Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Reduzir as Despesas da CASA!
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 9:35 am    Assunto: Responder com Citação

Olha, concordo, nunca vi a conta de água ser maior que a de luz. Acho que a primeira alternativa seria chamar um profissional para verificar possíveis vazamentos. A não ser que vocês enxam uma piscina de água por dia, aí tem explicação.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Olha, concordo, nunca vi a conta de água ser maior que a de luz. Acho que a primeira alternativa seria chamar um profissional para verificar possíveis vazamentos. A não ser que vocês enxam uma piscina de água por dia, aí tem explicação.

Não é a piscina é o jardim.Quando o jardim é muito grande consume MUITA água.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 9:49 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, como o assunto está meio que na minha área profissional, vou dar umas dicas em relação a consumo de agua e de luz

Agua

- Em condominios, a formula paulista para cobrança de agua (existem muitas formulas e elas varias inclusive de cidade pra cidade) onera demasiadamente o grande consumidor. Basicamente, a conta de agua de um condominio (tudo aquilo que o condominio usa, exceto seus gastos residenciais: ex: jardim do predio, lavabo do salao de festas, etc), é dividido PROPORCIONALMENTE ao consumo individual de cada apartamento (nao é dividido igualmente). Ou seja, quem consome mais em sua residencia, recebe um quinhao maior da conta condominial. A sabesp (ou outra concessionaria) sabe isso fazendo a diferença de consumo do hidrometro de entrada do condominio - somatoria dos consumos dos hidrometros individuais. Entao, de olho no consumo de agua.

- Condominios (predios) mais antigos, nao tem hidrometros individuais e sim, hidrometro coletivo. Existe uma unica conta que é rateada igualmente entre todos os apartamentos. Ou seja, se na sua casa moram 2 pessoas, acredite, vc está rachando a conta com seu vizinho que tem 6 pessoas no apartamento e consome muito mais. Hj isso é proibido pelo codigo de obras, e em alguns casos, é possivel que uma reforma no sistema adeque a questao. Em outros predios, o custo dessa alteração é proibitivo (inviavel).

- Para economizar água, algumas dicas simples:

a) Use aeradores/dispersores nas pontas de cada torneira. Hj a grande maioria dos metais aceitam o dispositivo.

b) Use caixa acoplada em vaso sanitario em vez de valvula hidra (aquela de parede). As loucas hj sifonam obrigatoriamente com 6L de agua, enquanto nas antigas eram pelo menos 18L. A caixa acoplada tem controle de vazao e na valvula hidra, as que possuem o dispositivo, mesmo assim, te forçam a gastar mais agua por ciclo (descarga). Existem hoje as caixas acopladas com dual flux (um botao pra xixi, outro pra coco), mas sao um tanto caras, entao, a analise fica por conta de cada um. Acho que la na frente, vai virar padrao.

c) Velhos habitos: Feche a torneira pra escovar os dentes, tome banho rapido, feche a torneira da cozinha ao ensaboar a louca, soh use a maquina de lavar loucas e roupa quando estiverem cheias (gastam MUITA agua, entao, espere acumular roupa e prato).

d) Alguns preditos novos estao fazendo reaproveitamento de agua de chuva. Eu fiz alguns projetos, é simples, e funciona bem pra residencia. Mas precisa de 2 reservatorios superiores e 1 inferior. No caso do amigo que gasta ai no jardim, com 2 meses de agua em casa, vc instala esse sistema e alem de regar o jardim, pode usar pra aguas cinzas. ATENCAO: Precisa de controle, que pode ser automatizado, senao, depois de algum tempo, a agua pode ficar um pouco amarelada, o que no vaso sanitario deixa um aspecto de sujeira.

Luz

Ao contrario da agua, todos os medidores sao individuais e existe um medidor de condominio, portanto, o condominio recebe tambem uma conta "particular" de luz. Normalmente, rateada igualmente entre os apartamentos.

Vamos la, pra economizar luz:

a) Lampadas: Hj em dia nao basta apenas por lur fluorescentes, pois existem diversas disponiveis e nem sempre sao tao eficientes. O que vale aqui é a potencia da lampada e o tipo de luminaria. A Philips normalmente eh a marca chefe no assunto e existem otimas lampadas de 12W disponiveis no mercado. Existem tambem lampas fluorescentes amareladas, com espectro de luz semelhante as incandescentes. Essas sao melhores que as brancas, pois a luz amarela melhora a definicao de cor e contraste dos objetos (simula a luz do Sol).

