1h 10 min de trem e a pé). Somando, economizava um ativo muito importante, o tempo. E eram mais de duas horas por dia!

Bem, nessa época eu consegui mais do que o ativo 'tempo'. Consegui histórias para contar. Vivi mais a vida, pois podia 'ir onde queria'. Enfrentei chuvas, o inverno do RS (é congelante! Teve um dia que a temperatura era de -2ºC, imaginem de moto a 100Km/h como não é...), enfrentei também alguns tombos bobos, nenhum deles eu me machuquei.

Até que... Fim de agosto, sexta-feira, saindo mais cedo da empresa... Subindo um aclive em direção à faculdade, carros me acompanhando e motos também. O carro da minha frente freia bruscamente. Eu percebi que, por inexperiência, estava seguindo-o muito de perto. Quando percebi o perigo, desviei com uma ultrapassagem pela esquerda, com sucesso. Mas havia um carro na frente deste que freou, que estava dobrando à esquerda...

4 dias no hospital, R$1.100 (descobri depois) pagos em cirurgia pelo SUS e, pasmem, um atendimento digno de particular. Eu me lembro ainda de tudo, pois não dormi até a anestesia geral. Me lembro do SAMU, das pessoas em volta de mim, do motoboy que me deixou o telefone dele, do policial que me fazia perguntas enquanto eu estava deitado no chão... Acordado, na cama do hospital, na noite seguinte, soube que não tive danos sérios graças ao capacete (novo, havia comprado um mais caro fazia uma semana), e à velocidade baixa. Sem danos, exceto um - perdi o testículo direito. E deste dia em diante, prometi a mim e a minha família que jamais andaria de moto novamente.

Moto consertada e vendida com deságio enorme, a vida segue em frente. E a lembrança dos bons tempos que duraram apenas 3000 Km ainda me vem à mente. Atrelado ao transporte urbano porco desse Brasil, notei como era bom ser livre para ir e vir. E desde então, desejo um carro para mim.

Mas como não é bem assim que as coisas funcionam, a gente tem que pensar no lado financeiro da coisa. E não comprei nenhum carro por não ter dinheiro para dar à vista. Mas mesmo se tivesse, sei que o carro representaria um rombo no meu orçamento que eu não tenho certeza da dimensão, afinal a única prática que tive foi com uma moto zero, que não deu problema algum para mim. Só que o meu espírito não se conforma, ele quer viver, quer conhecer lugares, e - a despeito de alguns que dirão que é possível fazer isso tudo sem um carro - sabe que as coisas ficam bem mais fáceis com um transporte próprio. Espírito consumista mau!

E aí, gente? Quais as suas experiências com carros? É possível ter um carro 'antigo' e não viver no mecânico? É possível ter um carro novo e não trabalhar 20 dias por mês para poder pagá-lo?

Sei que os membros deste clube são ótimos com números e saberão traduzir em valores, nem que sejam porcentuais, as suas respostas. Sei também que muitos aí vivem felizes sem carros próprios - mas será que vivem realmente sem carros? Não viajam nos carros dos outros, ou conhecem amigos/família que vão de carro para as baladas, etc? Eu sou pobre e tenho só amigos pobres, assim a única carona que tomamos é de Mercedes-Benz 44 lugares, pagando R$2,30 a passagem.

Aguardo resposta dos membros do clube, que já me ajudaram várias vezes!

Abraços!
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Não há necessidade de se manter um carro zero para ter o que você necessita: locomoção, segurança e durabilidade.

Eu tinha como propósito comprar um carro usado de até R$12.000, pois não arrombaria minha conta corrente e teria um veículo para suprir minhas necessidades.

Os carros que eu achei mais interessantes até agora são os clássicos da VW, alguns da FIAT e FORD. Optaria pelo mais simples: GOL "quadrado" ou seus derivados (Parati, Saveiro, Voyage).

