Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Concurso público ou emprego no setor privado?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
fpla81

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 10:32 am    Assunto: Concurso público ou emprego no setor privado? Responder com Citação

Muitas pessoas têm me perguntado algo que, à primeira vista, está fora da lista de assuntos que deveriam ser debatidos no site: “o que é melhor? estudar para um concurso público ou tentar batalhar no setor privado como empregado?”. Apesar de parecer algo que está fora da temática do site, entendo que é uma pergunta bem interessante para quem pretende investir. Afinal, para o pequeno investidor, o primeiro passo para começar a investir é justamente definir como vai ganhar o pão de cada dia e administrá-lo – e um cargo público ou um emprego privado são duas opções a serem consideradas.

Em http://opequenoinvestidor.com.br/2011/03/concurso-publico-ou-emprego-no-setor-privado/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 12:17 am    Assunto: Responder com Citação

Olha só,

Eu e minha esposa temos cargos públicos (eu no TJ do Rio Grande do Sul, ela na Defensoria Pública da União), e somos investidores: eu aplico em títulos, ouro e silvicultura, e pretendo estender para imóveis.

Gosto muito do meu trabalho no serviço público e ele tem várias vantagens sobre a iniciativa privada, cito duas:
- o ritmo é bem mais lento do que quando eu trabalhava na iniciativa privada: e olha que se comparado a outros cargos públicos o meu trabalho é puxado;
- eu tenho MUITO mais segurança e estabilidade em meu trabalho: lembro que o Kiyosaki diz que temos que 1o alcançar segurança, 2o conforto e 3o riqueza. É praticamente impossível eu ser demitido, eu não sofro com oscilações econômicas e meu "empregador" (o governo), é um órgão MUITO mais estável do que uma empresa privada.

O meu trabalho ainda tem duas outras vantagens, que você pode conseguir em alguns cargos públicos, como os de Oficial de Justiça e Auditor Fiscal ou Auditor do Trabalho, que são:
- eu não tenho horário de trabalho (trabalho por metas semanais)
- meu contato com a chefia é quase nulo (vejo minha chefe umas quatro vezes no ano todo, e nunca fui cobrado de coisa nenhuma)

Então eu recomendo você ter um emprego público para te dar o 1o item: segurança. Daí você faz investimentos para obter uma renda maior e obter conforto e riqueza.

Você tem que saber que, se tiver um emprego público, não poderá ser sócio majoritário de uma empresa, só minoritário... Então você tem que ter um filho ou irmão que possa ficar de sócio majoritário, e você fica com porcentagem menor.

ABRAÇO!
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 12:21 am    Assunto: Responder com Citação

Ah... quase esqueci!

Tem um outro benefício de ser servidor público que é realmente ÓTIMO!

Em financiamentos, tenho taxas de juros BEM baixas...

Quando precisei de dinheiro para pagar o parto do meu segundo filho (foi bem caro, R$12.000,00), tirei empréstimo a 1,5% ao mês, que é uma taxa baixa comparada com as outras praticadas por aí.

Outra é o financiamento imobiliário. Eu tenho uma linha que me dá, hoje, 9,1% ao ano de juros, e minha esposa tem acesso a uma linha melhor ainda: 8,1% ao ano, com carência de 6 meses! Para nós brasileiros (com SELIC de 11,75%...) essa taxa é bem baixa.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com Citação

gabriel_antunes escreveu:
Ah... quase esqueci!

Quando precisei de dinheiro para pagar o parto do meu segundo filho (foi bem caro, R$12.000,00), tirei empréstimo a 1,5% ao mês, que é uma taxa baixa comparada com as outras praticadas por aí.

Outra é o financiamento imobiliário. Eu tenho uma linha que me dá, hoje, 9,1% ao ano de juros, e minha esposa tem acesso a uma linha melhor ainda: 8,1% ao ano, com carência de 6 meses! Para nós brasileiros (com SELIC de 11,75%...) essa taxa é bem baixa.

Pô ... bota baixa nisso ... qual o limite do valor do imóvel ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Ah... quase esqueci!

Pô ... bota baixa nisso ... qual o limite do valor do imóvel ?

Zé, no caso do financiamento imobiliário, tem o limite da própria linha oferecida pelos bancos, que é de R$400k (algo a ver com o Sistema Nacional de Habitação, ou coisa do gênero).

Além disso, a parcela mensal tem que ficar no máximo em 30% do teu salário bruto, ou da soma do teu salário com a da tua esposa (foi o que meu gerente me falou na época).
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

show !

É que queria saber para comparar com o do minha casa minha vida, que tem uma taxa parecida. Wink

Taxa parecida ... porém para 1/4 do valor desse. Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
show !

