Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Conselho: Compra de automóvel
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Outsider

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 9:22 am    Assunto: Conselho: Compra de automóvel Responder com Citação

Olá galera, tudo bem?

Sou novo no fórum e de cara já estou abrindo um tópico. Peço desculpas. Mas buscarei participar! Já acompanho o site a um tempo e confesso que demorei para perceber que havia um fórum.

Bom, eu gostaria de conversar e trocar algumas idéias sobre uma vontade que estou tendo ultimamente. Tive esta vontade durante o ano inteiro e agora no fim ela se intensificou.

Estou com vontade de comprar um carro. Mas não qualquer carro, um carro que é considerado levemente acima para os padrões de pessoas da minha idade devido a seu preço. Não é nenhuma Ferrari mas está muito longe dos populares e mais acima dos intermediários.

Já li muito sobre educação financeira e sou um grande poupador, tenho uma renda boa, equivalente a pessoas da minha idade com minha formação, e quase não tenho gastos. Graças a minha família (os quais sou muito grato e busco contribuir em tudo que for possível), não passarei pela necessidade de 'se matar de pagar' pela primeira casa própria. Também não pretendo constituir minha própria família tão cedo.

Está fora de cogitação pensar em um carro menor ou mais barato, pois já tenho. Minha vontade não é de comprar um carro, é de comprar este[/b] carro. Não é necessidade, é uma vontade, [u]um desejo consumista.

Posso pagar por ele? Bom, eu tenho duas alternativas:

Uma delas é dar o carro atual mais o dinheiro que eu tenho aplicado. Com isto faltaria uma quantia que se financiada caberia no bolso (me sinto um ignorante financeiro falando assim).

Outra alternativa é dar o carro atual e financiar toda a diferença. Com isso também seria possível pagar o financiamento mas comprometeria a minha alta taxa de poupança (economizo aproximadamente 90% do que ganho). A vantagem é que o capital investido prevaleceria. Pagaria juros por um lado, ganharia por outro (um pouco menos) mas no final teria o carro e o dinheiro.

Sei que muitas pessoas quando compram o primeiro carro tem aquela sensação de ver muito dinheiro indo embora. O meu dilema é exatamente este, a impressão de que eu estaria jogando fora tudo o que aproveitei das circunstâncias que vivo (família financeiramente saudável e unida, poucos gastos, poucas responsabilidades), em troca de algo que eu apenas por luxo, capricho, vontade e ego.

Mas acabo pensando exatamente nisso: Qual o problema em ter um pouco de luxo, capricho e massagear o ego? Esta é a única vida que temos (pelo menos em minhas crenças) e ela deve ser boa.

Por um lado eu me sinto merecedor deste presente. Já passei por dificuldades de saúde, dificuldades familiares e até mesmo financeiras no passado, mas eu me esforcei e me dediquei para resolver todos estes problemas de modo que hoje tenho uma vida abundante. Não aproveitei a adolescência como um garoto qualquer por estes problemas, há um pequeno buraco em minha vida e a sensação que eu vivo hoje é exatamente de que eu mereço alguma coisa boa.

Do outro lado, tenho a sensação que fazendo isto estou apenas colaborando para entrar na corrida de ratos. Gosto muito de todos os meses pegar todo dinheiro que ganhei e aplicar, e saber que posso viver minha vida tranquilo, me dando ao luxo de escolher onde quero trabalhar e não ter medo algum de perder emprego, clientes etc. Gosto de saber que tenho mais de 1 ano de salário guardado, e enquanto meus colegas brigam para fechar as contas no fim do mês e precisam abrir mão até de comer um salgado no intervalo, eu estou meses e meses no positivo esperando o salário do próximo mês apenas para comprar mais ações.

Só que acaba entrando o sentimento de que eu deveria recompensar este esforço...

