Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Corretora para novatos
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Corretoras
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
talesbrito

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 1:50 pm    Assunto: Corretora para novatos Responder com Citação

Estou com vontade de começar a investir melhor meu dinheiro, não é muito (nunca vi estudante com dinheiro) mas acho que dá pra começar.

No momento eu tenho em torno de uns 5k que estão em ações, mas essas eu comprei pelo meu banco (BB), mas eu comprei já faz um bom tempo (uns 3 anos) e meio que tinha esquecido elas por lá. Mas agora estou com vontade de algo onde eu tenha mais controle.

Primeiro vou estudar pelo menos o básico para começar um pouco mais por dentro (ajuda um pouco também porque sou estudante de economia). Mas já estava dando uma olhada nas corretoras.

Dando uma olhada aqui no fórum fiquei em dúvida entre 4:

Win
Corretagem: R$ 20 para lote-padrão em ações, R$ 10 para negociação com opções e R$ 5,00 para o mercado fracionário.
Custódia: R$10,00 ao mês, que será cobrada apenas se houver movimentação.

Ativa
Corretagem: R$ 15,00 por ordem executada, independentemente do montante negociado.
Custódia: R$6,90 por mês. Para clientes que fizeram pelo menos uma operação por mês, a Ativa irá arcar com este custo, ficando isentos do pagamento da tarifa.

Mycap
Corretagem: R$ 5,00
Custódia: R$6,90

spinelli
Corretagem: R$16,90 por ordem executada de ações (lote padrão) e R$5,90 para as ordens de opções ou ações no fracionário
Custódia: Zero

Primeiro eu estava querendo saber se a corretora ter uma sede na minha cidade faz muita diferença, porque das que eu listei apenas a Ativa tem aqui em Fortaleza, se tiver muita diferença não vou ter nem opção de escolha.

Qual seria a mais indicada para mim?

No momento, o único dinheiro disponível que eu vou ter sãos esses 5k que eu vou tirar que estão em ações compradas pelo banco, pois não trabalho e não tenho nenhum tipo de renda, só mesada mas o que sobra não é muito em um mês. Se eu ver alguma boa oportunidade posso até tirar um pouco da poupança que tem uns 2k, mas no começo não estou muito afim de mexer na poupança pra ter alguma segurança. como vou começar, não seria muito difícil meu dinheiro virar pó. Pro fim do próximo ano vou ter um pouco mais porque vence umas LFT, não lembro bem, mas acho que está com alguma coisa perto de 8k.

Obrigado por que responder, qualquer ajuda é válida.

Quando forem aparecendo novas dúvidas vou postando aqui
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 3:49 pm    Assunto: Re: Corretora para novatos Responder com Citação

talesbrito escreveu:
Estou com vontade de começar a investir melhor meu dinheiro, não é muito (nunca vi estudante com dinheiro) mas acho que dá pra começar.

No momento eu tenho em torno de uns 5k que estão em ações, mas essas eu comprei pelo meu banco (BB), mas eu comprei já faz um bom tempo (uns 3 anos) e meio que tinha esquecido elas por lá. Mas agora estou com vontade de algo onde eu tenha mais controle.

Primeiro vou estudar pelo menos o básico para começar um pouco mais por dentro (ajuda um pouco também porque sou estudante de economia). Mas já estava dando uma olhada nas corretoras.

Dando uma olhada aqui no fórum fiquei em dúvida entre 4:

Win
Corretagem: R$ 20 para lote-padrão em ações, R$ 10 para negociação com opções e R$ 5,00 para o mercado fracionário.
Custódia: R$10,00 ao mês, que será cobrada apenas se houver movimentação.

Ativa
Corretagem: R$ 15,00 por ordem executada, independentemente do montante negociado.
Custódia: R$6,90 por mês. Para clientes que fizeram pelo menos uma operação por mês, a Ativa irá arcar com este custo, ficando isentos do pagamento da tarifa.

Mycap
Corretagem: R$ 5,00
Custódia: R$6,90

spinelli
Corretagem: R$16,90 por ordem executada de ações (lote padrão) e R$5,90 para as ordens de opções ou ações no fracionário
Custódia: Zero

Primeiro eu estava querendo saber se a corretora ter uma sede na minha cidade faz muita diferença, porque das que eu listei apenas a Ativa tem aqui em Fortaleza, se tiver muita diferença não vou ter nem opção de escolha.

