Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

TENHO DOIS IMÓVEIS: QUAL DEVO VENDER?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 2:21 pm    Assunto: TENHO DOIS IMÓVEIS: QUAL DEVO VENDER? Responder com Citação

Em abril de 2009, adqui um apartamento na planta na chamada região olímpica no Rio de Janeiro, por 220 mil, sendo 2 quartos com 65m2. O apartamento foi entregue em abril de 2011 e imóveis com a mesma planta no mesmo condomínio estõ sendo ofertados entre 340 e 370 mil, dependendo da altura. O meu é 12º andar. Gastei cerca de 50 mil em reformas (porcelanato em todo o apartamento, pastilhas de vidro na cozinha e banheiros, boxes, divisórias, espelhos, armários planejados, rebaixamento em gesso, iluminação indireta, decoração com arquiteto, insulfilm, aquecedor, etc).
Em fevereiro de 2010, adquiri na planta um outro imóvel, de 3 quartos e 92m2, no Recreio, pois a construtora Klabin havia sido vendida e a compradora, Agre, havia feito uma liquidação dos imóveis em estoque, pondo todas as unidades ao preço único de 265 mil (o valor de tabela era de 305 mil). A previsão de entrega era para março de 2011, porém a obra sofreu atrasos e a previsão é março de 2012. Há pessoas anunciando imóveis neste condomínio, com esta mesma planta, entre 450 e 490 mil, dependendo da vista e da altura. O meu é 17º andar. Acredito que consigo vendê-lo facilmente por 450 mil. Subtraindo-se impostos (IR), taxas, corretagem, INCC e valores pagos até o momento ficaria com 100 mil de lucro.
Estou morando no primeiro imóvel de 2 quartos, sou solteiro e sem filhos. No curto prazo, não precisarei de um imóvel maior.
Há duas possibilidades:

1 - Esperar o Habitese do imóvel de 3 quartos, pôr o de 2 quartos à venda, quitar o financiamento com a Caixa, negociar com o comprador um prazo para deixar o imóvel, dar entrada em novo financiamento para o apartamento de 3 quartos, entrar nele e fazer nova reforma.

2 - Permanecer no imóvel menor, repassar (cessão de direitos) o imóvel maior e com o lucro de 100 mil abater o saldo devedor com a Caixa, que hoje é de cerca de 150 mil.

Obs: A princípio, minha intenção era ficar com o imóvel maior e repassar o menor, porém o atraso na obra me fez acabar indo morar no imóvel menor.

O que vocês fariam?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não sou do RJ então não entendo de localização aí.
Mas pesaria na decisão o imóvel que for mais próximo do trabalho e qual tiraria maior lucro.
Se você vender agora o imóvel maior, ou daqui alguns anos quando estiver mais quitado, não ganhará mais ainda? Eu particularmente ficaria com o melhor localizado (próximo ao trabalho e família). Ou então como você não precisa de um imóvel tão grande, ficaria com o menor mesmo. Não esqueça que apartamentos maiores dão mais despesas, IPTU mais caro, condomínio normalmente tb, fora outros gastos que não deixam de ser passivos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Tendo condições de manter os dois, eu ficaria com os dois; residindo em um e alugando outro.

Havendo a necessidade urgente de venda de um dos apartamentos, venderia o que ainda não está pronto.

Não tendo urgência na venda, eu ficaria com o imóvel que tem maior potencial de valorização para, posteriormente, gerar um lucro maior.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

miro escreveu:
Tendo condições de manter os dois, eu ficaria com os dois; residindo em um e alugando outro.

Havendo a necessidade urgente de venda de um dos apartamentos, venderia o que ainda não está pronto.

Não tendo urgência na venda, eu ficaria com o imóvel que tem maior potencial de valorização para, posteriormente, gerar um lucro maior.

Não tenho condições de manter os dois, pois já possuo um financiamento imobiliário pelam Caixa (imóvel menor) e meu salário não suportaria ambas as dívidas.

A urgência na venda virá a partir da averbação do Habite-se do imóvel maior, uma vez que, a partir de então serão cobrados juros de 1% ao mês mais IGPM sobre o saldo devedor. Por enquanto, só estou pagando INCC. Todas as parcelas devidas durante a obra já foram quitadas há quase um ano, pois a obra atrasou 18 meses.

Em relação ao potencial de valorização, fica difícil prever. A região onde se localiza o imóvel menor está um verdadeiro canteiro de obras. O terreno fica a 300 metros do futuro Parque Olímpico, terá transporte de ônibus articulado ao lado, com uma estação de BRT a cerca de 150 metros da entrada principal do condomínio. Também está sendo construído um shopping com 240 lojas a menos de 1 quilômetro e, onde também ficará o Centro Metropolitano da Barra, conforme o projeto de Lúcio Costa. Por outro lado, ainda há muitos terrenos vazios na região, não fica tão perto do mar e a oferta de imóveis similares na área é imensa.