Também dá pra pegar um Gol "bolinha" que tem manutenção muito barata (encontram-se peças até na padaria).

Os pontos contrários a essa compra são: roubos, roubos e roubos. Mas isso pode ser solucionado colocando-se um bom alarme e instalando um sistema anti-furto (multi-lock ou similares).

Caso ainda tenha medo de bater em alguém, há seguros para terceiros contra batidas e acidentes, sendo muito baratos.

Alguns exemplos de carro nessa faixa de preço:

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/volkswagen-gol-1.0-mi-plus-16v-gasolina-4p-manual-g.iii/5465131/detalhe.wm

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/volkswagen-gol-1.8-cli-8v-gasolina-2p-manual/6141344/detalhe.wm

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/volkswagen-gol-1.6-mi-8v-gasolina-2p-manual/5289702/detalhe.wm

E aqui um dos tipos de travas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140259569-trava-de-cambio-mult-lock-_JM

Vale lembrar que boas opções também são Corsa, Fiesta (manutenção mais cara), Uno e Palio.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 4:29 pm    Assunto: Responder com Citação

O looko, comprar carro de 15 anos atrás ?
Vocês super valorizam o dinheiro, não é possível.

Se eu fosse você, compraria um carro bonito e confortável, que te fizesse feliz! Pode ser um Gol, um Corsa ou qualquer outra coisa!

Abração.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Tô com o Luis ... Smile

"Até" pode ser usado ... mas tanto também não neh abuZado. Smile

Agora ... se vai comprar usado, tens que comprar à vista. Afinal, não sei quantas vezes sem juros somente carro 0 ... e pagar taxa de juros doida não vale neh ?

Claro ... se conseguir tirar mais num investimento do que vai pagar de juros ... mas de qualquer forma tem que ter o dinheiro inteiro antes.

http://www.clubedopairico.com.br/como-comprei-um-carro-financiado-e-ainda-ganhei-dinheiro-com-isso/3886
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
thefernandoman
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

15 anos atrás é 1995, gente! E um carro de 1995 sai por mais de 10 mil, já... (Falo do RS, em SP deve ser mais barato)

Acho que vocês estão me superestimando, eu não tenho o dinheiro à vista nem para um carro de 1995... O que eu não sei é se é inteligente, quando eu tiver este dinheiro, comprar o carro e atrasar minha IF. Era este o maior foco da minha pergunta, pois sei que todo o carro implica em custos, e como vocês viram, só para o dia-a-dia eu gastaria cerca de 50 Km, o que me daria um uso de 1100 Km/mês. Logo, o desgaste do carro e o custo de combustível seria bastante alto, alto o suficiente para eu jogar os custos do carro para cima de R$400 por mês, sem nem pensar em prestação e financiamento.

Mas brigado, gente, pelas dicas. É que tem horas que me dá muita raiva, de ver "todos" vivendo a vida, digamos assim, com seus carros, e eu às margens disso. Talvez vocês já devem ter sentido isso. Talvez seja este o sentimento que leva as pessoas a se afundar financeiramente, mas eu não consigo evitar de sentir isso.

Abraços!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

E que tal tu criar um ativo que te gere o necessário para ter o carro ? Wink

Faça isso. Crie este desafio. Só compre o carro quando isso for feito. Very Happy

Tenha certeza que servirá de incentivo ... e o carro virá MUITO antes do que viria. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Faça isso. Crie este desafio. Só compre o carro quando isso for feito. Very Happy

Tenha certeza que servirá de incentivo ... e o carro virá MUITO antes do que viria. Wink

Zé esse é um ponto que voce sempre bate,o RK e eu não o fazia,pois era um poupador convicto.Mas troquei de ideia e vou reforçar aqui oque você falou.

O que da dinheiro não é exatamente o dinheiro se você tem dinheiro e nenhuma ideia você vai ganhar por ano por alto 4% a.a é oque da um título de longo prazo do governo,tirando inflação,imposto e taxas.A bolsa deve dar no máximo arredondando pra cima e sendo otimista uns 10% a.a líquido no longo prazo.

