Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Carro, um dos maiores passivos na sua vida!

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:44 am    Assunto: Carro, um dos maiores passivos na sua vida! Responder com Citação

Eu amo carros, sou fascinado pela indústria automobilística e sempre tive o sonho de reformar carros antigos. É amor, não tem jeito.

Mas estive analisando muito bem o nosso mercado e percebi que o carro é um dos maiores passivos em nossas vidas. É difícil para alguém que idolatra esse veículo pensar dessa forma, mas o que eu posso fazer?

Moro com várias pessoas (homens, entre 19 e 24 anos) em república e consigo verificar como a população está, sendo que eu vivo no meio mais instruído. É quase certo as pessoas sonharem em se formar, comprar um carrão (pra lá de R$40.000) e ter sua liberdade.

Seria mesmo liberdade ou a questão é a libertinagem?

O carro trás benefícios, tais como uma socialização, facilidade de locomover-se e certa liberdade, mas trás muitos problemas e podem arruinar a vida de certas pessoas.

Um carro popular custa, em média, R$25.000, mas só de sair da loja já perde cerca de 10%, além de todos os encargos de emplacamento, pagamento de IPVA, combustível, seguro, tarifas de pedágio e estacionamento.

Agora, responda-me. Em qual investimento você põe dinheiro sabendo que perderá isso tudo? Em termos percentuais, chega a 13% em um ano! Logicamente, esses 15% é só para colocar o carro na garagem (10% de desvalorização ao sair da concesisonária acrescidos de 3% do IPVA).

E se você tivesse R$40.000, aceitaria perder R$5200 para deixar o dinheiro no banco?

Calma, ainda há mais erros nessa mania de ostentar.

Você precisa de um carro 3.0 V6 que consome 5km/L para deslocar-se para o trabalho? Será mesmo que precisa?

Muitas pessoa gastam dinheiro só para ter um carro bonito e com mimos. Verifique muito bem se o carro que deseja comprar é mesmo necessário para suas atividades.

Muitas vezes, um veículo pela metade do preço pode oferecer conforto, segurança e tudo o que você precisa, mas é triste ver a grama do vizinho mais verde, né?

Desculpem-me pelo tópico. Mas o fiz pelo simples fato de verificar um parente meu, que ganha algo próximo a R$4000, ter como objetivo trocar um Idea 2007 por um Dobló Adventure Locker simplesmente por ser mais "legal e bonito", sendo que as dívidas já corroem o pequeno orçamento do cidadão.

Mas nem tudo está ruim. Está pior mesmo! Venderá o carro que pagou R$50.000 (financiado) por cerca de R$27.000 e fará uma pequena dívida de R$50.000, sendo que, com o fiananciamento, passa para míseros R$65.000.

Se fosse para utilizar essa Dobló em viagens e táxi até poderíamos criar um ativo, dependendo das condições. Mas pelo amor de Deus. Vamos pensar?

Citação:
SEÇÃO V
DAS ALÍQUOTAS

Artigo 9º - A alíquota do imposto, aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo, será de:

I - 1,5% (um inteiro e cinqüenta centésimos por cento) para veículos de carga, tipo caminhão;

II - 2% (dois por cento) para:

a) ônibus e microônibus;

b) caminhonetes cabine simples;

c) motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos;

d) máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares;

III - 3% (três por cento) para veículos que utilizarem motor especificado para funcionar, exclusivamente, com os seguintes combustíveis: álcool, gás natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si;

IV - 4% (quatro por cento) para qualquer veículo automotor não incluído nos incisos I a III deste artigo.

§ 1º - A alíquota dos veículos automotores a que se refere o inciso IV deste artigo, destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras, ou cuja posse estas detenham em decorrência de contrato de arrendamento mercantil, desde que registrados neste Estado, será reduzida em 50% (cinqüenta por cento).

NOTA - V. PORTARIA CAT-54/09, de 17-03-2009 (DOE 18-03-2009). Disciplina as condições para fruição da redução da alíquota do IPVA aplicável aos veículos destinados à locação que forem de propriedade de empresa locadora de veículos ou que estiverem sob sua posse em decorrência de contrato de arrendamento mercantil.

NOTA - V. Portaria CAT-07/09, de 07-01-2009 (DOE 08-01-2009). Disciplina procedimentos para fins de aplicação da redução de alíquota no cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA do exercício de 2009 de veículos usados de propriedade de empresas locadoras.

