Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Crise Sistêmica-2012 (Financeira, Política e Institucional)
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Mendigo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação

É o efeito manada, armadilha psicológica, ninguém quer comprar ações mesmo que de boas empresas, quando estão caindo de preço. Querem comprar títulos porque são a segurança na crise. Aí quando sobem pois crise tem fim, as pessoas querem voltar da renda fixa pras ações que já se recuperaram e voltam a estar mais caras...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mendigo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é muito comum, é o efeito MANADA, quando as ações caem e ficam mais baratas ninguém quer comprar porque está vendo que estão caindo mesmo que as empresas tenham bons fundamentos. As pessoas querem é renda fixa pra não "perder na crise". Aí quando as ações sobem, pois crise tem fim, as pessoas querem voltar pras ações que já estão agora mais caras porque veem que estão subindo mais que a renda fixa...
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 5:42 am    Assunto: Responder com Citação

Mendigo escreveu:
Isso é muito comum, é o efeito MANADA, quando as ações caem e ficam mais baratas ninguém quer comprar porque está vendo que estão caindo mesmo que as empresas tenham bons fundamentos. As pessoas querem é renda fixa pra não "perder na crise". Aí quando as ações sobem, pois crise tem fim, as pessoas querem voltar pras ações que já estão agora mais caras porque veem que estão subindo mais que a renda fixa...

Mendigo

Eu tenho um "pézinho" 43 bico largo na análise fundamentalista, gosto de muitas de suas premissas e entendo o que está falando.

Porém, quando montei duas empresas em 2010 eu investi TUDO nelas.
All in!
Sai de qualquer outro mercado.

Por isso, HOJE, dinheiro é na renda fixa aguardando os FUNDAMENTOS melhorarem.
Eu não analiso só os fundamentos das boas empresas.
Analiso os fundamentos macroeconômicos também e acho isso FUNDAMENTAL.

Para mim, se você já faz preço médio há pelo menos 2 anos (5 seria o ideal, ideal mesmo), CONTINUE.
Mas quando digo que é melhor ficar posicionado em renda fixa agora é para quem AINDA NAO COMEÇOU a fazer preço médio.

A teoria do preço médio e da análise fundamentalista não diz que "não se preocupe com os centavos, busque os doláres através de uma boa margem de segurança" ??

Então por que não esperar um tempinho até ver como vai se desenrolar o cenário externo?

Comprar AGORA porque acha que o ativo ta barato a 10 reais ou esperar a melhora do cenário externo mesmo que isso signifique ter que pagar 10,50 no ativo fazem tanta diferença assim?

Eu só vejo as pessoas falarem de preço médio de uma maneira que não me agrada.

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mendigo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho empresa própria tb, mas só uma não duas! Nesse caso, como empresário, é muito boa a idéia de ter uma boa liquidez em renda fixa, até pra dormir mais tranquilo balanceado os riscos porque negócio próprio é o que tem potencial de mais rentável dos investimentos mas também o mais arriscado! Eu mesmo, comprei essa empresa e hoje em dia estou feliz, demoro 70 dias de trabalho pra tirar o investimento inicial que fiz nela, deu e dá muito trabalho mas foi o melhor investimento que fiz.
No entanto, uma vez que a reserva esteja boa, TEMPO é um grande aliado de quem tem ações de boas empresas. Se se esperar pra ter certeza do cenário, vai se perdendo tempo também. Tempo é tão importante, pois conforme cresce vai tornando as ações menos arriscadas até que a renda fixa em termos de vencer a inflação, que até normalmente quem investe tudo de uma vez no longo prazo tende a vencer quem faz preço médio 2/3 do tempo.
Mas, se vc investir tudo e vier uma crise como 2008 de cara, o preço médio vence investir tudo de uma vez e explica o 1/3 do tempo.
Por isso e até pq sei que o psicológico é uma parte muito importante de investir, preferimos não perder do que ganhar. Eu farei preço médio até achar um equilíbrio de 50% ações e 50% renda fixa no meu portfólio. Depois é direcionar investimentos mensalmente tentando manter esse equilíbrio e rebalancear uma vez ao ano em janeiro.
Mas a pessoa, tem que se expor a um risco mínimo pra ver seu portfólio crescer acima da inflação e como tempo é um aliado, acho que tem que entrar no mercado, nem que seja aos poucos através do preço médio. Se ficar esperando o momento ideal, vai perder tempo. Crises são justamente quando o preço médio vence investir tudo de uma vez. Devemos ser gananciosos quando todos tem medo e ser cautelosos quando todos estão eufóricos.
O mercado precifica as coisas antes de efetivamente acontecerem no mundo real as vezes, por isso quando ele acha que há uma razão pra crise acabar já sobe e quando efetivamente já acabou e pessoas comuns como nós recebem finalmente os dados que comprovam isso, é tarde pq ele já se recuperou em boa parte. Nâo espere pra se expor ao mercado, um dia vamos morrer, aproveitar e arriscar quando somos mais jovens é fundamental. Faça fortuna com dividendos antes que seja TARDE...
Minha opinião e o que eu faço mesmo, sem trova.
juliosardella
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Colocando mais lenha na fogueira, alguém aí já viu o gráfico da grande depressão?