b) Interruptores: Recomendo fortemente a instalação de dimmer (aquela rodinha que regula a iluminancia). A principio, parece bobagem, mas da pra sentir na conta: aquela lampada que vc deixa acesa no corredor de casa, a intensidade da luz pra qualquer atividade (quarto, sala de TV, sala de jantar, etc). Voce regula a luz da maneira que sentir mais confortavel. Pra quem nao usa dimmer, acredite, depois que vc poe em casa, ateh desacostuma quando vai pra algum lugar que nao tem.

c) Sobre o ar condicionado, que eh um sistema caro, mas alguns locais sao imprescindiveis ter, eu recomendo:

c1) Instalação de vidros refletivos. O vidro eh um dos principais responsaveis pelo descontrole termico dos ambientes. Ha diversos vidros refletivos (nao eh o vidro fume ou escuro, hein?) que deixam passar uma otima quantidade de luz, e refletem eficientemente boa parte da energia termica. Ou seja, com cortinas e persianas abertas, vc economiza com luz sem deixar o ambiente insuportavelmente quente. Como o assunto eh meio indefinido ateh pra arquitetos, procurem vidros da Guardian (existem outras empresas no brasil), que possuem otimos modelos (nao me recordo de nomes).

c2) Telhas sanduiche no caso de telhado de fibrocimento (por causa da inclinacao) ou mesmo telhas de barro com proteção termica (aquela capa de aluminio que vai por baixo da telha (serve pra fibrocimento tb). No caso de forros, pode por lã de vidro tb em cima, mas é um sistema que tem caido em desuso (apesar de ser barato).

c3) Quem mora em local quente, de preferencia a pisos frios. Nao coloque carpete em casa. Se gosta de algo felputo, poe tapete nos locais de circulacao.

d) Eu vi que citaram aquecimento solar pra chuveiro, mas quero colocar aqui 2 pontos:

d1) Se o sistema nao for misto (eletrico e solar), vc vai gastar muita agua esperando o aquecimento "chegar" na ponta do chuveiro;

d2) O boiler tem limite, entao se o consumo de agua de banho for alto (muitas pessoas na casa), o dimensionamento deve ser apropriado, senao vai ter de esperar reaquecer tudo.

Lembrando que hj em dia o custo beneficio precisa ser estudado e o retorno financeiro normalmente eh longo (dificilmente, inferior a 5 anos, sendo que na media, superior a 10 anos).

Se eu lembrar de mais coisas, vou postando aqui.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 10:20 am    Assunto: Responder com Citação

TELEFONE

Bom, lembrei dos telefones. Aqui, é onde inicialmente se conseguem as maiores economias.

1) Nao use fixo de casa pra ligar pra celular. Normalmente, celular p/ celular é mais barato e está incluso naquele pacotao de minutos que vc obrigatoriamente paga todo mes.

2) Interurbano ou DDI, existe site na internet com simulador de tarifa (vc poe o local de origem e destino e a hora de ligacao, e ele te mostra a melhor tarifa de operadoras). Pode parecer babaca, mas se vc sempre liga pros mesmos numeros (aqueles parentes do interior ou de outo estado), vale a pena saber que operadora é melhor. Algumas operadoras, quando vc tem o pacote de servicos deles, dao desconto pra DDD e DDI, caso da GVT (usar o 25, se vc tiver a linha deles em casa, dá 25% de desconto. Precisa se cadastrar gratuitamente no site).

3) Sua operadora de ceular sempre tem promocao. Fique de olho no site, pq elas normalmente valem a pena. A vivo por exemplo, está com uma valida ateh 31/01, que por 12 reais (um pagto soh), vc fala a vontade com qualquer vivo por 1 ano (vai aumentar 1 real na sua conta). Chama fale mais II.

4) Cadastrem em seu celular os favoritos. Quase toda operadora tem o plano e normalmente, ligamos muito mais pra uns 2 ou 3 numeros. Vale a pena. Mas precisa ligar la e cadastrar, pq eles nao ligam pra vc pra oferecer.

5) Se toda sua familia possui a mesma operadora, vale a pena estudar um plano familiar de celular. Ou seja, todo mundo divide a mesma conta. Acreditem, com 4 pessoas, vale a pena (até a ultima vez q eu vi), mesmo se, por exemplo, 2 gastam bem mais do que as outras;

6) Se vc tem TV a cabo e banda larga, estude o melhor sistema pra sua residencia. Pra SP, o mais economico que eu consegui ver, é ter a NET+Virtua (tv a cabo e cable modem) e a linha telefonica ter o plano mais simples da telefonica com o programa FALE A VONTADE instalado.

7) Pra quem obrigatoriamente tem mais de 1 linha fixa em casa ou escritorio, vale a pena olhar o plano Unique da GVT, que compartilha os minutos entre 2 linhas.

