Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

A bolha imobiliária estoura em 3 meses
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 10:43 am    Assunto: A bolha imobiliária estoura em 3 meses Responder com Citação

Já viram o último post do site ?
O que acharam ?

http://www.clubedopairico.com.br/colunistas-a-bolha-imobiliaria-estoura-em-3-meses/6319

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

Materia interessante Zé.

O crédito fácil e o aumento do poder aquisitivo ou a evolução de algumas camadas da população para a "classe média" como muitos gostam de dizer, também movimentaram os mercados, principalmente o de imóveis e veículos, pois como foi dito na reportagem o sujeito compra uma casa de 600k e uma pick-up de 150k e paga a perder de vista, mesmo que sua renda não lhe permita tal estravagência junto com as outras despesas correntes (alimentação, escola, serviços de utilidade) que quando apertar, qual ele irá deixar de pagar? Rolling Eyes
Cara os imóveis na minha cidade estão super caros, ofereceram ao dono do lote ao lado da minha casa 110k e ele comprou por 25k. Shocked

Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 11:28 am    Assunto: Responder com Citação

E faz quanto tempo que ele comprou ?

Na hora que o negócio apertar ... sai de perto, porque vai ser feio ... =/
( mas isso não vai acontecer ! o oba oba será eterno !! Rolling Eyes )
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Ele comprou a uns 4 anos, foi mais ou menos na época em que comprei o meu. Wink

Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Alex escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Ele comprou a uns 4 anos, foi mais ou menos na época em que comprei o meu. Wink

Uma "bela" valorização. Smile
hehehe

Parabéns. Wink
jebrando
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente post!

Eu estava discutindo sobre essa bolha com meu professor na última sexta-feira. Ele é empreendedor imobiliário e devemos ter muita cautela ao ouví-lo, mas ele me demonstrou alguns dados que explicam essa demanda assustadora do mercado e consequente acréscimo nos valores.

É fato que o Brasil está apresentando uma queda brusca na margem de pobres. E isso, consequentemente, eleva a faixa da classe média, sendo essa a faixa que mais cresce no nosso país. Hoje, cerca de 52% da renda do país é distribuída nesta faixa que, ainda, tem um crescimento de renda na faixa de 8,3% a 10,1% a.a.

Isso tudo está gerando uma "margem de sobra" no consumo dessa grande massa que, por consequencia de vários fatores além do legado histórico do "sonho da casa própria", abre espaço para os investidores abocanharem grande parte dessa, digamos, sobra.

O gráfico em anexo mostra a evolução desta "sobra", com dados históricos a partir de 2000 e previsões até 2014. Estes dados foram extraídos de um estudo do FGV, IBGE e LGA.

Eu também sou partidário da bolha e acho que o mercado está super valorizado. Argumentos não faltam para esta tese!!! Mas, após analisar os dados sob o ponto de vista do investidor no mercado de imóveis para a classe média, percebo que ainda há espaço para crescimento e que talvez essa bolha demore um pouco mais do que pensamos para estourar...
===============
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

A verdade é que faltam no Brasil faltam dados pra concluir se há ou não bolha.Todo mundo que fez uma ciência sabe que as coisas não podem ser concluídas com base em impressões pessoais.

Em 1999 a Selic estava em 45% a.a,hoje está 10,75% a.a,nos EUA a taxa de juros é entre 0 e 0,25% a.a se você utilizar um método de fluxo de caixa descontado de imóveis vai ver eles podem valer praticamente qualquer valor,dado a volatilidade da economia brasileira.Tudo depende do que você considera aceitável.

Tava lendo um relatório do Credi Swiss a respeito de um credit crunch e na pior da hipóteses tem crédito até 2013.Outra coisa é que o crédito imobiliário no Brasil ainda é muito pequeno em relação ao PIB comparado com basicamente qualquer lugar do mundo.

Resumindo por falta de dado ,não da pra concluir se há ou não bolha imobiliária.

Esse boom imobiliário é bem parecido com oque ocorreu com a bolsa depois da eleição do Lula e fim da crise americana dos anos 2000s.No início muita gente achou que era bolha e isso não se comprovou.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
A verdade é que faltam no Brasil faltam dados pra concluir se há ou não bolha.Todo mundo que fez uma ciência sabe que as coisas não podem ser concluídas com base em impressões pessoais.

Em 1999 a Selic estava em 45% a.a,hoje está 10,75% a.a,nos EUA a taxa de juros é entre 0 e 0,25% a.a se você utilizar um método de fluxo de caixa descontado de imóveis vai ver eles podem valer praticamente qualquer valor,dado a volatilidade da economia brasileira.Tudo depende do que você considera aceitável.

Tava lendo um relatório do Credi Swiss a respeito de um credit crunch e na pior da hipóteses tem crédito até 2013.Outra coisa é que o crédito imobiliário no Brasil ainda é muito pequeno em relação ao PIB comparado com basicamente qualquer lugar do mundo.

Resumindo por falta de dado ,não da pra concluir se há ou não bolha imobiliária.

