Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Financiamento Veículo - Cobrança Indevida de encargos

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rafael.pimenta

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 11:09 am    Assunto: Financiamento Veículo - Cobrança Indevida de encargos Responder com Citação

Bom dia prezados,
Achei muito bom o forúm, principalmente pelo fato do mesmo aguçar minha curiosidade, o que me levou a pedir uma cópia do meu contrato CDC com a BV Financeira.
De posse do contrato verifiquei que no item 5 – CET – CUSTO EFETIVO TOTAL DA OPERAÇÃO estava constando os seguintes encargos:

1.IOF: 444,92
2.Serviço de Terceiros: 1.766,13
3.Tarifa de Cadastro: 509,00
4.Registro de Contrato: 91,42
5.Tarifa de Avaliação do Bem: 193,00

TOTAL: 3.004,47

Fiquei perplexo com esses encargos embutidos no finaciamento e de imediato liguei para a BV pedindo que os mesmo fossem revistos e deduzidos das parcelas restantes, contudo, recebi um sonoro: “Você assinou o contrato e a BV não revisa contrato”. Eu agradeci a atendente, peguei seu nome, nº de protocolo.
Sendo assim, gostaria de saber se posso entrar com uma ação contra a BV pedindo repetição do indébito?

Dados completos:

Tipo de Operação: CDC
Valor do Bem: 26.500,00
Valor Entrada: 4.500,00
Valor Líquido do Crédito: 22.000,00
Valor Total do Crédito: 25.004,47
IOF: 444,92
Serviço de Terceiros: 1.766,13
Tarifa de Cadastro: 509,00
Registro de Contrato: 91,42
Tarifa de Avaliação do Bem: 193,00
Taxa de Juros Anual: 24,31%
Taxa de Juros Mensal: 1,83%
CET-Custo Efetivo Total Anual: 32,82%
Valor da Parcela: 694,73
Quantidade de Parcelas: 60
Vencimento da 1ª Parcela: 17/07/2010

Obrigado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho interesse nesse topico, compro o meu em janeiro.
Essas cobranças alem do juros do financioamento são legais?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 18, 2011 9:32 am    Assunto: Responder com Citação

Devo concordar com a BV. Uma vez que você assinou, aceitou os termos, logo, os encargos. Você devia ter lido antes o contrato para questionar algo. Sou absolutamente a favor de cobrança de juros e encargos abusivos nesses casos, afinal só assina o contrato que quer, não?

Já ví muitos casos parecido com o seu, onde a pessoa pega um financiamento de X reais, no fim não paga algumas parcelas, fica devendo 3X reais e ainda coloca a empresa na justiça reclamando de juros abusivo sendo que ela mesmo assinou o contrato e estava explicitamente escrito que se não pagasse há incidência de juros Y. No fim a empresa acaba aceitando um acordo e reduzindo pra 2X pq afinal o devedor não ia pagar mesmo, mas que é uma sacanagem com a empresa é, afinal o contrato existe para ler e ser cumprido.
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Play,

A diferença é que não podemos realizar contratos que vão de encontro às normas do país e, em muitos casos, as empresas utilizam de seu porte para empurrar esses encargos, como se fosse algo previsto em lei.

Nem todos são obrigados a saberem de tudo quando assinam um contrato e, para isso, existe a justiça.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

abuZado escreveu:
Play,

A diferença é que não podemos realizar contratos que vão de encontro às normas do país e, em muitos casos, as empresas utilizam de seu porte para empurrar esses encargos, como se fosse algo previsto em lei.

Nem todos são obrigados a saberem de tudo quando assinam um contrato e, para isso, existe a justiça.

Concordo plenamente. Mas porque as pessoas não procuram se informar antes de assinar o contrato ao invés de fazer isso após já ter recebido o dinheiro? Pra mim é má fé. Smile
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
abuZado escreveu:
Play,

Concordo plenamente. Mas porque as pessoas não procuram se informar antes de assinar o contrato ao invés de fazer isso após já ter recebido o dinheiro? Pra mim é má fé. Smile

Minha linha de pensamento é exatamente a mesma que a tua. Smile

Se assinou ... concordou. Se não concordou, não assina. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fwp

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 2:42 am    Assunto: Responder com Citação

Isso é uma cobrança ilegal, procure se informar a fundo.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 8:45 am    Assunto: Responder com Citação

fwp escreveu:

Sim, é ilegal ... mas ... se você disser: Não aceito pagar ! Eles dizem: Então não tem negócio ... e ai ? Wink

Ou então, fazem como já vi, colocam esse valor na taxa de juros. Ao invés de cobrar, sei lá, 1,19% ao mês, cobram 1,21% ... que é a mesma coisa.