§ 2º - Considera-se empresa locadora de veículos, para os efeitos do § 1º, a pessoa jurídica cuja atividade de locação de veículos represente no mínimo 50% (cinqüenta por cento) de sua receita bruta, mediante reconhecimento, segundo disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda.

§ 3º - Será aplicada, excepcionalmente, a alíquota de 3% (três por cento) para veículos fabricados até 31 de dezembro de 2008 que utilizarem motor especificado para funcionar exclusivamente a gasolina, quando adaptado, até a mesma data, para funcionar de maneira combinada com gás natural veicular, ficando convalidados os procedimentos anteriormente adotados.

Fonte: http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll/legislacao_tributaria/leis/lei13296.htm?f=templates&fn=default.htm&&vid=sefaz_tributaria:vtribut

Carro zero sai desvalorizado da concessionária

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:46 am    Assunto: Responder com Citação

O Editor não está funcionando, errei aqui:

Citação:
Agora, responda-me. Em qual investimento você põe dinheiro sabendo que perderá isso tudo? Em termos percentuais, chega a 13% em um ano! Logicamente, esses 15% é só para colocar o carro na garagem (10% de desvalorização ao sair da concesisonária acrescidos de 3% do IPVA).

Leia:

Agora, responda-me. Em qual investimento você põe dinheiro sabendo que perderá isso tudo? Em termos percentuais, chega a 13% em um ano! Logicamente, esses 13% é só para colocar o carro na garagem (10% de desvalorização ao sair da concesisonária acrescidos de 3% do IPVA).
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 10:23 am    Assunto: Responder com Citação

Belo texto abuzado, mas acho que poderia ser 15% mesmo, vc se esqueceu do seguro, manutenção periódica (por KM, substituicao ciclica como filtro de oleo, combustivel, pastilhas de freio), manutenção corretiva (eventuais quebras, troca de peças, etc) e eventuais sinistros.

O problema é que o GAP no BR é muito grande. Um carro minimamente confortavel nao sair por menos de 30k, sendo que os populares, com o perdao, são uma verdadeira droga (lembro dum Palio que eu tive e ficava me perguntando: PQP, paguei tudo isso pra ter um lixo de retorno e o minimo de conforto).

Sem contar itens que alguns consideram "fashion", mas sao essenciais: Ar condicionado (nem precisa falar, se considerar as ultimas temperaturas), farol de milha (que na verdade, é de neblina, e é fundamental ter o traseiro tb, principalmente qdo se pega a serra, ao menos aqui em SP), ABS (vai se tornar obrigatório), vidros elétricos, entre outros.

O que acontece é que como brasileiro nao pensa no que compra, as montadoras cobram absurdos por itens minimos. Qdo veem que erraram (botaram coisa demais num carro e cobraram pouco), já lançam uma nova versão, desvalorizando a antiga, cobrando mais caro e praticamente, com as mesmas coisas.

Vou citar uns exemplos:

Peugeot 206SW - Um bom wagon, lançou com motor 1.6, mas logo a peugeot viu que poderia cobrar o mesmo com um motor 1.4, que ficou mandatorio em seguida. Comprei o meu em 2007, tive sorte, ainda nao troco pq a curva de desvalorizacao já desacelerou. Depois, a peugeot lançou o 207, que basicamente tem um console PIORADO (na minha opiniao), com uma remodelagem do capo e lanternas (modificacao basica do 206 pra 207). O carro é a mesma porcaria, só com um retoque e pasme! Custa muito mais do que paguei. E tem gente que compra. (PS: Esse tipo de carro tem caido o mercado, eu tenho ciencia disso, mas eu gosto e é util pra mim, pq normalmente comportam pessoas grandes - 1,90m+ - com conforto)

FIT - Criou um nicho de mercado, saiu de fabrica com cambio CVVT em 2004-2005, custando 36K. A partir daí, com o sucesso, a honda foi aumentando o preço cavalarmente, até em 2009-2010 lançar o new fit, que possui console piorado, cambio automatico padrao do civic (CVT dá de mil a 0), remodelada externa, cobrando, pela versao de saida, 54k. Sucesso de vendas.

