Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Balanço do Tesouro Direto 2010

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 12:29 am    Assunto: Balanço do Tesouro Direto 2010 Responder com Citação

Balanço referente ao ano de 2010:

Lembrando que:
- LFT: remunerado pela SELIC, sem cupom semestral
- LTN: juros prefixado, sem cupom semestral
- NTN-F: juros prefixado, com cupom semestral
- NTN-B Principal: IPCA + juros, sem cupom semestral
- NTN-B: IPCA + juros, com cupom semestral
- NTN-C: IGPM + juros (não é mais comercializado... Sad )
=================================

* Total de venda de Títulos Públicos em 2010: R$ 2.235,62 milhões
* Número de investidores atuais: 214.657

* Participação:
- LTN: 35,44%
- NTN-B: 21,44%
- NTN-B Principal: 21,41%
- LFT: 12,28%
- NTN-F: 9,44%

* Prazos de vencimentos dos títulos vendidos:
- De 1 a 5 anos: 66,6%
- Acima de 5 anos: 27,56%
- Até 1 ano: 5,84%

* Faixas de aplicação nos títulos públicos:
- De R$1k a R$5k: 33,4%
- Até R$1k: 22,9%
- De R$10k a R$50k: 21,7%
- De R$5k a R$10k: 15,3%
- De R$50k a 100k: 3,7%
- De 100k a 400k: 3,0%

Aqui vão as RENTABILIDADES dos títulos neste ano:

* Títulos com os maiores rendimentos
- NTN-B 15052045: 24,79%
- NTN-C 01012031: 24,58%
- NTN-C 01072017: 22,41%
- NTN-B 15052035: 21,16%
- NTN-B Principal 15082024: 19,07%
- NTN-F 01012017: 18,23%
- NTN-C 01032011: 17,63%
- NTN-B 15082020: 17,30%
- NTN-B 15082024: 17,13%

* Títulos com os menores rendimentos
- LFT 16032011 9,77%
- LFT 07032012 9,75%
- LFT 07032013 9,71%
- LFT 07032014 9,64%

* Outros:
- NTN-B 15052017: 16,41%
- NTN-B Principal 15052015: 15,52%
- NTN-B 15052015: 14,93%
- NTN-F 01012014: 13,61%
- NTN-B 15052013: 13,57%
- NTN-B 15082012: 13,23%
- NTN-F 01012013: 12,64%
- NTN-B 15052011: 12,36%
- NTN-F 01012012: 11,70%
- LTN 01012012: 11,63%
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 8:48 am    Assunto: Responder com Citação

Gabriel, pode me ajudar numa coisa?

Como chego nesse valor de rentabilidade, de 24,xx% por exemplo, pra NTN-B 2045? No site do TD, lembro que foi especificado 6,xx% + IPCA, que ficou na casa dos 4,x%.

A rentabilidade ao ano não seria apenas somar 6,xx% + 4,xx%?

Como seria feita essa conta?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 9:08 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que não está certo essa rentabilidade.
Título indexado ao IPCA não dá 24% em 12 meses.
qual a fonte ?

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 8:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Luis Otávio escreveu:
Acho que não está certo essa rentabilidade.
Título indexado ao IPCA não dá 24% em 12 meses.
qual a fonte ?

Abraços.

A fonte é o próprio site do Tesouro Direto. Eu só resumi os dados para o CDPR.

Aqui vai o link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/download/balanco/2010/balanco_anual10.pdf

Estou estudando esses fenômenos do Tesouro Direto, e, quando tiver alguma informação mais precisa eu posto aqui. Mas os títulos ficam sendo vendidos e seus valores são marcados pelo mercado. Parece que os juros vão variando, mas o lucro líquido não muda... Sei lá, estou estudando. Confused
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci de complementar: se você quiser comprar o título vencedor do TD em 2010, hoje ele está pagando apenas 'IPCA + 5,79'...

Acho que o livro que estou lendo sobre Títulos Públicos vai esclarecer essas coisas...
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Títulos de longo prazo pré-fixados podem sofre variações grandes de preço com pequenas mudanças na taxa de juros. Vou tentar dar um exemplo para você entender.

Imagine que comprou um título pré-fixado com rendimento de 10% ao ano e vence em dez anos. Seria equivalente a LTN , apesar que não existe este título.

