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Venda Direta e Marketing de Rede

 
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Mister_Magoo
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MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 11:05 pm    Assunto: Venda Direta e Marketing de Rede Responder com Citação

Também conhecida como Venda Domiciliar, Venda Pessoal, Venda Porta-a-Porta, a Venda Direta encontra suas raízes na antigüidade, quando mercadores levavam seus produtos diretamente à população que os consumia.

Essa origem milenar não torna a Venda Direta anacrônica ante a evolução dos tempos. Está fundamentada no estímulo ao espírito empreendedor, nos ganhos proporcionais aos resultados e no cultivo de relações próximas com os consumidores – objetivos atualmente perseguidos pelas empresas preocupadas com a competitividade – diferenciando-se do Marketing Direto pela existência do contato pessoal entre comprador e vendedor (DOMUS- texto C, 1999).

Segundo GRACIOSO & NAJJAR (1997, p.13),

Há uma clara diferença entre os dois sistemas de distribuição, embora ambos se assemelham por não usar pontos-de-vendas (lojas de varejo). O Marketing Direto caracteriza-se pela venda a partir do estabelecimento do vendedor, por meio de catálogos, telemarketing, ofertas pelo correio e (mais recentemente) ofertas pela televisão e pela Internet. Naturalmente, os distribuidores na Venda Direta também podem utilizar-se de catálogos ou telefones, mas neste caso a
venda caracteriza-se pelo contato direto de pessoa a pessoa.

CHURCHILL (2000, p.421) explica que o Marketing Direto por meio de venda direta ou pessoal “ocorre quando um representante de vendas dá aos consumidores uma explicação pessoal e faz uma demonstração do produto, geralmente no local de residência ou trabalho desses consumidores”. Portanto, é um canal de distribuição dinâmico e de rápida expansão geográfica, para a colocação de produtos e serviços no mercado, de modo que cheguem diretamente ao consumidor.

Ainda sobre essa questão, BARTLETT (1998) confirma que as oportunidades na venda direta são promissoras; a venda direta global será de 60 milhões de pessoas e 200 bilhões de dólares até 2007 e boa oportunidade para mercados em desenvolvimento.

Os produtos em geral são vendidos por meio de apresentações feitas para pequenos grupos (Party Plan), de pessoa para pessoa (One-to-One) individualmente, ou por catálogos, oferecendo aos consumidores diferenciais no recebimento dos produtos onde desejar, confiança pela relação pessoal, acesso a informações mais detalhadas (demonstrações pessoais e explicações sobre os produtos) e abrangentes, e um atendimento personalizado. Na Tabela 2.1 observa-se o perfil da Venda Direta a partir das apresentações citadas
anteriormente, destacando o percentual comparativo apresentado no Brasil e EUA.

Histórico das empresas de venda direta no Brasil

1959 – Avon é a pioneira / 1969 – Natura e Stanley Home / 1970 – Chrystian Gray, Jafra, Rodhia,Tupperware, Pierre Alexander / 1980 – apesar da crise segmento cresce 20% ao ano / 1983 – Fundação da DOMUS / 1990 – Tempos de inflação desenfreada. Amway, Bom Apetite, Nature’s Sanshine, Hermes, Yves Rocher e Post Haus. / 96/98 – Herbalife, MaryKay, De Millus. Fim da euforia econômica e aumento do desempenho. 1998 – Nu Skin.

http://harmonianatureza.com.br/venda-direta-e-marketing-de-rede/
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http://www.youtube.com/watch?v=hSVq4J-YxC4
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