Poupar para a aposentadoria já foi algo que me motivou, mas hoje eu estou desiludido com a idéia de fazer planos de tão longo prazo, por um simples motivo: O amanhã é incerto inclusive no âmbito positivo. Eu acordo todos os dias disposto a ganhar dinheiro, vou para o trabalho não pelo salário, mas para aumentar a renda, produzir mais valor e aumentar comissões, aumentar participação e não escondo de ninguém minha vontade de empreender em negócios próprios, tanto empresas como imóveis. Isto gera em mim uma auto-confiança muito grande no quesito ganhar dinheiro, o que impede que faça planos do tipo "ganhando 5 mil eu pago 1500 de previdência e daqui 25 anos me aposento com o piso" (dados completamente hipotéticos e 'jogados ao ar'), por um simples motivo, não duvido das minhas capacidades de ganhar 10 ao invés de 5, 20 ao invés de 10, 100 ao invés de 20 e por aí vai.

Mesmo que hoje uma parcela de carro (que me faria feliz) comprometesse metade do meu salário, eu fico pensando se isso não aumentaria ainda mais a motivação para ganhar mais e mais dinheiro, de forma que eu possa ter as coisas que eu quero (como o carro) e ao mesmo tempo ter a alta taxa de poupança que tenho e que me mantém sempre positivo.

Espero que tenham entendido meu pensamento e ficaria encarecido de trocar idéias e experiências com o pessoal sobre este assunto.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação

O link para o carro não apareceu.
Meu primeiro carro eu comprei a vista , claro que não é nenhum 0km.
Quantos % você rende ao mês com suas aplicações?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Outsider

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Não coloquei link para o carro. Mas basicamente custa entre 60 a 70 mil.

Aplicações rendendo entre 1 a 1,5%, mas acho que este não é o ponto-chave da questão...
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 4:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Eai brother , blz? Eu me identifico com voce. Estou querendo comprar um carro e fico na duvida do carro pratico e o dinheiro sobrando para fazer o resto todo ou o carro bom e o dinheiro mais curto para o resto. Tambem não tenho gastos com nada e a situação da familia é tranquilassa para o futuro.

Tambem não vi a foto do carro, mas se eu me formasse agora, eu iria de BMW 120i usada 2006 hauhauhauha que ta nesta faixa de preço. E te garanto que voce ia estar muito garotao.

Indo pelo lado emocional. Depende do carro que voce quer, se voce for pagar 60, 70 mil para pegar um Kia Soul, um honda city ou qualquer um desses carros que não tem nenhum estilo ou glamour para voce desfilar eu diria que não compensa.

Ou voce pode continuar na mesma, e gastar mais com viagem , bons restaurantes e boas festas. Por que isso sim que é aproveitar a vida.

Aproveitar a vida como jovem eu diria que é dos 18 aos 30. Eu me atrasei um pouco na faculdade e me forma só com 25 ..de vou gastar tudo até os 30.rs

Tambem penso como voce sempre tento aumentar minha fonte de renda, seja salario maior, investimento ou negocio proprio... se isso vir tambem, ai vai ser uma maravilha.
Se continuar de seg a sexta se esforçando nisso e deixar o final de semana para aproveitar seu carro e seu dinheiro. Acho que no final voce vai se sentir bem.

obs: tambem sai completamente da filosofia do forum rs
Abração
Outsider

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu pela resposta!

Legal esse seu ponto de vista, de aproveitar a juventude. É mais ou menos o sentimento que eu tenho, de fazer o resto de minha juventude valer a pena.

Citação:
Ou voce pode continuar na mesma, e gastar mais com viagem , bons restaurantes e boas festas. Por que isso sim que é aproveitar a vida.

Estava pensando sobre isso hoje mesmo, me dar alguns luxos a mais mas não tão caros quanto o carro. Quem sabe isso supriria a falta que estou sentindo.

Hoje na hora do almoço senti as vantagens de ter dinheiro sobrando. Enquanto quase todas as pessoas da empresa não podem ir para casa almoçar por precisarem pegar transporte público e ainda precisam comer em local simples para não gastar porque estão com as contas apertadas, eu que posso ir para casa todos os dias comer estava com preguiça de ir até em casa então resolvi ficar e comer em restaurante bom. Direito que só quem vive no positivo pode se dar sem sentir nenhuma culpa. Tenho isso porque aproveitei da situação de não ter gastos e ainda poupei, ao invés comprar coisas caras.

