Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Avaliação de Imóveis - Livro

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Enggirl

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 12:20 pm    Assunto: Avaliação de Imóveis - Livro Responder com Citação

Pessoal,

Ainda sou iniciante em investimentos em imóveis. Mas, tenho grande inclinação por este tipo de investimento, pois se bem feito há grande possibilidades de valorização ao longo do tempo conjugada a ganhos monetários (aluguel) ao mesmo tempo que é um ativo com baixo risco.

No entanto, gostaria de mais informações a respeito do processo de avaliação de imóveis que apesar de parecer simples, envolve muitas nuances que só quem tem experiência na área deve conhecer bem.

Pesquisando na internet encontrei o livro Avaliação de Imóveis - No Atual Mercado Imobiliário, de Fernando Batista Squarça que parece ser interessante. Abaixo segue o comentário oficial sobre o livro:

"A principal finalidade desta obra é dar um panorama geral de como se desenvolve o processo de avaliação de imóveis. Os métodos utilizados são apresentados de forma compreensível ao profissional e leigos interessados no assunto, sendo práticos e objetivos. Abrangemos a avaliação de construções residenciais, comerciais, glebas e lotes, seus métodos e normas, considerando e classificando-os quanto à sua natureza. Para que o usuário desta obra tenha perfeita noção da avaliação pretendida, apresentamos um roteiro a ser seguido; o “book de avaliação de imóveis”. Neste book encontram-se fichas técnicas e anexos de suma importância para finalização do trabalho de cadastro e avaliação, servindo como material de consulta e acréscimo de dados a qualquer momento."

Por acaso alguém conhece esse livro?

Gostaria também, se possível, receber indicações de outros livros a respeito desse assunto.

Agradeço desde já!!!! Very Happy

--------------------------------------------------------------------------------
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 2:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu lí dois livros sobre imóveis, mas nenhum dos dois foram efetivamente úteis, apesar de leitura agradável, ambos eram bem básicos, sem informações dos finalmentes.

Mas de qualquer forma, a avaliação de um imóvel é muito subjetiva, leva em conta N fatores como localização, valor dos imóveis próximos a venda com mesma caracteristica, metragem, estado de conservação, garagem, estrutura do prédio, condomínio, idade do prédio, andar, aparência externa do prédio, vizinhança, posição solar, etc. Enfim, são muitos fatores, alguns interferem mais, outros menos, mas no fim das contas o valor é muito subjetivo, pois alguns podem avaliar como X e outros como Y, varia.
Enggirl

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Na minha cidade, em pouco tempo haverá um loteamento que julgo ser promissor. Isso porque, fica próximo ao centro, os terrenos são planos, neste loteamento já estão construindo um edifício com um bom padrão. Embora esteja entre dois bairros residenciais, a área ainda não havia sido vendida. Queria começar a entender um pouco mais, pois, a princípio parece que os terrenos não serão tão caros....mas, gostaria de ter mais embasamento técnico para analisar o valor do terreno e os tipos de imóveis que poderia construir (ex: casas pequenas para aluguel, minha casa residencial, kitnet para lugar, etc...)

Playbr,
Quais são esses livros que você leu? Já fez algum adquiriu/construiu algum imóvel para aluguel ou venda?

--------------------------------------------------------------------------------
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 8:53 am    Assunto: Responder com Citação

Enggirl escreveu:
Na minha cidade, em pouco tempo haverá um loteamento que julgo ser promissor. Isso porque, fica próximo ao centro, os terrenos são planos, neste loteamento já estão construindo um edifício com um bom padrão. Embora esteja entre dois bairros residenciais, a área ainda não havia sido vendida. Queria começar a entender um pouco mais, pois, a princípio parece que os terrenos não serão tão caros....mas, gostaria de ter mais embasamento técnico para analisar o valor do terreno e os tipos de imóveis que poderia construir (ex: casas pequenas para aluguel, minha casa residencial, kitnet para lugar, etc...)

Playbr,
Quais são esses livros que você leu? Já fez algum adquiriu/construiu algum imóvel para aluguel ou venda?

Realmente é difícil calcular o valor exato, mas o melhor seria você fazer uma pesquisa em volta quanto está avaliado os terrenos da vizinhança. Procure ver também o plano diretor da cidade, alí você consegue saber se vão construir algo próximo que possa valorizar e saber que tipo de imóvel seria melhor construir. E pesquise na prefeitura quais tipos de imóveis podem ser construidos alí, pois alguns casos não é permitido construir prédios de X andares, escritorios, salas comerciais, residenciais, etc. Aqui em Porto Alegre por exemplo não pode construir uma casa comercial na rua X, e por ai vaí. Acho que o idela é fazer uma pesquisa bem ampla pra ver o caso, sempre visitando a prefeitura e a vizinhança pra ter uma ideia melhor.

Quanto aos livros, eu lí:
Seu Imóvel - Como Comprar Bem (Mauro Halfeld)
Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro (Ken McElroy)

São livros legais, mas não ajudam muito nisso que você quer.
Eu ainda não adquiri nenhum imóvel, mas tenho planos para um futuro próximo. Estou ainda estudando o assunto, pois coloco muito racional, tudo na ponta do lápis, e as vezes não vejo imóvel como um bom investimento atualmente, pois o mercado está muito inflado. Há 5 anos, imóveis estavam muito baratos, e se valorizaram muito. Hoje encontrar algo bom e barato está bem complicado, e se fizer as contas pode não valer a pena, então eu faço muitos cálculos e ainda não achei o imóvel ideal para investir. De qualquer forma, eu tenho um consórcio de imóvel de valor baixo que pretendo usar para compra de sala comercial, pois a vantagem financeira é melhor, porém o risco de ficar vago é maior também, assim como normalente o condomínio é consideravelmente maior.
Enggirl

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 11:50 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui na minha cidade há carência de habitação...os aluguéis são bem caros. Investir imóveis preencheria a parte da minha carteira de investimentos conservador. Mas, ainda tenho que estudar um pouco a respeito. Ainda esse ano, vou iniciar uma construção de ampliação para mim. Enquanto isso, vou treinando e aliando teoria e prática.

Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 10:01 am    Assunto: Responder com Citação

Enggirl escreveu:
Aqui na minha cidade há carência de habitação...os aluguéis são bem caros. Investir imóveis preencheria a parte da minha carteira de investimentos conservador. Mas, ainda tenho que estudar um pouco a respeito. Ainda esse ano, vou iniciar uma construção de ampliação para mim. Enquanto isso, vou treinando e aliando teoria e prática.

Onde você mora ?

Qual o valor dos apartamentos de 2 quartos com 1 vaga de garagem, central. E o aluguel deles ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Imoveis vc analisa o mercado em volta, e a perspectiva no futuro.
Nos grandes centros fica cada vez mais dificil avaliar corretamente os imoveis. ex ipanema leblon,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!