Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Tesouro direto - Opinem sobre meu plano de investimento

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 2:43 pm    Assunto: Tesouro direto - Opinem sobre meu plano de investimento Responder com Citação

Fala Povo!
Tudo bom?!

Bom, ando sumido. Mas tudo certo.
Não fiquei rico ainda, mas tô tentando Laughing

Tenho hoje +-7000 de reservas. Moro com meus pais não tenho dividas (exceto talves R$300 total, em parcelas pelos próximos 8 meses no cartão

Bom, não tenho grandes planos para os próximos meses, tavez iniciar um negócio, e neste caso talvez fosse preciso usar parte deste dinheiro para comprar alguns equipamentos, mas tentaria fazer isso parcelado para não mobilizar esse dinheiro que seria meu capital de giro.

Tenho que ser honesto. Não somos ricos mas sei que posso contar com meus pais tanto como financiadores como pagando as despesas da casa.
Assim, não fico tão temeroso quanto a reservas de segurança.

Bom, minha idéia é o seguinte.
- R$3.000 estão na poupança, servindo como reserva de emergência.

Já possuo um titulo no tesouro direto
-1.977,48 em NTNB 15/08/2012 compactuando 6.35 a.a%
(comprado em 13/01/10)

Pensei em comprar aproximada R$4.000 em titulos da seguinte forma:

-1194,72 em NTNB 15/05/2015 com taxa hoje de 6.63% a.a
(acreditando numa alta do IPCA puxado pelo aquecimento econômico atual. Escolhi o titulo B, sem principal, para garantir os cupons semestrais e se preciso poder usar esse valor.)

-2745,03 em LFT 07/03/2015 projetando uma selic de 12.5% a.a.

Busco dessa forma garantir um rendimento maior que os 6.5% da poupança.
No caso de uma emergência, ou oportunidade sei que poderia contar com reservas de meus pais e ainda liquidar meus titulos na quarta feira seguinte.

A curtissimo prazo não tenho previsão de retirar este dinheiro, e fiz pequenas simulações que caso precisasse sacar este dinheiro, para o próximo semestre, não teria grandes perdas com IR ou IOF (nem ganhos obviamente) o que me deixa mais tranquilo.

O que acham?!
Forte Abraço!
Magliano
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Segundo os posts do mapatd, essa 2015 está atrativa, apesar de eu ter apostado em LTN 2013 a 13%.
mapatd

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:
Segundo os posts do mapatd, essa 2015 está atrativa, apesar de eu ter apostado em LTN 2013 a 13%.

Prezados,
Gostamos de 2015 (por enquanto), e há vários títulos para aquele ano, mas não gostamos da LFT.
Abs,
mapatd
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Lembrando, o cupom de juros pago por ntnb é sujeito à IRRF, certo? Tudo bem que os juros são uma parte do rendimento, mas caberia nesse caso, um comparativo de eficiencia entre ntnb e ntnb-principal, para periodos parecidos?

Afinal, em alguma monta, a ntnb tem de render mais que a principal para compensar, concordam?
mapatd

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:
Lembrando, o cupom de juros pago por ntnb é sujeito à IRRF, certo? Tudo bem que os juros são uma parte do rendimento, mas caberia nesse caso, um comparativo de eficiencia entre ntnb e ntnb-principal, para periodos parecidos?

Afinal, em alguma monta, a ntnb tem de render mais que a principal para compensar, concordam?

Certo, incide IRRF, e nós do mapatd concordamos que cabe sempre um comparativo.
Os juros podem ser úteis para o plano do investidor, mas compensaria avaliar se vendas de NTN-B Principal a cada 6 meses poderiam ser mais vantajosas. Mais uma vez: somos favoráveis a vendas antecipadas, desde que bem analisadas.
Último ponto a considerar: prever se/como os títulos entrarão em decadência. Ainda não temos nenhum histórico de NTN-B Principal. O primeiro título lançado nesta família foi justamente o vencimento de 2015.
Sds,
mapatd
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala Povo!
Valeu pelos comentários.

Bom explicando mais minha idéia.
O fato da NTN-B pagar IRPF não me incomoda, se eu realmente ficar com o título até o final prefiro saber que terei cupons de juros a cada 6 mêses, nessa oportunidade avalio se reinvisto, se retiro etc. Não posso prever como estarei daqui a 6 mêses que dirá a 12,18,24 etc...

A LFT me parece atrativa por pagar a Selic A tendência é de subida, no minimo estabilidade (só consigo imaginar uma queda em situação de extrema crise) no minimo no mínimo garanto a inflação.
Corrijam-me se estiver errado. Mas ainda que eu venda essa LFT antes do prazo, ainda irei receber (no bruto) o redimento da selic do ano que passou. Ou seja o acumulado, correto?

Então, o que acham dessa composição? O que recomendariam.
Abraço!
Magliano
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação

D.Magliano escreveu:
Fala Povo!
Valeu pelos comentários.

Bom explicando mais minha idéia.
O fato da NTN-B pagar IRPF não me incomoda, se eu realmente ficar com o título até o final prefiro saber que terei cupons de juros a cada 6 mêses, nessa oportunidade avalio se reinvisto, se retiro etc. Não posso prever como estarei daqui a 6 mêses que dirá a 12,18,24 etc...

A LFT me parece atrativa por pagar a Selic A tendência é de subida, no minimo estabilidade (só consigo imaginar uma queda em situação de extrema crise) no minimo no mínimo garanto a inflação.
Corrijam-me se estiver errado. Mas ainda que eu venda essa LFT antes do prazo, ainda irei receber (no bruto) o redimento da selic do ano que passou. Ou seja o acumulado, correto?