Agora compare o gráfico de 2008 até hoje. Se o padrão se repetir, veremos um crash ainda pior no(s) proximo(s) ano(s).

É claro que a linha de tempo é diferente, os tempos são outros, o mercado hoje é global.

Mas o ponto em que quero chegar é se realmente não temos um padrão de raciocínio e relação de pessimismo/risco/otimismo que nos leva a uma visão equivocada da economia?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

caraca ...

E não custa nada lembrar que gostam (mais do que tudo) de comparar a crise atual com a de 29 ... Assustado
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 3:34 pm    Assunto: Responder com Citação

E obrigado pelo gráfico ! Vai ajudar a ilustrar um próximo post do Clube. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
juliosardella
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

ehehehe e o pior de tudo, apesar de eu ter um medo enorme do que vem pela frente ainda continuo comprando bovespa quando cai, as vezes penso q sou meio Rolling Eyes
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 5:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Tudo depende da tua estratégia ...

Até da queda de 29 a bolsa se recuperou. Demorou pacas, mas recuperou. Smile
juliosardella
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é cara, eu sou bem otimista em reação ao Brasil e Bovespa a médio/longo prazo, independente do cenário externo.

Mas ultimamente tenho tido crises de pessimismo todos os dias!!! As notícias não ajudam. Dá pra imaginar gente passando fome literalmente na europa daqui alguns anos.

Acho que a democracia está passando por um teste.

É nessas horas de crise que um comunista resolve tudo sem perguntar nada a ninguém e pronto.

Vamos ver como os criadores da democracia vão se virar. Espero uma saída estratégica para o euro. Eles já passaram demasiadas guerras ara repetirem tudo novamente.
faelarig@gmail.com

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação

juliosardella escreveu:
Pois é cara, eu sou bem otimista em reação ao Brasil e Bovespa a médio/longo prazo, independente do cenário externo.

Mas ultimamente tenho tido crises de pessimismo todos os dias!!! As notícias não ajudam. Dá pra imaginar gente passando fome literalmente na europa daqui alguns anos.

É nessas horas de crise que um comunista resolve tudo sem perguntar nada a ninguém e pronto.

Vamos ver como os criadores da democracia vão se virar. Espero uma saída estratégica para o euro. Eles já passaram demasiadas guerras ara repetirem tudo novamente.

Uma parte chata disso é que é uma bandeja lotada pros conspiracionistas, esse papo de 2012 etc etc
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 8:18 pm    Assunto: Responder com Citação

juliosardella escreveu:

Não não ... não existe esse papo de Brasil "bem sem depender dos outros".

Só estamos "bem" do jeito que as coisas estão agora porque o mundo comprou de tudo e mais um pouco, e alguma coisa dessa lista fomos nós que vendemos. Se as coisas estiverem ruins lá fora, aqui vai ser pior ainda ... Pode ter certeza.

2008 passou batido, certo ? Claro, a China também não sentiu e continuou comprando tudo da gente. Wink
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 8:20 pm    Assunto: Responder com Citação

faelarig@gmail.com escreveu:
Uma parte chata disso é que é uma bandeja lotada pros conspiracionistas, esse papo de 2012 etc etc

Ahhhh !!! Mas vai dizer que não é uma paaatcha coincidência tudo isso acontecendo justamente agora ? Smile

(sendo que isso - o rolo todo que está se formando - vem sendo falado já faz alguns anos ... Wink)
faelarig@gmail.com

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
faelarig@gmail.com escreveu:

Ahhhh !!! Mas vai dizer que não é uma paaatcha coincidência tudo isso acontecendo justamente agora ? Smile

(sendo que isso - o rolo todo que está se formando - vem sendo falado já faz alguns anos ... Wink)

Até você zé, haha.

Se os maias sabiam que o mundo entraria nessa crise financeira eu não tenho idéia, mas o bizarro desses caras, é que eles vem com umas teorias simplesmente retardadas, eua destruiu wtc! eua n foi a lua!

Mania dessa galera querer se achar o "Eu nao acredito nessas mentiras, isso é pro povão, eu tenho a mente iluminada!1"

Ve um zeitgeist, adotam aquilo como verdade porque contraria a opinião da maioria, e simplesmente saem cuspindo as crenças de outras pessoas, pra se acharem as diferentes e "acima do povão"

É dessa galera que eu to falando haha
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 8:42 am    Assunto: Responder com Citação

Ué ?!?! E não foi o EUA quem destruiu o WTC ? Assustado

Wink
hehehe
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!