Infelizmente se a porrada não vem de cima - BC - não adianta nada ter lei falando que não pode. Sad
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 10:33 am    Assunto: Re: Financiamento Veículo - Cobrança Indevida de encargos Responder com Citação

rafael.pimenta escreveu:
Bom dia prezados,
Achei muito bom o forúm, principalmente pelo fato do mesmo aguçar minha curiosidade, o que me levou a pedir uma cópia do meu contrato CDC com a BV Financeira.
De posse do contrato verifiquei que no item 5 – CET – CUSTO EFETIVO TOTAL DA OPERAÇÃO estava constando os seguintes encargos:

Obrigado

negrito meu.

Deixa ver se entendi... você nem levou a copia do contrato assim que assinou? Por que?

voce não tem NENHUM INTERESSE em seu próprio dinheiro???

Vou ter de revelar algo que aprendi na minha curta vida, e que vai deixar voce e o colega que planeja financiar um carro.

É algo que falo para meus alunos.

Se os vigaristas conseguem sobreviver é porque a todo momento surgem novas vitimas. De cada 100 alunos que eu formo, apenas 5 deles usam o negócio entre as orelhas (pai rico).

Isso porque o vigarista precisa de duas caracteristicas FUNDAMENTAIS em suas vitimas.

Ganância e Preguiça.

Vou usar um exemplo trágico: velhinhos no banco.

Eles são facilmente enganados porque tem essas duas caracteristicas. Se pareço cruel, veja: a preguiça é de aprender algo novo 'isso é muito complicado meu filho não tenho mais idade pra aprender'

(posso discordar porque essa frase sempre está na PONTA DA LINGUA de meus alunos)

e a ganancia é de receber o dinheiro fazendo com que outra pessoa trabalhe para ela de graça.

Ter as duas caracteristicas é melhor para o vigaristas. Mas se tiver uma, ele consegue atiçar um pouco da outra para dar seus golpes.

Por isso que todos os "contos do vigário" (e nem chamamos mais o padre por essse nome de tão velho que é) ainda funcionam. Muda apenas a embalagem, a essencia é a mesma, e o pessoal nem percebe que é o mesmo golpe, a mesma falcatrua e que vão perder dinheiro nessa palhaçada.

De cada 100 crianças, no máximo 5 delas não vão ter preguiiça e ganancia da forma que o vigarista precisa para aplicar seus golpes. os outros 95 são pato no papo.

Entendem porque golpistas não precisam se preocupar em acabar os "otários" no mundo? Geramos uma quantidade tão grande, que eles não precisam se preocupar.

E não importa como eu faça minha aula - tirania, ser bonzinho, ser showoman - a eficiencia de aprendizado dos meus alunos é sempre a mesma.

60% apenas passam de ano, mas apenas 5% estão usando o negócio entre as orelhas.

E tornam-se adultos frustrados, amargurados, que vivem culpando os outros, o mundo cruel, pelas agruras da vida, e de alguma forma desconta a frustração na propria familia (pai pobre) "E são sempre as crianças as que mais sofrem. Pobrezinhos... o que fizeram para merecer sua covardia, sua truculencia e todas as intolerancias que voce tanto estima?! (v de vingança)

Sabe porque somos assim?

Porque não somos adultos de verdade.

O comportamento da criança birrenta é este: esperneia quando não querem satisfaze-la. Se fez besteira, procura alguém pra botar a culpa. Nunca quer assumir as consequencias de suas proprias decisões. E quando tem de encarar isso, ela começa a bater sem se importar que esteja machucando quem ama ela.

Me diga se esse não é o comportamento da humanidade. É o comportamento da criança birrenta, incapaz de aguentar as consequencias de SUAS PROPRIAS DECISOES.

Se pensarmos de forma metafórica, essa seria a razão da expulsão do paraiso.

Por que francamente não faz sentido nós - filhos de adao - sermos castigados por comer um fruto proibido, de desobedecer deus, etc... antes mesmo de nascer e ter chance de desobecer, já somos castigados?

Mas começa a ter sentido se pensamos como um pai de verdade agiria com um filho que fez uma besteira.

