Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Industria, loucura?
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 10:01 pm    Assunto: Industria, loucura? Responder com Citação

Pessoal vou contar um pouco da minha ideia de longo prazo.
Ainda estou terminando a faculdade de engenharia mecanica, e atualmente trabalho em uma fabrica. A minha ''louca'' ideia é apos alguns anos de formado ( 3, 4, talvez + ) conseguir juntar um capital. Vamos dizer de 200mil. Eu sendo universitario tenho vantagem em conseguir gente pra essa empreitada. Poucos tem essa ambição, mas da pra formar um time maneiro. Com engenheiro de produção, arquitetos, economia, etc.
Acho que capital para industria deve ser bem facilitado pelo BNDES. E daria pra encrementar um pouco esse capital juntando com outros socios. Tenho algumas materias na faculdade que ajudam bastante, a parte de instalação industrial e maquinario da fabrica é bem estudado na minha engenharia.Tenho pego materias como engenharia economia , administração, propriedade industrial entre outras.

Tenho um vizinho que tem uma fabrica de guarana natural, sorvete, atuando tambem no varejo (o mercado de consumo dele é bem local). O investimento deve ser nessa faixa de 200mil talvez menos. E o cara ta muito bem. Acho que o patrimonio dele deve tar na faixa dos 15 a 20mi + valor da empresa.

Tijolo, produtos para construção já passaram pela minha cabeça, posso ir pra esse lado alimenticio que não tem vacas magras... mas tudo vai depender do cenario daqui a 5 6 anos.

Queria só compartilhar a ideia e ver se recebo algum feedback. Tambem gostaria de conselho sobre o que estudar mais afundo.. os pilares de uma fabrica: produção, manutenção, compra, venda , marketing, tributação, RH etc..(Pra começar é mais importante eu saber de tudo um pouco ou saber montar o time certo???)
o cenario brasileiro. A probabilidade de sucesso. etc.Indicações de leitura e sites. Orgâos governamentais e não governamentais que ajudam. etc

Sei de alguns defeitos em mim que não contribuem pra isso, meu lado politico e comerciante ainda não me mostraram serem fortes.. estou trabalhando neles. Mas com uma equipe boa pode dar certo. Já meu lado de motivar e gerar confiança é excelente.

Nunca vi esse assunto ser abordado no Forum espero um retorno positivo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
RAlves

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

E aê gondão?

Eu estou numa situação parecida, termino minha faculdade agora, estou começando a juntar capital.

Eu prefiro fazer as coisas duma forma mais estruturada (e um pouco mais lenta). Estou me formando em mecatrônica.

Há 3 anos trabalho na parte de produção, já trabalhei em linha de montagem, em processos de fabricação bem manuais e agora em mais automatizados.

De produção/Manutanção eu posso dizer que entendo, mas isso não é o coração da fabrica... quem manda na fábrica é Vendas e Marketing. são eles que fazem ela sobreviver e crescer. hoje em dia qualidade do produto é apenas secundário, pelo menos aqui no Brasil, se valoriza mais a marca do que o produto em si na maioria dos casos.

Agora eu consegui a oportunidade de ingressar no Marketing de uma grande multinacional. Ali eles vão me capacitar com cursos e também vou aprender com vivência... adquirindo dominio em duas importantes áreas para a minha empresa.

Meu lado politico e vendedor é bem fraco e preciso investir neles também.

com relaçãoa mão de obra estudantil, é algo que se MUITO bem estudado e pessoal MUITO bem escolhido pode dar certo, mas tenha certeza de uma coisa: Só se aprende errando, começar contado como você pretende não deixa muita margem para manobra... funcionários sem experiência (conto por mim mesmo) cometerão erros básicos e "bobos" que numa startup pode ser fatal.

Não suma do fórum que quem sabe daqui esses 3 ou 4 anos pode surgir uma parceria Very Happy
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 9:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala amigo RAlves

Na fabrica que trabalho eu percebo isso.. eu não conheço nada sobre a parte de vendas e marketing mas quando falam deles dizem que são os queridinhos do Presidente.

A minha parte de manutenção vejo que é um dos pilares mais fracos. Vou estudar sobre essas areas Vendas e Marketing(me diz os tipos de profissionais que trabalham nessas areas?). Acho que outro pilar forte numa industria seria a de Projeto e instalaçôes que dai que se começa e expande a industria juntamente com a parte economica dela.

