Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Valorização dos Imóveis

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
jebrando
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 11:53 am    Assunto: Valorização dos Imóveis Responder com Citação

Prezados,

Estou iniciando alguns estudos para tentar afirmar se vale a pena ou não adquirir um imóvel para moradia hoje em dia, no momento pós-boom imediato.

Uma informação que está faltando e seria primordial, seria a taxa média de valorização dos imóveis nos últimos anos, ou melhor, nas últimas décadas...

Se alguém tiver a informação de qual a taxa de valorização dos imóveis nas décadas de 90 e 2000, por favor, repassem.

Casos reais de compra e venda (data de compra/valor de compra - data de venda/valor de venda) também são bem-vindos.

Não quero basear meu estudo pelo que vem acontecendo nos últimos 3 anos, mas sim numa visão macro (10 anos ou acima).

Agradeço demais o apoio e prometo repassar a(s) planilha(s) resultante!

Abçs,
===============
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, se for para moradia, o que menos importa nesse caso seria a valorização. Claro, ter um imóvel valorizado é bom, mas se é para morar, que diferença faria? Você pode falar, mas se valorizar eu vendo e compro outro, sim, mas e o outro também terá se valorizado possivelmente. Ou seja, quando o assunto é morada, não é investimento financeiro, logo você não pode pensar assim.

Agora, se a pergunta for, é uma boa época para comprar? Eu diria, realmente tenho essa mesma indagação. Eu acreditava que o boom tinha ocorrido em 2008, pq estava tudo muito valorizado, mas não para de aumentar os valores. Antes eu encontrava lançamentos em Porto Alegre por 120 mil, hoje os mais mequetrefes estão 150 mil, ou seja, até quando vai subir, quem sabe? Até ter gente para comprar. Hoje em dia se precisa ter um grande valor pra dar de entrada, senão precisa ganhar muito bem pra aguentar as parcelas. Tá muito complicado, mas nada garante que não vai piorar. Então, entrar na barca enquanto ainta pode bancar e correr o risco de ver tudo despencar depois de pouco tempo, ou esperar tudo baixar e correr o risco de simplesmente só subir? Dilemas da vida. Laughing
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jebrando
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

A questão da valorização sob o ponto de vista da moradia importa na medida em que eu procuro comparar o capital despendido no pagamento das parcelas com o mesmo capital dividido entre aluguel e investimento paralelo.

Quero atingir um VF do investimento e um VF do imóvel, apenas para chegar a conclusão se a menor liquidez compensa ou não.

Já cansei de fazer contas por meio de "percepções de mercado"... Agora estou partindo para uma análise mais estatística...

A propósito, de tudo que consegui até agora, sob dados de imoveis na minha cidade (Juiz de Fora/MG):

- Valorização média de imóveis na década de 90-00: 0,5% a.m.
- Valorização média de imóveis na decada de 00-10: 1,0% a.m.

É lógico que há os casos de supervalorização por meio dos booms, mas há também os momentos estagnados. Por isso conceituo média.

Mais dados são bem-vindos!
===============
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Angeloitacare

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

jebrando escreveu:
A questão da valorização sob o ponto de vista da moradia importa na medida em que eu procuro comparar o capital despendido no pagamento das parcelas com o mesmo capital dividido entre aluguel e investimento paralelo.

Quero atingir um VF do investimento e um VF do imóvel, apenas para chegar a conclusão se a menor liquidez compensa ou não.

Já cansei de fazer contas por meio de "percepções de mercado"... Agora estou partindo para uma análise mais estatística...

A propósito, de tudo que consegui até agora, sob dados de imoveis na minha cidade (Juiz de Fora/MG):

- Valorização média de imóveis na década de 90-00: 0,5% a.m.
- Valorização média de imóveis na decada de 00-10: 1,0% a.m.

É lógico que há os casos de supervalorização por meio dos booms, mas há também os momentos estagnados. Por isso conceituo média.

Mais dados são bem-vindos!

Olá João

você não deve generalizar. Cada imóvel tem sua valorização individual.
Tem imóveis , por exemplo próximos a favelas no Rio, que ao longo dos anos se desvalorizaram, em função da violencia, balas perdidas etc.
Enquanto isso, há imóveis, á três blocos de distância, que só se valorizaram, em função de estarem em um bairro valorizado. Por exemplo. Eu comprei um apartamento em Ipanema, Nascimento Silva, em 1999, sala e quarto, com 73m2, predio de luxo, da Bauhaus, por R$ 180.000,00. Vendi ele por R$ 320.000,00 no final de 2003. Hoje , no mesmo local, o m2 está avaliado, para imóveis usados, em torno de R$ 8.000,00. Ou seja, o mesmo apartamento vale hoje em torno de R$ 580.000,00. Uma valorização superior á 300% em dez anos. Mas há outros imóveis , que se valorizaram muito mais. Principalmente , e por exemplo, terrenos em capitais, divididos por um Rio, que não havia ponte que atravessava. Um exemplo. Um terreno na Barra dos Coqueiros, municipio vizinho á Aracaju, capital de Sergipe, custava antes da ponte, em 2003, com 13 hectares, R$ 40 mil reais. Hoje o mesmo terreno, custa R$ 1 mio de reais.....
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Em questao de boom, acho que realmente está ocorrendo uma certa bolha imobiliaria.

Mas como falaram, existem mais variaveis pra entrar na sua conta e realmente, nao da pra vc adotar um padrao universal de comparacao.

Essas variaveis vao desde regiao, ateh caracteristicas do imovel, condominio, tamanho. Tenha certeza que os imoveis destinados as classes C e D valorizam com certa diferenca dos de alto padrao, e essa valorizacao (ou desvalorizacao), tb varia muito de regiao. Depende da estrutura que estiver perto tambem (metro, onibus, clubes, etc).

O que vc pode fazer eh selecionar as regioes de seu interesse, o tipo de imovel do seu interesse (se eh pra morar, nao tem jeito, antes do preco, vem a determinacao da necessidade. Ex: precisa de um apartamento de 3 quartos, pq 1 eh pro casal, outro pra um bebe e outro prum necessario escritorio, pra nao ter de trocar no curto prazo).

Soh ai, vc vai atras e decide se vale a pena apartamento, casa simples ou casa em condominio.

Chegando nessas definicoes do que vc quer realmente, ai sim, acho que cabe fazer uma analise historica da regiao e do tipo do imovel, com a valorizacao do periodo e tudo mais.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!