Agora vamos supor que um dia depois que comprou seu título, o juros subiu e o título está sendo vendido com taxa de juros de 11% ao ano. De maneira aproximada , em dez anos, você estará todo ano ganhando 1% a menos em comparação de quem compro o título no dia seguinte que você, ou seja, em dez anos seu título renderá , de maneira aproximada, 10% a menos (10 anos x 1%). Se no mesmo dia seguinte a sua compra quiser vender o título vai ter que dar um desconto no preço, pois ninguém vai querer pagar pelo seu título o mesmo valor que você pagou pois seu título rende 10% ao ano e está sendo vendido o mesmo título rendendo 11% ao ano, se quiser vender de maneira antecipada vai ter que dar um desconto de 10% no valor que pagou. Resumindo, em um dia , seu título de 10 anos caiu 10% no preço com uma variação do juros de apenas 1%.

Se o juros cair o efeito é inverso, se juros caiu de 10% para 9% ao ano seu título ganhou um dia 10%, neste caso seu título irá ganhar 1% a mais todo ano em comparação a quem comprou com 9% de juros.

A NTNB pode ser considerada de certa forma um títtulo pré-fixado, só que é juros real, acima da inflação, que é pré-fixado mas o efeito é o mesmo.

Quanto mais logo é o título maior este efeito, por isso quem compra títulos de longo prazo (10 anos ou mais) tem que estar ciente destas variações bruscas no preço do título se for vender antes da data de vencimento.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 10:55 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo que o robsp falou, entao, pode-se citar 2 ações possiveis no TD:

1) Fazer trades curtos, aproveitando aumento de juros pra comprar e queda nos juros pra vender. Lembrando que o trade só é num dia da semana (acho que quinta-feira).

2) Checar o TD todo dia e fazer um comparativo da variação tanto do preço dos títulos quanto dos juros, pra comprar melhor. Senao me engano, quem determina é o próprio governo, então não segue diretamente o humor do mercado.

A principio, gostaria de lançar um pensamento: Pode-se então, fazer uma pequena previsão, via TD, de como o governo pretendo mexer na SELIC.

Vejamos: Se o governo aumenta os juros pré de uma LTN de curto prazo (2 anos), isso quer dizer que, de certa forma, teme que tenha de aumentar demais a SELIC via copom e indexar sua dívida a esse aumento de juros. Parece, portanto, que atualmente é essa a expectativa do governo.

Que pena que NTN-C não é mais comercializada =(
colgate
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:
Pelo que o robsp falou, entao, pode-se citar 2 ações possiveis no TD:

1) Fazer trades curtos, aproveitando aumento de juros pra comprar e queda nos juros pra vender. Lembrando que o trade só é num dia da semana (acho que quinta-feira).

2) Checar o TD todo dia e fazer um comparativo da variação tanto do preço dos títulos quanto dos juros, pra comprar melhor. Senao me engano, quem determina é o próprio governo, então não segue diretamente o humor do mercado.

A principio, gostaria de lançar um pensamento: Pode-se então, fazer uma pequena previsão, via TD, de como o governo pretendo mexer na SELIC.

Vejamos: Se o governo aumenta os juros pré de uma LTN de curto prazo (2 anos), isso quer dizer que, de certa forma, teme que tenha de aumentar demais a SELIC via copom e indexar sua dívida a esse aumento de juros. Parece, portanto, que atualmente é essa a expectativa do governo.

Que pena que NTN-C não é mais comercializada =(

Fazer trades curtos é impraticável no TD. Primeiro porque o IR fica em 22,5%. Segundo porque se o resgate do valor for em prazo inferior a 30 dias você também paga IOF. E este não incide sobre os lucros (como o IR), mas sobre o principal!

Acompanhar a cotação dos juros fixados nos títulos é um belo termômetro do comportamento da SELIC.
Desde antes do aumento da taxa SELIC, os juros dos títulos prefixados (como LTNs e NTN-Fs) não param de subir.

