Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O mercado de ações ao seu alcance

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 9:47 pm    Assunto: O mercado de ações ao seu alcance Responder com Citação

Olá futuros/atuais milionários!!!

Alguém aqui já leu "O mercado de ações ao seu alcance" de Joel Greenblatt?

São 13 capítulos, estou no nono e só chegarei ao final por "desencargo de consciência", como dizia minha avó...

Antes de comprar o livro pesquisei na net e só achei boas indicações e, apesar de na sinopse dizer que existe uma "fórmula mágica", o que já me deixou meio desconfiado, resolvi comprar.

Bem, a tal da fórmula mágica (que imaginei ser comprar usando os indicadores x e u que seriam apresentados, juntamente com alguma introdução à análise fundamentalista (o autor é gerente de fundos de hedge e sócio diretor da Gotham Capital, com um histórico de 40% a.a. desde 1985!!!!!) se resume a comprar ações de grandes empresas que ofereçam boa rentabilidade e bom lucro por ação... isso comprovado com estatísitcas dos últimos 17 anos de mercado norte-americano.

Pergunta inevitável: se é tão simples assim, pq todo mundo simplesmente não adota essa estratégia? A resposta: porque é preciso acreditar realmente que a fórmula dá certo. Quem adotá-la não pode querer mudar de estratégia quando as coisas não derem tão certo, pois essa é uma grande vantagem da fórmula mágica: nem sempre ela dá certo! Na verdade, ela pode passar dias, meses ou até mesmo anos dando resultados menores que a média... mas quem acredita nela deve persistir!!! (ACREDITEM! ISTO ESTÁ NO LIVRO!!!)

Ora bolas! Argumento difícil de manter este... Imagine se qq investidor que se preze vai querer ver seu patrimônio só reduzir meses (ou anos!) a fio baseado na crença de que um dia vai dar certo! Evil or Very Mad

Esse cara, perdoem-me se estiver errado, deveria aprender com o PRPP: investir não qualifica ninguém como investidor...

A história (ou estória...) deste livro, se eu fosse um boi, provavelmente me faria dormir (se bem que me deu sono....). Não recomendo. Evil or Very Mad
Por que os consumidores serão sempre pobres? Quando um supermercado faz uma promoção [...], o consumidor corre e faz estoque. Quando o mercado de ações faz promoção, [...] chamadas de crash ou correção, o consumidor foge. (Kiyosaki)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 1:49 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que vale a pena aproveitar a promoção do Submarino: livro por R$ 10,00 e FRETE GRÁTIS! http://www.submarino.com.br/produto/1/1902226/?franq=128860
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 14, 2010 10:27 am    Assunto: Responder com Citação

alankelon escreveu:
Acho que vale a pena aproveitar a promoção do Submarino: livro por R$ 10,00 e FRETE GRÁTIS! http://www.submarino.com.br/produto/1/1902226/?franq=128860

Foi exatamente por isso que comprei hehe.
Já tinha um tempo que eu tava curioso sobre esse livro, mas não comprava pra não pagar frete. Quando o submarino anunciou frete grátis e ele por 10 reais, resolvi comprar segunda. Vai entrar na minha fila de livros que estou lendo ou irei ler que conta com:
> Quem Pensa Enriquece
> Candlestick
> A Bola de Neve
> O Mercado de Ações ao Seu Alcance
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Terminei de ler o livro. A leitura é rápida e até agradável. O livro começa muito bem, fica chato quando o autor tenta convencer que seu método funciona e depois volta a ficar bom novamente. No fim, funciona porque tem as premissas do investimento em valor (value investing).

Greenblatt mostra, através de dados, que o método funciona. Sua fórmula foi validada em outros mercados, inclusive o brasileiro. Vejam o resultado em http://www.fundamentus.com.br/arquivos/greenblatt.pdf.

Tenho impressão que o livro tenha se tornado chato em um dado momento por causa da tradução. Ela é boa no geral, apesar do estilo típico americano de fazer graça nunca ficar bem traduzido. Talvez por isto a leitura fique esquisita em certa parte do livro. Fiquei um pouco confuso também no apêndice do livro. Achei que ficou um pouco corrido.

Em suma, é um livro bom. Foi válido como meu primeiro contato com investimento em valor.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estou lendo esse livro, praticamente acabando, e tenho uma dúvida.
Nele é falado que deve-se levar em conta o lucro que se consegue por ação ao ano e a receita sobre o valor investido. Na minha análise, no mercado transformariamos esses indicadores para o P/L e ROIC, não? Porém na matéria que passaram do Greenblatt, mostra que seria P/L e ROE, ou seja, ao invés do retorno sobre o investimento, seria o retorno sobre patrimônio.

Então, qual seria o certo de fato, usar o ROE ou o ROIC? Acredito que os dois devam ser levados em conta, mas na fórmula mágica em si, qual seria?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 6:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Eu estou lendo esse livro, praticamente acabando, e tenho uma dúvida.
Nele é falado que deve-se levar em conta o lucro que se consegue por ação ao ano e a receita sobre o valor investido. Na minha análise, no mercado transformariamos esses indicadores para o P/L e ROIC, não? Porém na matéria que passaram do Greenblatt, mostra que seria P/L e ROE, ou seja, ao invés do retorno sobre o investimento, seria o retorno sobre patrimônio.

Então, qual seria o certo de fato, usar o ROE ou o ROIC? Acredito que os dois devam ser levados em conta, mas na fórmula mágica em si, qual seria?

ROIC

Mas eu não gosto da formula mágica,acho ela muito mecânica.Acaba fazendo você comprar empresas cíclicas em final de ciclo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!