Se você tem 200k e faz um negócio que te renda 4k(2% a.m) por mês é equivalente em termo de fluxo de caixa a ter 1.2 milhões num título do governo.Só que você consegue um sócio capitalista pra financiar no primeiro caso,agora ninguem vai ser seu sócio investindo em títulos do governo.

Ter dinheiro é importante mais as ideias são mais importantes.Não adianta nada focar só na economia tem que dividir o foco(ficou meio estranho isso) 25% em economizar e 75% em idéias.

Citação:

Não custa me apresentar denovo, tenho 20 anos e sou projetista de refrigeração há quase 3 anos numa boa empresa aqui no RS, estudante de Engenharia Mecânica e, na minha opinião, um cara bastante trabalhador, hehe!

Não seja tão trabalhador.Em 3 anos esse seu emprego não conseguiu nem lhe render um carro.Tem que trabalhar inteligentemente,não trabalhar muito.

Boa Sorte!
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2010 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Isso, faça uma renda extra! Very Happy
ferraoferrao
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2010 5:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Faz muito tempo que não apareço aqui e resolvi contribuir por ter passado por experiência semelhante.

Compre um Fusca! Eu acho que todo mundo deveria ter um fusca uma vez na vida.

Vantagens:
Preço baixo. Você encontra um fucão em bom estado por $3000,00
Manutenção fácil. Você regula a lenta com uma chave de fenda. Solta o motor tirando 4 parafusos. Resolve 90% dos problemas com um araminho e uma chave de fenda. Qualquermecênico mexe em fusca!
Manutenção barata. Cara, peças de Fusca são muuuito baratas, comparadas a peças de outros carros mais novos. Se você der o azar de comprar um com o motor f*dido, com $1000 você dá uma guaribada que deixa ele quase zero km!
Preço de revenda. Você consegue vender seu Fusca pelo mesmo preço que comprou!

Desvantagens:
Status. Não tem.
Pequenos problemas. Carros antigos muitas vezes apresentam pequenos problemas que nem chegam a custar caro na hora de arrumar, mas podem te causar alguns contratempos...
Consumo. Não espere fazer mais do que 9km/l!
Barulho. Consequência de ter o motor atrás da sua cabeça.

Em suma, acho que é isso.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2010 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Sinto o mesmo problema do autor do topico.
Eu ainda namoro imagina o problema, muitas vezes me sinto mal por não ter carro também, minha namorada não reclama e nem liga de eu não ter carro mas sei lá, como o autor do topico falou ficar pegando carona para ir para balada/bar é complicado, ficar dependendo dos outros, eu ainda moro longe da minha namorada de carro da uns 20min, de condução deve dar 1h com onibus + metro + cansaço...
Fora ir para faculdade de onibus em dia de chuva que é uma m!, já para o trabalho de qualquer jeito eu iria de transporte publico, pois onde trabalho tem muito transito e o estacionamento é uns R$ 300,00/Mês.

No começo estava pensando em juntar em torno de 7k durante uns 2 anos e entrar no consorcio de uns 16mil, pegar o carro através de lance para pagar apenas a taxa adm. mas hoje em dia estou tentando seguir esse exemplo que o Zé falou, criei um "desafio" para mim mesmo, para tentar gerar renda através desse dinheiro que irei juntar para tentar comprar um carro.

Atualmente um carro para mim seria mais um luxo, andei pensando bastante e da para continuar sem carro, moro com meus pais o carro iria apenas ser um passivo a mais em minhas contas.

Estou com muitas idéias de investimento, desde que tracei essa 'meta' na minha vida, onde eu olho vejo uma oportunidade de ganhar dinheiro, comece a reparar a sua volta, sempre terá uma boa oportunidade, até mesmo em estações de metro, academia, faculdade etc... forcei minha mente a trabalhar para tentar gerar renda e assim atender o meu desejo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
thefernandoman
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2010 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.