Esse boom imobiliário é bem parecido com oque ocorreu com a bolsa depois da eleição do Lula e fim da crise americana dos anos 2000s.No início muita gente achou que era bolha e isso não se comprovou.

Sem mais.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Dice man

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Considero de forma parecida.

No brasil não existem bolhas, o que acontece é um crescimento anormal,
e depois uma estagnação de preços por motivos de crises.

Para pensar :

Houve um aumento dos componentes da classe media. (salarios entre 5.000,00 e 15.000,00),
que passaram a colocar como prioridade a casa própria,
aumentando assim a demanda.

E ainda devemos lembrar que membros da classe alta , (salarios entre 20.000,00 e 50.000,00),
estão entrando pesado em imoveis como investimento,
se forem verificar os lançamentos de imoveis na planta que acabam em 1 dia,
é provavel que nem metade dos compradores estam planejando morar nestes imoveis.

Essas pessoas ricas é que acabam com o excesso de oferta de imoveis
e por conseguinte ocasiona o aumento dos preços.

Para se caracterizar estouro de bolha é necessario que haja um excesso de oferta,
então devemos imaginar um motivo,
que faça estas pessoas mais abonadas a quererem se desfazer de tantos imoveis.

E no momento não me vem nada de concreto na memoria,
a não ser uma expropriação de imoveis ao estilo Hugo Chaves,
mas isso já seria um exemplo extremo.

Mas como exercicio de futurologia, gostaria que os demais opinassem.

O que levaria um grande grupo de pessoas ricas a se desfazerem a qualquer custo de varios imoveis que tenham comprado ?

Lembrem-se que não estamos discutindo casos pontuais,
tem que ser problemas sistemicos,
que afetem muitas pessoas ao mesmo tempo.

Boa noite.

jebrando escreveu:
É fato que o Brasil está apresentando uma queda brusca na margem de pobres. E isso, consequentemente, eleva a faixa da classe média, sendo essa a faixa que mais cresce no nosso país. Hoje, cerca de 52% da renda do país é distribuída nesta faixa que, ainda, tem um crescimento de renda na faixa de 8,3% a 10,1% a.a.

Isso tudo está gerando uma "margem de sobra" no consumo dessa grande massa que, por consequencia de vários fatores além do legado histórico do "sonho da casa própria", abre espaço para os investidores abocanharem grande parte dessa, digamos, sobra.

.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não acho que seja bom investir em imóveis de maneira geral,exceto caso em que o retorno dos alugueis seja atrativo(8% a.a bruto).Só não dá para concluir que a bolha porque antes tava muito mais barato que agora.

Agora eu não estou tentado a investir no mercado imobiliário...

Quanto ao FGTS que o texto lá fala,vou copiar o que ta escrito no relatório

"In our view, the FGTS looks well funded from a balance-sheet standpoint. With assets-toequity
of 7.7x and a loan-to-deposits ratio of 56%, the FGTS balance sheet seems
underleveraged, even by banks’ standards (although the FGTS is actually a fund, and not
a bank, and thus could withstand higher leverage),"

Brazilian Homebuilders,Credit Suisse 20 October 2010
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 8:47 am    Assunto: Responder com Citação

Bem legal a matéria mesmo, uma das poucas tão grande que leio com prazer até o fim.

Alguns pontos que me chamaram a atenção.
Ele diz que acredita que uma pessoa que compra um carro, esse carro custa até 6x o salário da pessoa. Isso é uma controvérsia no texto, pois ele mesmo afirma que tem gente pagando caro pelas coisas, então obviamente que esse fator 6 dele não é válido. Se pensarmos assim, pra comprar um popular, de 30 mil, a pessoa teria que ganhar 5 mil. Hoje em dia quem ganha 5 mil vai comprar um carro de 60 mil pelo menos. 30 mil são carros vendidos normalmente para quem está entrando na classe média. Eu mesmo comprei um carro, na época, que valia bem mais do que 6 salários meus. Aliás, esse mês quitei ele e me livrei da minha única "dívida" Laughing

Mas é fato isso mesmo, as pessoas estão pagando valores absurdos por imóveis. O dia que todo mundo se ligar, acredito na bolha sim, não como algo que vai estourar, mas algo que vai murchar bastante. Imóveis que hoje são vendidos a 500 mil, há poucos anos não eram vendidos nem por 200 mil. Não tem explicação lógica para isso a não ser a ganância da oferta e procura.

No litoral do RS, mais precisamente em Torres, quem for lá pode ver uma coisa que realmente acontece como ele fala. Em TODAS as quadras dessa cidade tem um prédio gigantesco sendo construído. É incrível que tenha mercado pra tudo isso. Se tu olhar a cidade de cima é assustador a quantidade de prédios sendo construidos, não é uma dezena, é provavelmente muito mais de uma centena. Sinceramente não acredito que quando todos esses forem finalizados, sejam comercializados rapidamente sem uma desvalorização. Nem em Porto Alegre há tantas obras assim, e olha que aqui sempre tem.

