Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

COMPRAR OU MANTER ALUGUEL???
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
francisco-ffa

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 9:28 pm    Assunto: COMPRAR OU MANTER ALUGUEL??? Responder com Citação

OLÁ CAROS AMIGOS....

ANTES DE MAIS NADA GOSTARIA DE DIZER QUE É SEMPRE BOM SABER QUE POSSO CONTAR COM ESTE FÓRUM... OBRIGADO À TODOS!

APROVEITO PARA POSTAR UM DÚVIDA E PEDIR A OPNIÃO DOS AMIGOS:

TENHO UMA RESERVA DE 40K NA POUPANÇA E MAIS 10K DE FGTS, ATUALMENTE MORO DE ALUGUEL E PAGO APROXIMADAMENTE $ 800,00 E CONSIGO POUPAR MENSALMENTE R$ 600,00. MEU CONTRATO DE LOCAÇÃO VENCERÁ EM AGOSTO/2013, PENSEI EM ATÉ LÁ COMPRAR UM IMÓVEL, PORÉM PELAS MINHAS CONTAS NÃO TEREI O SUFICIENTE NESTA DATA... SENDO ASSIM, O QUE ACHAM QUE DEVO FAZER???

1- COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA E USAR MINHA RESERVA PARA DAR UMA BOA ENTRADA??

2-MANTER O ALUGUEL E CONTINUAR POUPANDO??

3-CONTINUAR POUPANDO E COMPAR UM IMÓVEL PRONTO EM 2013??

VALE RESSALTAR QUE TANTO NA OPÇÃO 1 COMO NA OPÇÃO 2 NÃO TEREI TODA A GRANA E TEREI QUE ENCARAR UM FINANCIAMENTO...

CONTO COM O APOIO E ORIENTAÇÃO DE TODOS VCS...

Francisco Fernandes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 11:30 am    Assunto: Re: COMPRAR OU MANTER ALUGUEL??? Responder com Citação

Depende muito,

Caso você compre essa casa ou apto qual seria o valor?

A casa que você está alugando vale uns 160k certo?
francisco-ffa

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 1:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, se fosse comprar a estimitiva seria que este imóvel custasse até 200k...

não faço a menor ideia de quanto custa a casa q estou morando....

Francisco Fernandes
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

francisco-ffa escreveu:

Os valores de alugueis de imoveis residenciais, no geral, variam de 0,5 a 0,8% do preço do imovel

Mas isso nao quer dizer que vc nao esteja pagando acima (ou abaixo) do que deveria. Normalmente, essa % é maior em caso de imoveis pequenos (tipo apto com 1 dorm, que é carissimo, assim como Flat).
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 4:46 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:
francisco-ffa escreveu:

Os valores de alugueis de imoveis residenciais, no geral, variam de 0,5 a 0,8% do preço do imovel

Mas isso nao quer dizer que vc nao esteja pagando acima (ou abaixo) do que deveria. Normalmente, essa % é maior em caso de imoveis pequenos (tipo apto com 1 dorm, que é carissimo, assim como Flat).

Que nada, é de 0,3% a 0,5%. E olha que só tenho visto 0,3% Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 6:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
sbcverto escreveu:
francisco-ffa escreveu:

Então varia de cidade zé. Ou entao, varia pelo tipo tb.
octavio

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

A melhor opção é poupar para comprar a vista. Assumindo que vc tem 50k para o aporte inicial e consegue manter aportes mensais regulares de 600 reais/mês, então ao final de 8-10 anos (dependendo da rentabilidade do investimento que escolher) você estará comprando seu imóvel de 200k (de hoje) a vista.

O único cuidado que vc deve ter com essa estratégia é a variável INFLAÇÃO. O valor do aluguel que hoje custa R$ 800 daqui a 10 anos pode estar R$ 2000 (o IGPM do ano passado foi de 11%). Então vc tem que procurar não se exceder no valor do aluguel para poder manter o poder dos aportes. O outro ponto (também inflacionário) é o valor do imóvel, que pode estar mais caro no final de 10 anos (isto é, o que vale hj 200k amanhã pode estar valendo 300k), a não ser que vc consiga corrigir os aportes mensais pelo IGPM.

Financiar só será uma opção a ser considerada se vc não conseguir controlar a variável descrita acima ou não conseguir ter disciplina na poupança.

Zé da Silva escreveu:

Alugar por 0.3%? Neste caso, sempre será mais vantajoso morar de aluguel (para poupar e comprar o imovel a vista). O duro é conseguir essa taxa de aluguel, em São Paulo por exemplo, nem pensar.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 9:43 pm    Assunto: Responder com Citação

octavio escreveu:

Zé da Silva escreveu:

Alugar por 0.3%? Neste caso, sempre será mais vantajoso morar de aluguel (para poupar e comprar o imovel a vista). O duro é conseguir essa taxa de aluguel, em São Paulo por exemplo, nem pensar.

