Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Franquia do China in Box - Uma boa ideia ?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 9:19 pm    Assunto: Franquia do China in Box - Uma boa ideia ? Responder com Citação

Pessoal, ontem de noite bateu aquela fome e como a preguiça era grande passei a mão no telefone e liguei pra quem ? China innnn boxxx ! Very Happy

ok ... eu já estava há alguns dias com vontade, então matei 2 coelhos com uma caixa d'água só. Wink

Mas não é sobre isso que quero falar, quero falar no lado negócio do ... negócio. Smile

Pensei: "caramba, eles devem faturar MUITO, porque toda vez que peço alguma coisa o tempo de espera fica sempre em torno de 1h !! Será que ... Very Happy" Isso, pensei se não seria uma boa investir numa franquia do China in Box e aproveitar essa demanda tão alta (porque se preciso aguardar tanto tempo é porque tem muita gente pedindo ...) para faturar legal.

Dei uma pesquisada e vi que o faturamento (médio, apontado pela própria empresa) gira em torno dos R$ 120.000,00/mês. Fiquei impressionado, afinal é um ótimo faturamento ! Smile

Continuei a pesquisa e vi o quanto precisa para adquirir a franquia: R$ 400.000,00 ... ok, um valor "justo". Só que o tempo para retorno apontado é de 30 meses.

Calma ... se custa 400k, e eu demoro 30 meses para recuperá-los é porque o lucro mensal do negócio vai ser de (400k/30) R$ 13k/mês. Hummmm ... já não é mais tããããããão interessante assim ...

Pois bem, venho perguntar aos amigos: alguém tem intimidade com a franquia do China in Box ? Conhece alguém que tenha ? Já pensou em ter a franquia ? Levou o plano adiante ? Por que desistiu ?

Que a ideia me empolgou me empolgou ... Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé... pode ser uma boa sim hehe
Mas são 400k considerando somente o valor da taxa da franquia ou de toda a estrutura (instalação, taxa da franquia...)?
Será que o faturamento fica em torno de 13k/mês? Será que foi considerado todos os custos para calcular o retorno? Há taxas de propagandas e royalties?
Já analisou todas as exigências da China in Box e tentou estimar os custos mensais?

Falando tudo isso, pode até fazer uma pessoa desistir do negócio Laughing

Mmas normalmente o retorno é calculado sobre a receita bruta... então já sabe né? O prazo pode ser maior do que 30 meses.
Mas isso é relativo, se você conseguir um ponto bom o prazo pode ser até menor quando o faturamento tende a ser maior...

Não sei se serve como exemplo, mas onde eu trabalhava anteriormente, tínhamos dois clientes no ramo de alimentação (restaurante típico e um café). O faturamento mensal de ambos ficava em torno de 60k, e estavam praticamente na mesma região.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
sfigs

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa Zé, beleza?

Meu nobre, investimentos em empresas são muito diferentes de todos os outros tipos de investimento, no meu conceito. Eu trabalho com a seguinte premissa: dane-se se é caro, dane-se se é barato, eu quero saber é quanto isso pode crescer. Quando se abre uma empresa ou um negócio, não devemos ter uma consciência "quando rende por mês?" porquẽ a renda é variável, não dá nem pra fazer uma média. Exemplo pessoal, eu tenho um estabelecimento (e que outras pessoas cuidam para mim) e que me rende 3x em dezembro, mas janeiro a março, ele rende 0.5x.

Então, nunca vamos pensar em empresas como "quando rende por mês?", mas sim "Quando ela pode crescer?". Existem alguns livros bem interessantes que tratam disso, um que gosto muito de citar é o Running Lean, um livro que aborda muito as questões básicas de um negócio. Como por exemplo, a besteira que é fazer um plano de negócios... (se quiser discutimos isso tb hehe).

Quer saber se vale a pena? Conheça as pessoas perto da área onde vai atender, faça pesquisa, mas acima de tudo converse com as pessoas. Conversar com as pessoas é diferente de fazer pesquisas. Entenda a real necessidade delas, entenda o verdadeiro problema. E acredite: negócios são rendimentos bem emblemáticos, lidar com estoque é uma arte incrível, e adquirir essa capacidade, é fruto de muito trabalho. Portanto, tem que ter muiiiiiiiito conhecimento sobre o que está querendo abrir.