O imóvel maior fica mais perto da praia (no Rio de Janeiro, isso é muito importante), em uma região de menos oferta e menos terrenos disponíveis, que já teve uma grande valorização recente devido à construção de uma linha de BRT que será inaugurada em junho de 2012. Com o anúncio da obra, os preços aumentaram significativamente, não sei se com sua inauguração aumentará mais ainda. Depois disso, não há previsão de grandes mudanças na região. Fica cerca de 13 km mais distante do Centro do Rio e da Zona Sul que a região do imóvel menor.
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Mas pesaria na decisão o imóvel que for mais próximo do trabalho e qual tiraria maior lucro.
Se você vender agora o imóvel maior, ou daqui alguns anos quando estiver mais quitado, não ganhará mais ainda? Eu particularmente ficaria com o melhor localizado (próximo ao trabalho e família). Ou então como você não precisa de um imóvel tão grande, ficaria com o menor mesmo. Não esqueça que apartamentos maiores dão mais despesas, IPTU mais caro, condomínio normalmente tb, fora outros gastos que não deixam de ser passivos.

O imóvel menor fica mais perto cerca de 13km do meu trabalho, amigos, familiares e do Centro do Rio.
Vendendo o imóvel maior, hoje, eu teria um lucro maior.
Consultei o corretor e ele me disse que dificilmente conseguirei reaver os cerca de 50 mil reais que gastei em armários e obras (mudei todo o piso, pintei, fiz rebaixamento de gesso, iluminação indireta, espelhos, texturas, honorários de arquiteto, etc.)

Resumindo: financeiramente, hoje, seria melhor eu ficar com o imóvel menor, pois não perderia o dinheiro gasto com obras e móveis planejados, além de estar mais perto do trabalho e por ser um imóvel de manutenção mais barata. Em termos de moradia, o imóvel maior oferece mais status e conforto, ainda que, no médio prazo, não precise de um imóvel deste tamanho.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

MAUCOUTO escreveu:
Playbr escreveu:

O imóvel menor fica mais perto cerca de 13km do meu trabalho, amigos, familiares e do Centro do Rio.
Vendendo o imóvel maior, hoje, eu teria um lucro maior.
Consultei o corretor e ele me disse que dificilmente conseguirei reaver os cerca de 50 mil reais que gastei em armários e obras (mudei todo o piso, pintei, fiz rebaixamento de gesso, iluminação indireta, espelhos, texturas, honorários de arquiteto, etc.)

Resumindo: financeiramente, hoje, seria melhor eu ficar com o imóvel menor, pois não perderia o dinheiro gasto com obras e móveis planejados, além de estar mais perto do trabalho e por ser um imóvel de manutenção mais barata. Em termos de moradia, o imóvel maior oferece mais status e conforto, ainda que, no médio prazo, não precise de um imóvel deste tamanho.

Então não tem nem o que pensar, ficar com o menor.
+ Finalizado e obras feitas
+ Perto do trabalho
+ Perto da família
+ Manutenção barata
+ Tamanho suficiente
- Status (completamente superfluo)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 11:39 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito que vender o imóvel maior seria a melhor opção nessa caso.
Provavelmente, iria gastar mais com o imóvel maior, e essa diferença com o que gasta hoje, você poderá ir aplicando para futuramente pegar outro imóvel maior, com ou sem a venda desse apto menor.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
clic51
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Pergunto:
Voce nao esta rcebendo nada mensalmente devido o atraso da obra no apto maior?
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

clic51 escreveu:
Pergunto:

Não recebi nada. O contrato de promessa de compra e venda estabelecia uma multa de 0,5% ao mês a partir do sexto mês de atraso, contudo havia algumas excludentes, relacionadas a motivos de força maior. E é exatamente nisso que a construtora se baseia. Ela alega que houve escassez de mãod e obra e de materiais e que o atraso não ocorreu por sua culpa. Resumindo: indenização, só com ação judicial.
E isso não é exclusividade da PDG, a maior do Brasil. Cyrela e Rossi tb tâm agido assim.
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação

clic51 escreveu:
Pergunto:

