Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
imhotep Nível 2

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2009 Mensagens: 210 Localização: Belo Horizonte/MG
|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 6:42 pm Assunto: Poupança afundando cada vez mais. |
|
|
Vocês devem ter visto q a inflação superou a poupança esse mês.
Bom, tá certo q poupança não é investimento.
Uso ela pra deixar meu colchão de segurança e garantir liquidez imediata na hora q precisar.
Mas pensando assim, se a inflação continua no mesmo nível, vou perder poder aquisitivo com o tempo.
Alguma outra alternativa pra deixar o colchão de segurança, lembrando q as rendas fixas x altas taxas de administração x IR tb acabam não fazendo mt diferença?
Quero só garantir q meu colchão não esvazie tão rapidamente... |
|
|
 |
|
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Agora, já imaginou se isso começa a se repetir um pouco mais ? A fuga em massa da poupança ... ?
Isso me lembra que ela é usada para um outro propósito ... lembram qual é ?
Acho que, de imediato, tu não precisa te assustar.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
imhotep Nível 2

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2009 Mensagens: 210 Localização: Belo Horizonte/MG
|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: | Agora, já imaginou se isso começa a se repetir um pouco mais ? A fuga em massa da poupança ... ?
Isso me lembra que ela é usada para um outro propósito ... lembram qual é ?
Acho que, de imediato, tu não precisa te assustar.  |
Será? Bolha imobiliária? Será, será, será???
Vamos acompanhando então... |
|
|
 |
Alex Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 10:59 am Assunto: |
|
|
É, mas a captação da poupança continua batendo recordes. _________________ Deus é sempre bem sucedido em todos os Seus
empreendimentos. Se você é um daqueles que acredita em Deus, não pode fracassar. Você nasceu para vencer.
Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/ |
|
|
 |
F.I. Nível 3

|
Enviada: Qui Dez 09, 2010 3:23 pm Assunto: |
|
|
Na verdade quando a inflação está alta não tem pra onde ficar correndo. Tem muito fundo aí que está perdendo até pra poupança devido as taxas de administração.
A solução é procurar CDBs de bancos menores que pagam 100% CDI ou mais, ou migrar alguma coisa pro tesouro, como NTN-B Principal.
Dependendo do perfil do investidor, comprar ativos na bolsa pode ser uma saída.
Abcs, _________________ http://www.financasinteligentes.com/
Análises, investimentos e finanças. Estudos e projeções para os mercados nacionais e internacionais.
Conheça o meu livro "Muito prazer, Sr. Mercado": http://www.financasinteligentes.com/p/muito-prazer-sr-mercado.html |
|
|
 |
imhotep Nível 2

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 4:28 pm Assunto: |
|
|
F.I. escreveu: | Na verdade quando a inflação está alta não tem pra onde ficar correndo. Tem muito fundo aí que está perdendo até pra poupança devido as taxas de administração.
A solução é procurar CDBs de bancos menores que pagam 100% CDI ou mais, ou migrar alguma coisa pro tesouro, como NTN-B Principal.
Dependendo do perfil do investidor, comprar ativos na bolsa pode ser uma saída.
Abcs, |
Ações não são o investimento adequado para um colchão de segurança.
TD talvez, mas vai depender de q liquidez o investidor está falando... |
|
|
 |
octavio

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:39 pm Assunto: Re: Poupança afundando cada vez mais. |
|
|
imhotep escreveu: | Alguma outra alternativa pra deixar o colchão de segurança, lembrando q as rendas fixas x altas taxas de administração x IR tb acabam não fazendo mt diferença? |
A poupança fica um pouco abaixo da inflação se verificarmos o seu histórico de rentabilidade. Porém, a maior parte dos fundos oferecidos pelos bancos ficam ainda mais abaixo. Então, teoricamente a poupança ainda poderia ser considerado investimento, ainda que "porcamente" assegure o poder de compra no longo prazo.
Se você aplicar na renda fixa diretamente, sem precisar da intermediação de uma instituição financeira, adquirindo títulos do tesouro ou títulos privados como debêntures, então certamente você acaba reduzindo as taxas e eventualmente conseguindo um retorno maior que a poupança.
Outra forma seria aplicar na renda variável (bolsa de valores), que possui um histórico de rentabilidade e uma expectativa de retorno um pouco acima da taxa básica de juros, algo em torno de 2% a 5% a.a. de juros reais. |
|
|
 |
Alex Nível 4

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 9:20 am Assunto: Re: Poupança afundando cada vez mais. |
|
|
octavio escreveu: | Se você aplicar na renda fixa diretamente, sem precisar da intermediação de uma instituição financeira, adquirindo títulos do tesouro ou títulos privados como debêntures, então certamente você acaba reduzindo as taxas e eventualmente conseguindo um retorno maior que a poupança. |
É uma boa também, só esbarra no problema da liquidez.  _________________ Deus é sempre bem sucedido em todos os Seus
empreendimentos. Se você é um daqueles que acredita em Deus, não pode fracassar. Você nasceu para vencer.
Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|