Comprando o carro eu teria que regular mais isto, teria que trabalhar pelas contas... Mas fico pensando também se isto seria tão ruim assim. O prazer de ter o carro não compensaria?

Uma coisa que talvez eu não tenha expressado claramente, é que o problema não é quanto a decisão do carro. Eu já sei qual carro eu quero e não tenho dúvidas se é este ou outro. É um carro que me satisfaz.

A dúvida é se vale a pena me dar este luxo me submetendo a um compromisso de pagamento ou se vale a pena continuar de forma mais simples mas manter a alta taxa positiva de economias.
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Voce tem que fazer o que te deixa feliz. Gastar esse dinheiro todo no carro vai te deixar feliz?
Esse seu exemplo do almoço acontece comigo, na minha empresa tem gerente que só come no refeitorio da empresa de graça (que é bastante fraco) eu por exemplo simples estagiario como todo dia (por que estou de ferias na faculdade .. quando em aula como em casa pq é perto) no a peso bom perto da fabrica. Gasto 10 reais, no final do mês vou gastar 200 reais mas isso equivale a sei la 2 saidas minhas no fds. Pra mim compensa o prazzer de comer bem.
Alem de sair com o pessoal fds para bons restaurantes ou rodizios e boas festas.

Uma coisa que eu cortei de gastos mesmo. Foi com roupas.. eu adoro roupa boa, mas no brasil são muito caras... a alternativa é importar ou um esqueminha que peguei de comprar direto da fabrica.hehe

Qual o carro afinal?
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Quando perguntei o retorno que você têm de seus investimentos, era para ver qual era a melhor opção dentre as opções que você deu.
Se os seus retornos fossem maiores que os juros que vão te cobrar no financiamento, seria melhor a outra opção.
Mas como este retorno não compete com o do financiamento, então é melhor pegar o que vc têm pagar o carro.
Lí uma matéria a algum tempo, que bons passeios trazem mais prazer que compras.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2011 11:12 am    Assunto: Responder com Citação

O dinheiro foi feito para nos fazer feliz.

Alguns necessitam economizar durante a vida toda para poder ter a felicidade de comprar uma casa e viver bem, sem ter medo de gastar aquilo que precisa.

O carro é realmente necessário?

Eu sempre me faço essa pergunta. Se não for extremamente necessário, junte o dinheiro e evite pagar os juros do financiamento.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Outsider

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Após pensar bem e refletir sobre meus próprios sentimentos, tomei a decisão de não comprar.

Um acontecimento fundamental foi essa reflexão que houve durante a hora do almoço na sexta, a partir daí comecei a observar todas as coisas boas que ter liberdade financeira me trazem.

Eu não tenho medo de perder emprego, trabalho apenas buscando o que gosto de fazer, não faço miséria para comer ou para sair aos fins de semana, quando viajo pego taxi e por aí vai... Tudo isso graças ao casamento da educação financeira (cultura de poupar) com as oportunidades existentes em minha vida.

Decidi continuar minha filosofia poupadora e só financiar alguma coisa na vida o dia que meus rendimentos passivos forem superiores a parcela a ser paga, e o primeiro provavelmente será imóvel não para morar, mas para alugar/vender e gerar ainda mais rendimentos passivos.

Posso estar abrindo mão de um luxo agora mas tenho certeza que seguindo este caminho, em não muito tempo poderei ter luxos 10 vezes maiores, com segurança e sem preocupações.

Para me satisfazer neste período me darei luxos mais baratos que posso ter sem abrir mão de muita coisa, aproveitarei os benefícios da liberdade que tenho!

Valeu a todos que comentaram.
hiperbusca
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 1:55 am    Assunto: Responder com Citação

Pexe, vou ser muito sincero contigo.

Quando eu me formei, comprei um sedã próximo ao valor que você citou, e se eu voltasse atrás, eu teria comprado um carro pela metade do preço, e estaria com o dinheiro investido (e rendendo), ao invés de depreciar o veículo.