Qual seria a mais indicada para mim?

No momento, o único dinheiro disponível que eu vou ter sãos esses 5k que eu vou tirar que estão em ações compradas pelo banco, pois não trabalho e não tenho nenhum tipo de renda, só mesada mas o que sobra não é muito em um mês. Se eu ver alguma boa oportunidade posso até tirar um pouco da poupança que tem uns 2k, mas no começo não estou muito afim de mexer na poupança pra ter alguma segurança. como vou começar, não seria muito difícil meu dinheiro virar pó. Pro fim do próximo ano vou ter um pouco mais porque vence umas LFT, não lembro bem, mas acho que está com alguma coisa perto de 8k.

Obrigado por que responder, qualquer ajuda é válida.

Quando forem aparecendo novas dúvidas vou postando aqui

talesbrito,

Hoje em dia é tudo via internet. Não necessita de ter corretora na sua cidade. Você já faz o cadastro e manda a documentação via correio (se for o caso) ou até mesmo por e-mail ou no próprio site da corretora (vai depender da corretora).

Acho que no seu caso você está fazendo o certo que é pesquisar, sem falar que corretora de banco é muito ruim, não dá pra operar com banco.
Eu gosto da Um Investimentos, não da problemas e o HB é muito bom.

O meu site tem uma parceria interessante com eles. Se estiver interessado basta entrar no site ( http://www.financasinteligentes.com/ ) e clicar no banner da Um Investimentos que o sistema reconhecerá que você está sendo indicado pelo Finanças Inteligentes. Daí é so fazer o cadastro que eles irão entrar em contato (o cadastro é sem compromisso com a corretora e gratuíto)

Espero ter ajudado,

Abcs,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thiago Malaquias

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Com essa quantia eu aconselho começar com fundos de investimentos, pois só de corretagem fixa já vai um grande valr desse seu investimento.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
talesbrito

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 5:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Fui pesquisar sobre fundos de investimentos no BB e acabei descobrindo que as minhas ações eram por fundo de investimento.
por isso que, agora que eu estou estudando mais e procurando por uma corretora, achava estranho eu não lembrar de pagar taxas de custódia (não me recordo se paguei corretagem).

Ações pelo fundo de investimentos você não recebe os dividendos da empresa (pelo menos nunca recebi). Os dividendos fariam muita diferença, chegando a cobrir meus custos e, quem sabe, até sobrar um pouco?

Estava pensando em fazer pelo método do balanceamento. Achei bem interessante e parece bem lógico, sem precisar ficar prevendo o futuro e fazendo análises muito complexas (pelo menos me pareceu bem simples pra começar, depois podemos complicar um pouco mais Twisted Evil , enquanto estudo outro métodos que possam ser melhores)
Dice man

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com Citação

talesbrito,

Pelo seu capital e perspectiva de investimento de medio prazo (2 a 12 meses),
creio que devia ficar com a corretora spinelli.

Com 5.000,00 de capital inicial ,
e fazendo compras de 1.000,00 no fracionario, este é o melhor custo beneficio.

Se quiser fazer swingtrades de 1 a 7 dias,
creio que voce deveria ter um capital minimo de 15.000,00 .

Para daytrade , o capital necessario sobe para 30.000,00 ,
é claro que não estou levando em conta o daytrade com opções,
por serem mais arriscadas para quem esta começando.

Nesses casos (swingtrade e daytrade) a melhor corretora seria a Mycap.

Cuidado com o balanceamento, ou melhor dizendo "Asset Alocation",
com pouco capital e gastando muita corretagem,
acaba reduzindo muito seu rendimento.

Sobre os dividendos, os fundos de ações tranformam eles em rentabilidade,
voce pode conferir , por exemplo : quando a VALE5 pagar 1% de dividendos,
e no dia ex-dividendos se cotação da ação subir 1% a quota do fundo no dia subirá 2%,
isso ocorre porque os fundos provisionam os valores de dividendos antecipadamente.

