|
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Barion
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 4:48 pm Assunto: Como começar a investir em TD? |
|
|
Olá amigos, sou novo nesse meio de investimento, comecei a trabalhar há pouco tempo e disponho de $250,00 mensal livre para estar investindo. Fiz algumas pesquisas e notei que o investimento mais “seguro” é o TD. Estou disposto a investir cerca de $200,00 todo mês durante um período de 5 anos, alguma sugestão em qual título investir?
Sou meio leigo no assunto, mas ao entrar em contato com o Banco Itaú o mesmo disse que não posso abrir uma carteira no Tesouro Direto por falta de patrimônio, não possuo absolutamente nada em meu nome, moro com meus pais, sou universitário e a única renda que tenha é o meu salário, existe alguma possibilidade de investir ou preciso de algum bem para poder declarar?
Gostaria de saber se estou no caminho certo.
Abraços |
|
|
 |
|
gabriel_antunes Nível 2

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010 Mensagens: 240 Localização: em algum lugar do Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
Mas que coisa ridícula essa do Itaú!
Cara, abra uma conta numa corretora grátis (que não cobra nada pra você fazer seus investimentos). Olha, eu abri na Spinelli, o processo é todo on-line, e a conta foi aberta em questão de algumas horas. Isso mesmo, HORAS. Daí recebi a senha para operar direto pelo site do TD ( https://seguro.cblc.com.br/tesourodireto/).
Foi a melhor coisa. Você entra lá e aparece os títulos, e compra em esquema de carrinho de compras (tipo qualquer site de venda). Daí depois de comprar no site do TD, você faz um DOC para a conta da corretora com o valor exato da compra (a corretora vai te passar esta informação) e pronto. Você vai ver como é fácil escolher os títulos. Minha sugestão é: ABRA A CONTA!  O resto vem fácil. _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
general Nível 4

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 12:37 pm Assunto: |
|
|
Ouça o Gabriel ele é o mestre de TD aqui do fórum rsrs  _________________ Invista em você!
http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!
Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.! |
|
|
 |
Barion
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas, vou abrir a conta sim, mas ainda tenho uma dúvida, com essa renda de $200 qual título é bom comprar?
E também com essa quantia mensal é possível calcular os ganhos em um período de 4-5 anos. Alguém me de uma luz de qual título está sendo bom comprar. |
|
|
 |
F.I. Nível 3

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 4:48 pm Assunto: Re: Como começar a investir em TD? |
|
|
Barion escreveu: | Olá amigos, sou novo nesse meio de investimento, comecei a trabalhar há pouco tempo e disponho de $250,00 mensal livre para estar investindo. Fiz algumas pesquisas e notei que o investimento mais “seguro” é o TD. Estou disposto a investir cerca de $200,00 todo mês durante um período de 5 anos, alguma sugestão em qual título investir?
Sou meio leigo no assunto, mas ao entrar em contato com o Banco Itaú o mesmo disse que não posso abrir uma carteira no Tesouro Direto por falta de patrimônio, não possuo absolutamente nada em meu nome, moro com meus pais, sou universitário e a única renda que tenha é o meu salário, existe alguma possibilidade de investir ou preciso de algum bem para poder declarar?
Gostaria de saber se estou no caminho certo.
Abraços |
Isso aí é passivo de reclamação junto ao Banco Central. Anote o nome do irresponsável que te passou essa informação, é claro que você pode investir sem ter patrimônio. Eles falam isso porque invsetir no tesouro direto não é lucrativo para o banco. Com esses 200,oo que sobrar todo mês você já pode investir no tesouro direto, lembrando que a compra mínima é de 0,2 _________________ http://www.financasinteligentes.com/
Análises, investimentos e finanças. Estudos e projeções para os mercados nacionais e internacionais.
Conheça o meu livro "Muito prazer, Sr. Mercado": http://www.financasinteligentes.com/p/muito-prazer-sr-mercado.html |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010 Mensagens: 240 Localização: em algum lugar do Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
general escreveu: | Ouça o Gabriel ele é o mestre de TD aqui do fórum rsrs  |
Not all true...  _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 5:05 pm Assunto: |
|
|
Barion escreveu: | Valeu pelas dicas, vou abrir a conta sim, mas ainda tenho uma dúvida, com essa renda de $200 qual título é bom comprar?
E também com essa quantia mensal é possível calcular os ganhos em um período de 4-5 anos. Alguém me de uma luz de qual título está sendo bom comprar. |
Barion,
Eu entendo o que você está perguntando, mas a pergunta não é saudável... Analise os títulos e decida sozinho qual comprar. Vai depender do momento.
O IPCA dos últimos 12 meses já está em 6,30%.
A LTN com maior retorno atualmente é a LTN 010115, com taxa de 12,91%.
Mas você pode comprar uma NTNB Principal 150515, com taxa de IPCA + 6,54%. Se a inflação fechar em 6,38% neste ano, então esta NTN-B Principal já estará ganhando mais do que aquela LTN.
Eu acharia bom a NTNB Princiapl 150515.
Mas, novamente, dicas não são saudáveis, porque tudo pode mudar na próxima semana, ou mês. Você pode ter que resgatar antecipadamente e comprar outro título, caso haja uma mudança drástica nos juros praticados... _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
diogenesl
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 5:38 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, vou usar esse tópico só para não criar mais um e acabar poluindo a lista de tópicos, já que esse tipo de pergunta é bem chata...
Qual a melhor maneira de investir R$ 40.000 no tesouro direto? qual título comprar e qual corretora me cobraria menos para fazer esse aporte?
Obrigado desde já. |
|
|
 |
sbcverto Nível 2