Voce esta conseguindo passar por essas areas como, visto que sua formaçao é bem especifica como voce aplica ela nesses diferentes setores?

Desde já venho plantando a ''sementinha'' nos meus amigos de faculdade e depois de conversas e conversas acabam não achando tanta viagem. Mas já venho traçando os possiveis colaboradores.

Não entendi quando fala que prefere fazer mais devagar. Aonde eu me apressei aqui?

Não entendi quando fala começar contado como você pretende não deixa muita margem para manobra. Explica melhor

Meu lado vendedor e politico ele só é bom quando usado com alguem ''abaixo'' ou do ''mesmo nivel'' que o meu. Quando vo falar com gente mais ''importante'' eu sou terrivel.

Outra coisa já tem ideia do que fabricar? Como achar o produto certo?

Não vou sumir não hahaha tomara que de certo o Brasil está precisando.
Abraço , aguardo sua resposta.
RAlves

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala gondao!
Sobre mkt e vendas acho que vou deixar alguem mais experiente falar pra nao sair bobeira, estou entrando na area agora e mal tive uma introducao sobre o tema.

Eu estou trocando de area quando troco de empresa... hehe. So nesta ultima guinada, de treinamento de operadores para analista de mkt que foi dentro da mesma empresa, mas devido ao fato de ser estagiario e ter sido efetivado. Tudo foi calculado antes que eu largasse meu emprego anterior, imaginava que tomaria esse rumo na empresa.

Voce quer abrir uma fabrica logo de cara, com um investimento alto pra uma pessoa mas pouco pra montar a fabrica com folga, qualquer erro e o problema multiplica muito rapido.

Ate tenho ideia de produto, falta juntar capital e elaborar o PN, ate estrutura eu consigo.

Ps.: manutencao de fabrica e 2+2, tem segredo nao...

Ja leu "o segredo de luiza"?
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Pode ficar tranquilo que quanto o tempo e investimento vai ser muito bem planejado e na hora certa.
Começei a estagiar cedo tambem, tenho essa possibilidade de mudar de empresa e ir aprendendo mais até me formar. Queria fugir um pouco de empresas aonde se fica muito no escritorio e quase não se ve maquina, produção etc

Tenho muita experiencia com INJETORAS, SOPRADORAS.. hj estava conversando com um amigo sobre fornece partes de produtos de plastico para empresas maiores e fechar contratos. Podemos tambem fazer produtos simples de plastico como copos, pratos etc. Pegar uma boa linha de credito e comprar maquinas de segunda-mão ..é mais uma ideia.

Não li esse livro, vou da uma olhada.

Quanto a plano de negocio, até que ponto é viavel vc fazer ele sozinho com seus socios ou é melhor contratar uma consultoria??
RAlves

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

faca o pn sozinho ou com algum socio... se tiver alguma duvida tem o pessoal do forum pra ajudar.

Leia o livro que vai te tirar muitas duvidas.
rgoncalves86

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 1:18 am    Assunto: Responder com Citação

por você estar na faculdade, você está rodeado de pessoas com boas e más ideias

avalie pessoas de ótimo rendimento (digo sobre conhecimento, não financeiro) e troque ideias

caso você faça alguma coisa, faça algo que você tenha conhecimento, não mexa com tijolos sem antes saber um pouco sobre isso ou ter um sócio de conhecimento relevante, PORÉM, nem por isso você pode deixar tudo nas costas dele, afinal, você não o conhece tão bem como conhece seus pais ou seus irmãos

com dedicação chega longe!

ah, e sobre a fábrica de tijolos, acho muito desperdício de terreno para colocar "barro seco".. ehehe, pense em algo diferente, aquelas chapas pré-moldadas, etc... algo diferente
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu professor de engenharia economica me falou hj sobre uma materia ou pós não lembro agora.. Analise de viabilidade de planta fabril ... deve ser muito interessante.
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 1:04 am    Assunto: Responder com Citação

daniel_gondao

Alguns pontos sobre esta discussão ...

Só pense em BNDES se você possuir bens no seu nome que possam ser colocados como garantia ou caso você e seus sócios possuam a maior parte do capital necessário, solicitando junto ao banco apenas um complemento.
É muito dificil obter crédito sem faturamento comprovado e caso seja para a montagem de um negócio do zero, é preciso possuir uma estrutura de capital e um plano de negócios MUITO BEM MONTADO!

Se estes R$ 200.000,00 for apenas o valor de investimento para as instalações e maquinário saiba que será necessário bem mais capital do que isso.