Zé da Silva: Zé, entendo tua colocação, entretanto acho muito fácil para uma pessoa dar um conselho deste tipo, que pelo menos para mim parece completamente aleatório. Desde os 18 eu acompanho o Clube, e pude solidificar (entretanto não tanto como gostaria) meus conceitos a respeito de educação financeira e unir à minha observação e à minha experiência. Já tentei diversas coisas neste tempo, e nenhuma delas me rendeu frutos, a maioria foi pura perda de tempo. Na verdade, sei que eu tenho um grande potencial para as engenharias, e de um tempo para cá eu concluí (não digo que eu tenha concluído corretamente) que não adianta eu ficar batendo cabeça no que eu não sei fazer. E eu resolvi me dedicar mais ao meu trabalho, o que foi a única coisa até agora que, além de me render um aumento na renda, me rendeu também um crescimento pessoal, profissional e intelectual bem maior do que as "loucuras financeiras" que eu passei tentando até há pouco. Não veja este comentário como uma negação ao teu conselho, mas sinceramente não vejo agora utilidade ou aplicação nenhuma nele, pois aventurar-se num mercado desconhecido, qualquer que seja, com apenas 20 anos na cara, e sem conhecimento de causa é um suicídio financeiro na minha opinião. Como você já é formado em Engenharia, sabe que o curso é longo e toma bastante tempo da nossa vida (pessoal ou profissional), sem gerar frutos imediatos, e é nisso que eu ando me focando agora. Aumentar a renda é uma solução, que tu apresentas aqui como 'desafio', mas como um conselho geral do jeito que tu colocas, tem pouco conteúdo, é apenas motivacional. Ponto de vista! Gostaria da sua resposta, agradeço desde já.

Mullencampf, sinto muito pelo acidente, e imagino o que não deve ter acontecido para ter perda total. Realmente tu tens razão, pobre não tem que pensar em status ou beleza, e como um bom projeto de engenheiro que sou, sei que primeiro vem a utilidade, depois a futilidade. Gostaria de fazer uma pergunta: Qual era o consumo médio? E na tua opinião, GNV é uma opção para carros desta idade? Aqui no RS álcool é praticamente um assalto a mão armada, tem dias que chega a R$2,20 o preço do litro.

Roma9, eu concordo plenamente contigo a respeito dos teus cálculos. Há de se considerar a inflação e os impostos, tanto no empreendedorismo livre quanto no investimento conservador. Agora convenhamos, mesmo um "grande negócio" que renda 2% a.m. líquidos necessita (vamos para o meu caso, que eu gaste R$500 por mês no carro) de R$25.000 investidos em tal negócio. E caso fosse a renda fixa a escolhida, seriam R$100.000. Afinal, se eu soubesse como transformar o que eu tenho nestes valores em tempo satisfatório, não estaria pedindo conselhos sobre comprar um carro ou não, o veículo da pergunta seria um iate ou coisa parecida.
E quanto a não trabalhar tanto, talvez tu tenhas razão - talvez não tenhas. O dono da empresa que eu trabalho é um caso de sucesso, diria assim. Começou há 5 anos com "míseros" 40 mil e hoje fatura 40 milhões por ano na empresa. E os conselhos que ele me dá são justamente sobre trabalhar bastante, e estudar bastante... (Bem, vocês entendem minha inclinação em aceitar os conselhos da pessoa que eu praticamente assisti, digamos assim, tornar-se milionária diariamente.)

ferraoferrao, quase comprei um fusca há dois meses. Mas o consumo me assusta. De tantos donos e ex-donos com números tão discrepantes, concluí que é uma caixinha de surpresas. E esse tipo de surpresa (por exemplo, descobrir que ele faz 6 Km/l) não é uma surpresa que eu poderia suportar financeiramente... Quanto a vender pelo mesmo preço, isso é verdade. Diria até que o tempo dá ágio no carro, caso a conservação seja boa.