Pois é, aqui em SP nem pensar. E olha que estamos falando de residencial. Se for comercial, sobe lá pra 1%.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 9:28 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui em Floripa é o que mais tem, o que mostra que o preço do imóvel é que está fora da realidade ...

Esse é um bom indicador, sabiam ? Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

octavio escreveu:
A melhor opção é poupar para comprar a vista. Assumindo que vc tem 50k para o aporte inicial e consegue manter aportes mensais regulares de 600 reais/mês, então ao final de 8-10 anos (dependendo da rentabilidade do investimento que escolher) você estará comprando seu imóvel de 200k (de hoje) a vista.

O único cuidado que vc deve ter com essa estratégia é a variável INFLAÇÃO. O valor do aluguel que hoje custa R$ 800 daqui a 10 anos pode estar R$ 2000 (o IGPM do ano passado foi de 11%). Então vc tem que procurar não se exceder no valor do aluguel para poder manter o poder dos aportes. O outro ponto (também inflacionário) é o valor do imóvel, que pode estar mais caro no final de 10 anos (isto é, o que vale hj 200k amanhã pode estar valendo 300k), a não ser que vc consiga corrigir os aportes mensais pelo IGPM.

Financiar só será uma opção a ser considerada se vc não conseguir controlar a variável descrita acima ou não conseguir ter disciplina na poupança.

Zé da Silva escreveu:

Mas ele aplicando esse valor em TD por exemplo, ele já consegue uma uma boa rentabilidade + inflação, correto?

Uma coisa que pode acontecer também é o Brasil entrar em uma crise imobiliária e o valor dos imóveis cairem drasticamente.
Caso isso aconteça e ele esteja morando de aluguel e tenha aplicado durante esse tempo 50k + aportes mensais estará com 'a faca e o queijo na mão'.
octavio

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Mas ele aplicando esse valor em TD por exemplo, ele já consegue uma uma boa rentabilidade + inflação, correto?

O TD não dispõe de títulos indexados ao IGPM. Que é o índice geralmente usado no setor de imóveis. Ademais, tem a questão da tributação de IR sobre os juros da correção inflacionária. Todavia, ainda assim os juros do TD ainda permanecem sendo um dos mais atraentes para poupança a longo prazo.

bbolanho escreveu:
Uma coisa que pode acontecer também é o Brasil entrar em uma crise imobiliária e o valor dos imóveis cairem drasticamente.
Caso isso aconteça e ele esteja morando de aluguel e tenha aplicado durante esse tempo 50k + aportes mensais estará com 'a faca e o queijo na mão'.

Correta sua observação, se consideramos o senso comum a respeito de eventual bolha imobiliária, então mais um motivo será para não fazer um financiamento ou consórcio no momento atual.

Em um mercado sobrecomprado e com preços por demais inflados, nada melhor seria do que aluguel + poupança, já que mais pra frente podemos encontrar um mercado com preços mais baixos e maior oferta.
octavio

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:
o que voce comrpa na planta quando tiver pronto vai custa uns 20 a 50% mais...

Ou não.. No caso dele, que não me pareceu um especulador, a idéia de comprar na planta seria interessante como barganha para redução de preço, não para flipping.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:
compra na planta....

os valores dos imoveis dependendo da area ainda tem uma tendencia de alta, o que voce comrpa na planta quando tiver pronto vai custa uns 20 a 50% mais...

boa sorte

Acho que o timing pra isso já passou. Quem for na furia, creio que vai acabar levando preju.

Primeiro pq, contrariando o senso comum, imoveis na planta estao mais caros (ágio e % de lançamento da construtora).

Ao menos em SP, hj o melhor negocio é garimpar imovel "antigo" (nao necessariamente velho), pois muitos vendedores ou tem pressa de vender ou nao acompanharam a subida.

E sim, tem aqueles que tao tentando vender por um preço exorbitante, apenas pra "ver no q dá".

Minha sugestão pessoal: Espere! Nao entre na euforia de mercado.
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito boa as colocações dos foristas.

Aqui na minha cidade os preços dos imóveis já começaram a cair levemente.

Pergunto então aos demais, vocês acham que essa tendência de queda nos preços tende a se acelerar ou se manter estável? Eu sei que é mais chutômetro do que análise mas...
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 3:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Minha resposta:

Até torço para queda se acelerar, mas acho que vai ficar estável caindo muito pouco.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!