Caso opte pela spinelli analise a opção de transferir seu tesouro direto para custodia da spinelli,
ela tem custo zero e voce melhora a rentabilidade em 0,5% ao ano,
que é o custo que o Banco do brasil cobra.

Espero ter contribuido.

Boa noite.
.
talesbrito

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação

já estou bem tendencioso para a spinelli por ter que pagar a custódia e ainda parece ter o melhor HB.

Eu penso em um dia fazer daytrade mas no momento, como estou começando, não acho muito recomendado também.

Quanto ao Balanceamento, eu vi essa opção e achei bem interessante. Vou estudar um pouco mais sobre ela e quando for começar, vou ver com qual intervalo de tempo eu faço pra não gastar muito em corretagem e acabar perdendo todo o lucro (se tiver).

Alguém usa o balanceamento aqui? Dicas?

valeu pela dica do tesouro direto, já sabia que o banco do brasil cobrava 0,5%, mas não sabia que a spinelli não cobrava nada.

Talvez eu consiga algum dinheiro a mais com meu pai. um dia desses ele falou que iria me transferir um dinheiro (5k) pra eu investir, eu não ia ganhar o dinheiro, mas os lucros iam ser divididos meio a meio. Se eu perdesse tudo ele disse que não tinha problema e que eu não ia ter nenhum gasto.

mas mesmo com o dinheiro do meu pai eu pretendo continuar a fazer a mesma coisa, só vai acontecer dos lucros (ou prejuízos) serem maiores.

Vou estudar um pouco mais sobre o funcionamento da bolsa, saber pelo menos o básico para não fazer besteira e depois sobre como escolher as ações.

Alguma dica ou link para ajudar na escolha das ações?
talesbrito

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

uma dúvida que me apareceu.
usando a spinelli como corretora (R$16,90 lote padrão e R$5,90 fracionário) e eu decidir comprar ações, então pra economizar nos custos eu compro no fracionário duas vezes de 99 (levando em consideração um lote padrão de 100), na compra vou pagar 11,80 de corretagem pelas duas.

Se eu decidir vender 150 eu vou pagar de corretagem o preço do lote padrão (16,90)? Seria melhor vender em duas vezes também?

Qual a diferença de comprar o lote padrão pra o fracionário?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 2:58 pm    Assunto: Responder com Citação

talesbrito escreveu:
uma dúvida que me apareceu.
usando a spinelli como corretora (R$16,90 lote padrão e R$5,90 fracionário) e eu decidir comprar ações, então pra economizar nos custos eu compro no fracionário duas vezes de 99 (levando em consideração um lote padrão de 100), na compra vou pagar 11,80 de corretagem pelas duas.

Se eu decidir vender 150 eu vou pagar de corretagem o preço do lote padrão (16,90)? Seria melhor vender em duas vezes também?

Qual a diferença de comprar o lote padrão pra o fracionário?

Fracionário = 1 ação de cada vez. ( ou mais ... )

Lote = 1 lote padrão de cada vez. De 100 em 100, 1000 em 1000 ...

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
talesbrito

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

essa parte eu já sabia Very Happy
mas o preço do fracionário é diferente se eu comprar em lote?
quem comprar fracionário tem os mesmos direitos de quem compra os lotes?
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação

talesbrito escreveu:
essa parte eu já sabia Very Happy
mas o preço do fracionário é diferente se eu comprar em lote?
quem comprar fracionário tem os mesmos direitos de quem compra os lotes?

Vai depender da corretora, algumas fazem o fracionário mais barato outras não. Os direitos são os mesmos independente de ser ação no fracionário ou no lote.

PS: corretagem de R$ 16,90 achei um pouco salgado
talesbrito

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

ainda não escolhi a corretora que irei usar, também achei um pouco caro, mas o que gostei da spinelli é que não paga corretagem, e como acho (ainda não decidi) que não irei fazer movimentações muito frequentes, pode acabar saindo mais barato. Quando eu decidir com que frequencia irei movimentar aí vou fazer as contas e ver qual corretora vale mais a pena pra mim. E outro ponto é que ela não cobra taxa no TD (já tenho pelo banco, mas depois pretendo fazer por uma corretora pra baixar os custos)

li um texto aqui na série Iniciando seus investimentos que me ajudou a entender um pouco melhor.