Primeiramente você precisa definir o que esta fábrica irá produzir.

Ok. Vou produzir paçoca!
As instalações fabris e maquinário para produzir paçoca consomem 200 mil.

1- Quantas paçocas minha fábrica pode produzir?
2 - Qual o custo do insumo para produzir cada paçoca?
3 - Cada operário produz quantas paçocas/hora? paçocas/turno? paçocas/dia? paçocas/mês?
4 - Em quantos turnos a fábrica vai trabalhar?
5 - Além dos operarios, quais outros funcionários preciso colocar para a empresa funcionar?
6 - A limpeza vai ser terceirizada ou com funcionários próprios? E a segurança?
7 - Qual o gasto energético mínimo para a fábrica manter seu sistema de ventilação e iliminação?
8 - Qual o gasto energético adicional de cada máquina de produção de paçoca?
9 - Qual o custo unitário das paçocas se produzir 100 unidades? De 1.000 unidades? De 10.000 unidades? Da capacidade total de produção?
10 - Que tipo de embalagem é melhor para manter o sabor e a validade do produto?
11 - Quais os fornecedores de embalagem existentes?

12 - Como vai ser sua estrutura de distribuição? Própria ou terceirizada?
13 - Focará no mercado regional ou nacional?
14 - Vai formar sua rede própria de venda ou terá representantes?
15 - Vai vender no atacado ou varejo?

16 - Qual seu custo fixo mensal?
17 - Dividindo seu custo fixo mensal pela quantidade de itens produzidos e somando ao custo unitário de produção qual o seu custo unitário total?
18 - Seu custo é competitivo em relação à concorrencia?
19 - Consegue oferecer boas margens de venda a partir de sua estrutura de custos?

20 - POSSUI O CAPITAL DE GIRO CAPAZ DE MANTER A FABRICA FUNCIONANDO POR PELO MENOS 12 OU 24 MESES?

Gondão, sabe por que os profissionais de Vendas e Marketing são os "queridinhos" ?
Porque eles geram DEMANDA.
Este ciume é muito comum.
Mas pense assim.
Se a fabrica for extremamente eficiente em sua produção, manter elevados niveis de produtividade, possuir manutenção excelente gerando pouquissimas horas de maquinas paradas, oferecer um custo competitivo dos produtos, mas o marketing não construir uma marca forte junto ao seu publico alvo e seus vendedores não gerarem demanda pelo produto, a coisa não anda.

Quando você diz que são os queridinhos, é porque pressupoem-se que a fabrica já produza de maneira satisfatoria.
Sendo assim, a direção da fabrica depende mais dos incentivos e bonificações aos vendedores do que ao setor de produção.
Paparicar vendedor e oferecer recompensas gordas mediante o atingimento de metas agressivas aumenta o faturamento.
Mas uma fábrica que não da a devida atenção ao setor de produção não tem muito futuro.

Há um livro que acho que irá AGREGAR MUITO a você e aos seus planos.
"Verdadeiro Poder" escrito pelo Vicente Falconi.
O livro é sobre gestão, mas muito se fala sobre a definição de lacunas e pontos de melhoria em um processo produtivo, uma fábrica.

E outra coisa, para elaborar plano de negócios, não adianta contratar consultoria.
Ler o livro "Segredo de Luisa" será um grande primeiro passo.
Garanto que você não vai levar menos de 1 ano e meio a 2 anos para fazer seu plano de negócios da maneira que vai precisar.
Acredite!
Se você achar que vai conseguir faze-lo em poucos meses, com certeza é porque não pensou em todas as perguntas que precisa obter resposta.

Amigo, coloquei apenas alguns pontos que acho importante, levei bastante tempo para reuni-los e com certeza deixei passar alguns.
Mas como disse, isso não é tarefa para pouco tempo.
Tentei tambem abordar algumas duvidas que apresentou ao longo de suas postagens.

Espero que algo seja util.

Grande Abraço!

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Caramba felipeno, montasse um MEGA post sobre o assunto hein ? Smile

Show !!! Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Posso imprimir o post e prender na parede? hauhauhua

Voce enumerou certinho o planejamento do negocio.
O livro "o segredo de Luiza" fui na Saraiva e estava lá na cara.. lembrei do post anterior e comprei. Vou começar a ler em breve.

Creio que o tempo de 2 anos possa ser diminuido se voce estiver full-time pesquisando. Visto que muitos projetos de graduação com duração de 6 meses a 1 ano acabam abordando a viabilidade de uma industria.