Ele espera que o filho - que agora entende que existe o certo e o errado - prefira escolher o certo, e repudiar o errado.

(mas antes de comer a tal fruta, ele não tinha condições de fazer essa escolha. Oras, ele nem sabia que existia alternativa!)

Só que Adao se borrou na folhinha e jogou a culpa em Eva. Deus deu uma colher de chá e deu uma chance para ver se Eva faria diferente,mas o problema é que o irmão mais velho (e exemplo) se torna modelo para imitar, e ela imita Adao.

(ou seja, o pecado original é de Adao, e não de Eva).

Ai o pai ficou p da vida,com tanta falta de colhões em encarar as consequencias de seus proprios atos (porque ninguem enfiou a droga da fruta goela abaixo deles, forçando-os a engolir... eles comeram porque decidiram comer)

E deu no que deu.

Neste sentido eu concordaria em genero numero e grau com o pai bravão.

E é o que fazemos há mais de 2 mil anos (se eu acreditar que esse calendario gregoriano tem alguma exatidão... eu só uso pra não chegar atrasada em compromissos hoje, mas não tenho nenhuma segurança de afirmar ue cristo nasceu há 2 mil anos atrás)

Agora faz sentido a humanidade ser castigada pelo pecado original, porque vivemos fazendo isso mesmo.

_________

Então faça-se um favor. Você fez uma besteira, e vai ter de arcar com as consequencias. Qual consequencia, voce escolhe.

Ou voce paga como está no contrato.

Ou você devolve e arca com a multa que também está no contrato.

De qualquer forma, é isso que um adulto precisa fazer. Porque agir como criança birrenta te impede de atingir o paraiso (metaforicamente falando)
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 11:22 am    Assunto: Responder com Citação

No § 3º do art. 192 da Constituição Federal dizia que o juro máximo era de 12% ao ano, portanto, todo juros superior a 1% ao mês seria inconstitucional.
Esse artigo foi revogado em 2003, dizendo que a partir de então o que se trata desse assunto do sistema financeira será tratado por legislação complementar. Agora eu não sei qual, mas ainda falam que o limite é o mesmo.
Você como cliente, tem todo direito de questionar o valor dos juros estabelecido no contrato, mesmo antes ou depois de ter concretizado o financiamento com a assinatura do contrato.

Há muitos advogados que prestam esse serviço para correção e atualização das parcelas pelo valor máximo dos juros em financiamento. E é causa ganha.
Porém, o que pode acontecer é a entidade financeira colocar o seu nome em uma "lista negra", diga-se assim. O que pode te prejudicar em futuras operações de crédito.

A realidade é que pelo ânimo de estar adquirindo um bem de alto valor, no financiamento as pessoas ficam preocupadas em apenas se as parcelas caberão no seu bolso e esquecem de verificar o quanto irão pagar, e porque irão pagar esse valor total. Mas nada impede de discutir quando se dá conta disso.
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

miro escreveu:
No § 3º do art. 192 da Constituição Federal dizia que o juro máximo era de 12% ao ano, portanto, todo juros superior a 1% ao mês seria inconstitucional.
Esse artigo foi revogado em 2003, dizendo que a partir de então o que se trata desse assunto do sistema financeira será tratado por legislação complementar. Agora eu não sei qual, mas ainda falam que o limite é o mesmo.
Você como cliente, tem todo direito de questionar o valor dos juros estabelecido no contrato, mesmo antes ou depois de ter concretizado o financiamento com a assinatura do contrato.

Há muitos advogados que prestam esse serviço para correção e atualização das parcelas pelo valor máximo dos juros em financiamento. E é causa ganha.
Porém, o que pode acontecer é a entidade financeira colocar o seu nome em uma "lista negra", diga-se assim. O que pode te prejudicar em futuras operações de crédito.

A realidade é que pelo ânimo de estar adquirindo um bem de alto valor, no financiamento as pessoas ficam preocupadas em apenas se as parcelas caberão no seu bolso e esquecem de verificar o quanto irão pagar, e porque irão pagar esse valor total. Mas nada impede de discutir quando se dá conta disso.

Era pra dizer instituição financeira, e não entidade financeira.
Acho que estou assistindo muito novela das 7. A entidade.. hermanita! hahaha Laughing
Garimpeiro
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé escreveu:

"fwp escreveu:

Sim, é ilegal ... mas ... se você disser: Não aceito pagar ! Eles dizem: Então não tem negócio ... e ai ?
Ou então, fazem como já vi, colocam esse valor na taxa de juros. Ao invés de cobrar, sei lá, 1,19% ao mês, cobram 1,21% ... que é a mesma coisa.

