Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Financiamento da Faculdade
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauro_ale

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 6:38 pm    Assunto: Financiamento da Faculdade Responder com Citação

Olá a todos!

Comecei a ler sobre investimentos a pouco tempo mas estou ficando cada vez mais interessado. Very Happy

Gostaria da opnião de vocês sobre um possível financiamento de minha faculdade que estou pensando em fazer.

Atualmente sou estagiário e recebo R$1850,00 por mês. Pago de mensalidade pesados R$1100,00 e tenho outros custos menores, como parcela de moto ,estacionamento,seguro,etc. ( R$166,00/R$110/R$80). Ou seja, sobra muito pouco de meu salário para qualquer outra coisa.

Estou pensando em financiar minha faculdade pelo FIES , que cobra 3.4% de juros ao ano, e investir uma boa parcela do que sobrar mensalmente.

O que acham?
Que tipo de investimento poderia escolher? Até a boa e velha caderneta de poupança rende mais do que isso certo?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação

3,4% ao ano ?! Assustado
Vai fundo !!! Very Happy

Sim, "qualquer" investimento de renda fixa bate esse rendimento. Wink
Só que você tem que ser disciplinado e respeitar a aplicação mensal ... Ok ?

Agora ... que faculdade é essa que custa tão caro ?! E especialmente: que estágio é esse que paga tanto ? Very Happy

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mauro_ale

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 7:09 pm    Assunto: Responder com Citação

É , mudaram como o FIES funciona, antes era 9% ao ano, se não me engano. Mas agora está muito mais acessível!

http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html

Faço Ciências da Computação na FEI. Ótima faculdade, mas realmente cara...
Quanto ao estágio, na verdade eu tbm recebo uma pensão que inclui no valor total. Assim ficava mais fácil explicar a situação Mr. Green

Obrigado Zé da Silva ! =]
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma boa faculdade é esse preço mesmo, tem varias de 2mil aqui no rio a mensalidade.

Creio que não seja tão facil conseguir esse financiamento. Qual é o criterio de avaliação??
Logan
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

A ideia é boa... Mas o período de pagamento da dívida (ainda que a juros baixos), vai coincidir com um período de sua vida onde a maioria dos adultos entra pelo caminho da aquisição do "status"... E a maioria nunca mais consegue voltar à superfície, vai fundo no "viver agora, pois não sei se estarei vivo amanhã".

A dívida a ser rolada é alta, você precisa prever que tipo de consumidor/investidor você será em alguns anos, para decidir se a rolagem vale a pena (os juros são bons).

Portanto, pense bem em sua relação atual com o dinheiro, projete seu comportamente futuro e decida.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 3:11 am    Assunto: Responder com Citação

Interessante esses juros de 3.4% ao ano.

No caso ele pode se tornar ainda mais interessante se a pessoa já possuir um determinado valor que, estando aplicado consiga bater este rendimento, proporcionando assim cursar a faculdade "de graça".

Não sei se me fiz entender e se entendi de maneira correta Razz

Provavelmente seria necessária alguma manobra um pouco mais pensada Smile

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 9:21 am    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
Interessante esses juros de 3.4% ao ano.

No caso ele pode se tornar ainda mais interessante se a pessoa já possuir um determinado valor que, estando aplicado consiga bater este rendimento, proporcionando assim cursar a faculdade "de graça".

Não sei se me fiz entender e se entendi de maneira correta Razz

Provavelmente seria necessária alguma manobra um pouco mais pensada Smile

Mais ou menos como sugeri neste post ?
http://www.clubedopairico.com.br/como-comprei-um-carro-financiado-e-ainda-ganhei-dinheiro-com-isso/3886

Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 9:46 am    Assunto: Responder com Citação

Isso!

Mais ou menos como você fez na troca do carro!

Fica como sugestão então para um futuro post:

"Como cursar uma universidade particular de graça, sem bolsa!" hehehe

-----
www.ShigotoDoko.com
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 10:33 am    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
Isso!

Mais ou menos como você fez na troca do carro!

Fica como sugestão então para um futuro post:

"Como cursar uma universidade particular de graça, sem bolsa!" hehehe

Eu estava falando sobre uma coisa parecida com a prima da minha esposa, que se formou em medicina no ano passado. Falei sobre como as pessoas insistem em fazer uma universidade pública, quando poderiam fazer uma particular, usando o financiamento estudantil, e pagariam após a formatura, "facim facim" ...

Ela comentou sobre uma amiga de turma, que recorreu ao financiamento e que pagou toda a dívida já no primeiro ano após a formatura. (como o ganho é elevado pode quitar tudo ... se não me engano era um financiamento de 50% do valor do curso)

Se for ver o quanto as pessoas gastam com cursinhos pro vestibular, para passar na pública, poderiam pagar a particular, solicitar o financiamento e ganhariam dessa forma uns 2 ou 3 anos. 8O
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 10:38 am    Assunto: Responder com Citação

Zé,

Mas se a pessoa tem a capacidade de se formar na pública, nem se compara, ainda mais financeiramente falando.

