Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Qual a 1ª coisa q vc fez com os rendimentos de abril?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Qual foi a 1ª coisa que você fez com os rendimentos auferidos em abril de 2010?
Pagamento de dívidas e contas (cartão de crédito, aluguel, condomínio, água, luz etc.).
33%
 33%  [ 3 ]
Já gastei! (compras, diversão, viagens, passivos). O que sobrar eu invisto.
0%
 0%  [ 0 ]
Educação (cursos, palestras, eventos).
0%
 0%  [ 0 ]
Ativos! (investimentos, bolsa, poupança, negócios etc). O que sobrar eu gasto.
66%
 66%  [ 6 ]
Não tenho salário :(
0%
 0%  [ 0 ]
Não tenho salário :D
0%
 0%  [ 0 ]
Não sei.
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 9

Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 12:09 pm    Assunto: Qual a 1ª coisa q vc fez com os rendimentos de abril? Responder com Citação

Olá pessoal! Very Happy

Começo de mês, pra quem trabalha, é sempre um momento de alegria (para uns mais, para outros menos Razz): o depósito, em conta-corrente, do pagamento do salário do mês, ou dos rendimentos nele auferidos.

E qual foi a primeira coisa que você fez com ele?

Conforme o Maurício falou, precisamos intensificar os posts dedicados à Educação Financeira. De nada adianta o camarada ir à bolsa se antes não for financeiramente educado.

Assim, a idéia é fazer um tópico deste por mês, para propormos reflexões acerca de nossos gastos com salários e a forma como o visualizamos para dar uma alavancada em nossos projetos pessoais de investimentos e educação financeira.

As idéias das respostas da enquete foram aproveitadas do tópico em que o Maurício nos conclama a responder sobre o 13º salário, e pode ser lida aqui.

.....................................................................

Qual foi a primeira coisa que fez ao receber o seu salário deste mês? Pagou as contas de luz, água etc.? Pagou a fatura do cartão de crédito? Comprou "aquela" coisinha linda que tinha visto na vitrine no mês passado, mas que não pôde comprar porque o salário do mês anterior já havia sido gasto na compra de outra "coisinha" mais maravilhosa que havia visto no mês anterior, mas que não pôde ser comprada no mês anterior justamente porque o salário do mês...? Razz

No próximo mês será criado um novo tópico, até para testarmos e aprendermos mais sobre como anda a nossa evolução em termos de disciplina e educação financeira. Wink

>> Leia também:

- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de março de 2010?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de fevereiro de 2010?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de janeiro de 2010?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de dezembro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de novembro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de outubro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de setembro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de agosto de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de julho de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de junho de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de maio de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de abril de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de março de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de fevereiro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de janeiro de 2009?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de dezembro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de novembro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de outubro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de setembro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de agosto de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de julho de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de junho de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de maio de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de abril de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de março de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de fevereiro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com os rendimentos auferidos no mês de janeiro de 2008?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com o seu salário de dezembro de 2007?
- Que destino terá (a maior parte) do seu 13º salário de 2007?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com o seu salário de novembro de 2007?
- Qual foi a primeira coisa que você fez com o seu salário de outubro de 2007?

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 12:11 pm    Assunto: Ativos! Responder com Citação

- Longo prazo: essa parcela foi integralmente destinada ao investimento no mercado de ações. Very Happy

- Curto prazo: a outra parcela foi para a conta-poupança com resgate automático, a fim de cobrir despesas de rotina. Cool

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Hotmar.... só pra entender... hehe

Neste último mês eu estive pensando em começar investir seriamente no TD. Minha idéia é manter uma proporção em renda fixa e outra em bolsa e sempre tentar me manter fiel a esta proporção (80% RV e 20% RF) por exemplo. E para a parcela RF iria utilizar TD e poupança, para a parcela RV iria utilizar compra direta de ações, nada de fundos.

Dai lembrei destes tópicos mensais e quis ler seus posts justamente para entender a questão da proporção em TD.

Dai derrepente vejo que vc está destinando 100% para a bolsa... hehe
E o pior... Meu dilema neste momento de implantação do meu plano, é de como começar fazer as alocações em bolsa neste momento de alta tão escancarada, até porque a proporção de 80% é muito arriscada para o momento.

Como vcs sugerem que seja dado o start deste meu plano ?

Agradeço a quem puder ajudar !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu nem penso duas vezes, logo quando recebo já separo o meu dinheiro para investir, depois pago a faculdade e celular ai o que sobrar eu gasto durante o mês mas sempre tentando poupar e caso ainda sobre um pouco no final do mês eu guardo para investir.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, vamos lá: o start para qualquer plano de alocação de ativos deve necessariamente passar por uma avaliação prévia de sua situação pessoal hoje, de seus objetivos para o futuro, e de seus valores pessoais, bem como de seu grau de aversão ao risco e disponibilidade de investimentos, dentre outros fatores.

No meu caso específico, destinar 100% para a Bolsa, para o longo prazo, não significa, evidentemente, que a minha carteira de investimentos atual esteja 100% focada em renda variável, já que parcela do que eu destino mensalmente vai pra renda fixa.

Da mesma forma, não destinar parcela do meu salário pro TD não significa que eu esteja desconsiderando totalmente o TD no meu portfólio. Ele é interessante pra mim, mas como composição de carteira para curto e médio prazos, e tb pra efeitos de alocação de um percentual em RF.

Suponha q vc tenha R$ 10 mil atualmente. Pela sua estratégia de alocação de ativos, R$ 8 mil iriam pra Bolsa e R$ 2 mil pra RF. Comprar R$ 8 hoje é arriscado? Não sei. Ninguém sabe. E se esse for o começo de um longo período de alta na Bolsa? Mas, por outro lado, e se ocorrer justamente o contrário? O q fazer então?

Uma saída possível é sim, dar o start em R$ 8 mil na Bolsa. E se cair? No próximo mês, continuar comprando ações. Afinal, se a Bolsa cair, significa que a proporção 80/20 irá se desequilibrar, digamos, pra 60/40, ou 70/30, o q fará com q seu portfólio fique fora do marco de alocação inicialmente delineado.

Lembre-se de que não estou destinando 100% do meu salário pra Bolsa, mas sim 100% para projetos de longo prazo. Faço questão de manter uma parcela igualmente importante pra RF.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!