Agora, se você me perguntar alguns negócios que eu acharia interessante, com 400k, seriam:

- Academia específica p/ 3 idade (e tem um custo bem menor q 400k)
- Loja de roupas para evangélicos
- Loja de roupas para homossexuais
- Arrendamento de posto de gasolina (obviamente, analisar a localização)

Essas são algumas idéias que eu já pesquisei. Se quiser, me manda MP que lhe falo mais, ou discutimos melhor, hehe. Smile

Abração!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MrMass
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

Como eu invisto em franquias, deixo as seguintes perguntas (não que eu tenha interesse nessa franquia, mas acho que as respostas podem te ajudar):

Esse custo inclui o ponto comercial? Geralmente esse custo fica de fora dos valores apresentados pelas franquias.

Você tem tempo livre e experiência na área para cuidar da franquia ou chamaria um sócio ou então contrataria um gerente?

A china in box não dá preferência regional para as pessoas que já são franqueadas? Pois se ela faz isso, poderia ser complicado abrir outra loja aí, a não ser que você esteja planejando abrir a franquia em outra cidade.

E algumas observações:
Demora na entrega pode ter explicações diferentes de alta demanda. Como você mesmo disse, o faturamento apontado é baseado em uma média, o valor pode variar bastante de acordo com a loja.
MrMass
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 12:39 am    Assunto: Responder com Citação

Fiquei curioso pra saber mais sobre essa franquia e achei esse vídeo, que conta a história da franquia:
http://www.youtube.com/watch?v=bhOz-YU414w
sfigs

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

MrMass escreveu:
Fiquei curioso pra saber mais sobre essa franquia e achei esse vídeo, que conta a história da franquia:
http://www.youtube.com/watch?v=bhOz-YU414w

Eu tenho conhecimento de causa como usuário do China In Box em Brasília. Existe um restaurante que o preço é 50% menor, e que por esse apelo, vende 3x mais que o China In Box. A fidelização ocorre pq além do valor, o tempo de entrega é muito bom. A única coisa que peca um pouco é o shoyu, que do China In Box é bem melhor que qualquer outro que já comi hehe... Um ponto negativo que eu considero do China In Box é essa questão do alto valor produto. Eu pelo menos, gosto de comer comida chinesa, e associo isso a alguns restaurantes além do China In Box.
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 8:40 am    Assunto: Responder com Citação

sfigs escreveu:
Agora, se você me perguntar alguns negócios que eu acharia interessante, com 400k, seriam:

Achei interessante essa ideia de academia para terceira idade Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
sfigs

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 10:03 am    Assunto: Responder com Citação

miro escreveu:
sfigs escreveu:

Achei interessante essa ideia de academia para terceira idade Smile

Vi isso em uma viagem p/ o RJ. Fiquei um tempo em Botafogo / Flamengo e fiquei doido imaginando isso, rs. Fiz uma pesquisa lá, lá era beeeeeeeem viável...
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 12:27 pm    Assunto: Re: Franquia do China in Box - Uma boa ideia ? Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Pessoal, ontem de noite bateu aquela fome e como a preguiça era grande passei a mão no telefone e liguei pra quem ? China innnn boxxx ! Very Happy

ok ... eu já estava há alguns dias com vontade, então matei 2 coelhos com uma caixa d'água só. Wink

Mas não é sobre isso que quero falar, quero falar no lado negócio do ... negócio. Smile

Pensei: "caramba, eles devem faturar MUITO, porque toda vez que peço alguma coisa o tempo de espera fica sempre em torno de 1h !! Será que ... Very Happy" Isso, pensei se não seria uma boa investir numa franquia do China in Box e aproveitar essa demanda tão alta (porque se preciso aguardar tanto tempo é porque tem muita gente pedindo ...) para faturar legal.

Dei uma pesquisada e vi que o faturamento (médio, apontado pela própria empresa) gira em torno dos R$ 120.000,00/mês. Fiquei impressionado, afinal é um ótimo faturamento ! Smile

Continuei a pesquisa e vi o quanto precisa para adquirir a franquia: R$ 400.000,00 ... ok, um valor "justo". Só que o tempo para retorno apontado é de 30 meses.