Fiquei com dúvida na hora da venda:
no texto fala que alguém tem 316 ações que foram compradas aos poucos durante algum tempo no fracionário, como é mais difícil vender de imediato no fracionário, ele pode vender 300 ações em lote e as 16 restantes no fracionário.

nesse caso de vender um pedaço em lote e outro em fracionário, vai ser pago para a corretora duas corretagens? uma para o lote e outra para o fracionário?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação

F.I., acredito que ele se referia ao preço da ação. Smile

Sim ... pode existir diferença no preço da ação fracionária para a de lote. Principalmente pela liquidez.
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

talesbrito escreveu:
Citação:

ainda não escolhi a corretora que irei usar, também achei um pouco caro, mas o que gostei da spinelli é que não paga corretagem, e como acho (ainda não decidi) que não irei fazer movimentações muito frequentes, pode acabar saindo mais barato. Quando eu decidir com que frequencia irei movimentar aí vou fazer as contas e ver qual corretora vale mais a pena pra mim. E outro ponto é que ela não cobra taxa no TD (já tenho pelo banco, mas depois pretendo fazer por uma corretora pra baixar os custos)

li um texto aqui na série Iniciando seus investimentos que me ajudou a entender um pouco melhor.

Fiquei com dúvida na hora da venda:
no texto fala que alguém tem 316 ações que foram compradas aos poucos durante algum tempo no fracionário, como é mais difícil vender de imediato no fracionário, ele pode vender 300 ações em lote e as 16 restantes no fracionário.

nesse caso de vender um pedaço em lote e outro em fracionário, vai ser pago para a corretora duas corretagens? uma para o lote e outra para o fracionário?

Pelo que eu conheço de corretora sim. Neste exemplo que citou, 1 lote corresponde a 100 ações.
Daí teria que vender 3 lotes pagando uma corratagem
e 16 ações no fracionário pagando outra corretagem

Abcs,
talesbrito

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Sei que já estou começando a fugir do assunto que tinha começado o tópico (corretora), mas pra não ter que abrir outro tópico vou ficar com esse. Estou gostando muito porque estou recebendo respostas esclarecedoras e muito rápidas (hoje a tarde estava parecendo um chat ao vivo, fiquei impressionado com a velocidade das respostas, agradeço a todos) Very Happy

Agora o que interessa:
Estava querendo entender como funciona a pontuação na bolsa. Procurei em vários sites e não sei se entendi direito o que é, como funciona e como isso influencia nas minhas decisões.

Pelo o que eu entendi, a pontuação é formada assim: soma a todas as ações de todas as empresas que estão na bolsa e multiplica por seus respectivos preços. Estou certo?

Mas onde isso faz diferença para mim?
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

talesbrito escreveu:
Sei que já estou começando a fugir do assunto que tinha começado o tópico (corretora), mas pra não ter que abrir outro tópico vou ficar com esse. Estou gostando muito porque estou recebendo respostas esclarecedoras e muito rápidas (hoje a tarde estava parecendo um chat ao vivo, fiquei impressionado com a velocidade das respostas, agradeço a todos) Very Happy

Agora o que interessa:
Estava querendo entender como funciona a pontuação na bolsa. Procurei em vários sites e não sei se entendi direito o que é, como funciona e como isso influencia nas minhas decisões.

Pelo o que eu entendi, a pontuação é formada assim: soma a todas as ações de todas as empresas que estão na bolsa e multiplica por seus respectivos preços. Estou certo?

Mas onde isso faz diferença para mim?

Não. São muitas as ações disponíveis na bolsa, mas o índice bovespa é constituído pelas ações de maior volume financeiro e número de negócio. Quando você lê no jornal que a bolsa subiu X%, significa que o índice bovespa subiu esses X% e não a bolsa inteira

veja em: http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=Ibovespa&Opcao=0&idioma=pt-br

Para ver as ações que participam do índice e o peso que cada uma representa veja em: http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=Ibovespa&idioma=pt-br

Abcs,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Corretoras Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!