Boa tarde, pessoal. Já faz um bom tempo (aproximadamente 3 anos) que eu venho analisando a possibilidade de investir em TD e acredito que agora tenha chegado a hora de uma definição, seja positiva ou negativa.
Uma dúvida básica que eu ainda tenho é saber calcular a rentabilidade de determinado título. Usando a calculadora e a tabela de rentabilidade do site do tesouro nacional fica fácil. Mas, e se fosse o caso de uma venda antecipada? Nesse caso como eu faria para avaliar o meu lucro/prejuízo antes de proceder com a operação? No TD existe uma taxa de compra e de venda para o dia. O que essa taxa significa?
Existe alguma diferença entre a venda antecipada de um título de um prazo maior para um menor? Por exemplo, se eu resolvesse vender uma LTN 010113 e uma NTNB Principal 150824 na próxima quarta-feira, existiria alguma vantagem de uma em relação a outra? Ou isso é coisa que depende da conjuntura do mercado?
E para finalizar, o pagamento do IR na fonte como é que fica? A corretora desconta um valor meramente fiscal e a gente tem que pagar o resto via DARF?