Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Educando criancas

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 6:07 pm    Assunto: Educando criancas Responder com Citação

Desde 2008 eu junto as moedas para minha filha comprar seu presente de aniversario, eu ate dou a festa, mas o presente vem do valor acumulado em moedas.

Em 2009 foi a primeira compra dela, no mes do aniversario ela comprou seu presente.
http://www.flickr.com/photos/knancys/tags/educacaofinanceira/

Este mes e' seu aniversario e novamente quebramos o cofrinho (literalmente), depois de diversos pode e nao pode dentro da loja, minha filha escolheu seu presente, mas o que ela estava querendo era uma boneta de ~100,00 mas so tinha ~30,00.

Hoje minha filha (esse mes faz 6 anos) me perguntou como ela podia fazer pra ganhar mais dinheiro e expliquei que ela so precisava encontrar uma coisa que ela soubese fazer que outras pessoas precisavam, exemplifiquei com um ep. do desenho Phineas e Ferb que eles vendem limonada.

Agora ela ta na minha cola para comprar madeira e prego para ela fazer um barraca de limonada, fiquei super feliz.

Entretanto, nao e pratico gostaria de sugestoes que eu passa propor para ela exercer e rentabiliza-la.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
felipesouza

MensagemEnviada: Dom Set 19, 2010 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Só fica de olho nela vendendo, ela ja sabe contar o dinheiro? uahuahua
Não querendo ser chato, mas fica atento pra não ser muito chato nessa parte de grana e acabar "cortando" coisas importantes pra sua filha (por ex.:que só poderiam ser aproveitadas na infancia), não que você esteja.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 8:38 am    Assunto: Responder com Citação

É legal mostrar para os filhos o valor do dinheiro, assim eles aprendem que nada na vida é de graça. Mas como o amigo falou aí em cima, na hora da educação financeira, temos que cuidar para que a criança não comece a "se cansar" e com isso perca o interesse inclusive odiando qualquer tipo de economia. Ensinar o valor do dinheiro é importantíssimo atualmente, porém nunca esquecendo que é uma criança ainda.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é algo que quero fazer com meu filho quando eu tiver um Laughing

Mas porque você não ensina agora investimentos no lugar de ensinar empreendedorismo?Deixe ele para quando ela tiver uns 10 anos.
Acho que você poderia ensinar a ela , por exemplo,que se ela,ou invés de usar o dinheiro no dia do aniversário dela para comprar o presente,ela pode te dar o dinheiro e 1 mês depois você devolve para ela o dinheiro dela e um pouco mais.
Assim ela vai ver que é possível adiar um pouco o presente para poder comprar um melhor depois.
Acho que empreendedorismo envolve contas,contato com estranhos(ainda mais nos dias em que vivemos).Por isso acho que seria melhor você estimular isso quando ela for um pouco mais velha,talvez com 10 anos.

ABC e parabéns.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
felipesouza

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Akenaton, maldade a criança não receber um presente no aniversário pra comprar depois... sem falar que essa proposta vai ser dificil ela aceitar a não ser que a recompensa por economizar seja uma boneca de ultima geração, muito mais cara heheheh.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas isso é a essência do investimento.Se ela entender isso,terá valido apena.
fdavid,talvez você mesmo possa propor um prazo após o aniversário dela e falar que depois daquele prazo você dará uma quantia a mais e que a soma delas vai poder comprar o presente que ela quer.

Também pode ensinar ela conceitos de renda variável.
Durante o ano que ela vai juntando dinheiro,dê a ela duas opções:
Colocar o dinheiro num determinado lugar que vai gerar um valor fixo por mês.
Ou então colocar em outro lugar que vai gerar ainda mais,porém,se algum evento eleatório acontecer gera renda,senão,ela perde dinheiro.

Enfim,pode ser maldade,mas acho que apenas ensinar o filho a juntar dinheiro no porquinho vai apenas criar um poupador,não investidor ou até mesmo empreendedor.

ABC
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação

felipesouza escreveu:
Akenaton, maldade a criança não receber um presente no aniversário pra comprar depois... sem falar que essa proposta vai ser dificil ela aceitar a não ser que a recompensa por economizar seja uma boneca de ultima geração, muito mais cara heheheh.

Se fosse sua filha com asma, você a enfraqueceria deixando só na bolha de casa, ou colocaria na natação, reforçaria a comida? Como na saúde fisica, é importante fortalecer os filhos na saúde financeira.

Foi legal sua inciativa em ensinar a sua filha david. Pena que ela ainda está no estágio de IMITAR apenas, e não usar o que tem entre as orelhas para pensar em um investimento.

Nenhuma sugestão alienigena ao ambiente de sua filha vai adiantar. Como você percebeu, ela agora está com a idéia de vender limonada, mas isso não funciona no Brasil, só nos EUA durante as vendas de garagem. (os pais vendem a bagunça, e para refrescar, as crianças vendem limonada. A limonada em dia quente ajuda a manter os compradores na garagem, ao invés de ficar no ar condicionado do carro)

Quando eu era criança, eu analisava os DESEJOS de meus coleguinhas. Mauricio seguia (e segue) a mesma linha. No meu caso, eu vendia PIPAS (apesar de nunca ter conseguido faze-las voar).

Comprava papel de seda, bambu (e não se enganem. Mamãe rachava o bambu, mas eu pegava na faca e raspava para ficar liso), linha 10, emoldurava, fazia modelos diferentes, até uma pipa de um metro de comprimento que servia de propaganda na loja. (tive de fazer mais de uma porque até essa vendia!)

Aos 10 anos de idade eu fazia mais ou menos 20 pipas por dia no meu tempo livre, fazendo estoque para os meses de maior venda/vento. Decerto eu dei muito lucro a meus pais. Minha irmã de 8 anos ajudava. Ela era ótima credora, tinha cara feia e cobrava na cara dura os fiados.

Um amigo do mauricio deu uns vinte reais pro seu filho comprar um Playstation3. Decerto nem fedendo ia conseguir com 20 reais gerar 1000 reais, não é mesmo? O menino pensou e ofereceu um produto (com catálogo até!) de objetos e esculturas de papel. Conseguiu em menos de 6 meses comprar o play.

O que importa é que sua filha não imite, mas que identifique ou crie suas próprias oportunidades. SEnão, correm sempre o risco de fracasar.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Hum...é verdade,bem analisado.Na parte empreendedora,empresarial,o ideal é faze-la perceber oportunidades.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Pô kikitsune, o moleque conseguiu transformar R$ 20 em milão !? Em apenas 6 meses !?!? Bah ... e tem gente que reclama de não conseguir fazer dinheiro com quantidades bem maiores ... Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!