Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Preciso de Opiniões
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
YES!

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 5:24 pm    Assunto: Preciso de Opiniões Responder com Citação

Caros colegas do fórum.

Depois que o Clube do Pai Rico, a 3 anos, entrou na minha vida, muitas mudanças no controle financeiro ocorreram, mas o progresso ainda não veio, por culpa da minha disciplina e porque aprofundei mais nos estudos financeiros.

Nestes 3 anos sempre trabalhei com carteira assinada e fazia bicos como free lance em festas infantis o que sempre manteve minha renda suficiente para pagar as despesas e para minha distração, que no ano passado foi um pouco exagerado não sobrando nada para guardar ou investir.

Ha 2 meses e meio, insatisfeito com meu emprego de carteira assinada, resolvi buscar novos ares e encontrei um ex-empregador que me ofereceu uma oportunidade de parceria onde ele necessitava de um sócio com o meu perfil para que os negócios alavancassem. A oferta foi entrar com meu espirito jovem e produtivo (eu tenho 24 anos ele tem 64 anos), tendo como parte 10% da sociedade e um pró labore que me garante R$1.000,00 caso o lucro não ultrapasse este valor.

No passado tivemos uma boa experiência e ele por ser uma pessoa muito honesta, transparente, com grande experiência no setor, apostei todas as minhas fichas e larguei meu emprego de carteira assinada.

Iniciamos um contrato de experiência de 3 meses, antes de assinar qualquer papelada firmando a sociedade.

O prazo de experiência esta terminando e a dúvida esta surgindo, então vamos ao único ponto que está me deixando muito desanimado com o negócio:

A convivência.

No passado ele sempre foi uma pessoa difícil de lidar devido sua exigência, autoridade, impaciência, ansiedade, alteração de humor. No começo ele disse que mudou seu jeito, mas até agora não vi mudanças e apesar de gostar muito do que faço não tenho vontade de vir trabalhar por que o ambiente de trabalho fica pesado com algumas alterações que ele tem no humor.
Eu sou uma pessoa calma e tranquila, tenho meus defeitos, mas como sou responsável pelo marketing (criação) preciso de ter paz para colocar em prática meus serviços, que tem gerado bom resultado. Ele é responsável pelo comercial.
Eu acredito em prosperidade, mas a convivência está ficando muito ruim e não adianta conversar, ele muda por 1 ou 2 dias e depois volta tudo como era antes.
Ele tem seus pontos positivos, é uma pessoa com experiência comercial, é muito honesto e transparente, mas o seu temperamento acaba com a pessoa.

Enfim, eu preciso de uma opinião: Vale a pena todo o estresse para no futuro talvez os negócios alavancarem e estas questões se tornaram relevantes. Ou eu que estou muito intolerante/sensível e preciso mudar meu jeito de ser.

Desculpem o desabafo ou talvez a falta de clareza, mas estava a ponto de jogar tudo pelo ar e buscar outras coisas. Lembrando q hoje minha renda é o suficiente para pagar as despesas então eu não posso ficar procurando muita coisa. Os bicos que faço a noite não são suficiente para cobrir as despesas em qnto busco outra oportunidade.

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora você é sócio, e não há a necessidade de cumprir um determinado horário de trabalho.
Como você trabalha com criação, converse com o seu sócio e verifique a possibilidade de deixar um espaço mais reservado na empresa para o seu setor, ou então, comente na possibilidade de você trabalhar em casa.

Assim, você vai poder evitar esse problema de convivência.

Já tentou alguma dessas possibilidades?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 6:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acredito que esse é o melhor momento para você olhar para sua situação e lembrar do colchão de Segurança eu sei o que passou passou, mas ai justamente para não passar por isso de novon acredito que essa seria a principal forma, tentar simplificar tudo, e montar esse gordurinha, ai sim depois sair e ver o que acontece.

Acredito que a maioria das pessoas inclusive eu, só começam a falar seriamente de educação financeira apartir do colchão de segurança, antes disso, como é o meu caso fica dificil.

Eu fiz essa pergunta no fim do ano passado"mas se EU quero ser um cara grande investidor, e não tenho controle nem para guardar grana para me garantir, alguma coisa eu to fazendo errado". E realmente estava. Hoje estou em processo para montar o meu colchão, que por sinal é meio ambicioso mas foi que estipulei o meu colchão é para me manter 15 meses. Vou fazer isso em 2 anos... e para isso tive que planejr inclusive a minha diversão, que não passa de 10% do que eu ganho, aliá tive que cortar minha internet e usar a da faculdade.... coisas simples para muitas pessoas, mas para eu que por enquanto não ganho nem 1.200,00 reais fazem muita diferença no fim.