Cool Quem tem empresa pequena, mas precisa se comunicar bastante com funcionarios, nem preciso dizer que Nextel (radio) é mandatorio. Tb vira boa opcao pra plano familiar, uma vez que o radio custa uns 30 reais por mes (ilimitado) e ainda nextel tem celular.

9) Seguro de celular soh vale a pena se vc tem um smartphone ou iphone caros. Senao, te cobram na conta 9,99 pra cobrir 75% de um aparelho que vc pode trocar daqui a 6 meses. Nao vale a pena na maioria dos casos.

10) Fique de olho com seu pacote de servicos de celular. Estude seus habitos de consumo e fique de olho na conta. Na grande maioria dos casos, contratamos planos e pagamos por servicos que nem usamos.

11) Olhe sempre sua conta telefonica (fixa e celular). Cobrancas indevidas sao comuns, principalmente pelas teles. Exija aquele $1,00 de volta.

12) Pra quem tem ADSL (speedy, turbo, etc), nao precisa assinar provedor (terra, uol etc). Ah nao ser que vc use o conteudo exclusivo dos sites (que sinceramente, nao vale a pena), nao pague isso.

13) Aprenda a usar o skype pra ligar interurbano ou DDI. Nao precisa assinar o plano, basta comprar os creditos. Ao contrario de cel e fixo, vc paga pelo que consome.

14) Telefone IP e VoIP nao valem a pena pra uso residencial. Simples assim.

15) Usem roteadores e access point wireless se sua casa for grande, economiza com cabo e facilita bastante. Se o sinal nao pega na casa toda, use um repetidor de sinal. Atualmente, o wireless mais rapido é o N (a maioria ainda usa G), que chega até 300 mbps. Nao esquecam de monitorar (tem software pra isso) todas as redes que pegam na sua casa (se for condominio, vc vai achar ateh o wireless do vizinho) e veja que canal eles estao usando. Usem canais diferentes pra evitar interferencias.

Lembre desses. Se me ocorrer mais coisas, coloco aqui.
roddy
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou verificar a questao da conta da agua ser superior a de energia com meu pai. Acho q ja foi verificado a questao de vazamento faz uns 6 meses.

Em casa tem jardim e planta q precisa ser regada (nao muito, uns coqueiros e tal), a agua da piscina geralmente eh tratada, quase nunca trocada. Acho q eh mais a questao do desperdicio cotidiano mesmo.

Vou pedir pro meu pai passar pra empregada la em casa algumas dicas q vcs citaram.

sbcverto: obrigado pelas dicas, estou lendo todas elas, mta coisa vai ajudar. Vlw ae
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Pergunta: Não tem como fazer um "sistema" de coleta d´água da chuva ? Para uso básico mesmo, para molhar o jardim por exemplo. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
italoassuncao
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Pergunta: Não tem como fazer um "sistema" de coleta d´água da chuva ? Para uso básico mesmo, para molhar o jardim por exemplo. Wink

Ótima idéia!! vc pode coletar água da chuva, para que utilize nos serviços domésticos Smile

Ítalo Assunção
Naips Tecnologia | Desenvolvimento Web & Mobile.
www.naips.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação

italoassuncao escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Ótima idéia!! vc pode coletar água da chuva, para que utilize nos serviços domésticos Smile

Pode-se reutilizar a água também. Existe um sistema de filtros que você pode implantar, e toda água do seu banho passa por esses filtros, vai para um reservatório onde pode ser usado para regar o jardim, ir para as privadas, etc, onde não requer água "nova". Mesmo pq essa água reutilizada é de boa qualidade, apenas para beber que não é boa.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Sim, vc pode fazer, na realidade, o que quiser, mas tem de analisar se compensa financeiramente. Reaproveitamente de água de chuva para uma única residência compensa se vc gasta muita água (por muita, quero dizer, bem acima da média), pq o custo de instalação não é tão pequeno e normalmente, leva alguns anos pra recuperar o investimento.

O que vc precisa basicamente, num sistema mega simples é:

1) Reservatório subterrâneo (ou mesmo apoiado no piso, caso consiga colocar em local que nao atrapalhe nem agrida a aparencia da sua casa) e que a perda de carga seja insuficiente para impedir a alimentação do mesmo (basicamente, garantir que a gravidade do telhado faça a agua descer pelos tubos e entrar no reservatório). I.E.: Não recomendo reaproveitar água de pisos

2) Tubulação

3) Filtro: O mais comum é o Vortex, nesse caso.

4) Uma bomba na boca da saida pra te dar pressão na mangueira de irrigação.