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
@Barion
Nem sempre a corretora gratuita (que nao cobra taxa de administração) é a que mais compensa, pois quase sempre você terá de fazer um DOC pra conta dela e dependendo do seu perfil (e que parece ser o seu caso), isso eh muito e definitivamente não compensa. Para efeito de calculo, se for fazer aportes de 200,00 todo mes, com os 8,00 de um DOC, la se vai 4% do seu investimento.
E esqueça o Itaú, eh o que tem a taxa de administração mais alta do mercado e tambem esqueça esse infeliz do banco que lhe prestou a informação. Eu tentaria pegar o nome dessa pessoa e fazer uma reclamação no ombudsman do banco. Mas sendo mais pratico, por ser universitario, que tal abrir iConta lá, sem manutenção e com DOC's ilimitados? Assim vc nao muda de banco, nao paga nada (soh se tiver de ligar pro gerente) e ainda pode contratar uma corretora que nao cobra taxa de administracao (como spinelli ou banif).
@diogenesl
Para TD, corretoras cobram t.a., o que no longo prazo pode significar muito, dependendo do seu aporte. Eu toleraria no máximo 0,2% a.a., porem, há algumas muito boas que nao cobram nada, bastando fazer os DOCs. Assim como o gabriel, eu tambem uso a spinelli, mas tem tambem a banif, que eh uma grande corretora (tem em varios paises).
Sobre o titulo, ai vc vai ter de pesquisar. Basicamente, eh aquele que mais vai lhe render ao ano. Nos meus ultimos aportes, peguei LTN a 13,xx%. _________________ Monte sua rede sem fio em casa
www.redesemfiocaseira.com.br |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 3:00 am Assunto: |
|
|
diogenesl escreveu: | Pessoal, vou usar esse tópico só para não criar mais um e acabar poluindo a lista de tópicos, já que esse tipo de pergunta é bem chata...
Qual a melhor maneira de investir R$ 40.000 no tesouro direto? qual título comprar e qual corretora me cobraria menos para fazer esse aporte?
Obrigado desde já. |
Quanto à corretora verifique as gratuitas. Tem uma lista no site do Tesouro Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/.
Quanto ao DOC/TED: iConta do Itaú, para não pagar nada também.
Quanto ao título que você deve comprar, nas situações de hoje, 28/04/2011, eu compraria:
Metade em LTN 010115 (vencimento 01/01/2015), com taxa de 12,84%/ano:
- daria 31 títulos deste tipo por R$19.888,33, já incluindo a taxa de negociação
- na data do vencimento retornará R$29.109,91 líquidos
- rentabilidade líquida acumulada de 46,41%, ou 10,9% ao ano
A outra metade em NTN-B Principal 150515 (vencimento em 15/05/2015), com taxa de 6,71% + IPCA:
- 12 títulos deste tipo por R$18.806,10 (valor investido + taxa negociação)
- o retorno dependerá do IPCA, se ele obedecer 6,26% neste ano, e 5% nos próximos anos, te renderá mais ou menos R$26.000,00 líquidos
- rentabilidade líquida acumulada de 38,25%, ou 8,34% ao ano
Os cálculos para NTN-B Principal são aproximados. _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 3:12 am Assunto: |
|
|
Acabei de ver que não inclui o pagamento dos cupons de juros semestrais nos títulos NTN-B Principal, que serão pagos semestralmente... Em um cálculo rápido, o rendimento líquido fica por volta dos 42% no perído, ou 9,1% ao ano.
P.S: o cálculo dos títulos NTN-B Principal são muito extensos e cheios de detalhes. Como não tenho (por enquanto) uma tabela pronta, algumas coisas tenho que fazer no braço. _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
mapatd

Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 Mensagens: 44 Localização: Brasil
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
gabriel_antunes escreveu: | Acabei de ver que não inclui o pagamento dos cupons de juros semestrais nos títulos NTN-B Principal, que serão pagos semestralmente... Em um cálculo rápido, o rendimento líquido fica por volta dos 42% no perído, ou 9,1% ao ano.
P.S: o cálculo dos títulos NTN-B Principal são muito extensos e cheios de detalhes. Como não tenho (por enquanto) uma tabela pronta, algumas coisas tenho que fazer no braço. |
Prezados,
Boa discussão! Avaliações com números são as melhores para selecionar um bom título para investir (e são raras!).
O NTN-B é o título pós-fixado que paga juros semestralmente, e não o NTN-B Principal. Quando o nível das taxas está igual entre os dois o Principal é o melhor para o investidor de longo prazo, mesmo que seja necessário vender uma pequena parte antes do prazo para cumprir com obrigações financeiras imprevistas.
Sds, _________________ Equipe Mapa do Tesouro Direto |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

|
Enviada: Dom Mai 01, 2011 12:21 am Assunto: |
|
|
mapatd escreveu: | gabriel_antunes escreveu: | Acabei de ver que não inclui o pagamento dos cupons de juros semestrais nos títulos NTN-B Principal, que serão pagos semestralmente... Em um cálculo rápido, o rendimento líquido fica por volta dos 42% no perído, ou 9,1% ao ano.
P.S: o cálculo dos títulos NTN-B Principal são muito extensos e cheios de detalhes. Como não tenho (por enquanto) uma tabela pronta, algumas coisas tenho que fazer no braço. |
Prezados,
Boa discussão! Avaliações com números são as melhores para selecionar um bom título para investir (e são raras!).
O NTN-B é o título pós-fixado que paga juros semestralmente, e não o NTN-B Principal. Quando o nível das taxas está igual entre os dois o Principal é o melhor para o investidor de longo prazo, mesmo que seja necessário vender uma pequena parte antes do prazo para cumprir com obrigações financeiras imprevistas.
Sds, |
Olá Mapa,
O cálculo do NTN-B Principal não tem que calcular os pagamentos de juros semestrais e reinvestir estes valores como se estivessem adquirindo novos título NTN-B (desta vez sem pagamentos de juros)?
Não finalizei minha tabela de cálculo do NTN-B para poder afirmar com certeza, mas eu acho que seja esta a razão pela qual a NTN-B Principal rende mais que a NTN-B quando os juros estão iguais, não é?? _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
mapatd

Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 Mensagens: 44 Localização: Brasil
|
Enviada: Dom Mai 01, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Olá Gabriel,
As fórmulas estão em http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/estatisticas.asp no sub-tópico Metodologia de Cálculo.
NTN-B Principal rende mais que NTN-B com mesma taxa se o investimento for de longo prazo porque evita-se pagar IR com alíquotas elevadas no Principal. No NTN-B paga-se alíquotas altas quando os primeiros juros semestrais são distribuídos.
Sds, _________________ Equipe Mapa do Tesouro Direto |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

|
Enviada: Dom Mai 01, 2011 3:41 pm Assunto: |
|
|
Mapatd,
Parece que aquela informação de que os NTN-Bs Principal reinvestem cupons de juros "virtuais" não está correta.
Estou terminando a tabela de rentabilidade dos NTN-Bs, com os cálculos de cupons de juros e tudo pra poder avaliar bem. A da NTN-B Principal é mais fácil.
De qualquer forma, a rentabilidade que apresentei para o NTN-B Principal está bem próxima da exata, enquanto a da LTN está exata. _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!