Em resumo eu acredito que na hora do caos, é a hora do aprendizado e não do desespero! Very Happy
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Nós podemos mudar de emprego, às vezes pode ser até difícil de encontrar um com o retorno financeiro desejável no início... maaaas, a pergunta que deve ser feita para si mesmo é: estou feliz no meu trabalho?

Quando a pessoa não está feliz no ambiente de trabalho (não em casos pontuais), já está a hora dela começar a procurar outro desafio.

Se você decidir mudar de empresa, você ainda pode continuar a sociedade. Além no que eu falei no post anterior, você já estudou a viabilidade de criar a sua empresa?
Você poderia receber o trabalho dessa "parceria" e de demais clientes.
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Não esqueça tambem que as vezes precisamos engolir alguns sapos.
Vale a pena continuar? Voce acredita no futuro da empresa? Tente separar o trabalho da sua vida. Quando sair dali relaxe e volte para o seu mundo.
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 10:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que vc deveria aprender o trabalho dele tb observe, a parte comercial é a primordial , não fique só em seu mundo, tente tirar proveito dessa experiência.
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 12:27 am    Assunto: Responder com Citação

Olá caros amigos,

Mais uma vez peço desculpas pelo desabafo, mas tem horas que é necessário combater a emoção da razão.

Mais uma vez a melhor solução para qualquer conflito é o dialogo e nada mais justo que pontuar e determinar regras. Tivemos uma reunião e colocamos na mesa tudo aquilo que nos atormento. Enfim, tudo resolvido. Agora é manter.

Miro: Realmente a necessidade de um espaço calmo e tranquilo para que as ideias apareçam e o serviço renda mais é super necessário. Acredito que em breve será um bom investimento. Quem me dera poder trabalhar em casa, mas não sou muito disciplinado, ia acabar fazendo outras coisas.
Sou mto feliz com o meu trabalho de marketing e quero mto aprender a area comercial para me tornar um bom investidor. Obrigado pela força.

Marcelo: É justamente este meu maior problema o Colchão de Segurança, eu preciso muito criar um, mas toda vez que penso em inicia-lo eu acabo utilizando o dinheiro. Faço planilha onde anoto até o 0,05 do chicletes, só que como as contas são picadas e recebo picado não sobra. Li no pai rico que o ideal é guardar primeiro para depois pagar despesas e utilizar para diversão. Vou tentar fazer isso. Como vc iniciou seu colchão e onde guarda para não tirar?

Daniel: Pois é engolir sapos..... eu sou mto paciente, porem qualquer coisa me dxa chateado, tenho que superar isso, mas ainda nao sei como. As vezes vejo futuro, as vezes não, geralmente qndo estou chateado é que não vejo, mas é necessário acreditar nas coisas para tentar o sucesso, não posso ser pessimista, tenho que parar, refletir, agir e principalmente me livrar da "corrida dos ratos", nao posso trab somente pelo dinheiro.

Rich: Preciso mto aprender a parte comercial. Sou uma pessoa timida, não consigo dialogar que nem os bons comerciantes. Sou medroso, tenho que pisar em chão firme e não é assim que os bons investidores fazem. Tenho que gostar da adrenalina de não ter medo de errar e qndo errar aprender com estes erros.

A todos muito obrigado pelas dicas, agora preciso buscar como fazer meu colchão de segurança, me livrar da corrida dos ratos e ser um bom investidor. Aguardo sugestão de bons topicos para iniciantes... estou tb quase terminando de ler "pai rico, pai pobre".

Vamos manter contato.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 7:49 am    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:
Como vc iniciou seu colchão e onde guarda para não tirar?

Yes como alguns já sabem eu tenho um grupo de estudos, e nós em grupo decidimos em reunião que para começar qualquer discução todos nós teriamos que ter colchao de seguranca.

Cada um adotou sua estratégia...

EU, bom eu deixo o dinheiro na conta corrente, e tenho metas trimestrais, ainda não fechei o primeiro trismestre... depois do fechamento de trismestre o dinheiro eu transfiro para a conta poupança.

Eu estou fazendo isso justamente para aprender a ter o dinheiro e não gastar.

A minha meta desse primeiro ano, é 4.200,00 na Conta Pupança, e 1.000,00 da C/c Como fluxo de caixa... Very Happy
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

@YES
Precisando de ajuda, estaremos aqui Smile
Mas também há a possibilidade de procurar outra pessoa que seja um bom "comerciante".