5) Ter chuva suficiente. O calculo de dimensionamento do reservátorio eh um pouco mais complexo, mas vc pode fazer basicamente assim:

a) Levante a área do seu telhado, em m²
b) Descubra a média da intensidade pluviométria da sua regiao (geralmente, expressa em mm/h ou mm total)
c) Divida a intensidade por 10
d) Multiplique pela área do seu telhado = volume máximo que seria captado pela média historica pluviométrica da sua regiao

O calculo na verdade é bem mais refinado, pois leva em consideração tempo de chuva e condições de uso, mas dá pra ter uma ideia

O importante é salientar que mesmo água de reaproveitamente necessita de algum tratamento (produtos prontos no mercado, igual de piscina). Mesmo pra regar jardim, precisa, pois se usar agua de chuva armazenada (acredite, ela é suja), vai dar aspecto de sujeira no seu jardim.

Recomendo sempre fazer ligação de água de abastecimento padrão, para garantir o abastecimento e também, aproveitar a diluição.

As empresas que melhor reaproveitam água, na área urbana, são as garagens de ônibus. Normalmente, telhado imenso, e eles gastam água pra kct com lavagem dos veiculos.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Sobre tratamento de águas cinzas, eu recomendo pensar MUITO bem antes de implantar. Agua do tanque, chuveiro e lavatório precisam de tratamentos avançados, que não são baratos e só valem de usados em larga escala (ex: chuveiro coletivo).

O ideal mesmo é reaproveitar água de chuva.

De qualquer maneira, existem diversas empresas que vendem produtos (sistemas) prontos e instalam na sua casa, desde os resevratórios até os filtros. Vale a pena consultar.

Pra uso residencial, honestamente, ah nao ser que seu consumo seja monstro, acho que de bate pronto o que mais vale a pena ainda é o aquecimento solar. Só que a ultima vez que me atualizei de preços, foi no começo de 2010. Vale a pena consultar.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Por isso que sugeri para esse caso. Wink
hehehe

sbcverto escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Sim, vc pode fazer, na realidade, o que quiser, mas tem de analisar se compensa financeiramente. Reaproveitamente de água de chuva para uma única residência compensa se vc gasta muita água (por muita, quero dizer, bem acima da média), pq o custo de instalação não é tão pequeno e normalmente, leva alguns anos pra recuperar o investimento.

O que vc precisa basicamente, num sistema mega simples é:

1) Reservatório subterrâneo (ou mesmo apoiado no piso, caso consiga colocar em local que nao atrapalhe nem agrida a aparencia da sua casa) e que a perda de carga seja insuficiente para impedir a alimentação do mesmo (basicamente, garantir que a gravidade do telhado faça a agua descer pelos tubos e entrar no reservatório). I.E.: Não recomendo reaproveitar água de pisos

2) Tubulação

3) Filtro: O mais comum é o Vortex, nesse caso.

4) Uma bomba na boca da saida pra te dar pressão na mangueira de irrigação.

5) Ter chuva suficiente. O calculo de dimensionamento do reservátorio eh um pouco mais complexo, mas vc pode fazer basicamente assim:

a) Levante a área do seu telhado, em m²
b) Descubra a média da intensidade pluviométria da sua regiao (geralmente, expressa em mm/h ou mm total)
c) Divida a intensidade por 10
d) Multiplique pela área do seu telhado = volume máximo que seria captado pela média historica pluviométrica da sua regiao

O calculo na verdade é bem mais refinado, pois leva em consideração tempo de chuva e condições de uso, mas dá pra ter uma ideia

O importante é salientar que mesmo água de reaproveitamente necessita de algum tratamento (produtos prontos no mercado, igual de piscina). Mesmo pra regar jardim, precisa, pois se usar agua de chuva armazenada (acredite, ela é suja), vai dar aspecto de sujeira no seu jardim.

Recomendo sempre fazer ligação de água de abastecimento padrão, para garantir o abastecimento e também, aproveitar a diluição.

As empresas que melhor reaproveitam água, na área urbana, são as garagens de ônibus. Normalmente, telhado imenso, e eles gastam água pra kct com lavagem dos veiculos.

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Rapaz!Este tópico têm dicas realmente muito boas.
Ja vou anotar aqui e começar a implantar no ap que estou comprando para morar Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 8:57 am    Assunto: Responder com Citação

Um dica pra quem está comprando AP:

1) Verifiquem junto ao construtor/incorporador, a existência de coluna de ventilação na tubulação de esgoto, pois em ralos não sifonados, o cheiro retorna. Isso acontecia muito em predio antigo, mas acreditem: ainda tem quem cometa esse erro primario (se é que é erro).