No meu caso, só teria direito a seis meses de indenização, pois quando eu comprei o prazo de entrega já havia sido alterado pela empresa, de setembro de 2010 para março de 2011.
É importante salientar que este empreendimento foi lançado em setembro de 2007, com entrega prevista para setembro de 2010, ou seja, 36 meses de construção. No começo de 2009, nem sequer haviam preparado o terreno, então acabaram alterando a data de entrega, adiando-a em seis meses, para março de 2011. Quando comprei, em fevereiro de 2010, já haviam sido construídos três andares (são 19) e a data prevista de entrega era março de 2011 (podendo atrasar até seis meses). Achei complicado, mas o corretor me garantiu que seria entregue a tempo, pois um ano era mais que suficiente para erguer os outros 16 andares e fazer todo o acabamento. Resultado: estamos em janeiro de 2012, as vistorias começam a ser feitas e a promessa de entrega é março de 2012. A construtora alega que foram motivos alheios à sua vontade que causaram o atraso. Estão ocorrendo muitos problemas com acabamento e muitos compradores estão vendendo os imóveis, por causa do atraso absurdo.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu amigo comprou apart da PDG perto da minha casa e os corretores disseram ser o último apartamento a venda, porém nem o terreno foi planado é um baita morro cheio de árvores, rsrs.
Quanto a falta de mão de obra não é motivo maior, motivo de força maior são desastres naturais, falta de mão de obra é culpa da empresa por não ter um bom gerenciamento de recursos humanos vai atrás do seu direito.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

miro escreveu:
Acredito que vender o imóvel maior seria a melhor opção nessa caso.
Provavelmente, iria gastar mais com o imóvel maior, e essa diferença com o que gasta hoje, você poderá ir aplicando para futuramente pegar outro imóvel maior, com ou sem a venda desse apto menor.

O ideal seria que eu tentasse segurar um pouco para vender, pois muitos compradores tb estão pondo à venda. Na verdade, são pessoas que compraram para morar, mas devido ao atraso não puderam mais esperar e compraram outro imóvel e agora esperam vender este para abater no saldo devedor ou complementar entrada do outro imóvel. Imóveis prontos semelhantes a este estão sendo vendidos, na mesma região, por 50 mil reais a mais.
Tentarei segurá-lo ao máximo antes de vender, mas não poderei financiar, pois já tenho um financiamento e minha renda não suportaria.
jairo_bm

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Kara, se a intenção é morar, fica c o menor e aplica o lucro da venda do maior.
MAUCOUTO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

jairo_bm escreveu:
Kara, se a intenção é morar, fica c o menor e aplica o lucro da venda do maior.

Que tipo de investimento você sugere?

Pensei em comprar um outro imóvel bem pequeno para alugar. Assim, economizaria uns 15 mil, no mínimo de imposto de renda sobre o lucro imobiliário.
O problema é que está muito difícil encontrar alguma coisa no Rio de Janeiro na faixa dos 100 mil, mesmo nas regiões mais distantes.
clic51
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

MAUCOUTO escreveu:
clic51 escreveu:
Pergunto:

Não recebi nada. O contrato de promessa de compra e venda estabelecia uma multa de 0,5% ao mês a partir do sexto mês de atraso, contudo havia algumas excludentes, relacionadas a motivos de força maior. E é exatamente nisso que a construtora se baseia. Ela alega que houve escassez de mãod e obra e de materiais e que o atraso não ocorreu por sua culpa. Resumindo: indenização, só com ação judicial.
E isso não é exclusividade da PDG, a maior do Brasil. Cyrela e Rossi tb tâm agido assim.

Meu primeiro apto na planta, comprei ingenuamente sem questionar essa clausula, de multa que receberia se caso nao fosse entregue na data combinada. E tambem existia a clausula de que eles nao deveriam pagar nada se existisse atraso devido a falta de materia prima, eventos da natureza, etc...
Pois bem, uma coisa é contrato, outra é o direito que sera interpretado pelo juiz na hora que julgarem. É o juiz que vai julgar se o atraso foi incompetencia por parte da construtora ou realmente eventos de força maior. Se vc juntar as inumeras obras que a tal construtora estava no momento, provara que entao nao seria mao de obra que esteja escasso, e sim, incompetencia por assumir mais obras do que conseguiria de fato conduzir. Enfim, vai fundo atras dos seus direitos. Nao falta advogado que faria isso sem vc dar $, e sim, so em troca de %.
Vale a pena ir para a JUSTICA. É um direito seu. TODAS CORRETORAS DEVEM HONRAR O PRAZO DE TERMINO DA OBRA. Se vc atrasar, por quaisquer motivos, saude, forca maior, ou falta de dinheiro mesmo, NAO TERA JUROS? E MAIS JUROS? MULTAS? Eles vao fazer valer o direito deles.
TEMOS QUE FAZER O MESMO. Eles estao ganhando rios de dinheiro.
Um dono de uma corretora me disse isso: MUITO DIFICIL ME PEDIREM PARA MUDAR ESSA CLAUSULA. SE ME PEDISSEM, EU MUDARIA.
Nao sera perca de tempo. Vc teria que ter uma proposta de um corretor dizendo, quando comprará o seu apto, que se fosse para investimento, quanto de aluguel pegaria. Esse valor pode te ajudar para ser o valor da multa que eles deverao lhe pagar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!