Posso discorda um pouco de vc? Acho que da pra fazer fabricas com esse valor sim. Depende do que vc queira. O ideal seria começar para um publico local de uma cidade e mais "humilde" aonde a marca não importasse muito.

Vou visitar em breve uma de batata palha, uma de utensilios plasticos, e essa do meu vizinho de sorvete, guarana, e salgado.

Quanto a aluguel x compra... do lugar e das maquinas teria que se fazer um estudo tambem.
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Caramba felipeno, montasse um MEGA post sobre o assunto hein ? Smile

Show !!! Very Happy

Deixa o Cão Bravo ler esse post pra ver se ele vai achar tão show assim.
Ele vai é achar muita coisa melhor pra falar haha.
Ele que produz = )

Meu negócio principal é serviço! Very Happy

Brincadeiras a parte, valeu pelo elogio, Tio Zé.

felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 12:08 pm    Assunto: Responder com Citação

daniel_gondao escreveu:
Posso imprimir o post e prender na parede? hauhauhua
O livro "o segredo de Luiza" fui na Saraiva e estava lá na cara.. lembrei do post anterior e comprei. Vou começar a ler em breve.

hahaha, à vontade. Laughing
Boa leitura do livro! Cuidado para não esquecer os utensílios plásticos e começar a produzir goiabadas Very Happy

daniel_gondao escreveu:
Creio que o tempo de 2 anos possa ser diminuido se voce estiver full-time pesquisando. Visto que muitos projetos de graduação com duração de 6 meses a 1 ano acabam abordando a viabilidade de uma industria.

Com certeza! Coloquei 1 a 2 anos porque geralmente considero que esta atividade vai ser feita em paralelo com outro trabalho.

daniel_gondao escreveu:
Posso discorda um pouco de vc? Acho que da pra fazer fabricas com esse valor sim. Depende do que vc queira. O ideal seria começar para um publico local de uma cidade e mais "humilde" aonde a marca não importasse muito.

Eu gosto de falar de negócios, economia, política e futebol.
Acha que não gosto que discordem de mim? haha
Assim que é bom ...

Sobre o que você discordou, concordo com você!

Lembra aquela febre que foi as máquinas de fralda e sacolas plásticas?

Se você tem uma delas, tecnicamente já possui uma fábrica.

Mas quando falei que você precisaria de mais, foi considerando que você disse que montaria com uns 200k.
Ai eu respondi que SE este valor, SEEEE ( hahaha) este valor fosse apenas para a MONTAGEM, outras coisas precisariam ser consideradas, pescou??

Fique à vontade para continuar a discussão, principalmente após a leitura da "Luisinha"...

Eu comecei um curso de administração industrial, antes de passar para adm de empresas.
Ou seja, vi algumas coisas lá que você com certeza já viu de maneira muito mais profunda, então a conversa aqui só tem a agregar para todos.

Abraço!

daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 1:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Agora eu consegui a oportunidade de ingressar no Marketing de uma grande multinacional. Ali eles vão me capacitar com cursos e também vou aprender com vivência... adquirindo dominio em duas importantes áreas para a minha empresa.

Eai como está sendo a experiencia? Aprendeu mais sobre marketing e vendas? Os profissionais da aréa?

Citação:
Boa leitura do livro! Cuidado para não esquecer os utensílios plásticos e começar a produzir goiabadas

Ainda não terminei o livro, começei achei um pouco chato e passei para outras leituras. Mas ainda vou termina-lo.

Citação:
Eu comecei um curso de administração industrial, antes de passar para adm de empresas.
Ou seja, vi algumas coisas lá que você com certeza já viu de maneira muito mais profunda, então a conversa aqui só tem a agregar para todos.

Como foi o curso de administração industrial?

Vamos formentar a discussão.
RAlves

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2012 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

E ai pessoal, td certo?

Desculpe a demora tao grande pra voltar ao topico gondao!

Fui fazer um "retiro espiritual e mental" por 90 dias... sai dia 10/12, voltei tem um mes, td estava uma loucura e ate retomar o ritmo normal de vida demora um pouco hehehe.

E os planos para a industria, como vao?

Eu tomei um folego que estava precisando, voltei e assumi o negocio da familia (uma pequena loja) e pretendo abrir uma segunda em outro ramo ainda este ano.

Atualize-nos e vamos montar essa empresa!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!