O dinheiro dessa dívida poderia ser investido e geraria muito mais.

Além da faculdade publica ter um peso maior na hora do emprego. Eu não sou de SC, aí podem existir faculdades excelentes, mas se você falar no curso da faculdade X, nem sei se é bom ou não. Mas se falar no mesmo curso da UFSC, já tenho um preconceito de que foi bem formado. E posso lhe garantir, isso pesa na hora de contratar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

Honestamente falando, acredito que todos nós, sem excessão, temos condições de passar num vestibular de uma conceituada universidade pública.

Porém, algumas vão levar mais tempo do que outras.

E esse tempo é que pode fazer toda a diferença, financeiramente falando.

-----
www.ShigotoDoko.com
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Tem muita gente que passa em universidade pública depois de ter pago o valor de um curso superior só fazendo cursinhos preparatórios.
hiperbusca
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

abuZado escreveu:

Além da faculdade publica ter um peso maior na hora do emprego.

Depende. Se você for um profissional liberal? Médico, advogado...? E for trabalhar sozinho? Isso não influencia muito!

E você, quando vai a um médico, você sabe qual deles fez pública? Eu não sei, e nem sei te dizer! Sei que tem muito amigo meu BOM que faz na particular pq QUER, pq a familia VAI PAGAR e pronto! Faz PUC-RIO pq o papai vai pagar e pronto!

Então acho que esse lance de "ah, pq federal qm entra na federal é melhor". Isso é relativo! Digo pq fui primeiro colocado no vestibular da federal na época do vestibular, e acabei não indo por fazer AMAN, e agora faço facul particular pq é a unica q tem na minha cidade, e por isso o kra da federal é melhor? Não acho!

Então, acho que o Zé tá muito certo ao recomendar mesmo que faça um financiamento! Digo por exemplo um jovem que financie uma faculdade de medicina, ou qq outra área. O ganho com o diploma sera bom o suficiente pra quitar isso ai rapidim!

Então, pessoal, devemos olhar com outros olhos o financiamento!

Abraços!

www.berliminvest.blogspot.com
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação

hiperbusca,

A gente acaba não sentindo o peso da faculdade quando vai a um médico, mas garanto que para o médico conseguir o emprego, ELE sente um pouco esse "peso" da faculdade.

Lógico que para profissões liberais ou autônomas a faculdade pouco importa.

Falo isso do "peso" da faculdade, pois a minha irmã se formou na faculdade particular por opção, mesmo passando na faculdade pública e, depois, ela falou que acabou sentindo um pouco a discriminação na hora de contratar, sendo que a faculdade dela tem nome onde moro.

Sobre a AMAN, sei bem o que é esse local, também optei por me formar lá e esse ano, se tudo der certo, formo.

O financiamento é bom, não tenho dúvidas, ainda mais com 3,4% ao ano, mas basta pesquisar um pouco e várias faculdades não estão aceitando o financiamento, visto que o governo não está repassando o dinheiro às faculdades.

A parte positiva:

Citação:
Novidades
O juros cobrados são de 3,4% ao ano. O prazo de quitação é de três vezes a duração do curso e a carência, por sua vez, é de 18 meses após a formatura. As parcelas a serem pagas são fixas.

Estudantes formados em cursos de licenciatura, que atuarem como professores da rede pública de educação básica, e de medicina, que atuarem como médicos do programa Saúde da Família, poderão abater 1% da dívida para cada mês trabalhado.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/fies/

A parte negativa:
[url="http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5535521-EI8266,00-Matriculas+custeadas+pelo+Fies+podem+ser+suspensas+em.html"]Matrículas custeadas pelo Fies podem ser suspensas em 2012[/url]
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

Vale lembrar que nas universidades públicas há um grande risco de greve, e um curso de 4 anos pode passar para 5.
Além do mais, há professores que lecionam em universidades particulares e públicas.

E, eu acredito que o nome da faculdade não dá muito valor ao currículo. Na minha opinião, o mais importante é a experiência.
Se você deixar de fazer estágio e trabalhar na área enquanto estiver na faculdade, menor será a probabilidade de conseguir um bom emprego depois de formado (independente se formado em universidade particular ou pública).

Seu histórico profissional e suas competências darão valor ao seu currículo. Se você não conseguiu passar em uma universidade pública, mas passou no vestibular de uma particular e tendo condições de pagar, não perca tempo e faça a particular.
Estando na particular, tendo a oportunidade de fazer o financiamento estudantil, o faça e se dedique na aquisição de experiência profissional (tendo sempre uma disciplina financeira, pois não adianta trabalhar e gastar o salário todo agora pensando que irá pagar a faculdade somente depois de formado).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!