Então, o que acham dessa composição? O que recomendariam.
Abraço!
Magliano

Só um detalhe:

NTN-B vai te pagar os cupons de juros semestrais mas, neste caso, o rendimento que foi "pactuado" só será alcançado se você reinvestir a totalidade dos valores dos cupons em Títulos com a mesma taxa pactuada, ou seja, quase impossível você fazer isso.

Eu preferiria comprar os NTN-B Principal, que estão muito bons (sempre rendendo mais que os NTN-Bs).

Quanto à LFT, talvez seja uma boa para longo prazo, mas não sei não... Eu estou preferindo atrelar o rendimento ao IPCA. Lembremos que o governo lançou mão, recentemente, de uma ferramenta diferente da SELIC para combate à inflação: o aumento do compulsório dos bancos. E, francamente, a medida se mostrou mais eficaz e rápida, e não impacta tão fortemente a economia quanto a elevação da taxa básica. Se a moda pegasse, o governo poderia controlar a inflação com esta ferramenta, e não com a elevação da Taxa SELIC... Vai saber... Se alguém tiver mais informações, seria ótimo postar. Laughing
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 9:58 am    Assunto: Responder com Citação

Valeu pessoal!

Gabriel, acho que vou ficar com a NTN-B mesmo. O cupom de juros é tão pequeno, que é mais razoável vender o título se precisar do dinheiro.
Agora com essa NTN-B terei já 2 títulos indexado ao IPCA.

Ainda acho que tentarei com a Selic para diversificar.
Quanto ao compulsório. Realmente o compulsório pode subir, até porque o aquecimento atual é por conta do crédito farto. Mas ainda assim não consigo ver a selic abaixo de 10% o que é um rendimento bem melhor que a poupança.

Agora, uma duvida.
Devo comprar os títulos ao poucos? Por exemplo, de ontem para hoje o titulo que queria NTN-B perdeu de 6.63 para 6.58 no rendimento.
Não é nenhum valor vultuoso, são no maximo 4k. Será que vale a pena comprar ao longo de alguns dias para tentar alcançar uma média mais alta?

Abçs!
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Até onde sei (me corrijam se estiver errado), o comportamento dos preços dos titulos não é tão previsivel assim, ah nao ser por fatores e impressoes macroeconomicas (veja, estamos falando de Selic, IPCA, etc).

Tb influi a demanda pelos titulos, ou seja, se o IPCA for previsto pra aumentar, com certeza o pessoal corre pra comprar, o que aumenta o valor do titulo e diminui os juros pagos.

Segundo o pessoal do mapatd, dá pra avaliar a decadência do titulo baseado na série historica (estou certo?), visto que qto mais se aproxima do vencimento, a tendencia é mais decadente o titulo ser. Em outros casos, ocorre decadencia antes, devido a fatores que vao desde reducao precoce do juros, aumento demasiado na procura até aumento do valor venal dos titulos.

Acho que o tesouro tb deve mover alguns indicadores manualmente para orientar os investimentos naquilo que é do seu interesse, mas nao tenho como confirmar, é apenas uma suposicao.
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação

D.Magliano escreveu:
Valeu pessoal!

Gabriel, acho que vou ficar com a NTN-B mesmo. O cupom de juros é tão pequeno, que é mais razoável vender o título se precisar do dinheiro.
Agora com essa NTN-B terei já 2 títulos indexado ao IPCA.

Ainda acho que tentarei com a Selic para diversificar.
Quanto ao compulsório. Realmente o compulsório pode subir, até porque o aquecimento atual é por conta do crédito farto. Mas ainda assim não consigo ver a selic abaixo de 10% o que é um rendimento bem melhor que a poupança.

Agora, uma duvida.
Devo comprar os títulos ao poucos? Por exemplo, de ontem para hoje o titulo que queria NTN-B perdeu de 6.63 para 6.58 no rendimento.
Não é nenhum valor vultuoso, são no maximo 4k. Será que vale a pena comprar ao longo de alguns dias para tentar alcançar uma média mais alta?

Abçs!

Hum...

Daí seria bom encontrar alguém que investe em TD há anos... Não é meu caso. Só aprendi os cáculos, e minha experiência está para completar 1 ano.

Mas, pelo período que acompanhei, a volatilidade é grande. Acredito que, devido ao QE dos EUA, a inflação deve sofrer pressão neste ano, portanto aumento do IPCA e previsão de aumento da SELIC. Esses dois fatores devem fazer com os rendimentos dos títulos também subam neste ano. Se for assim, então vale a pena você comprar aos poucos, pegando títulos com juros cada vez mais atrativos.

Ainda bem que no TD você não precisa comprar um título inteiro sempre: pode comprar 50% dele, ou até 20%, sem que isso aumente taxas ou custos (excetuando o custo do DOC/TED, que esperamos que o Itaú tenha resolvido Very Happy ).
mapatd

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:00 am    Assunto: SELIC vs LTNs Responder com Citação

Prezados,
Sobre SELIC e LTNS, de 108 meses em que LFTs (atrelado à SELIC) e LTNs estiveram disponíveis no Tesouro Direto a SELIC foi maior em 26. Os meses mais recentes em que a SELIC superou as LTNs foram janeiro e fevereiro de 2009. O outro período relevante foi outubro de 2006 a julho de 2007. Mandem um email para contato@mapadotesourodireto.com.br e te enviaremos um gráfico comparando SELIC e LTNs desde 2002.
Sds,
mapatd
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!