Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Existe o tempo de Plantar e o tempo de colher!

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
GUEDES/PI

MensagemEnviada: Seg Mai 02, 2011 12:12 pm    Assunto: Existe o tempo de Plantar e o tempo de colher! Responder com Citação

Existe o tempo de plantar e o tempo de colher: Há algum tempo venho preparando o solo e dele arrancando todas as ervas-daninhas (dívidas), adubando-o (estudo) e antes de iniciar o plantio guardando algumas sementes embaixo do "colchão" pra uma eventual dificuldade. Agora estou me preparando pra iniciar o plantio das primeiras sementes no solo (ações). Quero me tornar um agricultor paciente e plantar árvores frutiferas que me dêem frutos (lucros e dividendos), não penso em cultivar a terra com cultura de grãos(trades), onde após a colheita deva ser feito novo plantio, prefiro as árvores que me gerem frutos periodicamente. Contudo com o passar do tempo não descarto totalmente essa possibilidade, depende da evolução do meu aprendizado. Apesar de um pouco afastado das postagens sempre acompanhei o fórum nas leituras, grande abraço a todos!!!!
4º Passo : Independencia Financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 02, 2011 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Sugiro ler o livro: 12 meses para enriquecer.

abração!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 02, 2011 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu sugiro "Os Segredos da Mente Mlionária". O autor deste livro diria para você fazer tudo isso ao mesmo tempo (quitar dívidas E investir).
GUEDES/PI

MensagemEnviada: Seg Mai 02, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas dicas!!!!
4º Passo : Independencia Financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2011 10:11 am    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo a jornada da Independência financeira Guedes Smile
Está fazendo o correto mesmo, leia os artigos do fórum, poste dúvidas e acompanhe os posts do Zé no site do Clube que com certeza chegará lá!
Sou iniciante assim como você e sugiro ler O Homem mais Rico da Babilônia e A Bola de Neve, são excelentes (e baratos!) livros para leitura e início da sua IF.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
LeoHolder

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Guedes,

Bem vindo ao forum. Iniciei minha educação financeira de maneira séria há uns 2 anos atrás, mas ainda assim não adquiri coragem para entrar de vez no mercado. Comecei, claro, com a poupança e depois fui para os fundos de Renda Fixa que, se você pesquisar bem, até dão um retorno modesto, mas consistente.

Livros que li? Vários, e dos mais diversos graus de complexidade:

1. O Homem mais Rico da Babilônia => Esse é um livro muito simples, mas que me foi muito influente justamente pelo bom senso das lições apresentadas. Incentiva o investimento e o trabalho duro, além do planejamento orçamentário, coisas que são básicas, mas pouquissimas pessoas realmente fazem a sério. Olha, das pessoas que conheço, somente eu faço isso. Sim, as lições são simples, mas colocar elas em prática são outros 500. A ideia do pague-se primeiro eu retirei daqui.

2. Sobreviva na Bolsa de Valores => Gosto muito desse livro. O primeiro capítulo é um grande amostragem de bom senso e comedimento, que por si só vale o livro. É um dos livros mais simples que li sobre o mercado de ação, contudo cheio de bom senso e cuidado. Altamente recomendável. Gosto de verdade desse livro.

3. Como Organizar a Sua Vida Financeira => Esse livro é um livro que me foi inspirador pelo seguinte motivo: é cheio de tabelas, cálculos, conselhos bem práticos e diretos. Eu creio que ao menos vale a pena a dar uma lida aqui.

4. O Sovina e o Perdulário => Muito parecido com o de cima, inclusive com tabelas e gráficos, apresenta e comenta conceitos como fluxo de caixa, orçamento e etc. Básico, mas pontual. Gostei bastante.

5. O Investidor de Inteligente (Graham) => Bem mais sofisticado do que os de cima, esse é o livro fundamental da dita Análise Fundamentalista, e vale a pena ser lido. Se possível, consiga ele em português para assim facilitar um pouco mais a leitura.

6. Investindo em Small Caps => Outro livro baseado em Análise Fundamentalista, mas aqui é dedicado - claro - aos investimentos nas Small Caps. É um livro sofisticado pelo conteúdo e abordagem do mercado, mas também com vários conselhos práticos, e uma boa defesa dos investimentos nas small caps. Eu definitivamente recomendo.