Discutimos sobre independencia financeira, justamente debatendo sobre o enfoque que cada um tem para, mediante auxilio mutuo, nos ajudarmos e vermos quais posturas são boas ou não para a famosa independencia financeira.

Na minha opiniao, a postura de grande parte de nós, é DEIXAR de gastar hoje, e investir da melhor maneira para que, lááá nesse futuro incerto que você diz, nós tenhamos um capital suficiente para que nos permita NÃO TRABALHAR se não quisermos.

Se você pensar sempre "mereço ser recompensado por que fiz tal coisa" é até valido, mas tome cuidado para não usar isso de pretexto sempre que você quiser gastar um dinheiro.

Sou militar por formação e digo, convicto, que a real disciplina é isso: você ter a oportunidade de fazer e não fazê- lo por conta de sua disciplina consciente.

Abraços e bons estudos!

www.berliminvest.blogspot.com
Outsider

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 7:23 am    Assunto: Responder com Citação

Tem toda razão, disciplina é isto, deixar o controle consciente mandar no impulso.

Minha idéia de independência financeira não é parar de trabalhar e para falar a verdade nem penso em aposentar, mesmo quando estiver nas últimas quero estar fazendo alguma coisa útil.

Mas não quero trabalhar pelo dinheiro, correr contra o vencimento de contas e parcelas.

Então vou aproveitar esta oportunidade que tenho hoje de ganhar salário de homem mas ainda vivendo como menino, que talvez seja única na vida e aproveitá-la bem pode garantir um conforto pelo resto de minha vida.

Obrigado a todos pelos conselhos.
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 8:07 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que voce manda bem.
Fico feliz de ter ajudado na decisão.
Mesmo eu não seguindo meu proprio conselho. hehe mas no meu caso eu to sem carro nenhum e tenho que comprar uma carroça para me locomover rs
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 2:44 pm    Assunto: Responder com Citação

A decisão de comprar ou não um carro é bem comlicada, pois envolve muito mais do que simplesmente dinheiro, envolve o emocional das pessoas e é exatamente nisso que as montadoras tiram o maior lucro.

Há 5 anos eu estava nessa dúvida, gastar 40mil comprando o carro que eu realmente queria, ou deixar o dinheiro guardado. Então minha decisão foi a seguinte. Fiz um consórcio e fui sorteado um ano e meio depois, ou seja, 3 anos atrás comprei meu carro. Quitei o consórcio em pouco mais de um ano e com isso mantive meus investimentos e ainda saí com o carro exatamente como eu queria. E não me arrependo. Apesar de hoje meu carro deva valer pouco mais da metade, me sinto feliz com ele e ao mesmo tempo não gastei todo dinheiro que eu tinha e continuei investindo.

Acho que pra tudo na vida deve-se achar o equilíbrio. Acho que tu não deve simplesmente se desfazer desse seu sonho, e sim adaptar ele para trazer a realidade algo muito melhor economicamente. Ou seja, continue com esse sonho, mas pense em outras possibilidades como por exemplo adiar por um ou dois anos (como eu fiz), para que quando consiga trazer pra sua realidade, não pese em nenhum lado, nem emocional nem financeiro.
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não consigo trabalhar meu emocional para 1, 2 anos .. ou eu compro num curto espaço de tempo ou eu não compro nunca mais.. hehe..por isso meu consumismo vem diminuindo exageradamente por que apos uma compra eu já saio com sentimento de arrependimento.(logico que com carro não devo me arrepender da mesma forma tão rapido)
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 7:29 am    Assunto: Responder com Citação

Caramba, sério ?? Assustado

Tens que trabalhar esse teu lado então Daniel ... isso é fundamental !
Sem contar que 1, 2 anos não é absolutamente nada em comparação ao longo prazo. Wink

Boa sorte !!

daniel_gondao escreveu:
Eu não consigo trabalhar meu emocional para 1, 2 anos .. ou eu compro num curto espaço de tempo ou eu não compro nunca mais.. hehe..por isso meu consumismo vem diminuindo exageradamente por que apos uma compra eu já saio com sentimento de arrependimento.(logico que com carro não devo me arrepender da mesma forma tão rapido)

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!