Só um detalhe: você compra títulos todos os dias, e não apenas nas quintas-feiras. Wink

Hoje temos:

LTN 010115 / prefixado 13,03% / R$620,45 (esta aqui não para de subir)
NTNB Principal 150515 / IPCA + 6,53 / R$1.521,83 (esta também não para de subir)

Com certeza a SELIC vai continuar aumentando bastante nos próximos tempos...
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Não que a selic vai continuar aumentando bastante nos próximos tempos, na verdade estamos passando por um ciclo de aperto monetário e a expectativa de alta nos juros eleva os rendimentos dos pré-fixados, pois eles tem que compensar o provável aumento na selic.

A partir do momento que este ciclo terminar ou existir uma expectativa do mercado para o encerramento deste ciclo de aperto monetário a taxa dos pré-fixados poderão parar de subir e/ou voltar a cair um pouco, tendendo a ficar em um levemente acima da selic e não tão distorcido quando na época do ciclo de aperto monetário.

Acho que o melhor momento para se comprar pré-fixados é quando há essa expectativa de aumento nos juros no mercado, pois a taxa costuma subir bastante, as vezes até mais do que o "necessário".
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação

F.I. escreveu:
Não que a selic vai continuar aumentando bastante nos próximos tempos, na verdade estamos passando por um ciclo de aperto monetário e a expectativa de alta nos juros eleva os rendimentos dos pré-fixados, pois eles tem que compensar o provável aumento na selic.

A partir do momento que este ciclo terminar ou existir uma expectativa do mercado para o encerramento deste ciclo de aperto monetário a taxa dos pré-fixados poderão parar de subir e/ou voltar a cair um pouco, tendendo a ficar em um levemente acima da selic e não tão distorcido quando na época do ciclo de aperto monetário.

Acho que o melhor momento para se comprar pré-fixados é quando há essa expectativa de aumento nos juros no mercado, pois a taxa costuma subir bastante, as vezes até mais do que o "necessário".

F.I., deixa eu ver se entendi seu ponto:

A expectativa de alta na SELIC, gera uma elevação "desmensurada" nas LTNs e NTN-Fs??

Sabe, eu pensava que os prefixados eram como expectativas do valor da SELIC, estou errado? Por exemplo, hoje deu uma baixada...
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Os pré-fixados reagem aos rumores do mercado. Por exemplo, deu uma baixada em relação aos últimos dias porque o governo anunciou corte de 50 bilhões no orçamento o que vai ajudar a combater a inflação, portanto a selic poderá se elevar menos.

Outro fator é a tendência da inflação começar a abaixar a partir deste primeiro semestre, portanto gera uma expectativa menor para a alta da selic.

Mesmo assim os pré-fixados tem que manter um valor atrativo pra valer o risco, por exemplo, comprar título pré-fixado abaixo de 12,50% acho que não vale a pena pois a selic pode bater os 12,50 ou 13% esse ano.

Abcs,
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação

F.I. escreveu:
Os pré-fixados reagem aos rumores do mercado. Por exemplo, deu uma baixada em relação aos últimos dias porque o governo anunciou corte de 50 bilhões no orçamento o que vai ajudar a combater a inflação, portanto a selic poderá se elevar menos.

Outro fator é a tendência da inflação começar a abaixar a partir deste primeiro semestre, portanto gera uma expectativa menor para a alta da selic.

Mesmo assim os pré-fixados tem que manter um valor atrativo pra valer o risco, por exemplo, comprar título pré-fixado abaixo de 12,50% acho que não vale a pena pois a selic pode bater os 12,50 ou 13% esse ano.

Abcs,

OK, agora sim.

Por sinal, de ontem para hoje a taxa recuperou bastante. NTN-Fs de ontem para hoje aumentaram 13 pontos base.

Só uma dúvida: sabes de mercado secundário de Títulos do Tesouro??

Abraço!
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

gabriel_antunes escreveu:
F.I. escreveu:

Abcs,

OK, agora sim.

Por sinal, de ontem para hoje a taxa recuperou bastante. NTN-Fs de ontem para hoje aumentaram 13 pontos base.

Só uma dúvida: sabes de mercado secundário de Títulos do Tesouro??

Abraço!

Pois é, eu também rsrs... fazendo um acompanhamento dá pra pegar taxas melhores. Acho que pode beirar os 13% a.a. denovo

Sobre mercado secundário eu desconheço, pelo que sei só dá pra comprar e vender na mão do governo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!