A taxa de juros do Brasil é uma das mais altas do mundo, porém se pensarmos bem, há um ENORME problema. Como fala no texto, não pode baixar senão o consumo aumenta demais e votla a inflação, não pode subir senão o investimento externo aumenta e o real valoriza prejudicando a exportação, é uma sinuca de bico, não tem solução simples. Para o brasileiro "normal", a principio um juros alto poderia ser melhor, afinal o real valorizado, diminui o preço de muitos produtos que pagamos a base de dólar, porém o financiamento fica muito mais caro, prejudicando vendas de bens de maior valor como carros e imóveis. Sem contar que essa taxa de juros brasileiro dá uma boa margem de segurança, pois como vimos na crise 2008/2009, foi só baixar a taxa pra pouco menos de 9% e reduzir o IPI que o consumo voltou ao normal, ou seja, há uma grande margem para poder estabilizar o país em crise, por isso que não acredito numa bolha tão forte no mercado de capitais, agora no de imóveis são outros 500.
jebrando
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 9:18 am    Assunto: Responder com Citação

Não sei explicar os motivos. É até estranho, mas eu também sempre tive essa visão de que o valor do carro não poderia ultrapassar 6x o valor da minha renda mensal...

Sempre raciocinei assim e assim me mantenho... Acho que a matéria deixou essa visão, de que DEVERIA ser assim. Mas é óbvio que não é!
===============
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 4:23 pm    Assunto: Responder com Citação

jebrando escreveu:

O gráfico em anexo mostra a evolução desta "sobra", com dados históricos a partir de 2000 e previsões até 2014. Estes dados foram extraídos de um estudo do FGV, IBGE e LGA.

Gente cuidado que

Renda Nacional Bruta (RNB) = Produto Interno Bruto (PIB) – Renda Líquida enviada ao exterior (RLEE) – impostos indiretos + subsídios.

e

PIB sob a ótica da despesa é igual

PIB = C (consumo das familias)+ FBCF ("investimentos"+ EST(variação de estoque) + G(gastos do governo) + X(exportações) - M(importações)

O consumo das famílias é esse C,as famílias não tem tanto espaço("sobra") assim para aumentar o consumo.O que agente viu agora foi que o consumo aumentou muito e isso aumentou muito as importações que é o M da formula,que não precisa ser nenhum gênio para saber que não existe crescimento sustentável baseado em criação de déficits externo enormes.

Outra coisa essa série me parece que está em valores nominais e não reais o que infla ainda mais a coisa.

Pessoal temos que ser cautelosos até +-2004 o Brasil era um país que não crescia e ninguém acreditava muito que isso ia mudar,agora o Brasil é uma país que está crescendo e ninguém acredita que isso vá mudar...
bighouse

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:

Tava lendo um relatório do Credi Swiss a respeito de um credit crunch e na pior da hipóteses tem crédito até 2013. Outra coisa é que o crédito imobiliário no Brasil ainda é muito pequeno em relação ao PIB comparado com basicamente qualquer lugar do mundo.

Perfeito, uma coisa é crescer onde não tinha crescimento.

Pergunta pra Angola, crescimento 10% ao ano, lógico, não existia nada lá.

Mesma coisa, para casas, estavam paradas desde quando, 1998?

Olha o tamanho do déficit habitacional. E isto vai inflar mesmo os preços, pois o pobre consegue ter crédito, coisa que antes não tinha e está comprando ( não sou lulista kkk ). O negócio que todo mundo fala de bolha, é que o cara, que viu o mercado crescer, sabia que poderia explodir, não comprou nada, nos ultimos 5 anos, viu a valorização de 400%, ficou todo angustiado, e fica falando em bolha. os preços se reajustaram em 4 anos, o que demorou 20 anos, simples.

Como Roma citou, sem dados, não tem como saber, só por olhar.

Esse ano cresceu muito, ano que vem tende a diminuir o ritmo.

Aumenta os juros kkkkk belos economistas, ferrando tudo.

Colocou crédito, onde não existia.

Se tiver uma bolha, o que pode explodir, é a Governo, cortar o crédito.
Pronto, ai sim, ninguem compra nem vende, e os preços dos imoveis caem.

Nos EUA, o crédito chega a 90% do pib.

O corte do crédito, só vai acontecer, SE, o governo não conseguir honrar sua dívida, que está altíssima, mas, olha o tanto de recurso que entra no país, é muita grana entrando.

acredito que só a partir de 2014, que teremos algo para se preocupar.
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

bighouse escreveu:

Olha o tamanho do déficit habitacional. E isto vai inflar mesmo os preços, pois o pobre consegue ter crédito, coisa que antes não tinha e está comprando ( não sou lulista kkk ). O negócio que todo mundo fala de bolha, é que o cara, que viu o mercado crescer, sabia que poderia explodir, não comprou nada, nos ultimos 5 anos, viu a valorização de 400%, ficou todo angustiado, e fica falando em bolha. os preços se reajustaram em 4 anos, o que demorou 20 anos, simples.

O meu entendimento é exatamente o mesmo. Muita gente está falando em bolha porque perdeu a oportunidade de comprar barato em um passado não tão distante e a correção dos preços nos imóveis foi muito acima do rendimento na bolsa de valores. Ou seja, quem não comprou está ainda mais longe de comprar agora.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!