Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Comprar Yuan (moeda da China) no Brasil
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2010 9:14 am    Assunto: Re: RE: Responder com Citação

Luiz H. Cavalheiro escreveu:
Sempre haverá opiniões divergentes, até mesmo porque pessoas em situações distintas tendem a proteger, pelo menos em boa parte, o contexto em que atuam (seja na defesa ou no ataque). Em uma relação particular, eu me sentiria pessoalmente prejudicado se alguém me desse o chapéu em algum dinheiro emprestado, nem é preciso considerar taxa de juros nem nada. Mas seria uma relação entre iguais, ou semelhantes, que se norteia por parâmetros diversos daqueles em que se assenta uma relação entre instituição financeira e cidadão privado.

Eu entendo seu ponto, porém isso que você falou da diferença entre empréstimo "entre iguais" e entre pessoa física e empresa serem diferentes eu discordo. A relação é a mesma: credor x devedor. Não é pq é uma empresa ou pessoa física que tem-se o "direito" de pagar ou não, a estrutura é exatamente a mesma, porém com papéis legalmente diferentes.

A questão que eu levantei aqui é que todos somos livres para escolher. Se a pessoa escolhe o caminho de pegar um empréstimo de com juros de X %, o que eu acho completamente "imoral" é depois a pessoa reclamar que o juros é abusivo, sendo que quando contratado era o mesmo juros, e pra contratar não se teve problema com esse juros. Se eu fosse juiz, dava ganho de causa pra todas empresas em casos de pessoas que reclamassem de juros abusivo.

Mas volto a dizer, a minha opinião é radical mesmo, acho que cada um tem que fazer o melhor para viver melhor e com a consciência tranquila.

Voltando ao assunto do tópico, acho que não estamos em uma boa hora de fazer câmbio, com essa crise na europa o dólar e euro tendem a ficar muito variáveis, imprevisíveis.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz H. Cavalheiro

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 8:39 pm    Assunto: RE: RE: RE: Responder com Citação

O companheiro PBr se expressa de forma clara, de modo que compreendo perfeitamente e respeito suas opiniões, e aprecio o comentário que fez acerca do assunto do tópico.

Considerando um empréstimo particular de uma pessoa para outra, a natureza da relação é a mesma: credor X devedor; no entanto, tal relação é regida por parâmetros distintos daqueles existentes entre instituição financeira e pessoa física. Entre dois semelhantes, suponho que exista confiança; entre [abismos] desiguais, existe [tenho certeza], a desconfiança, daí a necessidade de um extenso rol de regulamentações para suportar os eventuais conflitos e perdas que possa haver.

Gostaria de deixar claro que nunca ninguém me obrigou a nada, tudo o que fiz [de errado], fiz por problemas meus e não coloco toda a bronca nas costas do sistema, mas apenas uma parte: não se deve menosprezar o poderio do sistema financeiro diante das muitas vezes temerárias aspirações do cidadão privado.

Nenhum advogado vai alegar que seu cliente recusa-se a pagar determinada dívida porque os juros são "abusivos" - nesse ponto, do cliente, de fato, espera-se que tenha conhecimento de que "10% a.m." em um cartão de crédito vai dar no fundo do poço; inevitavelmente, porque não se vence a guerra contra a capitalização composta com dinheiro de salário.

Durante um tempo eu tive conta em um certo banco, porque a empresa só pagava nesse banco. Nos dias atuais, a empresa paga em qualquer banco que o empregado tenha conta corrente, ou mesmo conta salário. Eu reclamava que eu era maltratado por esse banco, e outros colegas também, mas eu estava sendo ingênuo, porque qualquer assalariado que vai ao banco para tomar empréstimo vai ser sempre maltratado. Em qualquer banco, neste país e em outros.

Se eu fosse igual aquele indivíduo que ocupava um importante cargo no Poder Legislativo do Brasil e que toda sexta-feira encostava a barriga no caixa do banco para sacar R$ 50 mil para as despesas com a amante ao longo do final de semana, eu asseguro que eu estaria muitíssimo satisfeito com o staff administrativo desse banco e seu deveras generoso e hospitaleiro "atendimento ao cliente" (péssimo, na vida real).

Vida que segue, um abraço a todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!