É que queria saber para comparar com o do minha casa minha vida, que tem uma taxa parecida. Wink

Ah não, daí não tem comparação, porque o Minha Casa, Minha Vida literalmente dá dinheiro de graça para você dar a entrada (ou parte da entrada) e coloca uma taxa mais baixa que essa (não me lembro exatamente quanto é).
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
show !

Ah não, daí não tem comparação, porque o Minha Casa, Minha Vida literalmente dá dinheiro de graça para você dar a entrada (ou parte da entrada) e coloca uma taxa mais baixa que essa (não me lembro exatamente quanto é).

É 8% também ... não ?
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 11:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf,

Achei bem boas as tuas exposições. O que posso acrescentar é uma coisa muito simples: A ESCOLHA VAI SER MELHOR OU PIOR DEPENDENDO DO PERFIL DA PESSOA QUE ESTÁ ESCOLHENDO.

Não concordo que tudo que você tenha exposto seja regra para aqueles que escolhem serviço público, mas entendo tuas razões.

Reconheço que eu e minha esposa temos um perfil MUITO diferente das pessoas que normalmente nos rodeiam, e que ficamos mais à vontade com nossos amigos donos de empresas, do que com alguns funcionários públicos acomodados. Mas agente consegue achar nossa turma: pessoas que optaram pelo serviço público porque este não te toma tanto "espaço cerebral", e você pode usar isso a seu favor, jogando toda a energia para os investimentos.

Eu e minha esposa adotamos conscientemente esta opção por uma razão: temos 3 filhos, todos pequenos, e não tinhamos poupança ou dinheiro de herança ou imóvel para começar a vida... Very Happy Sempre foi tudo com a gente.

Quanto à empresa, você pode ter sim, só não pode constar como majoritário. Minha esposa tem uma agroindústria aqui no Rio Grande do Sul. Quando ela passou no concurso, alteramos o contrato social e colocamos outra pessoa como sócia majoritária. Os investimentos continuaram sendo feitos pela empresa, como sempre.

Em ambos os casos (quem opta pela iniciativa privada ou pública), deve chegar o momento em que você larga o seu emprego, para se dedicar em tempo integral à atividade de investimento.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

Eu gostaria de ir para o lado dos empreendimentos pois odeio rotinas e hierarquias, mas minha namorada quer um concurso público e está ralando muito pra passar. Não se pode decidir o que é bom ou ruim, precisaremos dos funcionários públicos e dos privados, então sempre teremos pessoas para exercer essas funções, tem empresas hoje que são bem piores do que uma prefeitura ou governo, pagam mal e te exploram. Confused

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu trabalhei dos 2 lados e fiz o caminho inverso: Saí do público e voltei pro privado.

Tudo depende muito do cargo e do local onde se trabalha, assim como na privada. Como o gabriel citou algumas vantagens, vou citar desvatangens:

1) tendência à estagnar na carreira

2) a maioria nao tem plano de carreira (no maximo, uma chefia direta ou entao, atraves de indicacao politica)

3) os salarios tendem a ficar defasados, principalmente em órgãos municipais, que são menores. Na engenharia, alguns salários que há 20 anos eram 20 salários mínimos, hoje mal atingem o piso da categoria. E não tem reclamação.

4) Estrutura dos locais de trabalho pode ser bem ruim (bem cara de repartição, sem equipamento e local que preste pra se trabalhar)

5) Algumas restricoes, como o gabriel falou, de empresa, vale pra profissionais técnicos tb. As vezes, por ser de orgao publico, vc nao pode emitir ART ou trabalhar na mesma cidade e/ou estado onde dá expediente (imagina vc aprovando os proprios projetos? ehehe)

Mas uma vantagem, que o gabriel esqueceu eh a aposentadoria integral, ou seja, recebe do INSS o seu salário e não o teto (3,5k).

Enfim, vai de cada um. Eu saí e não me arrependo, mas por via das dúvidas, passei em 3 concursos e estou esperando chamar. Se vou ou não, vai depender da situação na hora, mas sabe como é, devemos sempre criar OPORTUNIDADES. Wink
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:

não fiz as exposições me referenciando em voce hehe desculpe se sentiu que foi direcionada a voce , na verdade foram pontos gerais né....

mas só discordo no que voce disse ali da parte da empresa.... pq de FATO ela pode ter participação e não ser majoritária, ai sim tudo ok, mas essa disposição se refere a materialidade do fato e não o que preceitua a norma......

Com certeza! Very Happy Entendi.

Só uma dúvida: você disse que eu não posso ter empresa. Na verdade, eu não sei qual a lei que fala disso, mas eu fui orientado que eu poderia ter participação minoritária em sociedades, desde que eu não exercesse cargos de gerência ou administração. Está correto isso??