CITY - Roubada total. Qdo o carro saiu, todo mundo ficou vidrado, por ser a versao mais "familia" e meio-termo entre fit e civic. Mesmo motor do fit, mais pesado, cambio automatico lixo, o carro nao vale o preço. Com algumas perguntas especificas mais aprofundadas, o vendedor gagueja, pq a instrucao e respostas prontas deles vao até certo termo. Fiz o test drive, o painel era lindo, mas só. Sinceramente, pelo preço, leve um CIVIC, muito mais carro e ainda, da mesma marca.

i30 - Toda pompa da Hyundai (realmente, otima montadora), escondia a exclusividade de manutencao e vendas da CAOA, que cobra o que bem entende. Fora isso, no lançamento, o agio subiu a patamares absurdos. Será que revende hoje? Boa sorte.

Tudo isso, nao impede meus pais de fazerem cagada com compra de carro, mas enfim, nao posso falar, o dinheiro é deles e eu sou o filho chato que quer impedi-los de realizar suas vontades...

Pensei trocar o meu, depois pensei: Desvalorizacao grande do carro já foi, me serve muito bem, tem menos de 60k com 5 anos de uso, pra que a furia? Tem todos os acessorios que soh vou ter se desembolsar a partir de 46k, entao fico com ele. Cuido bem, gosto dele, entao ta valendo.

Mas obvio, nao vou deixar apodrecer, ano que vem devo trocar, no maximo.

Enfim, somos pessimos consumidores, as montadoras sabem disso, preparam armadilhas e a gente cai direitinho. Se a honda cobrar US$30k por um fit nos EUA, os americanos dão risada. Já nos, fazemos fila de espera...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Opa.. seguro é com a Paes Monteiro Seguros rsrsrs

O problema do carro é hoje é o mesmo problema do dinheiro: Eu pergunto a todos, por que você quer ser rico ? Por que você quer ter um carrão ? Ninguém sabe responder a realidade, que é: Orgulho.

Quer ver um motivo?
Como era a propaganda do Idea eu acho ? Ele passava com o carro e todo mundo parava para olhar...
É isso que as pessoas 'mais fracas' querem, todos olhando para ele...

Infelizmente, ainda não aprendemos a comprar somente o que é necessário, se acontecesse isso, teríamos menos dívidas, menos desigualdades, menos poluição e assim por diante.

AbuZado, excelente tópico criado. Parabéns!
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo que carro nunca será investimento, é conforto. Mas até quanto vale esse desconforto de não se comprar um carro?

Depender de transporte público no Brasil é triste, isso é fato, além de ser caro.

Vamos supor que a passagem de ônibus seja de R$ 2,50, ou seja, R$ 5,00 por dia de gastos para ir trabalhar, R$ 110,00 por mês, R$ 1320,00 por ano.
Vamos supor também que a pessoa irá utilizar em média dois dias no mês para ir a algum tipo de festa, evento, lazer, etc... provavelmente vai ter que ir de táxi, vamos supor bem grosseiramente que esta pessoa gaste R$ 25,00 pra ir e R$ 25,00 pra voltar. Totalizando R$ 100,00 por mês. R$ 1.200,00 por ano.
Se somarmos os gastos com transporte daria em torno de R$ 2.500,00 para uma vida dentro do normal. Isso sem contar com viagens exporádicas que aumentariam ainda mais os gastos com transporte.

Esses cálculos são grosseiros, servem apenas para efeito de comparação e para demonstrar que querendo ou não gastamos uma boa quantia do orçamento com transporte, portanto carro nem sempre deixa de ser uma boa alternativa.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação

F.I. escreveu:
Concordo que carro nunca será investimento, é conforto. Mas até quanto vale esse desconforto de não se comprar um carro?

Depender de transporte público no Brasil é triste, isso é fato, além de ser caro.

Vamos supor que a passagem de ônibus seja de R$ 2,50, ou seja, R$ 5,00 por dia de gastos para ir trabalhar, R$ 110,00 por mês, R$ 1320,00 por ano.
Vamos supor também que a pessoa irá utilizar em média dois dias no mês para ir a algum tipo de festa, evento, lazer, etc... provavelmente vai ter que ir de táxi, vamos supor bem grosseiramente que esta pessoa gaste R$ 25,00 pra ir e R$ 25,00 pra voltar. Totalizando R$ 100,00 por mês. R$ 1.200,00 por ano.
Se somarmos os gastos com transporte daria em torno de R$ 2.500,00 para uma vida dentro do normal. Isso sem contar com viagens exporádicas que aumentariam ainda mais os gastos com transporte.

