Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

TD e aposentadoria

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Biker

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 1:03 pm    Assunto: TD e aposentadoria Responder com Citação

Mais um tópico sobre TD e aposentadoria Laughing

Penso em guardar mensalmente aproximadamente R$ 1000,00 em TD.

Li, não lembro onde, que seria ideal diversificar os investimentos no TD, algo assim:

LFT - 50%
NTNB - 30%
LTN - 20%

Será um investimento de logo prazo, próximo de 15 anos. E não pretendo sacar do investimento durante esse tempo.

É uma boa estratégia ?
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Interessante.

Essa distribução varia conforme as previsões que fazemos para o mercado.

Então deve-se fazer a análise do momento para distribuir da melhor forma os investimentos em TD.

Se você acredita que a demanda está crescendo e que a oferta também aumentará na proporção adequada, então não teremos inflação. Em um cenário equilibrado como este, a SELIC baixa e as LFTs não ficam atrativas. É o que eu penso no momento.

No momento, eu acredito que as LTN's tem que compôr a maior parte da carteira. Isso porque elas normalmente tem remuneração superior aos outros títulos.

Então eu inverteria esta distribuição para:

LTN - 50%
NTNB Principal - 30%
LFT - 20%

Outra coisa: eu não recomendo a compra de títulos que pagam juros semestrais. Isso porque a rentabilidade apresentada para esses títulos só é alcançada se você reinvestir os pagamentos dos cupons semestrais... Se você pegar o dinheiro pra você, terá um rendimento menor... Daí não vale a pena, né...

Se é para reaplicar os cupons, então compra logo um título sem cupons e que rende aquilo que é apresentado.

Abraço!
Biker

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

Gabriel,

Por que será que em vários lugares que vejo o NTNB-Principal é indicado para aposentadoria ?

Seria melhor comprar apenas os papeis NTNB ou fazer a diversificação ?
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Biker,

Isso acontece porque tanto o NTN-B quanto o NTN-B Principal são atrelados ao IPCA. A LTN e a LFT não são atrelados ao IPCA.

O IPCA é o índice oficial de inflação, portanto o seu investimento nunca perderá da inflação oficial. As NTN-Bs pagam IPCA + um pouco de juros. Hoje você compra uma NTN-B com vencimento para 15/05/2015 por "IPCA + 6,76%".

Por esta segurança de que o título vai render sempre acima da inflação é que ele é indicado para aposentadoria.

As LTNs não são tão adequados para investimentos de longo prazo porque a inflação pode disparar além do valor pré-fixado que foi contratado para ela.

Abraço!
mapatd

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 4:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezados,
Avaliamos os títulos NTNB-PR, LTN e LFT disponíveis para compra desde 07.07.2009 e seus retornos brutos ao ano a partir de 30 dias depois da compra.
No último ano o melhor foi NTNB-PR 35 (18,8%), depois NTNB-PR 24 (13,5%), NTNB-PR 15 (12,8%), LTN 12 (11,8%), LTN 13 (11,3%), e LFT 12 (11,1%), seguido pelas demais LFTs.
Nos últimos 2 anos o melhor foi NTNB-PR 24 (14,4%), depois NTNB-PR 15 (12,5%), LTN 12 (10,7%), e LFT 12 (10,0%), seguido pelas demais LFTs.
A diferença entre títulos da mesma família foi relevante e deve ser considerada na escolha.
NTNBs lideraram em função da forte inflação e alta taxa de NTNB-PR 2035 em julho de 2010: 6,27% + IPCA. LTNs lideraram LFTs e isso é a norma pois a as taxas de LTNs têm ficado acima de LFTs. Para compra em 07.07.2009, descontando os primeiros 30 dias, LTN ficou à frente de LFT em 360 dos 430 dias úteis.
Nestes 2 últimos anos as LTNs sofreram fortes oscilações mas deixar de comprá-las por medo de prejuízo com as flutuações não é razoável. Avaliamos a LTN 010112 em detalhe e constatamos que vendas em curto prazo chegaram a apresentar prejuízo apenas para revenda em até 60 dias.
Gráficos, detalhes: email para contato@mapadotesourodireto.com.br
Sds,
dschiebelbein
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2011 3:53 am    Assunto: Responder com Citação

TD seria muito mais interesssante que poupança para aposentadoria?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2011 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

dschiebelbein escreveu:
TD seria muito mais interesssante que poupança para aposentadoria?

Eu acho que sim, ainda mais por causa dos títulos que oferecem a correção de um índice (IGP-M ou IPCA) mais um "prêmio". (uma taxa de juros para reajustar o capital)

O valor é pequeno e possibilita o aporte de "qualquer" valor. Smile

Só tem que aprender a se familiarizar com o funcionamento do sistema de compra e venda dos títulos. (na real só de compra se a ideia for comprar e "esquecer")
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho acompanhando o TD ultimamente e acredito que ele tem perdido um pouco o lucro. Falo isso porque Comprei há cerca de 8 meses um título pré-fixado de 12.86% a.a. e um NTNB-Principal por IPCA + 6.36%. Hoje olhando os títulos disponíveis, vejo um rendimento MUITO menor. Vocês ainda acham que vale a pena?
Eu tenho aplicado em CDB, que aparentemente está ganhando legal do TD.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!