Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Como começar a investir em TD?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Barion

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 4:48 pm    Assunto: Como começar a investir em TD? Responder com Citação

Olá amigos, sou novo nesse meio de investimento, comecei a trabalhar há pouco tempo e disponho de $250,00 mensal livre para estar investindo. Fiz algumas pesquisas e notei que o investimento mais “seguro” é o TD. Estou disposto a investir cerca de $200,00 todo mês durante um período de 5 anos, alguma sugestão em qual título investir?

Sou meio leigo no assunto, mas ao entrar em contato com o Banco Itaú o mesmo disse que não posso abrir uma carteira no Tesouro Direto por falta de patrimônio, não possuo absolutamente nada em meu nome, moro com meus pais, sou universitário e a única renda que tenha é o meu salário, existe alguma possibilidade de investir ou preciso de algum bem para poder declarar?

Gostaria de saber se estou no caminho certo.
Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas que coisa ridícula essa do Itaú!

Cara, abra uma conta numa corretora grátis (que não cobra nada pra você fazer seus investimentos). Olha, eu abri na Spinelli, o processo é todo on-line, e a conta foi aberta em questão de algumas horas. Isso mesmo, HORAS. Daí recebi a senha para operar direto pelo site do TD (https://seguro.cblc.com.br/tesourodireto/).

Foi a melhor coisa. Você entra lá e aparece os títulos, e compra em esquema de carrinho de compras (tipo qualquer site de venda). Daí depois de comprar no site do TD, você faz um DOC para a conta da corretora com o valor exato da compra (a corretora vai te passar esta informação) e pronto. Você vai ver como é fácil escolher os títulos. Minha sugestão é: ABRA A CONTA! Laughing O resto vem fácil.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Ouça o Gabriel ele é o mestre de TD aqui do fórum rsrs Cool

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Barion

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu pelas dicas, vou abrir a conta sim, mas ainda tenho uma dúvida, com essa renda de $200 qual título é bom comprar?
E também com essa quantia mensal é possível calcular os ganhos em um período de 4-5 anos. Alguém me de uma luz de qual título está sendo bom comprar.
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 4:48 pm    Assunto: Re: Como começar a investir em TD? Responder com Citação

Barion escreveu:
Olá amigos, sou novo nesse meio de investimento, comecei a trabalhar há pouco tempo e disponho de $250,00 mensal livre para estar investindo. Fiz algumas pesquisas e notei que o investimento mais “seguro” é o TD. Estou disposto a investir cerca de $200,00 todo mês durante um período de 5 anos, alguma sugestão em qual título investir?

Sou meio leigo no assunto, mas ao entrar em contato com o Banco Itaú o mesmo disse que não posso abrir uma carteira no Tesouro Direto por falta de patrimônio, não possuo absolutamente nada em meu nome, moro com meus pais, sou universitário e a única renda que tenha é o meu salário, existe alguma possibilidade de investir ou preciso de algum bem para poder declarar?

Gostaria de saber se estou no caminho certo.
Abraços

Isso aí é passivo de reclamação junto ao Banco Central. Anote o nome do irresponsável que te passou essa informação, é claro que você pode investir sem ter patrimônio. Eles falam isso porque invsetir no tesouro direto não é lucrativo para o banco. Com esses 200,oo que sobrar todo mês você já pode investir no tesouro direto, lembrando que a compra mínima é de 0,2
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação

general escreveu:
Ouça o Gabriel ele é o mestre de TD aqui do fórum rsrs Cool

Not all true... Shocked
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Barion escreveu:
Valeu pelas dicas, vou abrir a conta sim, mas ainda tenho uma dúvida, com essa renda de $200 qual título é bom comprar?
E também com essa quantia mensal é possível calcular os ganhos em um período de 4-5 anos. Alguém me de uma luz de qual título está sendo bom comprar.

Barion,

Eu entendo o que você está perguntando, mas a pergunta não é saudável... Analise os títulos e decida sozinho qual comprar. Vai depender do momento.

O IPCA dos últimos 12 meses já está em 6,30%.
A LTN com maior retorno atualmente é a LTN 010115, com taxa de 12,91%.
Mas você pode comprar uma NTNB Principal 150515, com taxa de IPCA + 6,54%. Se a inflação fechar em 6,38% neste ano, então esta NTN-B Principal já estará ganhando mais do que aquela LTN.

Eu acharia bom a NTNB Princiapl 150515.

Mas, novamente, dicas não são saudáveis, porque tudo pode mudar na próxima semana, ou mês. Você pode ter que resgatar antecipadamente e comprar outro título, caso haja uma mudança drástica nos juros praticados...
diogenesl

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, vou usar esse tópico só para não criar mais um e acabar poluindo a lista de tópicos, já que esse tipo de pergunta é bem chata...

Qual a melhor maneira de investir R$ 40.000 no tesouro direto? qual título comprar e qual corretora me cobraria menos para fazer esse aporte?

Obrigado desde já.
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

@Barion

Nem sempre a corretora gratuita (que nao cobra taxa de administração) é a que mais compensa, pois quase sempre você terá de fazer um DOC pra conta dela e dependendo do seu perfil (e que parece ser o seu caso), isso eh muito e definitivamente não compensa. Para efeito de calculo, se for fazer aportes de 200,00 todo mes, com os 8,00 de um DOC, la se vai 4% do seu investimento.

E esqueça o Itaú, eh o que tem a taxa de administração mais alta do mercado e tambem esqueça esse infeliz do banco que lhe prestou a informação. Eu tentaria pegar o nome dessa pessoa e fazer uma reclamação no ombudsman do banco. Mas sendo mais pratico, por ser universitario, que tal abrir iConta lá, sem manutenção e com DOC's ilimitados? Assim vc nao muda de banco, nao paga nada (soh se tiver de ligar pro gerente) e ainda pode contratar uma corretora que nao cobra taxa de administracao (como spinelli ou banif).