Pessoal, desculpa ser tão cético e apresentar argumentos contra seus conselhos, mas a "vida real" está sendo diferente do que eu idealizei há algum tempo, tenho certeza que não por falta de motivação ou crença. Agora estou mais "calejado", e isso dificulta um pouco a aceitação de certos conselhos que antes eu jamais consideraria disparates.

Espero trazer uma discussão saudável no fórum, com essas considerações.

Grato!
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2010 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

Fernando, o pessoal desse forum bate muito na tecla do empreendedorismo, coisa que eu não concordo pois não é o único caminho para a riqueza, fora a questão do risco. Conheço muuuuita gente que entrou nesse papinho de Pai Rico e Pai Pobre e hoje está mais falido do que nunca após entrar em sucessivos negócios ruins. Empreendedorismo não é para todos.

Além disso, quero que você tenha consciência que daqui a alguns anos você estará ganhando R$5.000,00 ou mais. Com alguns anos de experiência, um engenheiro mecânico consegue facilmente R$10.000,00. Portanto, tudo o que você está acumulando hoje são meras migalhas frente ao capital que entrará no seu patrimônio em pouco tempo, mesmo com os juros compostos. Portanto, foque em tornar esses anos os mais confortáveis possíveis pra você, nunca gastando mais do que se recebe obviamente.

Você obviamente possui uma mente poupadora, que tem como objetivo a IF. Você irá, com folga, alcançá-la sendo um engenheiro mecânico. Portanto, relaxe um pouco e procure o melhor carro que seu dinheiro possa pagar.

Lembre-se, você ganha muito pouco comparado ao que ganhará no futuro, portanto qualquer economia que você fizer será largamente irrelevante no longo prazo. Aproveite a vida e principalmente a sua juventude!
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2010 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

E só complementando, o pessoal só pode estar louco sugerindo a você esperar ter com 20 anos R$10-15.000,00 de RENDIMENTOS do capital para se comprar um carro. Falando o óbvio, não dá pra se viver de renda com 20-25 anos.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2010 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

Carro é uma grande solução e um problema ainda maior.
Quando fiz 18 usei toda minha poupança pra comprar um Corsa Sedan 99. Na verdade meu pai me ajudou tb, afinal eu tinha só parte do dinheiro. Quando eu tinha 24 anos precisei trocar de carro, como fazia um consórcio comprei um C3 zero. Não me arrependo, porém hoje em dia acho que não faria mais isso. Teria comprado um usado e economizado um bom capital.

Com minha experiência passada posso afirmar, carro é fundamental sim, porém tente economizar o máximo que puder. No meu caso gastei uma boa grana inicial, porém hoje em dia ela é perfeitamente recuperável, pois o carro consome menos que meu antigo, o seguro é um dos mais baratos do mercado, e a manutenção é quase zero. Então em longo prazo valeu a pena. Mas se eu tivesse comprado um outro Corsa Sedan mais novo, poderia ter economizado um pouco mais.

Quanto a comprar um fuca, eu vejo um grande problema, apesar de ser barato a compra, não precisar seguro e IPVA, o problema é a manutenção, você nunca vai saber quando ficará "na estrada", mesmo tendo todas manutenções em dia, nada garante que não poderá vir a ter algum problema.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 05, 2010 11:00 am    Assunto: Responder com Citação

Estranho ... não vi ninguém dizendo para ele ter esse valor de rendimento de capital para comprar o carro. Smile

Eu por exemplo, disse para ele criar um ativo que gere o valor necessário para comprar o carro ... e como sabemos não é obrigatório ter um capital elevado para garantir um retorno de ... R$ 500,00/mês com um ativo. Muito menos por causa da idade. Wink

Mas tudo bem ... Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!