2) Eletroduto de telefonia/TV/Dados distante do de eletricidade (em alguns casos, até dividem). Simplesmente, rede eletrica causa interferencia eletromagnética, a ponto de em alguns locais, cair sua internet quando liga o chuveiro ou ferro de passar (eheheh!)

3) A dica de fazer xixi no chuveiro é valida e bem diferente daquelas dicas ridiculas que os economistas de fim de semana indicam pra deixar de tomar seu cafezinho na padaria e juntar $70.000 em 40 anos. Ralos de chuveiro em 99% dos locais são sifonados, então não vai voltar o cheiro. Pode fazer sem dó, na pior das hipoteses vc economiza 6 litros de agua por mijada no chuveiro (ehehe).
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:

3) A dica de fazer xixi no chuveiro é valida e bem diferente daquelas dicas ridiculas que os economistas de fim de semana indicam pra deixar de tomar seu cafezinho na padaria e juntar $70.000 em 40 anos. Ralos de chuveiro em 99% dos locais são sifonados, então não vai voltar o cheiro. Pode fazer sem dó, na pior das hipoteses vc economiza 6 litros de agua por mijada no chuveiro (ehehe).

Essa 3a. dica na verdade é bem discutível.
Por exemplo, se a pessoa ficar com o chuveiro ligado e for fazer xixi, não adianta nada, já que nesse tempo que está fazendo a pessoa vai ficar "parada" e não tomando banho de fato, logo a agua está escorrendo, e com certeza nesse tempo que fez xixi muito mais água foi embora do que uma simples descarga.
Outro ponto relevante nisso é que nem todas privadas gastam muita água. Um exemplo prático é na minha casa, a minha privada gasta apenas 1 litro d'água por descarga e limpa muito bem devido a alta pressão. O negócio é ajustar a descarga para uma boa evacuação com mínimo de água.

Enfim, essa dica do xixi no chuveiro é válida caso a privada na casa da pessoa gaste realmente 6 litros, e ela faça antes de ligar o chuveiro.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:10 am    Assunto: Responder com Citação

4) Chequem tambem a quantidade de circuitos de energia eletrica no seu AP novo. Via de regra, a galera (construtoras) economizam aqui pq dá uma bela economia em fios, disjuntores, etc.

a) Basicamente, o ideal é dividir a casa no máximo de circuitos possíveis, desde que não gere necessidade demasiada de fios (o que deixa os eletrodutos sem espaço). Tem lugar ainda que a luz perde intensidade quando se liga o chuveiro justamente por dividir o mesmo circuito ou o equilibrio de fases estiver errado.

b) Basicamente, 1 circuito para lampas e outro pra TUGs (tomadas de uso geral, aquelas que ficam espalhadas pela casa). 1 circuito pra cada chuveiro (eletrico), obdecendo o equilibrio de fases (equilibrar os chuveiros em fases distintas, se tiver 2, 1 em cada fase. Também, recomendo circuitos especificos para equipamentos de cozinha, como microondas, torneira eletrica, fogao e geladeira (por 2 por circuito).

Soh pra esclarecer: Circuito, de uma forma simples, é a composicao tomada+cabo+disjuntor, ou seja, cada circuito vai ter um disjuntor diferente. Pouco ou muito disjuntor = ruim

c) Olhar tb a bitola dos fios utilizados. Normalmente, usa-se 2,5mm² pra TUGs, lampadas, retornos. 4 mm² pra equipamentos de cozinha. 6 mm² pra bifasicos (220v)

d) Por falar em 220v, via de regra, quando forem comprar eletrodomesticos pra sua casa, atentem-se para a POTENCIA (expressa em Watts (W)). Quanto maior a potencia, melhor a economia se o equipamento for 220v em vez de 110v.

Exemplo: Aquela Vap que vc adora pra lavar o carro. Tem 110 ou 220v, mas tem 1500w de potencia. 200v vai consumir, via de regra, menos "energia". O mesmo vale pra equipamentos que esquentam atraves de resistencia (George Formann, forno eletrico, Steamer (vaporizador de roupas, etc)

Eu sei que tem coisa ai que parece insana, mas pra quem ta reformando e/ou comprando, atentem-se pra esses detalhes, acabam fazendo diferenças.

Na dúvida, consulte um Engenheiro ou Arquiteto (como vcs consultariam um médico). Eles cobram a visita técnica pra vistoriar, mas vale a pena. É indelicado pedir dicas, advogado e médico não dão dicas, engenheiro e arquiteto tb nao vao dar (tá, to valorizando a categoria, ehehe).

Enfim, o que for lembrando, ou perguntado, caso saiba, vou postando aí pra galera.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!