Abrass
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 11:19 am    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:
Mullencampf escreveu:

não fiz as exposições me referenciando em voce hehe desculpe se sentiu que foi direcionada a voce , na verdade foram pontos gerais né....

mas só discordo no que voce disse ali da parte da empresa.... pq de FATO ela pode ter participação e não ser majoritária, ai sim tudo ok, mas essa disposição se refere a materialidade do fato e não o que preceitua a norma......

Com certeza! Very Happy Entendi.

Só uma dúvida: você disse que eu não posso ter empresa. Na verdade, eu não sei qual a lei que fala disso, mas eu fui orientado que eu poderia ter participação minoritária em sociedades, desde que eu não exercesse cargos de gerência ou administração. Está correto isso??

Abrass

cada estadotem a sua lei de seus servidores a menos que seja servidor federal ou municpal... blblabla mas olha um artigo dos servidores de goias

Do Regime de Dedicação Exclusiva

Art. 61 - Considera-se como dedicação exclusiva a obrigatoriedade de permanecer o funcionário, em regime de tempo integral, à disposição do órgão em que tiver exercício, ficando, de consequência, proibido de exercer outro cargo, função ou atividade particular ou pública, ressalvada a pertinente a uma de magistério, desde que haja correlação de matérias e compatibilidade de horário.

http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/pagina_leis.php?id=4221

a lei depende do seu estaututo, mas lá voce vai encontrar algo, e se nao achar la pelo artigo 37-38 da Constituição vc vai encontrar algo sobre.... abrass

Esta regra vale apenas para os cargos que são caracterizados por exigir a "Dedicação Exclusiva".
JR_business
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullemcapf, creio que você seja jovem, praticamente em início de carreira.

Os pontos de vista que você citou são aqueles que realmente fazem com que a maioria de nós estudemos muito para entrar e seguir carreira na iniciativa privada. Eu já estava com um excelente emprego na área comercial, onde realmente nossas comissões (isto há 14 anos atrás) ultrapassavam 12/15 mil reais mês. Nesta época estava na faculdade, e também via meus colegas todos interessados nas perspectivas das carreiras privadas. Nem pensava em carreira pública, achava coisa de "gente encostada".

Na prática, porém, e com o passar dos anos, a maioria dos que estão na iniciativa privada se decepciona: pouquíssimos são promovidos em função de esforço, competência e dedicação (pode perguntar para qualquer amigo seu que esteja na iniciativa privada há mais de 15 anos). Ainda que, por algum motivo, consiga galgar uma alta posição em um cargo de direção, é muito provável que isto não tanto quanto um bom emprego público (o que mais tem no mercado é executivo na faixa dos 40/45 anos que ganhava muito e perdeu o emprego... de novo: as empresas privadas não são generosas: elas buscam cortar custos o tempo todo, e isso se reflete, inclusive, nos altos salários da diretoria).

Hoje ainda trabalho na mesma empresa, estou no topo da escala de cargos dentro da área de vendas, porém me arrependo imensamente do tempo que investi na iniciativa privada: eu teria muito mais qualidade de vida em um emprego público. Sem contar que hoje, mesmo estando no topo da equipe de vendas, ganho 03 vezes menos (por questões de mercado, a concorrência surgiu, e as comissões no nosso negócio diminuiram para que a empresa se mantivesse competitiva). Tenho estabilidade e ainda um bom emprego, visto o que tem por aí na área privada... mas posso dizer que a pior burrice da minha vida foi achar que fazendo exatamente o que todo mundo faz (estudar muito para crescer profissionalmente em uma multinacional) fosse algo bom para minha carreira.

Dentro em breve farei parte do rol dos funcionários públicos, e daí sim terei mais qualidade de vida - ainda trabalhando bastante, porém com a segurança de que daqui a 10 anos nenhuma influência do mercado terá estragado meus projetos de vida.
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema que eu vejo é que o empregado da iniciativa privada, mesmo gerente intermediário, institucional, diretoria ou até mesmo presidência, acaba tendo que trabalhar MUITO, porque ao lado dele tem outro carinha que está trabalhando um monte e quer o lugar dele. Por um lado, o ambiente é estimulante, mas vejo que a vida familiar fica MUITO prejudicada neste sistema.

Alguns cargos do trabalho público são mais parados, mas não são todos. O meu cargo me dá um dia-a-dia movimentado, inclusive com risco de vida, pois sou Oficial de Justiça. Gosto bastante do meu trabalho e invisto parte da minha renda para obter liberdade financeira.

Vários cargos públicos podem te dar horários flexíveis, bons pagamentos (acima de R$10k/mês), e serem trabalhos interessantes: Oficiais de Justiça, Auditores do Trabalho, Oficiais da Inteligência, Militares, CVM, Banco Central...).

Mas, embora todas essas coisas, o que é bom para mim, pode não ser bom para você. Very Happy Cada um tem seus motivos, anseios e objetivos na vida, e isso que faz da vida uma experiência empolgante. Se fôssemos iguais... que tédio!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!