Calma ... se custa 400k, e eu demoro 30 meses para recuperá-los é porque o lucro mensal do negócio vai ser de (400k/30) R$ 13k/mês. Hummmm ... já não é mais tããããããão interessante assim ...

Pois bem, venho perguntar aos amigos: alguém tem intimidade com a franquia do China in Box ? Conhece alguém que tenha ? Já pensou em ter a franquia ? Levou o plano adiante ? Por que desistiu ?

Que a ideia me empolgou me empolgou ... Wink

Fala Zé!! Tudo bem?

Caro... só não entendi uma parte da sua análise...

Se o custo é 400k e o prazo de retorno considerado são 30 meses, logo, projeta-se um lucro líquido de aproximadamente 13k, como você fez - beleza.

Agora, você dizer que isto nao é tãaaao interessante? Poxa, são 3.25% de taxa de rentabilidade no período, fora que o retorno é perpétuo (não para no 30º mês) e você constrói ativos, a loja é sua, maquinário, móveis, etc.

Se eles permitirem que o empresário invista sem ter de trabalhar, eu acho um bom negócio sim... não acha?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Iago

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho um amigo que tem uma franquia china in box. Ele disse que se já soubesse de como funciona todo o esquema do negócio, JAMAIS seria um franqueado.

Eu não sou muito chegado em franquias, pois na verdade, é uma forma de escravizar o investidor que não sabe empreender.

Se não souber empreender, vá aprender que é melhor.

Ae vem a cabeça. E o marketing? Oba bolas. Se for pra fazer marketing faça você mesmo e pague mais barato a qualquer propaganda. Tem um punhado de designers bons implorando por um serviço baratinho por ae...

Pense nisto.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2015 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

Mas em relação a que pontos ? Custos, obrigações, "coisas que acontecem" ... ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Iago

MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2015 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Mas em relação a que pontos ? Custos, obrigações, "coisas que acontecem" ... ?

Primeiro, em relação ao royalties. Eu vejo isto como uma forma de escravizar o empreendedor pois muitas vezes, eles pouco importam se o franqueado está sofrendo em era de vacas magras. Eles querem os seus royalties sem ao menos considerar possíveis dificuldades do franqueado.

Um bom exemplo. É a Cacau Show. A própria franqueadora pede uma compra fixa mensal. Supondo que o franqueado não consiga vender tudo, e o produto vencer. O prejuízo é do franqueado. Mas sempre todo mês, as compras devem ser valor fixo.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 20, 2015 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação

=/

Thanks ! Smile
Iago

MensagemEnviada: Sex Nov 20, 2015 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma dica a mais sobre isto, é ler bastante o contrato de adesão ao sistema de franquia e questionar com o franqueador algumas clausulas antes mesmo de assinar.

Por exemplo. Geralmente, o franqueador pode pedir exclusividade na compra. No caso de restaurantes e lanchonetes, isto pode ser questionado. Pois existem inúmeros de distribuidores alimentícios que vendem muito mais barato que a própria franqueadora.

Eu já vi por exemplo, na franquia do GIRAFFAS. Ao invés de eu receber aqueles copos de refrigerante, feitos de plástico com desenhos da marca, eu recebi apenas um copo transparente. Um quase igual a esta imagem:

Neste caso, pode perder um pouco a "expectativa de qualidade" que o cliente recebe. Porém temos um bom corte de custos. Mas existem casos internos que podem sim, ser relevados. Um deles é a compra de alimentos, batatas fritas, carnes e outros.

Isto é bom ser definido bem antes para que a própria franqueadora não explore o franqueado e o franqueado não se veja obrigado a ter a libertinagem de se desviar das regas da franqueadora.
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 19, 2016 12:53 am    Assunto: Responder com Citação

Recomendo a todos a ver o vídeo do dono do China In Box ( Robinson Shiba ) no Day 1 da Endeavour - É sensacional ; eu já vi e recomendo !
https://www.youtube.com/watch?v=POAfq1FyFBM

Veja o que que ele diz das pessoas que chegavam para ele e diziam:

- Eu tive essa mesma ideia que você !!!!

(Vai chorar de rir)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!