Infelizmente se a porrada não vem de cima - BC - não adianta nada ter lei falando que não pode. "

Já que eles fazem o negócio na base od "aceita ou fica sem", sou a favor de aceitar e meter o pau (na justiça).
Devido as nossas leis, a pessoa física, fica a mercê destes bancos que te emprestam a juros abusivos e tomam emprestado de você a 0,6% am.
METE NO PAU MESMO!!!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Playbr escreveu:
abuZado escreveu:
Play,

Minha linha de pensamento é exatamente a mesma que a tua. Smile

Se assinou ... concordou. Se não concordou, não assina. Wink

Exatamente Zé, pra mim a pessoa que entra na justiça alegando cobrança indevida de juros (QUE ESTÁ NO CONTRATO), perde completamente a boa fé, seja cobrança devida ou não. Depois o brasileiro quer que os outros sejam honestos se nem eles mesmos estão sendo.
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

[quote=Garimpeiro] Já que eles fazem o negócio na base od "aceita ou fica sem", sou a favor de aceitar e meter o pau (na justiça).
Devido as nossas leis, a pessoa física, fica a mercê destes bancos que te emprestam a juros abusivos e tomam emprestado de você a 0,6% am.
METE NO PAU MESMO!!!!![/quote]

Eu chamo isso de pecado original, o motivo porque não podemos voltar ao paraíso.

não, não vou converter ninguem Razz

Interpreto aquela famosa expulsão do paraiso desta forma.

Adão e Eva não tiveram colhões de aguentar as consequencias das decisões que tomaram. Neste sentido, Adão cometeu o pecado original, e Eva imitou o exemplo do mais velho.

Não faz sentido todos os filhos deles serem castigados por 'desobedecer', porque francamente, a gente não pode desobedecer antes de nascer. Também não faz sentido dizer que escolhemos o mal, porque antes de comer da fruta, não havia escolha.

Não havia como escolher o bem, porque eles não tinham ciência do mal.

Mas a partir do momento em que eles comeram da fruta e apreenderam que existia o bem, e existia o mal, eles podiam fazer a escolha pelo bem.

E um pai orgulhoso de seu filho, que confia que educou direito seu filho, pensa que ele vai escolher o caminho do bem.

Mas o que fizeram quando levaram bronca?

Adão jogou a culpa em Eva, que imitando o mais velho, jogou a culpa num bicho.

Como se o outro tivesse enfiado goela abaixo deles a bagaça.

Não. Eva não forçou Adão a engolir a bagaça, nem a serpente forçou Eva a comer a bagaça.

Eles decidiram por si mesmos comer a fruta proibida.

Em tese, seria idiota deixar uma fruta proibida bem na frente. Seria o mesmo que deixar veneno de rato perto de crianças. Um pai assim é desnaturado.

Mas faz sentido se ele queria que comessem, que aprendessem sobre o bem e o mal, e que MESMO ASSIM eles preferissem o bem.

O que aconteceu foi uma falta de colhões tipica de criança que não quer encarar as consequencias de suas próprias decisões.

Nada maduro, mas sim imaturo.

Se não podemos "desobedecer" antes de nascer, somos naturalmente bebês chorões, bundões, covardoes de encarar nossas proprias decisões. Toda criança é assim.

Neste sentido faz sentido nos "castigar" porque realmente nascemos com falta de colhões para aguentar nossas burradas.

Então ao falar "vou assinar o contrato pra depois culpar o banco", é como dizer "vou comer a fruta de propósito, pra depois botar a culpa em outra pessoa"

Com a diferença que desta vez você está perfeitamente ciente do bem e do mal, e mesmo assim escolhe fazer burrada.

Não é a toa que realmente estamos tão distantes do paraíso...
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

considerando a histórinha da kikitsune [rs]:

como todo bom pai, há erros que podem ser corrigidos, e há ferramentas para isso...
como todo bom pai tenta proteger seu filho, ele sabe que o seu filho pode fazer uma escolha errada e estará pronto para ajudá-lo...

então... mesmo tendo "errado" há como corrigir, você como consumidor tem todo o direito de reclamar (mesmo já tendo assinado o contrato), a lei permite isso, e; com a lei, você pode corrigir isso...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!