@Marcelo
Não compensaria já ir depositando uma quantia X mensalmente na poupança? Para fazer o dinheiro render ao menos alguma coisa...
Eu iniciei uma poupança esse ano e estou a considerando como uma dívida, e não como um investimento.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

@Miro Eu analisei essa opção, e cheguei a seguinte conclusão, que eu não estaria realmente me educando, e sim me maltratando.... Acredito que colocar na Poupanca para muitos, inclusive para eu, é uma forma de não mecher no dinheiro...

Eu acho que colocar todo mês como se fosse um conta é bom! Mas não o ideal, lógico que é uma conta boa...e que vc está se pagando, mas eu acredito que para ser educado financeiramente eu tenho que ir mais além... por que se for pra ter que depositar todo mês isso eu ja sei... vide 2 financiamentos, do meu computador e da minha moto.

Agora por parte do rendimento, é para essas horas que existe a tal aplicação automatica.

hehehehehh
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Apesar que a minha poupança é uma conta mesmo...
Como eu precisava ter uma conta no CEF para o financiamento da Cohab. Optei por abrir uma conta poupança já que vou precisar dar entrada, e mensalmente eu vou complementando o valor da entrada na poupança...
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros colegas,

Andei lendo sobre o colchão de segurança e me deparei com algumas dúvidas.
Tenho dívidas passadas que estou tentando liquida-las, mas já tem 2 anos que não consigo juntar dinheiro.

Essas dívidas são:
IPVA (estou agora trabalhando a venda do automóvel para quitar)
Cheque especial antigo
Cartões de crédito
Celular
Plano de Saúde
Universidade

Todas com mais de 3 anos de inadimplência e sei que quando tiver o dinheiro vou fazer uma boa negociação e paga-las para limpar meu nome.

O bom que depois de 3 anos consegui um controle muito bom e não fiz mais dívidas e consigo arcar com todas as minhas contas.
Em casa sou eu e minha mãe, ela não tem renda e esta tentando aposentadoria, então arco com 100% das despesas.

Como estou trabalhando com automóveis, estou vendendo meu carro para investir em 2 outros (compro por 7mil e vendo por 9mil em curto período de tempo, 1 mes no máximo, assim vou aumentando meu patrimônio, mas não posso tão cedo mexer neste investimento) e terei uma sobra de 2 mil que não sei por onde começar, colchão, dívidas, investimento.

Agradeço a atenção de todos.

Grande abraço.
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 8:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Cheque especial e cartões de crédito são os maiores problemas.
Mas esse tempo de dívida permite uma boa negociação, apenas à vista.
Se você conseguir na negociação pagar menos da metade, ótimo. Mas se derem a opção de parcelamento, já não é muito agradável.

Já concluiu a universidade? Se ainda estiver estudando, acredito que você possa conseguir o financiamento estudantil (FIES). Não sei muito bem como funciona...

Celular e plano de saúde já foram cancelados por causa da inadinplência? Acredito que você consiga uma negociação.

E, o IPVA será de responsabilidade do comprador do automóvel. Você pode até descontar no preço da venda.

Acho que é isso, se falei algo errado, me corrijam por favor.
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu amigo,

Logo quando receber o dinheiro, coloque-o no colchão de segurança, pois assim você evita de usá-lo.

Ao menos comigo é assim, eu sempre coloco na poupança parte do salário e já me disciplinei a olhar o extrato e usar apenas o que tenho lá.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 8:21 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo com o miro!

Porém... Por exemplo eu tenho uma moto fiunanciada... foi financiada em 48x266,00 (12.768,00) "só" estou pagando 5.568,00 de Juros ahahha enfim.. ainda faltam 35 parcelas, eu tinha a opção de pagar de trás para frente, porém optei por formar meu colchão de segurança, decisão por sinal muito questionada pela minha mãe principalmente...

Mas meu raciocinio foi o seguinte, 266,00 Hoje para mim é pesado, porém daqui 1 ou 2 anos eu vou estar ganhando perto do dobro que ganho hoje (essa é a meta rsrsr) ai vai ficar muito mais facil de pagar. E fiz uma simulação que se eu aplicasse o dinheiro que eu pagaria na parcela adiantada, lógico que não chegaria, porém a diferença não ficaria tão grande.

E o que me pesou, foi entender que as vezes é melhor ter dinheiro em caixa do que se desesperar para quitar todas as dividas.

Bom não foi um decisão sem pensar, foram exatos 21 dias fazendo todos os tipos de contas e simulações possiveis, e acabei chegando a conclusão que devo pagar a moto com os juros mesmo...

Porém ressalto, tudo tem que ser muito estudado, e divida de banco o melhor é negociar e quitar e não ficar pagando de pouquinho hehehe!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!