7. Análise Fundamentalista (José Kobori) => Livro voltado aos iniciantes dessa abordagem, ainda assim achei pesado, e um tanto quanto maçante em algumas partes. Ainda assim, eu recomendo pela firmeza com que o autor expõe os conceitos, além de não se deter somente em cima dos chamados indicadores. Vale a pena ler.

8. A Árvore do Dinheiro => Outro livro introdutório, apresentando os mais variados tipos de Investimento, fala também sobre consumo, horizonte de tempo e etc. Gosto muito desse livro e é ideal para quem está começando.

9. Investimentos (Halfeld) => Clássico, e muito gostoso de se ler. Consegue ser ainda mais acessível do que o livro acima, apesar de tratar menos temas. Enfim, é um livro que já passou por sucessivas reedições e por um bom motivo. Recomendo muito ele, sobretudo pelos conceitos bem sensatos e prudentes do autor. Vale a pena.

10. Títulos Públicos Sem Segredo (Guelfi) => Livro comprei para ser a minha porta de entrada no mundo dos Tesouros Diretos. Começa simples, mas daí para frente já acho que a leitura fica um tanto quanto pesada, ou então não foi algo que consegui digerir ainda. Em todo caso, o autor já trabalhou no Tesouro Direto e conhece a fundo os mecanismos de seu funcionamento. A parte lá sobre 'Perguntas e Respostas' é excelente.

11. Investimentos Inteligentes (Cerbasi) => Praticamente o meu primeiro livro de Investimentos, cheio de conselhos práticos, oferecendo um verdadeiro 'menu' das opções mais comuns de investimentos que temos aqui no mercado. O autor não esconde o jogo e mostra algumas das suas sugestões e cenários para cada tipo de investimento. Vale muito a pena.

Bom, Guedes, existem outros livros que eu li, mas creio que esses foram os mais representativos. Não são livros pesados, densos, mas foram bastante estimulantes para fazer com que o mundo dos investimentos tenha se tornado atraente para mim.

Grande Abraço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rogosan

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2011 2:56 am    Assunto: Re: Existe o tempo de Plantar e o tempo de colher! Responder com Citação

GUEDES/PI escreveu:
Existe o tempo de plantar e o tempo de colher: Há algum tempo venho preparando o solo e dele arrancando todas as ervas-daninhas (dívidas), adubando-o (estudo) e antes de iniciar o plantio guardando algumas sementes embaixo do "colchão" pra uma eventual dificuldade. Agora estou me preparando pra iniciar o plantio das primeiras sementes no solo (ações). Quero me tornar um agricultor paciente e plantar árvores frutiferas que me dêem frutos (lucros e dividendos), não penso em cultivar a terra com cultura de grãos(trades), onde após a colheita deva ser feito novo plantio, prefiro as árvores que me gerem frutos periodicamente. Contudo com o passar do tempo não descarto totalmente essa possibilidade, depende da evolução do meu aprendizado. Apesar de um pouco afastado das postagens sempre acompanhei o fórum nas leituras, grande abraço a todos!!!!

Olá, bem vindo as postagens! Também sou novo por aqui... mas, enfim... Talvez se você dedicar todo o seu dinheiro, ou definir pagar as dividas como primeira prioridade, pode ser que perca oportunidades que você planeja dar atenção lá na frente, tais como investimentos. Bem, não sou expert no assunto, mas o legal seria que você usasse uma parte dos recursos pra isso, mas guarde sempre pras outras, mesmo ainda não tendo chego "A hora" para elas, pois todas as outras te ajudariam a médio ou longo prazo, e isso te ajudará com o que vier pela frente!!!

e é isso, espero ter contribuido com algo, um grande abraço e boa sorte!!
imhotep
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2011 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Só digo uma coisa: pague a si mesmo em primeiro lugar!
Recebeu seu salário ou outro tipo de rendimento, separe a parte que deseja investir.

Depois pague dívidas, contas e outras despesas.

Sim, às vezes não vai sobrar dinheiro e não estou dizendo para não se livrar das dívidas, mas o q quero dizer é q não importa o quanto vc pode investir, desde q invista sempre!

Uma boa dica é renegociar as dívidas com juros menores, nunca deixar de pagar o valor total da fatura do cartão e priorizar as dívidas com juros maiores (renegociando-as, claro).

Aos poucos seu panorama vai mudando...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!