@diogenesl

Para TD, corretoras cobram t.a., o que no longo prazo pode significar muito, dependendo do seu aporte. Eu toleraria no máximo 0,2% a.a., porem, há algumas muito boas que nao cobram nada, bastando fazer os DOCs. Assim como o gabriel, eu tambem uso a spinelli, mas tem tambem a banif, que eh uma grande corretora (tem em varios paises).

Sobre o titulo, ai vc vai ter de pesquisar. Basicamente, eh aquele que mais vai lhe render ao ano. Nos meus ultimos aportes, peguei LTN a 13,xx%.
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2011 3:00 am    Assunto: Responder com Citação

diogenesl escreveu:
Pessoal, vou usar esse tópico só para não criar mais um e acabar poluindo a lista de tópicos, já que esse tipo de pergunta é bem chata...

Qual a melhor maneira de investir R$ 40.000 no tesouro direto? qual título comprar e qual corretora me cobraria menos para fazer esse aporte?

Obrigado desde já.

Quanto à corretora verifique as gratuitas. Tem uma lista no site do Tesouro Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/.

Quanto ao DOC/TED: iConta do Itaú, para não pagar nada também.

Quanto ao título que você deve comprar, nas situações de hoje, 28/04/2011, eu compraria:

Metade em LTN 010115 (vencimento 01/01/2015), com taxa de 12,84%/ano:
- daria 31 títulos deste tipo por R$19.888,33, já incluindo a taxa de negociação
- na data do vencimento retornará R$29.109,91 líquidos
- rentabilidade líquida acumulada de 46,41%, ou 10,9% ao ano

A outra metade em NTN-B Principal 150515 (vencimento em 15/05/2015), com taxa de 6,71% + IPCA:
- 12 títulos deste tipo por R$18.806,10 (valor investido + taxa negociação)
- o retorno dependerá do IPCA, se ele obedecer 6,26% neste ano, e 5% nos próximos anos, te renderá mais ou menos R$26.000,00 líquidos
- rentabilidade líquida acumulada de 38,25%, ou 8,34% ao ano

Os cálculos para NTN-B Principal são aproximados.
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2011 3:12 am    Assunto: Responder com Citação

Acabei de ver que não inclui o pagamento dos cupons de juros semestrais nos títulos NTN-B Principal, que serão pagos semestralmente... Em um cálculo rápido, o rendimento líquido fica por volta dos 42% no perído, ou 9,1% ao ano.

P.S: o cálculo dos títulos NTN-B Principal são muito extensos e cheios de detalhes. Como não tenho (por enquanto) uma tabela pronta, algumas coisas tenho que fazer no braço.
mapatd

MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2011 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

gabriel_antunes escreveu:
Acabei de ver que não inclui o pagamento dos cupons de juros semestrais nos títulos NTN-B Principal, que serão pagos semestralmente... Em um cálculo rápido, o rendimento líquido fica por volta dos 42% no perído, ou 9,1% ao ano.

P.S: o cálculo dos títulos NTN-B Principal são muito extensos e cheios de detalhes. Como não tenho (por enquanto) uma tabela pronta, algumas coisas tenho que fazer no braço.

Prezados,
Boa discussão! Avaliações com números são as melhores para selecionar um bom título para investir (e são raras!).
O NTN-B é o título pós-fixado que paga juros semestralmente, e não o NTN-B Principal. Quando o nível das taxas está igual entre os dois o Principal é o melhor para o investidor de longo prazo, mesmo que seja necessário vender uma pequena parte antes do prazo para cumprir com obrigações financeiras imprevistas.
Sds,
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2011 12:21 am    Assunto: Responder com Citação

mapatd escreveu:
gabriel_antunes escreveu:

Prezados,
Boa discussão! Avaliações com números são as melhores para selecionar um bom título para investir (e são raras!).
O NTN-B é o título pós-fixado que paga juros semestralmente, e não o NTN-B Principal. Quando o nível das taxas está igual entre os dois o Principal é o melhor para o investidor de longo prazo, mesmo que seja necessário vender uma pequena parte antes do prazo para cumprir com obrigações financeiras imprevistas.
Sds,

Olá Mapa,

O cálculo do NTN-B Principal não tem que calcular os pagamentos de juros semestrais e reinvestir estes valores como se estivessem adquirindo novos título NTN-B (desta vez sem pagamentos de juros)?

Não finalizei minha tabela de cálculo do NTN-B para poder afirmar com certeza, mas eu acho que seja esta a razão pela qual a NTN-B Principal rende mais que a NTN-B quando os juros estão iguais, não é??
mapatd

MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2011 10:22 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Gabriel,
As fórmulas estão em http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/estatisticas.asp no sub-tópico Metodologia de Cálculo.
NTN-B Principal rende mais que NTN-B com mesma taxa se o investimento for de longo prazo porque evita-se pagar IR com alíquotas elevadas no Principal. No NTN-B paga-se alíquotas altas quando os primeiros juros semestrais são distribuídos.
Sds,
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Mapatd,

Parece que aquela informação de que os NTN-Bs Principal reinvestem cupons de juros "virtuais" não está correta.

Estou terminando a tabela de rentabilidade dos NTN-Bs, com os cálculos de cupons de juros e tudo pra poder avaliar bem. A da NTN-B Principal é mais fácil.

De qualquer forma, a rentabilidade que apresentei para o NTN-B Principal está bem próxima da exata, enquanto a da LTN está exata.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!