Esses cálculos são grosseiros, servem apenas para efeito de comparação e para demonstrar que querendo ou não gastamos uma boa quantia do orçamento com transporte, portanto carro nem sempre deixa de ser uma boa alternativa.

Acho que hoje temos a necessidade de um carro, não tem jeito.
O problema é ter o carro para se mostrar ou... se sentir mais feliz, pegar mais mulher entre outros...
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 5:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Necessidade de carro quase todos temos, exceto aqueles que tem o prazer de morar perto do trabalho e ir de bicicleta, além de meios de transporte eficazes.

Eu gostaria de estar apoiado por uma boa rede de transporte público, pois seria um carro a menos, uma pessoa a menos lançando CO2 e evitaria o desgaste de dirigir (curto carro, mas não dirigir).

Carro é necessidade, gastar demais não é.
JR_business
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 8:34 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo que o custo para ter um automóvel em dia não é irrisório. Porém, temos que avaliar também o custo de "não se ter um automóvel" (transitar apenas com transporte público, depender de favores quando quiser viajar ou mesmo em uma emergência, entre outros). Enfim... em minha opinião, andar a pé é válido para pessoas muito jovens, adolescentes, que dispõe de mais tempo livre e menos preocupações. Para adultos com vida feita e maiores responsabilidades, creio que não possuir um carro sai mais caro (não apenas do ponto de vista financeiro). São fases da vida, e o curso natural é que a pessoa mais madura não precise ter que escolher entre coisas que se tornam mais necessárias ao longo da vida, como ter ou não um carro, ter ou não uma casa para morar, entre outros.
Claro que o bom senso é primordial, e cada um deve avaliar o que é adequado ao seu caso (eu, por exemplo, jamair gastaria com carro antigo para reformar apenas por hobby - mas mantenho meu popular 1.4 quitado e com seus impostos em dia).
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 1:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Eh questao de prazer, qdo se quer adquirir o superfluo (tem gente que AMA carros e acho que temos de respeitar isso).

Eu por exemplo, adoro carros, principalmente grandes e bem equipados (acho que todo mundo, duma forma geral), mas adoro mais ainda ver minhas financas engordando.

Por isso, mantenho o meu, perfeito pra eu rodar no dia a dia, sem dividas e tudo mais. No meu caso, ainda eh uma ou outra felicidade, nao da pra ter as duas. Entao escolhi a que me deixa + feliz. Wink
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

A passagem de onibus esta R$3 aQui na minha cidade
Pobretão de Vida ruim

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Escrevi um texto sobre a tristeza de não ter carro e a humilhação que é.

http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/2012/03/humilhacao-de-ser-um-homem-sem-carro.html

A verdade é que carro pode impedir a aceleração da sua independência financeira.

Não há como um pobretão sustentar um carro e querer ser independnete financeiramnete.

Gastar 40 a 50k em uma porrada só + a manutenção e impostos anuais?

Nossa nem a pau que eu gasto com isso. Com esse dinheiro anualmente dá pra atingir rapidinho a independência financeira.

Claro que as mulheres não vão mais gostar de você, vai ser fogo viajar tal, pegar ônibus.. mas quem quer ser milionário tem que fazer isso.

Os desabafos, histórias e sofrimentos financeiros e de vida durante minha jornada para ser milionário e sair dessa vida horrível de pobre trabalhador.
Também minha evolução patrimonial com dados reais mensalmente e o ranking de patrimônio brasileiro dos blogueiros de finanças.

Patrimônio:

2012 2013
jan: 94.000 jan: 89.162
fev: 104.000 fev: 91.900
mar: 116.000 mar: 87.955
Abr: 103.375 Abr: 85.106
Mai: 96.575 Mai: 85.743
Jun: 106.538 Jun: 88.271
jul: 89.609
ago: 89.483
set: 102.131
out: 92.074
nov: 86.402
dez: 102.383
Ranking Patrimônio blogueiros finanças do Brasil: http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/search/label/Ranking%20Patrim%C3%B4nio

"A vida é ruim e feia até que você seja milionário. Aguente firme até lá".
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!